Buscar

METODOLOGIA CIENTÍFICA CONCEITOS DO CONHECIMENTO POPULAR A CIÊNCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

METODOLOGIA CIENTÍFICA: CONCEITOS DO CONHECIMENTO POPULAR A CIÊNCIA
SOUZA, Alessandro Rocha de[footnoteRef:1] [1: Graduado e Licenciado em Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas/ISE/CESB. Email: trabpapirus@gmail.com .] 
CONHECIMENTO
O conhecimento é algo que já existe com o ser humano que “desde que nasce interage com a natureza e os objetos à sua volta, interpretando o universo a partir das referências sociais e culturais do meio em que vive”( FONSECA, 2002, p.10). O conhecimento que o homem constroi na sua essência um esforço para resolver contradições e precisa ser oranizado dentro dos objetivos que se pretende alcançar e dessa forma destacasse quatro tipos de conhecimento que são os seguintes:
· Popular ou senso comum;
· Filosófico;
· Religiosos ou teológico;
· Científico.
O conhecimento popular ou senso comum surge no sentido de solucionar problemas do cotidiano que não é planejado, surge instintivo, espontâneo, subjetivos e é acrítico e nesse sentido a cultura popular e baseada no senso comum que segundo Fonseca (2002, p. 10) “ apesar de não ser sofisticado, não é menos importante sendo crescentemente reconhecida”.
O conhecimento filosófico Fundamenta-se em hipóteses que não podem ser submetidas à observação e não é verificável, pois as hipóteses não podem ser nem confirmadas nem refutadas, porém é racional, já que os enunciados têm correlação lógica sendo sistemático, pois hipóteses e enunciados representam uma realidade coerente caracterizando infalível e exato, pois seus postulados e hipóteses não são submetidos a teste de observação ou experimentação (VIANELLO, 2013).
O conhecimento religioso ou teológico “é incontestável em suas verdades, por tratar de revelações divinas; não é colocado à prova e nem pode ser verificado” (ROVER, 2006, p. 15).
O conhecimento científico segundo Fonseca (2002, p. 11) é:
[…] produzido pela investigação científica, através de seus métodos. Resultante do aprimoramento do senso comum, o conhecimento científico tem sua origem nos seus procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. É um conhecimento objetivo, metódico, passível de demonstração e comprovação. O método científico permite a elaboração conceitual da realidade que se deseja verdadeira e impessoal, passível de ser submetida a testes de falseabilidade. Contudo, o conhecimento científico apresenta um caráter provisório, uma vez que pode ser continuamente testado, enriquecido e reformulado. Para que tal possa acontecer, deve ser de domínio público.
O conhecimento científico busca um conhecimento sistematizado dos fenômenos, obtido segundo determinado método, que aponta a verdade dos fatos experimentados e sua aplicação prática (ROVER, 2006).
O conhecimento científico,
“Fundamenta-se em fatos reais, e suas hipóteses e proposições têm a veracidade ou a falsidade conhecida por meio da experimentação e não da razão. É sistemático, pois o saber é ordenado logicamente, construindo um sistema de ideias e teorias, e não conhecimentos desconexos. É verificável, pois as hipóteses são examinadas através da observação e experimentação para serem comprovadas ou refutadas. É falível, pois o conhecimento não é definitivo, absoluto ou final. É aproximadamente exato, já que novas proposições podem reformular uma teoria já existente” (MARCONI; LAKATOS, 2010 apud VIANELLO, 2013, p. 9).
CIÊNCIA
A ciência tem as suas bases pautas no conhecimento científico, pois é um modo de compreender e analisar o mundo empírico, envolvendo o conjunto de procedimentos e a busca do conhecimento científico através do uso da consciência crítica que levará o pesquisador a distinguir o essencial do superficial e o principal do secundário (CERVO; BERVIAN, 2002 apud VIANELLO, 2013).
Considerando os expostos dos recortes de alguns intelectuais sobre a ciência e conhecimento científico fica evidente que para se chegar no conhecimento científico é necessário ter um embasamento de metodologia científica aonde o pensar deve ser sistematizado e organizado dentro dos metódos de análise para determinado tema proposto.
Referência
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
ROVER, A. Metodologia científica : educação a distância. Joçaba: UNOESC, 2006. 
VIANELLO, L. P. Métodos e Técnicas de Pesquisa. 2013.

Continue navegando