Buscar

ENVIAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA ELETRÔNICA – ANTROPOLOGIA E SOCIABILIDADE
Pergunta 1 3 / 3 pts
O Sistema de Parentesco configura um eixo muito importante nos estudos antropológicos, inclusive para ampliar a compreensão sobre as formas de ocupação territorial do grupo estudado, a instituição social _ o casamento configura um símbolo de aliança entre grupos. Aponte a alternativa correta para o papel da figura feminina na condição de esposa: 
 A troca através do casamento torna a esposa um ponto de união intergrupal
 
Pergunta 2 3 / 3 pts
A aprendizagem formal a transmissão do conhecimento envolve os saberes partilhados pelo grupo familiar utilizando ou não material escrito e agrupado como principal fonte de renda. A família terá a responsabilidade sobre a aprendizagem não formalizada em espaço próprios para tal além de organizar a questão orçamentária. Aponte a alternativa que indique corretamente o nome desta instituição social:
 Empresa familiar
 
 Pergunta 3 3 / 3 pts
Uma característica identificada nas sociedades tradicionais estudadas sob a ótica antropológica é a identificação da divisão sexual de tarefas cotidianas de forma que garanta o funcionamento adequado do grupo, ou seja, que a nova geração tenha condições de continuidade e as gerações mais experientes possam transmitir o conhecimento e a cultura do grupo evitando o esquecimento. Para a Antropologia o desenho da rede de sociabilidade permite identificar níveis de parentescos, códigos culturais entre grupos ainda que separados geograficamente. Ritos alimentares, de higienização e mesmo religiosos são preparados a partir de laços de solidariedade. Indique a alternativa metodológica da pesquisa antropológica elaborada diariamente: 
 Diário de Campo
 
Pergunta 4 3 / 3 pts
O trabalho metodológico da Antropologia inclui a participação na vida cotidiana da sociedade estudada, procedimentos e ritos de passagens terão a atenção e observação científica do pesquisador com foco na sociabilidade do grupo, em especial de sociedades não-industrializadas inicialmente. Indique qual a mudança de maior impacto na realização da pesquisa antropológica: 
 Estabelecer interação direta com o grupo social estudado
 
Pergunta 6 3 / 3 pts
Na obra “The Presentation of Self in Everyday Life”, publicada em 1959” o sociólogo Erving Goffman (1922-1982) expõe a questão conceitual da interação social a partir da observação do comportamento. Indique a alternativa que identifica um de seus conceitos sociológicos. 
 Face a Face
 
Pergunta 7 3 / 3 pts
As formações familiares possuem sua base pautada pelo grupo já existente, motivo pelo qual as mudanças estruturais podem levar gerações para serem internalizadas pela força existente nos laços sociais do agrupamento familiar. Além disso, há a relação de interdependência com outras instituições sociais como a religião e a educação, por exemplo. Aponte a alternativa que indique corretamente tais elos: 
 Educação e Família, valores são transmitidos pela imitação e observação
 
Pergunta 8 3 / 3 pts
A cultura de um grupo está definida antes mesmo do indivíduo ter consciência de fazer parte de uma sociedade. Ao partilhar uma língua, um corpo de símbolos o indivíduo terá em si formas de transmitir valores e visões de mundo se assim for a sua vontade. A interação social é um conceito muito relevante para os estudos do social – Antropologia e Sociologia em especial. Aponte o sociólogo que aprofundou a questão da interação sob a ótica da Dramaturgia Social. 
 Erving Goffman (1922-1982)

Outros materiais