Logo Passei Direto
Buscar

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA A2

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Segundo a definição apresentada nesta instituição, o quilombo era: "toda a habitação de negros fugidos que passem de cinco, em parte desprovida, ainda que não tenham ranchos levantados nem achem pilões neles". BEZERRA, Juliana. Quilombo. Toda matéria, 2017. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/quilombos/>. Acesso e: 20 de jun. de 2019. Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas. I. Uma das formas de resistência do povo negro era a formação de quilombos [...] que significa “grupo de pessoas em deslocamento”. PORQUE II. O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão [...] a população negra foi abandonada à própria sorte, sem a realização de reformas que a integrassem socialmente a uma nova realidade, baseada no trabalho assalariado. É correto afirmar que:

Uma das formas de resistência do povo negro era a formação de quilombos que significa “grupo de pessoas em deslocamento”.
O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão e a população negra foi abandonada à própria sorte, sem a realização de reformas que a integrassem socialmente a uma nova realidade, baseada no trabalho assalariado.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.

O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural mais conhecido, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal. Em âmbito federal, o tombamento foi instituído pelo Decreto-Lei nº 25 de 30 de novembro de 1937, o primeiro instrumento legal de proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro e o primeiro das Américas, e cujos preceitos fundamentais se mantêm atuais e em uso até os nossos dias. Bens Tombados. IPHAN, 2014. Disponível em: < http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/126>. Acesso em: 20 de jun. de 2019. Sobre o tombamento, você diria que:


O patrimônio tombado está registrado em Livros de Tombo
Preserva de forma regulamentar itens de nossa cultura como, por exemplo, a Festa do Boi
É um mecanismo de informação que dá lógica e inteligibilidade ao patrimônio
Está relacionado a memória social e identidade cultural brasileira

A história da escravidão é uma narrativa de tragédias, conflitos, descaso, preconceitos e injustiças. Ou seja, uma ferida que o Brasil carrega aberta até os dias de hoje. Antes das campanhas abolicionistas na virada do século XIX, os negros já reagiam à escravidão [...] São consideradas formas de reação dos negros à escravidão:

Suicídios e abortos.
Lutas e danças.
Associação dos orixás aos santos católicos.
I e III estão corretas.
II e III estão corretas.
I e II estão corretas.
I, II e III estão corretas.
Apenas a afirmativa II está correta.

Diversas pesquisas comparativas concluíram que as heranças genéticas de duas pessoas de uma mesma raça podem ser mais distantes do que as pertencentes à raças diferentes. Isso significa que um norueguês, por exemplo, pode, geneticamente, ser mais próximo de um sudanês e mais distante de um dinamarquês, da mesma maneira que uma rara doença genética pode ser encontrada tanto na Europa quanto na Ásia. Dessa forma, biológica e cientificamente, não existem variadas raças, mas, sim, apenas uma: a raça humana (LÉVI-STRAUSS,1973). LAAI, T. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 2.(Apostila) Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas. I. O conceito científico usado para classificar os seres humanos em raças não é mais considerado válido pela ciência PORQUE II. A herança e a diversidade genética são substanciais à sobrevivência da espécie humana, mas não suficientes para dividi-la em raças. É correto afirmar que:

O conceito científico usado para classificar os seres humanos em raças não é mais considerado válido pela ciência.
A herança e a diversidade genética são substanciais à sobrevivência da espécie humana, mas não suficientes para dividi-la em raças.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.

Considering the text above and your previous studies, choose the correct alternative:

O comércio de escravos era desnecessário para a produção de cana de açúcar, café, algodão e tabaco em território colonial.
O comércio de escravos atendia a necessidade de mão de obra especializada e barata para a produção de cana de açúcar, café, algodão e tabaco em território colonial, para atender o crescente consumo europeu.
O comércio de escravos foi abolido no período colonial.
O comércio de escravos foi uma prática exclusiva do Brasil colonial.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) Apenas a afirmativa IV está correta.
e) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

