Buscar

2023-05-01_02-16-40_bbgc58062115gi3111665_Unidade_I_Atividade_Prtica_de_Ensino_Anos_Iniciais (1)

Prévia do material em texto

NOME
	Isabela Gomes da Silva
	RGM
	33023689
	CURSO
	Pedagogia Para Licenciados
	POLO
	Unifran
PRÁTICA DE ENSINO - ATIVIDADE REFLEXIVA UnidadeI 
Uma metodologia de trabalho em sala de aula que coloca em prática pelo menos uma das competências gerais da BNCC é a Sala de Aula Invertida (ou Flipped Classroom) é um modelo de ensino que inverte a lógica tradicional da sala de aula. Em vez de o professor ensinar em sala de aula os conteúdos e os alunos fazerem os exercícios em casa, a Sala de Aula Invertida faz com que os alunos pesquisem os conteúdos previamente e os próprios alunos fazem a apresentação do tema, assim, o tempo de aula é gasto discutindo e aprofundando o material, resolvendo problemas, trabalhando em projetos e realizando atividades práticas. Esta é uma abordagem educacional baseada na teoria das Metodologias Ativas e permite que os alunos tenham mais tempo para aprofundar os conteúdos e obter ajuda direta do professor.
Esse método foi apresentado em um vídeo intitulado "EXPERIÊNCIA DE SUCESSO NA SALA DE AULA DOS ANOS INICIAIS | ENSINE FORA DA CAIXA", que mostra como a professora Ana Paula utiliza esse método para ensinar Língua Portuguesa no 4º ano, a professora fala que desta maneira os alunos apresentaram maior interesse em aprender, se sentiram mais motivados e as aulas foram mais prazerosas. Este método de ensino é uma metodologia que estimula a construção ativa e significativa do conhecimento, tendo como objetivo a construção de conhecimento a partir do protagonismo do estudante.
O método de ensino utiliza principalmente a competência 5 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que é "Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo como escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva". Sendo assim, por meio desta metodologia, os alunos também desenvolvem o pensamento criativo, a solução de problemas, a capacidade de trabalhar em equipe, a capacidade de trabalhar com dados e informações, a habilidade de se comunicar eficazmente e a capacidade de usar tecnologias para resolver problemas.
Ao utilizar essa metodologia, os alunos precisam utilizar recursos digitais para buscar informações, trabalhar em equipe, resolver problemas e desenvolver projetos que abordem questões do mundo real, o que contribui para o desenvolvimento dessa competência. Além disso, o trabalho em equipe, a comunicação e a reflexão crítica também são habilidades que são desenvolvidas por meio do método de ensino e que estão presentes em outras competências da BNCC, como as competências 1, 2, 4 e 7.
A abordagem por competências coloca o aluno como responsável pela construção de seu próprio conhecimento, ao invés de meramente memorizar informações. Neste sentido, os professores são capazes de guiar os alunos na busca por soluções criativas para problemas, valorizando o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.
Link em que conste a metodologia apresentada: https://www.youtube.com/watch?v=iyGB89yt3_Q
i

Mais conteúdos dessa disciplina