Buscar

contextualizada de deontologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Deontologia e Legislação
Nome: Denise Aparecida Rodrigues Dias 
Matrícula: 01469010
Curso: Farmácia 
Em 17 de dezembro de 1973, foi criada a lei 5.991, onde seu intuito e propósito era a partir daí existir um controle sanitário de medicamentos, insumos farmacêuticos, fiscalização nos estabelecimentos, emitido assim discriminativas de suas situações sanitárias para que seja identificado e sanado qualquer tipo de irregularidades.
Tanto a comercialização de medicamentos e drogas possuem definições e nicho onde são permitidos dentro da lei. Sendo eles: farmácias, drogarias, postos de saúde, etc.
Uma empresa para ser instalada precisa no primeiro momento ser emitido uma licença com validade e veracidade com algumas documentações e regularidades inerentes ao espaço físico. O documento de abertura da empresa e seu contrato social deverá ser o pontapé, logo em contrapartida seu espaço deverá se apto e atender todas as questões sanitárias para manipulação e execução das atividades ali pertinentes.
Será obrigatório na responsabilidade técnica da farmácia ou drogaria ter a presença de um responsável da área farmacêutica em toda a jornada de funcionamento da mesma, quando o mesmo tiver que se ausentar terá que haver um substituto, a sua obrigatoriedade só não será exigida nós trinta dias iniciais na formulação documental e de trâmites legais, o mais é obrigado já possuir um presente.
Já na parte receitaria a mesma deve ser escrita com tinta azul, essa escrita deve ser legível e por extenso, com identificação principal do paciente, a maneira correta de usar e o nome do medicamento, possuindo assinatura do profissional e o número de identificação do conselho, e ainda a data e endereço do consultório.
Estão aptos de acompanhamentos e fiscalizações, todos os estabelecimentos credenciados e autorizados a comercializar e manipular drogas e medicamentos. Portanto devem ser respeitadas as conformidades e os princípios básicos de armazenamento, condicionamento, prazo de validade e procedências das drogas e medicamentos. Porque se acaso alguma irregularidade for verificada pelo agente fiscalizador, logo será emitido um auto de infração e o material citado no auto será recolhido, descartado por piores procedências além do estabelecimento ser interditado por até ou mais de sessenta dias.
Todavia é notório que, o controle sanitário é de suma e possui um papel essencial para manter os padrões de qualidade e regularidade, mantendo assim o bem estar social com segurança para as pessoas.
 
 
REFERÊNCIAS:
QUAIS OS PRINCIPAIS ASPECTOS DE CONTROLE E LEGISLAÇÃO PARA FARMÁCIAS?. Disponível em: https://blog.oriontec.com.br/quais-os-principais-aspectos-de-controle-e-legislacao-para-farmacias/. Acesso em: 08 de junho de 2023.
LEI No 5.991, DE 17 DE DEZEMBRO DE 1973. Disponível em: https://www.cff.org.br/pagina.php?id=427&menu=&titulo=Lei+5991%2F73+-+Disp%C3%B5e+sobre+o+Controle+Sanit%C3%A1rio+do+Com%C3%A9rcio+de+Drogas%2C+Medicamentos%2C+Insumos+Farmac%C3%AAuticos+e+Correlatos. Acesso em: 08 de junho de 2023.
Legislações Farmacêuticas e Sanitárias Relacionadas às Farmácias e Drogarias. Disponível em: https://farmaceuticodigital.com/2016/07/legislacoes-farmaceuticas-sanitarias.html/amp. Acesso em: 08 de junho de 2023.
Lista completa: órgãos sanitários, legislação farmacêutica e RDC Anvisa para farmácias. Disponível em: https://www.inovafarma.com.br/blog/links-orgaos-sanitarios-rdc-anvisa/. Acesso em: 08 de junho de 2023.

Outros materiais