Buscar

GD SISTEMA LOCOMOTOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anna Luiza Costa de Oliveira 
Questão 1
Artralgia: Dor nas articulações, sem sinais flogísticos. É um sintoma comum em várias condições, incluindo lesões, sobrecarga mecânica e algumas doenças sistêmicas.A amplitude de movimento da articulação geralmente não é afetada.
Artrite: Envolve não apenas dor, mas também sinais de inflamação, como edema, calor, rubor, e limitação do movimento.
Questão 2
a. Aditiva: no padrão evolutivo aditivo da dor articular o processo inflamatório estende-se para outras articulações, enquanto as articulações previamente comprometidas mantêm-se em atividade.
b. Intermitente\recorrente: no padrão evolutivo intermitente da dor articular, a inflamação intercala períodos de remissão e atividade dos sinais e sintomas articulares.
c. Migratória: no padrão evolutivo migratório da dor articular, o processo inflamatório melhora ou regride em uma articulação, enquanto inicia progressivamente em outra articulação previamente normal.
Questão 3
a. Mecânico O ritmo mecânico é caracterizado pelo fato das dores se agravarem ao longo do dia, com os movimentos e com os esforços, e melhorarem quando o doente repousa, em particular quando se deita.(Menos de 10 minutos ao levantar e menos de 3 minutos após um período diurno de repouso da articulação doente); Ex: traumatismo
b. Inflamatório:  A dor crónica de ritmo inflamatório é a dor do repouso, que acorda durante o sono, a dor que dói no calor da cama. Classicamente é muito pior no início do dia, sendo a Rigidez Matinal bastante prolongada, chegando os doentes a ter dificuldades em executar os movimentos por mais de uma hora. O levantar da cama de manhã, ou o movimento após um período relativamente prolongado de imobilidade é extremamente doloroso. (mais de 30 minutos ao levantar e mais de 5 minutos após um período diurno de repouso da articulação doente). Ex: artrite reumatoide
c. Misto:  Quando os doentes têm ao mesmo tempo doenças articulares degenerativas e inflamatórias podem ter dores de ritmo misto, em que as dores de ritmo mecânico coexistem com dores de ritmo inflamatório. 
d. Anárquico Dor disseminada, muitas vezes associada a tumores ou neoplasias que leva a compressão tecidual ou nervosa. Com possibilidade de irradiação para diversas regiões. Não tem período específico e pode estar presente em diferentes situações da vida do indivíduo portador. 
Questão 4
Rigidez refere-se à dificuldade de mover uma articulação, mas, para os pacientes, rigidez também significa fraqueza, fadiga ou limitação de movimentos. O médico deve isolar uma incapacidade de movimentar uma articulação da relutância de movimentar a articulação em virtude da dor. As características da rigidez podem sugerir uma causa, como descrito abaixo:
· O desconforto que ocorre quando se tenta mover uma articulação depois de um período de descanso ocorre na doença reumática.
· A rigidez é mais intensa e prolongada com o agravamento da inflamação articular.
· O “sinal de teatro” (rigidez rápida do joelho ou quadril ao se levantar precisando andar lentamente após ficar sentado por algumas horas) é comum na osteoartrite.
· A rigidez matinal nas articulações periféricas que dura > 1 hora pode ser um importante sintoma inicial de inflamação articular, como na artrite reumatoide, artrite psoriática ou artrite viral crônica.
· Na região lombar das costas, a rigidez matinal que perdura > 1 hora e melhora com o movimento pode indicar espondilite.
Questão 5
A) LES
B) Dermatopolimiosite 
C) Febre reumática 
D) Esclerose sistêmica 
E) Síndromes vasculíticas 
F) Artrite psoriática 
G) Espondilite anquilosante
H) Artrite reumatoide 
Questão 6
2-3-1-4
Questão 7
A exploração da mobilidade articular possibilita a detecção de alterações na amplitude dos movimentos articulares, que se encontra reduzida nos processos degenerativos, inflamatórios articulares e periarticulares. Os movimentos podem ser, também, em certas ocasiões, aumentados, como nos pacientes portadores de doenças hereditárias do tecido conjuntivo (osteogênese imperfeita, síndrome de Ehlers-Danlos). A mobilidade articular deve ser pesquisada de modo ativo e passivo. O exame físico do aparelho locomotor tem como premissa a realização de movimentos dolorosos por último para evitar que a dor transcorra para o movimento seguinte. Logo, a mobilização ativa, isto é, a execução dos movimentos pelo próprio paciente, sob orientação do examinador, é realizada primeiramente. Em seguida, é feita a mobilização passiva, que é caracterizada pela realização de movimentos pelo examinador, sem a participação voluntária da musculatura do paciente.Por fim, realiza-se a movimentação ativa contra a resistência, ou seja, contra a resistência imposta pelo examinador, para verificar a força do paciente.

Outros materiais