Buscar

Contex. Deont. e Leg.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA CONFORME A LEI 5991/73
Lilian Assunção de Sousa
		01456043
Farmácia
Parte superior do formulário
 Em todo território Nacional (logo dentro do Brasil), onde houver o comércio de droga (substância ou matéria-prima que tenha a finalidade medicamentosa ou sanitária), medicamento (produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico), insumo farmacêutico (droga ou matéria-prima aditiva ou complementar de qualquer natureza, destinada a emprego em medicamentos, quando for o caso, e seus recipientes) e correlato (substância, produto, aparelho ou acessório cujo uso ou aplicação esteja ligado à defesa e proteção da saúde individual ou coletiva, à higiene pessoal ou de ambientes, ou a fins diagnósticos e analíticos, os cosméticos e perfumes, e, ainda, os produtos dietéticos, óticos, de acústica médica, odontológicos e veterinários), dá outras providências, precisa estar de acordo com a Lei 5.991/73, a qual regulamenta o controle sanitário dos produtos farmacêuticos no Brasil e também aplicada até os dias de hoje, na fiscalização e atuação do setor que compete aos órgãos dos estados, do Distrito Federal e dos territórios a fiscalização dos estabelecimentos de que trata esta lei (Art.44). Ela também abrange as unidades de dispensação das instituições de caráter filantrópicos ou beneficentes sem fins lucrativos.
 Conforme legislação, todo estabelecimento deve ter um técnico farmacêutico responsável, realizando a manutenção, armazenamento e principalmente quando se tratar especificamente na dispensação dos fármacos. O profissional farmacêutico precisa sempre verificar e analisar a organização dos medicamentos industrializados, privativos das pequenas unidades hospitalares, tendo a juris prudência de realizar os seus serviços da melhor maneira possível. Havendo uma fiscalização no estabelecimento, o farmacêutico deve estar presente desde o princípio da abertura do estabelecimento, sendo obrigatório que se faça presente o tempo todo, pois só assim prestará um excelente serviço à população e no controle dos medicamentos, assim fornecendo um serviço de qualidade. 
 Durante a fiscalização os agentes sanitários analisam as condições higiênico- sanitárias do ambiente como rege a lei. Se durante a ação houver alguma irregularidade, dúvida sobre o rótulo, bula ou até mesmo no acondicionamento das drogas, o produto será apreendido e será retirado do lote duas unidades, assim será dado o termo de apreensão em duas vias dentro dos trâmites legais, que será assinado pelo fiscal, técnico ou substituto, se acaso não estiver nenhum destes, duas testemunhas podem assinar. Mediante a confirmação de irregularidade, os ficais da VISA irão realizar a interdição do estabelecimento e será lavrado auto de infração. Por conseguinte o profissional farmacêutico precisa ter consciência e atender esses requisitos/normas e executa-las com responsabilidade, sendo um combatente proativo da promoção e qualidade de vida de um modo geral e com segurança.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
file:///E:/Downloads/cartilha%20vigil%C3%A2ncia%20sanit%C3%A1ria08Dez2017%20(1).pdf
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5991.htm#:~:text=LEI%20No%205.991%2C%20DE%2017%20DE%20DEZEMBRO%20DE%201973.&text=Disp%C3%B5e%20sobre%20o%20Controle%20Sanit%C3%A1rio,Correlatos%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20Provid%C3%AAncias.
https://youtu.be/Cn-Gn3OgyNY
https://www.grancursosonline.com.br/download-demonstrativo/download-aula-pdf/codigo/cYiyjWNKibg=

Outros materiais