Buscar

EAD MODELAGEM 15

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A lei de Ohm é assim denominada em homenagem ao físico alemão Georg Simon Ohm, que estabeleceu a relação tensão-corrente para uma resistência. Assim, pelos resultados pioneiros de seu trabalho, a resistência elétrica recebeu como unidade o seu nome. A lei de Ohm estabelece que a tensão entre os terminais de uma resistência é diretamente proporcional à corrente que flui através dela. A resistência, medida em ohms, é a constante de proporcionalidade que relaciona a tensão e a corrente.
IRWIN, J D.; NELMS, R M. Análise Básica de Circuitos para Engenharia. Rio de janeiro: Grupo GEN, 2013.
É uma das leis mais importantes para o estudo e análise de circuitos elétricos, um exemplo é o circuito da ponte de Wheatstone, que é um dispositivo preciso para a medição de uma resistência. Esse circuito, mostrado abaixo, é utilizado para medir o valor do resistor incógnito Rx. Em sua ligação central o circuito possui um galvanômetro, um equipamento muito sensível que pode ser utilizado para medir correntes na faixa de microampères. Quando o resistor desconhecido é conectado à ponte, o resistor R3 do dispositivo é ajustado até que a corrente no galvanômetro seja nula, condição em que uma ponte fique equilibrada.
 
Determine o valor da variação de R3 para valores de Rx iguais a 120 W para ponte sem carregamento, e a 120,5 W para ponte com leve carregamento utilizando valores fixos de R1 e R2 dados por 200 W e 220 W respectivamente.
SUA RESPOSTA ESTÁ INCORRETA
Afirmativa incorreta, pois devemos calcular o valor de R3 para cada caso de Rx dado pela expressão clássica da ponte de Wheatstone R3=(R1/R2).Rx e calcular a variação de R3 resultando no valor de 0,4545 Ohms.

Continue navegando

Outros materiais