A palavra quilombo vem do idioma banto, sendo uma referência a "guerreiro da floresta". A primeira definição de quilombo na administração colonial ocorreu em 1740. Quem a fez foi o Conselho Ultramarino Português. Para esta instituição, o quilombo era: "toda a habitação de negros fugidos que passem de cinco, em parte desprovida, ainda que não tenham ranchos levantados nem achem pilões neles". BEZERRA, Juliana. Quilombo. Toda matéria, 2017. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/quilombos/>. Acesso e: 20 de jun. de 2019. Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas. I. Uma das formas de resistência do povo negro era a formação de quilombos [...] que significa “grupo de pessoas em deslocamento”. PORQUE II. O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão [...] a população negra foi abandonada à própria sorte, sem a realização de reformas que a integrassem socialmente a uma nova realidade, baseada no trabalho assalariado. É correto afirmar que:

I. Uma das formas de resistência do povo negro era a formação de quilombos [...] que significa “grupo de pessoas em deslocamento”.
II. O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão [...] a população negra foi abandonada à própria sorte, sem a realização de reformas que a integrassem socialmente a uma nova realidade, baseada no trabalho assalariado.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
e) As duas asserções são proposições falsas.

Esse contato contínuo entre duas culturas diferentes resultou em transformações nos padrões culturais de ambas. Transformações estas que são tão constantes que, com o passar do tempo, mesclaram as culturas ao ponto de formar uma nova sociedade e uma nova cultura, em um processo que a Antropologia chama de aculturação. Dessa forma, o contato constante entre nativos e invasores apresenta duas modalidades de aculturação: interétnica e intertribal. LAAI, T. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 2.(Apostila) Assinale a alternativa correta:


a) A aculturação é um processo que não ocorre mais na atualidade.
b) A aculturação é um processo que ocorre apenas em sociedades tribais.
c) A aculturação é um processo que ocorre apenas em sociedades indígenas.
d) A aculturação é um processo que ocorre quando há contato entre duas culturas diferentes.
e) A aculturação é um processo que ocorre apenas quando há dominação de uma cultura sobre a outra.

O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural mais conhecido, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal. Em âmbito federal, o tombamento foi instituído pelo http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Decreto-Lei%20n%C2%B0%2025%20de%2030%20de%20novembro%20de%201937.pdf, o primeiro instrumento legal de proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro e o primeiro das Américas, e cujos preceitos fundamentais se mantêm atuais e em uso até os nossos dias. Bens Tombados. IPHAN, 2014. Disponível em: < http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/126>. Acesso em: 20 de jun. de 2019. Sobre o tombamento, você diria que: I. O patrimônio tombado está registrado em Livros de Tombo II. Preserva de forma regulamentar itens de nossa cultura como, por exemplo, a Festa do Boi III. É um mecanismo de informação que dá lógica e inteligibilidade ao patrimônio IV. Está relacionado a memória social e identidade cultural brasileira Estão corretas as afirmacoes:

I. O patrimônio tombado está registrado em Livros de Tombo
II. Preserva de forma regulamentar itens de nossa cultura como, por exemplo, a Festa do Boi
III. É um mecanismo de informação que dá lógica e inteligibilidade ao patrimônio
IV. Está relacionado a memória social e identidade cultural brasileira
a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas I e III estão corretas.
c) Apenas I e IV estão corretas.
d) Apenas II e III estão corretas.
e) Apenas II e IV estão corretas.

Considerando o texto acima e seus estudos anteriores, assinale a alternativa correta:


O comércio de escravos atendia a necessidade de mão de obra especializada e barata para a produção de cana de açúcar, café, algodão e tabaco em território colonial, para atender o crescente consumo europeu.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Segundo a definição apresentada nesta instituição, o quilombo era: "toda a habitação de negros fugidos que passem de cinco, em parte desprovida, ainda que não tenham ranchos levantados nem achem pilões neles". BEZERRA, Juliana. Quilombo. Toda matéria, 2017. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/quilombos/>. Acesso e: 20 de jun. de 2019. Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas. I. Uma das formas de resistência do povo negro era a formação de quilombos [...] que significa “grupo de pessoas em deslocamento”. PORQUE II. O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão [...] a população negra foi abandonada à própria sorte, sem a realização de reformas que a integrassem socialmente a uma nova realidade, baseada no trabalho assalariado. É correto afirmar que:

Uma das formas de resistência do povo negro era a formação de quilombos que significa “grupo de pessoas em deslocamento”.
O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão e a população negra foi abandonada à própria sorte, sem a realização de reformas que a integrassem socialmente a uma nova realidade, baseada no trabalho assalariado.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.

