Buscar

Relações entre Economia, Tecnologia e Desenvolvimento Humano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
 
	Disciplina: Antropologia, Ética e Cultura
	
	Tutores: Edgar Bruno Franke Serratto e Everton Luis Sanches 
	
	RA:
	8087130
	Aluno(a): Elthon Lucas Neves Abreu
	 
	Turma:
	DGFL2101CUIA0S
	Unidade: Cuiabá-MT
	
Descrição da atividade
O ciclo 2 de estudos tratou de como foi a organização da vida do ser humano em sua relação consigo mesmo e com os outros ao longo da história ocidental, dando ênfase para o mundo atual. Destacou também a importância de reconhecer os desafios humanos no sentido de estabelecer caminhos de superação. Posto isso, redija um texto acadêmico de 1 a 3 páginas discorrendo a respeito das seguintes questões:
- Como têm sido as relações entre economia, desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento humano nos períodos da Idade Moderna e da Idade Contemporânea?
- O que é considerado mais importante e quais são as dificuldades predominantes nas relações humanas nesses períodos?
- Como a questão da verdade tem sido tratada recentemente, considerando o fenômeno da pós-verdade?
- O que é pós-modernidade, ou modernidade líquida, e quais são as suas consequências para o ser humano?
 Ao longo da história humana, desde a antiguidade, é possível observar a importância do desenvolvimento tecnológico para o desenvolvimento da humanidade. Aspectos culturais, econômicos e sociais foram sendo alterados por meio da introdução de novas tecnologias, que estimularam diferentes práticas e hábitos na sociedade. A afirmação de que o conhecimento é o caminho para as descobertas tem nos guiado através dos tempos e nos auxiliado na resolução dos problemas que enfrentamos. Porém, por outro lado, o conhecimento também é responsável pelos descaminhos que a humanidade, em determinados momentos, resolveu seguir. O fato é que, independentemente das intenções, o conhecimento foi a chave para atender os interesses do homem em todas as épocas. O desenvolvimento social, que desde os primórdios experimentou fases e mudanças, retrata a complexidade na análise do comportamento humano e tem forte ligação com a evolução da tecnologia.
 O início da idade moderna, nos séculos 15 e 16, chamado de renascimento, se destaca pela retomada do humanismo, fazendo com que a ralação entre governo e sociedade tomem novos horizontes. A ideia de valores humanos começa a tomar consciência coletiva ao passo que a queda do império romano faz enfraquecer conceitos impostos durante a idade média no tocante aos aspectos da relação do ser humano com deus e com o sistema dogmático religioso. No século 18 aconteceu a revolução industrial, com a substituição da mão de obra humana pelas máquinas industriais, aconteceu também o movimento intelectual europeu chamado iluminismo com o apoio da burguesia com interesses comuns entre pensadores e burgueses, que eram o de promover mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. No mesmo século aconteceu a criação do estado moderno com base nesses conceitos democráticos. Os conceitos liberais “penso logo existo” e “ter define o ser”, estabelecidos ainda na modernidade, somados aos ideais democráticos de liberdade, igualdade e fraternidade estabelecidos no mundo ocidental na transição para a contemporaneidade, opõem-se aos sistemas de governos absolutistas que se fortaleceram nos pós feudalismo burguês e no enfraquecimento da igreja no período histórico chamado modernidade.
 Na Idade contemporânea, com os ideais democráticos em fortalecimento, destacam-se na ciência: a psicologia, com Freud descobrindo o inconsciente humano; a sociologia, analisando a sociedade no pós Revolução Industrial; e a antropologia, analisando o choque entre as culturas após a colonização da América. Nesse período surgiu o imperialismo econômico e o forte investimento em potencial militar, paralelamente com o surgimento dos nacionalismos e dos movimentos coletivistas como o comunismo e o anarquismo. Também na Contemporaneidade se buscam caminhos para a solidificação da organização social. Ocorre ainda que o ser humano se torna cada vez mais individual na busca por um espaço no mundo da competição por ter melhor poder aquisitivo, tendo em vista que o ter é fundamental para o homem bem sucedido na Modernidade. A economia no século 20, a partir de 1989, cria a globalização fazendo uma relação mundial do capital financeiro. Junta-se à globalização o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) facilitando as relações financeiras internacionais e as relações humanas, consequentemente, por meio das redes sociais, dos aplicativos, sites, blogs, etc.
 Na Contemporaneidade Pós-moderna, ou “modernidade líquida”, o tratamento da verdade sofre um processo de manipulação da informação na internet, tal como acontece no rádio e na televisão, de onde surge o termo “pós-verdade”, com referência ao fenômeno da verdade na qual se acredita, ainda que não seja verdade, de fato. Nesse sentido, a pós-verdade se firma na relativização da verdade, na banalizando de dados e capacidade de envolvimento emocional. As notícias falsas (Fake News), as verdades alternativas e as mentiras enquadram-se no conceito de pós-verdade. Embora a ideia de verdade segundo o interesse não seja novidade, o meio pelo qual ela é explorada atualmente faz com que pareça ser um fenômeno novo.
 Observou-se que durante os séculos a tecnologia vem aumentando sua participação como fator de progresso social e, em períodos mais recentes, econômico, o que levou a uma distorção do seu papel quando avaliamos os impactos do modelo de produção capitalista sobre o meio ambiente e social que foram observados no último quartel do século passado. Neste ponto houve a necessidade de revisão do seu papel partindo-se do pressuposto de que ela está na base de um modelo condenado por suas consequências desastrosas. Portanto, na fase da tecnologia de sustentabilidade, aparece uma nova relação entre o progresso tecnológico e o econômico e destes com o meio ambiente e o social, onde a geração de novas tecnologias deve considerar em seu processo o desenvolvimento sustentável.
REFERÊNCIAS
SAIONETI, LEANDRO. Revista superinteressante. Editora abril. O que foi a reforma protestante? 2018. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-foi-a-reforma-protestante/.
Material de apoio dinâmico.
VERASZTO, E. V; SILVA, D. da; MIRANDA, N. A.; SIMON, F. O. Tecnologia:
buscando uma definição do conceito. Prisma.com ISSN: 1646-3153, nr. 7, 2008. 
SÓ HISTÓRIA. O iluminismo – pensadores e características. Virtuous tecnologia da informação, 2009-2020. Disponível em http://www.sohistoria.com.br/resumos/iluminismo.php.

Outros materiais