Buscar

APOPTOSE MIOCÁRDICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apoptose Miocárdica. Um Novo Mecanismo de Morte Celular 
	É conhecida como morte celular programada, a apoptose constitui o destino celular essencial para o organismo. No indivíduo, se a multiplicação das células não é compensada de modo preciso por perdas, os tecidos e os órgãos crescem sem controle, o que pode levar ao desenvolvimento do câncer.
Além disso esse processo é extremamente regulado e eficiente, podendo ser acionada por diversos motivos: sinais químicos que mantém a célula em atividade ou fatores de crescimento, caracterizando-se, biologicamente, por fragmentação cromossomial do DNA, associado a uma série de anormalidades de expressão genética. Apoptose requer um meio ácido, ou queda do pH celular durante o processo de morte celular. Processos que caracteristicamente inibem a redução do pH celular, como é o caso de precedente do condicionamento isquêmico. Uma outra diferenciação importante é que apoptose relacionada ao miocárdio é quepode ocorrer numa única célula ou em um número de células, em áreas remotas de regiões necrosadas em pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM) e doença arterial, morte celular induzida por reperfusão, e morte celular idiopática em pacientes com miocardiopatia dilatada e arritmogênica.
Apoptose e dilatação ventricular (aguda) podem causar a morte celular, apoptose ocorreu com maior frequência em miócitos circunscritos em áreas com excesso de colágeno. Na Apoptose em ventrículos hipertróficos, a hipertrofia ventricular ocorre como resposta para a sobrecarga pressórica crônica, e que são bem conhecidos os efeitos da hipertrofia severa sobre a circulação coronária, tanto em relação às alterações da reserva vascular coronária quanto à modificação da densidade capilar relativa, hipertrofia ventricular severa está associada com morte celular, frequentemente, atribuída a necrose acidental. Já na Apoptose e taquiarritmias diz respeito a paciente com miocardiopatia arritmogênica ou displasia ventricular direita, os miócitos sujeitos a este tipo de estresse sofrem hiperplasia "compensatória", assim como células intersticiais, fenômenos que se associados a apoptose e podem levar à ICC crônica.

Continue navegando