O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural mais conhecido, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal. Em âmbito federal, o tombamento foi instituído pelo Decreto-Lei nº 25 de 30 de novembro de 1937, o primeiro instrumento legal de proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro e o primeiro das Américas, e cujos preceitos fundamentais se mantêm atuais e em uso até os nossos dias. Bens Tombados. IPHAN, 2014. Disponível em: < http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/126>. Acesso em: 20 de jun. de 2019. Sobre o tombamento, você diria que:


O patrimônio tombado está registrado em Livros de Tombo
Preserva de forma regulamentar itens de nossa cultura como, por exemplo, a Festa do Boi
É um mecanismo de informação que dá lógica e inteligibilidade ao patrimônio
Está relacionado a memória social e identidade cultural brasileira

A história da escravidão é uma narrativa de tragédias, conflitos, descaso, preconceitos e injustiças. Ou seja, uma ferida que o Brasil carrega aberta até os dias de hoje. Antes das campanhas abolicionistas na virada do século XIX, os negros já reagiam à escravidão [...] São consideradas formas de reação dos negros à escravidão:

Suicídios e abortos.
Lutas e danças.
Associação dos orixás aos santos católicos.
I e III estão corretas.
II e III estão corretas.
I e II estão corretas.
I, II e III estão corretas.
Apenas a afirmativa II está correta.

Diversas pesquisas comparativas concluíram que as heranças genéticas de duas pessoas de uma mesma raça podem ser mais distantes do que as pertencentes à raças diferentes. Isso significa que um norueguês, por exemplo, pode, geneticamente, ser mais próximo de um sudanês e mais distante de um dinamarquês, da mesma maneira que uma rara doença genética pode ser encontrada tanto na Europa quanto na Ásia. Dessa forma, biológica e cientificamente, não existem variadas raças, mas, sim, apenas uma: a raça humana (LÉVI-STRAUSS,1973). LAAI, T. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 2.(Apostila) Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas. I. O conceito científico usado para classificar os seres humanos em raças não é mais considerado válido pela ciência PORQUE II. A herança e a diversidade genética são substanciais à sobrevivência da espécie humana, mas não suficientes para dividi-la em raças. É correto afirmar que:

O conceito científico usado para classificar os seres humanos em raças não é mais considerado válido pela ciência.
A herança e a diversidade genética são substanciais à sobrevivência da espécie humana, mas não suficientes para dividi-la em raças.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas.

Considering the text above and your previous studies, choose the correct alternative:

O comércio de escravos era desnecessário para a produção de cana de açúcar, café, algodão e tabaco em território colonial.
O comércio de escravos atendia a necessidade de mão de obra especializada e barata para a produção de cana de açúcar, café, algodão e tabaco em território colonial, para atender o crescente consumo europeu.
O comércio de escravos foi abolido no período colonial.
O comércio de escravos foi uma prática exclusiva do Brasil colonial.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) Apenas a afirmativa IV está correta.
e) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

A palavra quilombo vem do idioma banto, sendo uma referência a "guerreiro da floresta". A primeira definição de quilombo na administração colonial ocorreu em 1740. Quem a fez foi o Conselho Ultramarino Português. Para esta instituição, o quilombo era: "toda a habitação de negros fugidos que passem de cinco, em parte desprovida, ainda que não tenham ranchos levantados nem achem pilões neles". BEZERRA, Juliana. Quilombo. Toda matéria, 2017. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/quilombos/>. Acesso e: 20 de jun. de 2019. Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas. I. Uma das formas de resistência do povo negro era a formação de quilombos [...] que significa “grupo de pessoas em deslocamento”. PORQUE II. O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão [...] a população negra foi abandonada à própria sorte, sem a realização de reformas que a integrassem socialmente a uma nova realidade, baseada no trabalho assalariado. É correto afirmar que:

I. Uma das formas de resistência do povo negro era a formação de quilombos [...] que significa “grupo de pessoas em deslocamento”.
II. O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão [...] a população negra foi abandonada à própria sorte, sem a realização de reformas que a integrassem socialmente a uma nova realidade, baseada no trabalho assalariado.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
e) As duas asserções são proposições falsas.

