Buscar

Resumo LC AP2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· As sociedades anônimas são consideradas sociedades empresariais
· São companhias de capital aberto aquelas que disponibilizam seus valores mobiliários para negociação no mercado através de Bolsa de Valores
· Título de Crédito é documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido e que somente produz efeitos quando preencha os requisitos legais. Desta afirmativa podemos entender que só serão considerados títulos de créditos os que a lei designar.
· Cada duplicata que o empresário emite corresponde a uma fatura.
· O ato pelo qual se prova inadimplência de obrigação originada de título de crédito é protesto.
· Após o vencimento do título de crédito o protesto será efetuado por falta do pagamento.
· O cancelamento do registro de protesto deverá ser solicitado diretamente no tabelionato de protesto de títulos.
· O princípio do consensualismo e o princípio da relatividade das convenções regem a constituição do vínculo contratual.
· De acordo com o princípio da separação dos conceitos de empresa e empresário, não se deve confundir a empresa com a pessoa natural ou jurídica que a controla.
· De acordo com o princípio da segurança jurídica deve-se conferir às normas relativas a falência e à recuperação judicial tanta clareza e precisão quanto possível.
· E expressão “nota promissória” e o nome do beneficiário da promessa de pagamento são requisitos da nota promissória.
· O título de crédito é um documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido.
· O aval no título de crédito é ato cambiário que opera a garantia do pagamento do crédito.
· Distingue-se a nota promissória da letra de cambio por conter uma promessa em lugar de uma ordem.
· O empresário que emite duplicatas é obrigado a efetuar o registro delas em livro próprio.
· Emissão de nota promissória com vencimento a dia certo em favor da sociedade empresária... Embora o título esteja assinado pelo emitente, nele não consta o beneficiário. Há cláusula de juros remuneratórios, com fixação de taxa anual de 12%. Antes do vencimento, o título recebeu aval em branco prestado por .... irmão de .... Sendo certo que o dado omitido na nota promissória não foi preenchido pela sociedade empresária. A lei proíbe emissão de nota promissória ao portador.
· Letra de Cambio: a prescrição da letra de cambio é a perda da execução judicial pelo seu não exercício dentro do prazo de três anos.
· A sociedade empresária ... celebrou contrato de faturização com ... para que a segunda cobrasse para a primeiras créditos contidos em cheques, notas promissórias, duplicatas de venda e outros documentos de dívida. O contrato de faturação tem a função econômica de poupar o empresário das preocupações decorrentes da outorga de prazos e facilidades para o pagamento aos seus diretores.
· Fusão: a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova, que lhe sucederá em todos os seus direitos e obrigações.
· ... coletava, intermediava e aplicava recursos financeiros seus e de seus colegas de trabalho. Diante de sua capacidade administrativa decidiu abrir, com o seu colega ... uma empresa Limitada para exercer esta atividade que já vinha desempenhado com sucesso. ... e ... deveriam pedir autorização ao Banco Central para exercer a atividade bancária, além de transformá-la numa sociedade anônima.
· Ação: parte do capital social de uma sociedade anônima e é um título de renda variável emitido por uma sociedade anônima que representa a menor fração do capital da sociedade emitente.
· Ações do tipo preferencial: terá preferência em relação aos outros sócios ao receber dividendos.
· Ações ordinárias: direito a voto em todas as assembleias
· As sociedades em comandita por ações são consideradas sociedades empresariais.
· Quirografário: o credor, contrato ou título de crédito, que não tem garantia real, nem preferência.
· Duplicata mercantil: a duplicata é classificada como sendo um título de crédito causal, pois sempre está vinculada a uma causa que é um negócio comercial.
· Duplicata é um título de crédito de natureza causal porque decorre da existência de uma fatura emitida em virtude de uma compra e venda mercantil ou de uma prestação de serviços.
· Cheque ao portador: não tem indicação do beneficiário.
· ... emitiu um cheque do banco... para quitar uma dívida com ... e ... perdeu o cheque durante uma mudança de estabelecimento, e quando encontrou em 2017, perguntou ao seu advogado se ainda poderia apresentar o cheque e ter sua divida satisfeita. O advogado, então lhe disse que seu direito de cobrar o cheque havia prescrito. O que ... entendeu como a perda do direito de propor ação judicial em consequência do não uso dela, durante o interregno de tempo previsto em lei.
· ... é portador de uma nota promissória sacada por ... e avalizada por ..... No dia do vencimento o credor não pagou o valor devido. O credor poderá promover a execução judicial de seu crédito contra qualquer devedor cambial se houve o protesto tempestivo do título de crédito.
· Contrato de crédito documentário tem larga utilização no comercio internacional, define-se pela obrigação assumida pelo banco perante o cliente , no sentido de proceder a pagamentos em favor de terceiro, contra a apresentação de documentos relacionados a negócio realizado por estes dois comércios.
· Contratos intelectuais: entendemos o agrupamento de contratos do interesse de empresários, relacionados a propriedade industrial e ao direito autoral.
· O registro do contrato faz-se necessária para fins fiscais.
· Contrato mútuo bancário: após a entrega do dinheiro ao mutuário, este assume algumas obrigações, o mutuante, Banco... tem direito de proceder a vistorias e conferir a finalidade do empréstimo feito.
· Contrato de faturização: é o contrato pelo qual uma instituição financeira se obriga a cobrar os devedores de um empresário, prestando a este os serviços de administração de crédito.
