Buscar

Rn10_Teoria da Arquitetura I - A Carta de Atenas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LE COBUSIER(versão). A Carta de Atenas. Tradução Rebeca Scherer. Ucitec:Edusp: São Paulo, 1993. 
/Teoria da Arquitetura e Urbanismo I
O livro a carta de Atenas de Le Corbusier trata de um período entre a primeira e a segunda guerra mundial, no qual ocorreram significativas mudanças sociológicas, e culturais no mundo, principalmente na Europa onde se consolidava o modernismo. Esse movimento foi muito importante nas artes em geral, influenciando a música, artes plásticas e principalmente na arquitetura, produzindo nela novas visões sobre o planejamento urbano. Essa nova vertente exerceu influência também na criação da escola de Chicago e do CIAM (congressos internacionais de arquitetura moderna), o qual foi o responsável pela criação de um documento constituído pelo maior conjunto de ideias e soluções arquitetônicas e urbanísticas da humanidade até aquele período, a carta de Atenas.
A Carta de Atenas é um documento com 95 tópicos que faz uma análise completa do urbanismo presente aquele momento, indicando os seus erros e atitudes que poderiam resolver diversos problemas. Ela critica itens como o congestionamento dos setores urbanos, que dificulta a locomoção nas cidades, aumentando também excessivamente o preço das casas em razão da supervalorização dos lotes da cidade, que fez com que a pessoas mais pobres morassem em regiões mais baratas, formando bairros muito densos violentos denominados de subúrbios, sem infraestrutura adequada e espaço necessário para dar conforto a todos. Também é citado a perda de áreas verdes, em razão do excessivo número de construções sem planejamento, afastando as pessoas do contato com a natureza, e de lugares propícios ao lazer como praças, bosques, e parques.
Outros elementos importantes da carta são pertinentes às medidas de solução de problemas, que afirmam ser importante um planejamento prévio do uso do solo da cidade antes dela ser muito ocupada, para evitar o surgimento dos subúrbios, e assegurar a ela os meios para um desenvolvimento harmonioso. Construindo bairros habitacionais nas melhores localizações no espaço urbano, aproveitando o que a topografia tem de oferecer de melhor, como a ventilação e insolação favorável. Ela também afirma que deve- se produzir construções verticais para economizar o espaço da cidade, liberando assim áreas para outras obras, como parques, jardins, escolas e comércios. 
A Carta de Atenas tinha como vertente primordial a condução de todos os seus princípios valorizando a coletividade, ao mesmo tempo que garantia a liberdade individual. Seguindo essa tese é fundamental o embate com grupos influentes no desenvolvimento urbano das cidades que buscam benefício próprio através de práticas que desequilibrem a relação dos seus moradores, como grandes empreiteiras que fazem especulação imobiliária elevando o preço dos lotes, além de e mantê-los vazios enquanto muitas pessoas não tem onde morar. É importante também que se tente limitar por meio de leis a ação de empresários que lucram muito na desvalorização do seu empregados, oferecendo a eles condições ruins de trabalho e salários baixos, não condizentes com a sua real importância no processo produtivo.

Outros materiais