Esse contato contínuo entre duas culturas diferentes resultou em transformações nos padrões culturais de ambas. Transformações estas que são tão constantes que, com o passar do tempo, mesclaram as culturas ao ponto de formar uma nova sociedade e uma nova cultura, em um processo que a Antropologia chama de aculturação. Dessa forma, o contato constante entre nativos e invasores apresenta duas modalidades de aculturação: interétnica e intertribal. LAAI, T. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 2.(Apostila) Assinale a alternativa correta:


a) A aculturação é um processo que não ocorre mais na atualidade.
b) A aculturação é um processo que ocorre apenas em sociedades tribais.
c) A aculturação é um processo que ocorre apenas em sociedades indígenas.
d) A aculturação é um processo que ocorre quando há contato entre duas culturas diferentes.
e) A aculturação é um processo que ocorre apenas quando há dominação de uma cultura sobre a outra.

O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural mais conhecido, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal. Em âmbito federal, o tombamento foi instituído pelo http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Decreto-Lei%20n%C2%B0%2025%20de%2030%20de%20novembro%20de%201937.pdf, o primeiro instrumento legal de proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro e o primeiro das Américas, e cujos preceitos fundamentais se mantêm atuais e em uso até os nossos dias. Bens Tombados. IPHAN, 2014. Disponível em: < http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/126>. Acesso em: 20 de jun. de 2019. Sobre o tombamento, você diria que: I. O patrimônio tombado está registrado em Livros de Tombo II. Preserva de forma regulamentar itens de nossa cultura como, por exemplo, a Festa do Boi III. É um mecanismo de informação que dá lógica e inteligibilidade ao patrimônio IV. Está relacionado a memória social e identidade cultural brasileira Estão corretas as afirmacoes:

I. O patrimônio tombado está registrado em Livros de Tombo
II. Preserva de forma regulamentar itens de nossa cultura como, por exemplo, a Festa do Boi
III. É um mecanismo de informação que dá lógica e inteligibilidade ao patrimônio
IV. Está relacionado a memória social e identidade cultural brasileira
a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas I e III estão corretas.
c) Apenas I e IV estão corretas.
d) Apenas II e III estão corretas.
e) Apenas II e IV estão corretas.

Considerando o texto acima e seus estudos anteriores, assinale a alternativa correta:


O comércio de escravos atendia a necessidade de mão de obra especializada e barata para a produção de cana de açúcar, café, algodão e tabaco em território colonial, para atender o crescente consumo europeu.

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA A2 
 
O termo “raça” vem do latim ratio, que significa categoria, espécie ou tipo. Desde a 
antiguidade, na história das ciências naturais, raça é o conceito utilizado pra classificar 
as espécies animais e vegetais. Durante a Idade Média, o termo começa a ser 
utilizado para classificar a diversidade humana em grupos fisicamente diferentes, 
designando, também, a descendência, e identificando um grupo que tinha um 
antepassado compartilhado e que, por isso, mantinha características físicas em 
comum (LÉVI-STRAUSS, 1973). 
LAAI, T. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 2.(Apostila) 
 
Foram consequências do conceito de raça humana: 
 
I. Os nobres se considerarem superiores aos que pertenciam a outras classes sociais 
porque possuíam “sangue puro”. 
II. A evolução dos seres humanos dividida em: selvageria, barbarismo e civilização. 
III. Os gauleses se considerarem superiores aos francos e, por isso, terem o direito de 
reinar. 
IV. O surgimento de “novos humanos” com habilidades cognitivas especiais. 
 
Selecione a alternativa que aponta os itens corretos: 
 
 
 
 
A palavra quilombo vem do idioma banto, sendo uma referência a "guerreiro da 
floresta". 
A primeira definição de quilombo na administração colonial ocorreu em 1740. Quem a 
fez foi o Conselho Ultramarino Português. Para esta instituição, o quilombo era: 
"toda a habitação de negros fugidos que passem de cinco, em parte desprovida, ainda 
que não tenham ranchos levantados nem achem pilões neles". 
BEZERRA, Juliana. Quilombo. Toda matéria, 2017. Disponível em: 
< https://www.todamateria.com.br/quilombos/>. Acesso e: 20 de jun. de 2019. 
 
 Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas. 
 
I. Uma das formas de resistência do povo negro era a formação de quilombos [...] que 
significa “grupo de pessoas em deslocamento”. 
 
PORQUE 
 
II. O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão [...] a população negra 
https://www.todamateria.com.br/quilombos/
foi abandonada à própria sorte, sem a realização de reformas que a integrassem 
socialmente a uma nova realidade, baseada no trabalho assalariado. 
 
É correto afirmar que: 
 
 
 
Esse contato contínuo entre duas culturas diferentes resultou em transformações nos 
padrões culturais de ambas. Transformações estas que são tão constantes que, com o 
passar do tempo, mesclaram as culturas ao ponto de formar uma nova sociedade e 
uma nova cultura, em um processo que a Antropologia chama de aculturação. 
Dessa forma, o contato constante entre nativos e invasores apresenta duas 
modalidades de aculturação: interétnica e intertribal. 
LAAI, T. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 2.(Apostila) 
 
Assinale a alternativa correta: 
 
 
 
O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural 
mais conhecido, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal. Em 
âmbito federal, o tombamento foi instituído 
pelo http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Decreto-
Lei%20n%C2%B0%2025%20de%2030%20de%20novembro%20de%201937.pdf, o 
primeiro instrumento legal de proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro e o primeiro 
das Américas, e cujos preceitos fundamentais se mantêm atuais e em uso até os 
nossos dias. 
 
Bens Tombados. IPHAN, 2014. Disponível em: 
< http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/126>. Acesso em: 20 de jun. de 2019. 
 
Sobre o tombamento, você diria que: 
 
I. O patrimônio tombado está registrado em Livros de Tombo 
II. Preserva de forma regulamentar itens de nossa cultura como, por exemplo, a Festa 
do Boi 
III. É um mecanismo de informação que dá lógica e inteligibilidade ao patrimônio 
IV. Está relacionado a memória social e identidade cultural brasileira 
http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Decreto-Lei%20n%C2%B0%2025%20de%2030%20de%20novembro%20de%201937.pdf
http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Decreto-Lei%20n%C2%B0%2025%20de%2030%20de%20novembro%20de%201937.pdf
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/126
 
Estão corretas as afirmações: 
 
 
 
A história da escravidão é uma narrativa de tragédias, conflitos, descaso, preconceitos 
e injustiças. Ou seja, uma ferida que o Brasil carrega aberta até os dias de hoje. 
Antes das campanhas abolicionistas na virada do século XIX, os negros já reagiam à 
escravidão [...] 
 
São consideradas formas de reação dos negros à escravidão: 
 
I. Suicídios e abortos. 
II. Assassinatos de nobres. 
III. Lutas e danças. 
IV. Associação dos orixás aos santos católicos. 
 
É correto o que se afirma em: 
 
 
 
Diversas pesquisas comparativas concluíram que as heranças genéticas de duas 
pessoas de uma mesma raça podem ser mais distantes do que as pertencentes à 
raças diferentes. Isso significa que um norueguês, por exemplo, pode, geneticamente, 
ser mais próximo de um sudanês e mais distante de um dinamarquês, da mesma 
maneira que uma rara doença genética pode ser encontrada tanto na Europa quanto 
na Ásia. Dessa forma, biológica e cientificamente, não existem variadas raças, mas, 
sim, apenas uma: a raça humana (LÉVI-STRAUSS,1973). 
LAAI, T. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 2.(Apostila) 
 
 Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas. 
 
I. O conceito científico usado para classificar os seres humanos em raças não é mais 
considerado válido pela ciência 
 
PORQUE 
 
II. A herança e a diversidade genética são substanciais à sobrevivência da espécie 
humana, mas não suficientes para dividi-la em raças. 
 
