Buscar

Educação e Sexualidade Contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno: Leonardo Batista Rebelo
Matrícula: 04087878 
Curso: Pedagogia 
Disciplina: Educação e Sexualidade
ORIENTAÇÃO SEXUAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA TORNA O ESPAÇO ESCOLAR MAIS DEMOCRÁTICO 
 Com frequência vamos ver uma parcela da população ser tratada de forma seletiva, pouco inclusiva ou mesmo com muita discriminação, e quando analisamos isso dentro do espaço escolar vamos encontra os mesmos desafios, um espaço pouco democrático para quem o frequenta e cheio de muitos preconceitos, e como podemos assegurar que todas e todos, sem discriminação de classe social, gênero, cor ou orientação sexual, possam desfrutar da mais ampla liberdade possível, e como podemos torna esse espaço democrático?
 Vamos aproveitar que desde cedo as criançãs e jovens tendem a se sentirem mais à vontade nas escolas para tirarem suas dúvidas, e se utilizar do tema orientação sexual, que hj e muito debatido em nossas escolas para tona o espaço escolar mais democratico, como também e proposta do PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), entroduzir esse debate no anbiente educacional com o objetivo de torna esse espaço democratico, porém em pleno século XXI infelizmente é um espaço que oferece muitos preconceitos para seus frequentadores, entretanto e um espaço onde se pode atuar diretamente ao combate às desigualdades, e assim, podendo se evitar que esse espaço se torne um espaço de violência moral, verbal e até mesmo física, se pode muda esse desrespeito em respeito às diferenças e a dignidade humana. Se o tema for abordo com toda naturalidade e seriedade, e se passar informações corretas para os alunos para que eles possam desde cedo esta estruidos a se protegerem, os alunos teram autonomia sobre si, podendo assim estabelecerem boas relações e boas escolhas ao longo de suas vidas, construindo uma noção de respeito com as outras pessoas e suas identidades, assim se estara contribuindo para o espaso escola se trona democratico, é importante torna os sujeitos critico e concientes.
 E como se pode usa o tema orientação sexual para realizar isso? A orientação sexual, quando utilizada no espaço escolar, definisse como um processo de intervenção sistemática, já que é um tema cheio de preconceitos hostilidades, crenças, tabus e valores, é importante ter as alunas e alunos como participantes ativos quando esse tema for abordado, não pode se ter o conceito de apenas transmitir conhecimento para os alunos, é preciso dar espaço para eles expressarem suas opiniões e participarem do processo de construção do conhecimento, o tema deve ser debatido em condições de igualdade, trazer esse tema nessa perspectiva vai colabora para se formar sujeitos capazes, e se construir uma identidade pessoal neles. vamos se ater a importância da formação dos sujeitos da escola, consta nos PNCs como prosta aborda nas escolas a pluralidade cultural, saúde, ética e orientação sexual, esses temas devem ser tratados no currículo escolar em termos gerais, como geradores de democracia no espaço escolar.
 Cabe a escola a possibilidade de empreender reflexão a orientação sexual aos educandos, porém falamos de um trabalho sistemático e sistematizado que irá articula-se portanto, com a promoção da saúde das crianças e dos adolescentes, a existência desse trabalho possibilita também a realização de ações preventivas às doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada, como ao preconceito a identidade de gêneros, a escola deve proporciona essa oportunidade para esse tipo de assunto ser debatido, temas esses tão importantes para torna o espaço escolar democrático e respeitoso, começamos a perceber como a escola é importante para se construir essa identidade, fazendo com quer o aluno aprenda a cuidar do seu próprio corpo, valorize e escolha hábitos saudáveis para viver melhor, até mesmo em suas relações afetivas, e com muita responsabilidade cuide de sua saúde e da saúde coletiva.
 Quando a orientação sexual é introduzida dentro da sala de aula com o objetivo de educa para a sexualidade, ela irá construir um caráter de respeito nos educandos, se educar para a equidade de gêneros é forma sujeitos críticos, reflexivos e cheios de respeito pelo próximo, respeito esse que reflete no espaço educativo, isso irá cooperar para torna o espaço muito mais democrático, quando se aborda a orientação sexual nas escolas torna esse espaço igualitário, assim, trazendo para a vida dos educandos desde cedo a compreensão desse assunto, como oportuniza eles a compreenderem a história da sexualidade, vai se reconhece que a sexualidade na educação é vinculada à vida, à saúde, ao prazer e ao bem-estar, formasse um processo construtivo de respeito que possa permiti a prevenção das muitas variadas formas de violência e discriminação, e desrespeito ao próximo nesse espaço.
 Para Motta (2020), A partir da visão de educação libertadora de Paulo Freire, aliada à necessidade de trabalhar a temática de gênero e sexualidade na escola, pretende-se com este trabalho demonstrar que não se faz educação realmente libertadora enquanto houver opressão dentro dos muros da escola e as opressões referentes aos aspectos. Quando no espaço escolar sem tem esse debate franco sobre a necessidade de se respeitarem as diferentes orientações sexuais e gostos. Isso podera Reprimir ou impedir os comentários preconceituosos, maudosos entre os alunos. Que faz com quer o espaço escolar não seja democratico.
 Referencias:
SANTOS, Wanderson, Cruz dos. Educação e Sexualidade. Recife: Ser Educacional, 2021. E-book.
AQUINO, Julio, Groppa. Sexualidade na Escola: alternativas teóriacas e práticas. São Paulo: Summus, 1997. E-book. Disponivel em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=w8bedwPuSnIC&oi=fnd&pg=PA107&dq=orienta%C3%A7%C3%A3o+sexual+espa%C3%A7o+escola&ots=zgvFaJCIKp&sig=aP8Nkumwkagj02VWtte0cqU4XUs#v=onepage&q=orienta%C3%A7%C3%A3o%20sexual%20espa%C3%A7o%20escola&f=false. Acesso em: 12 set. 2022.
ARAGÃO, Wilson Honorato; SOUSA JUNIOR, Luiz; DANTAS, Éder da Silva (org). Reflexões Sobre Gestão Escolar Demogratica e Politica Educacional: em busca de uma escola pública de qualidade. Curitiba: Appris, 2019. E-book. Disponivel em: https://www.google.com.br/books/edition/Reflex%C3%B5es_sobre_Gest%C3%A3o_Escolar_Democr/uI7gDwAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&dq=orienta%C3%A7%C3%A3o+sexual+escolar+democr%C3%A1tica&pg=PT30&printsec=frontcover Acesso em: 14 set. 2022.

Continue navegando