· Em um contrato de compra e venda mercantil a fixação do preço é de plena liberdade das partes.
· Contrato de compra e venda
1. A característica do encontro de vontades entre o comprador e vendedor é suficiente para que o vínculo contratual se aperfeiçoe que torna o contrato de compra e venda um contrato consensual.
2. Na compra e venda com execução imediata entende-se que as partes devem cumprir as obrigações assumidas logo após a conclusão do contrato.
3. A cláusula de retrovenda é expressa pela vontade do vendedor em readquirir o bem imóvel, manifestada no prazo máximo de três anos.
4. Na compra e venda com execução imediata entende-se que as partes devem cumprir as obrigações assumidas logo após a conclusão do contrato.
· Licença para uso de patente é o contrato pelo qual seu titular (licenciador ou concedente) autoriza a exploração econômica deste pelo outro contratante (licenciado o concessionário).
· Endosso: transmissão do título e crédito.
· .... sacou duplicata de serviços no valo R$... para recebimento do frete decorrente do transporte de cargas entre ela e .... Diante do inadimplemento do pagamento do frete, a sacadora levou a duplicata a protesto, sem aceite, com vistas a instruir pedido de falência do sacado. Essa duplicata não aceita, mas protestada, é um título hábil para instruir pedido de falência, comprovada a prestação dos serviços.
· A lei de falências, 11.101/2005 estabeleceu o princípio da preservação da empresa, porque em razão de sua função social, a empresa deve ser preservada sempre que possível, pois gera riqueza, cria empregos e renda, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do país.
· A lei de falências, 11.101/2005 não se aplica a sociedades simples.
· Na recuperação da empresa exige-se que o representante apresente um plano de recuperação econômica e financeira da empresa, a demonstração da viabilidade de sua execução e um plano de solução do passivo.
· Quando houver, no processo de falência, fatos como indício de crime, desobediência a lei de falência e ameaça de lesão ao interesse público é imprescindível que o ministério público sejachamado a participar do processo de falência.
· Sociedade anônima:
1. A cada ação ordinária corresponde a 1 voto nas deliberações da assembleia-geral.
2. A assembleia-geral poderá suspender o exercício dos direitos do acionista que deixar de cumprir obrigação imposta pela lei ou pelo estatuto, cessando a suspensão logo que cumprida a obrigação.
3. O administrador deve exercer as atribuições que a lei e o estatuto lhe conferem para lograr os fins e no interesse da companhia, satisfeitas as exigências do bem público e da função social da empresa.
· Etapas de avaliação de bens para efeito de integralização do capital social em uma sociedade anônima:
1. A avaliação de bens para efeito de integralização do capital social de uma companhia deve ser feita por três peritos ou empresa especializada.
2. Os peritos ou a empresa especializada que farão a avaliação de bens para efeito de integralização do capital social deve ser nomeada em assembleia geral dos subscritores, convocada pela imprensa e presidiada por um dos fundadores.
3. Assembleia que nomeia os peritos ou a empresa especializada que farão a avaliação de bens para efeito de integralização do capital social, instala-se em primeira convocação com presença de subscritores que representa metade, pelo menos do capital social
4. Na assembleia de apresentação do laudo de avaliação dos bens a serem integralizados no capital social da companhia, os peritos ou a empresa especializada deverão apresentar o laudo fundamentado com a indicação e critérios de avaliação e dos elementos de comparação adotados juntamente com os documentos relativos aos bens avaliados.
5. Se o subscritor não aceitar o valor aprovado pela assembleia, ou se a assembleia não aprovar a avaliação dos bens a serem integralizados no capital social da companhia ficará sem efeito o projeto de constituição da companhia.
· As atividades empresariais necessitavam de capital que não teriam condições de levantar dentro do seu ciclo de comércio, assim surgiram as sociedades anônimas. As sociedades anônimas, em decorrência de suas características, surgiram com capacidade de atender o mercado globalizado. Assim, somente abrindo o capital da companhia ao público externo é que teriam condições de um maior crescimento. A contribuição de muitos investidores na sociedade anônima pode faze-la participar de empreendimentos de grande envergadura.
· O Cartão de crédito é importante mecanismo na mobilização do crédito ao consumidor, é usado pelo titular nas suas compras de produtos ou serviços comercializado pelo fornecedor.
· ... emitiu uma nota promissória com vencimento a dia certo em favor da sociedade empresária ... Embora o título esteja assinado pelo emitente, nele não constam a data e o lugar de emissão. A indicação da soma em dinheiro a ser pago não corresponde ao lançado por extenso. Antes do vencimento, o título recebeu aval em branco prestado por ... irmão de ... Sendo certo que os dados omitidos na nota promissória não foram preenchidos pela sociedade empresária antes da cobrança judicial. O avalista em branco não identifica o avalizado.
· A sociedade por ações ou companhia é regulada pelo Código Civil de 2002 e pela lei 6.404/76.
· Diz-se que a duplicata é um título de crédito de modelo vinculado, pode-se entender por vinculado que, a duplicata obedece a padrão aprovado pelo Conselho Monetário Nacional
· A indústria ... fabricante de ... entregou em janeiro de 2019, um lote de produtos solicitados por ...A compradora recebeu as mercadorias solicitadas, que não apresentavam avarias, vícios de qualidade ou quantidade, nem mesmo divergências. Diante disso, a indústria... deve restituir a duplicata enviada para aceite e efetuar o pagamento do valor devido

Continue navegando