É correto afirmar que: 
 
 
 
 
Na sociedade moderna ainda temos a prática de “patrimonizar” a cultura, ou seja, 
representar as culturas por meio de bens materiais e imateriais. Isso significa eleger 
paisagens, edificações, peças arqueológicas e demais fragmentos de uma realidade 
cultural, e reuni-las em um conjunto que expresse a totalidade de uma cultura no 
sentido de atribuir uma dimensão material à ideia de nação. 
É importante diferenciarmos, contudo, os conceitos de Estado, país, nação e território, 
uma vez que são termos diferentes, mas que, no senso comum, misturam-se em um 
mesmo contexto discursivo. 
 LAAI, T. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 2.(Apostila) 
 
Sobre os conceitos mencionados no texto acima: 
 
I. País é composto pelas características naturais, econômicas, sociais e culturais do 
Estado. 
II. Estado é ligado às questões identidade, relaciona o sentimento de pertencimento e 
união compartilhada entre os habitantes de um país. 
III. Nação é o aparato político que garante o exercício da soberania, conjunto de 
instituições públicas que administra o território, o que envolve o governo, as escolas, 
os hospitais públicos e os departamentos de política. 
IV. Território compreende o espaço geográfico apropriado e delimitado por relações de 
soberania e poder. 
 
É correto apenas o que se afirma em 
 
 
 
É comum, no entanto, pensamos nos índios de forma genérica, como um ser humano 
que vive nu na mata, caça com arco e flechas, mora em ocas, come mandioca, cultua 
Tupã e fala Tupi. Mas, na realidade, o termo “índio” é definido em oposição a “branco”. 
Esse índio ideal do senso comum não existe, sendo que o que temos são diversas 
etnias com suas próprias línguas, costumes e visões de mundo, como os bororós, os 
pataxós e os xavantes. 
LAAI, T. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 2.(Apostila) 
 
 Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas. 
 
I. A representatividade das culturas indígenas nas artes e no entretenimento está, na 
maioria das vezes, vinculada a um passado colonial idealizado. 
 
PORQUE 
 
II. Atualmente, segundo a lei, o índio é um cidadão brasileiro, pertencente a minoria 
étnica, com seus costumes e valores. 
 
É correto afirmar que: 
 
 
 
A memória é a capacidade de recordar dados e acontecimentos.Esta função do 
intelecto humano tem uma dimensão dupla: a individual e a coletiva. O conceito 
memória coletiva se refere a todos os aspectos que fazem parte do legado de uma 
comunidade. Este termo está relacionado aos fenômenos associados à opinião pública 
e expressa o quadro social da memória compartilhada. 
Quem empregou este conceito pela primeira vez foi o pensador francês Maurice 
Halbwachs (1877-1945). 
CONCEITOS. Memória Coletiva, o que é, significado. Conceitos, 2010. Disponível 
em: < https://conceitos.com/memoria-coletiva/>. Acesso em: 18 de jun. de 2019. 
Considere o texto acima e o que você estudou sobre memória individual e coletiva e 
assinale a resposta correta: 
 
https://conceitos.com/memoria-coletiva/
Resposta Correta. A relação entre a memória social e a construção de uma 
identidade grupal ou nacional se dá com a criação e a manutenção do patrimônio 
cultural, que é o legado histórico e cultural das vivências de um povo, transmitido de 
geração em geração 
 
Depois de instalar os engenhos de açúcar na colônia, por uma questão econômica e a 
necessidade de mão de obra qualificada para trabalhar nos engenhos, Portugal começa a 
investir no tráfico de escravos. O primeiro navio de escravos chega a Salvador a partir de 1560. 
Para a historiadora Marli Geralda “A característica da economia decidiu o tipo de escravidão, o 
africano era considerado como uma coisa que falava”. “Duas forças permitiram que a 
escravidão permanecesse no Brasil: pressão externa (dos traficantes de escravos, comércio 
que gerava muito dinheiro) e condição interna (a produção agrícola de cana-de-açúcar que 
precisava de mão de obra especializada)”, diz. 
A escravidão no Brasil colônia. Universia Brasil, 2012. Disponível em: < 
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/02/28/914494/escravido-no-brasil-
colonia.html>. Acesso em: 20 de jun. 2019. 
Considerando o texto acima e seus estudos anteriores, assinale a alternativa correta: 
 
Resposta Correta. O comércio de escravos atendia a necessidade de mão de obra 
especializada e barata para a produção de cana de açúcar, café, algodão e tabaco em 
território colonial, para atender o crescente consumo europeu.

Mais conteúdos dessa disciplina