Buscar

Rn1_Estudo de Urbanização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LAMPARD, Eric E. Aspectos Históricos da Urbanização. In. HAUSER, Philip Morris; SCHONORE, Leo F. Estudo de Urbanização. São Paulo, Pioneira, 1975.
/ Teoria da Arquitetura e Urbanismo I 
Eric E. Lampard, no capítulo “Aspectos Históricos da Urbanização”, explica o processo da urbanização como um todo, caracterizando-o como consequência da formação das cidades, destacando o papel preponderante dos conjuntos sociais no seu desenvolvimento. Ele afirma também que a origem desses conjuntos surgiu da identificação entre os seus indivíduos, por semelhanças físicas e pela necessidade de se fortalecerem para sobreviver ao ambiente em que habitavam.
Embora desigual e complexo, o fenômeno urbanístico foi conceituado de diversas maneiras, na tentativa de mensurar as suas características e prever possíveis mudanças ocasionadas pela sua instável dinâmica. Dentre eles, Lampard cita três:o método behavioral que valoriza o papel dos indivíduos dentro do contexto urbano, transferindo a eles o papel determinante para alterações nesse sistema; estrutural, que enfatiza a atuação dos grupos sociais, negligenciando a autonomia do indivíduo, ao afirmar que ele segue o padrão determinado pela maioria, e; demográfico, que ignora as particularidades populacionais, priorizando o espaço como o fator determinante da dinâmica ocupacional.
 	O autor também cita fases da história do urbanismo, sendo a primeira a urbanização incipiente, que é o momento inicial de organização de um grupo em uma região, caracterizando uma sociedade primitiva. Em sequência ele cita a urbanização efetiva, que simboliza uma sociedade já desenvolvida e totalmente adaptada ao lugar, rica politicamente, historicamente e culturalmente, constituindo-se como cidade-estado. Esse último período é dividido em outros dois: o de urbanização clássica, que implica no aumento populacional por fatores naturais como a elevação na expectativa de vida na cidades, e; o da urbanização industrial que caracteriza movimentos emigratórios, que esvaziam cidades subdesenvolvidas e lotam as mais tecnológicas.
 	Muitos são os fatores determinantes no desenvolvimento de uma cidade, o que impossibilita a generalização desse assunto, pois regiões distintas proporcionam necessidades diferentes. São citados por Lampard quatro variantes presentes nesse processo: populacionais, que se relacionam dentro de seus próprios sistemas hierárquicos, influenciados por valores culturais e econômicos; ambientais que determinam a dinâmica de distribuição espacial da cidade, em razão da dificuldade de adaptação a determinadas regiões do espaço; tecnológicos que são capazes de redefinir o meio, facilitando a obtenção de recursos que forneçam maior adaptação da população com ambiente, condicionando assim taxas maiores de expectativa de vida, e moldando as características dos movimento populacionais, e; organizacionais que são as consequências das necessidades apontas e supridas por todas as variáveis anteriores, sendo responsável por determinar um sistema social composto de indivíduos que interagem de maneira recíproca, e constituir uma série de regras e ações aceitas mutuamente.
Conclui-se, portanto, conforme Lampard, que a urbanização é um processo amplo e rico de informações específicas para cada civilização, variando pelas características das localidades, tecnologias desenvolvidas por cada povo, e pela forma como os seus componentes relacionam-se e se organizam. Constata-se no texto que embora hajam diferenças entre os povos, é possível identificar problemas recorrentes em toda a história nos aspectos sociais e organizacionais do urbanismo, fornecendo assim mecanismos que podem proporcionar a prevenção dessas adversidades.

Outros materiais