Logo Passei Direto
Buscar

Higiene, Vigilância Sanitária e Saúde Pública

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sobre as esferas Federal, Estadual e Municipal, em relação a vigilância, podemos afirmar que:
A) O componente municipal do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, é formado pela vigilância sanitária das secretarias estaduais de saúde e algumas autarquias especiais nos estados do Amazonas, Paraíba, Pernambuco e Rondônia.
B) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é uma instância municipal que constitui uma autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde.
C) Todos os municípios precisam de ter a vigilância sanitária estruturada.
D) Os municípios que não têm a vigilância sanitária estruturada podem recorrer a instância federal para auxiliá-la.
E) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é uma instância federal que constitui uma autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde.

Sobre o controle social na vigilância sanitária, podemos afirmar que:
A) A Constituição Federal de 1988 e a Lei Federal nº 8.080 estabelecem como atribuição comum à União, Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios a definição de instâncias e mecanismos de controle, avaliação e fiscalização das ações e serviços de saúde.
B) O Conselho de Saúde não deve atuar na formulação e controle da execução da política de saúde, incluindo seus aspectos econômicos, financeiros e de gerência técnico-administrativa.
C) As Constituições Municipais estabelecem em seus textos, como instrumento de participação da comunidade, os Conselhos Estaduais de Saúde.
D) O Conselho de Saúde não deve traçar diretrizes de elaboração e aprovar os planos de saúde, de acordo com as diversas realidades epidemiológicas e a capacidade organizacional dos serviços.
E) O governo estadual criou o Conselho Nacional de Saúde e definiu suas competências, atribuições e composição como entidades representativas dos usuários, dos trabalhadores de saúde, representantes do governo e dos prestadores de serviços.

Sobre o recurso financeiro para a Vigilância Sanitária, é correta a seguinte afirmação:
A) A Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013, visa o enfraquecimento do processo de descentralização, a execução das ações de vigilância sanitária e a qualificação das análises laboratoriais de interesse para a vigilância sanitária.
B) A Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013, não prevê nenhum reajuste para os recursos financeiros da vigilância sanitária.
C) A Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013, estabelece que o reajuste financeiro só pode ocorrer a cada triênio, e não anualmente.
D) A Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013, estabelece que o reajuste financeiro de acordo com o número de nascimentos no país.
E) A Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013, regulamentou as responsabilidades, além de definir as diretrizes para execução e financiamento das ações de Vigilância em Saúde pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Sobre o direito do consumidor e a vigilância sanitária, podemos afirmar que:
A) As propagandas não são regulamentadas pelo código do consumidor e nem pela vigilância sanitária.
B) As normas impostas pelo Código de Defesa do Consumidor não obrigaram as empresas a adotar uma série de medidas para dar mais segurança ao consumidor.
C) A Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, é sobre o Código de Defesa do Consumidor.
D) O controle de propagandas é apenas para medicamentos, não havendo nenhuma restrição para o público infantil.
E) Não é obrigatório colocar informações padronizadas nos rótulos, isso foi regulamentado pela vigilância sanitária.

A história da vigilância sanitária no Brasil teve início com a vinda da Família Real para o Brasil e a sua inserção na rota internacional do comércio. Sobre a história da vigilância sanitária podemos afirmar que:
A) O Ministério da Saúde, em 1940, instituiu o Código Nacional de Saúde para atuar na fiscalização dos alimentos, da indústria e do comércio.
B) Em 1876 foi instituída a Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária, sendo formada pela fusão do Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina e Farmácia e do Serviço de Saúde dos Portos.
C) Nas décadas de 30 a 45, ocorreu um crescimento na indústria farmacêutica, indústria química e indústria de agrotóxicos, sendo resultado impulsionado pela II Guerra Mundial.
D) Nas décadas de 30 a 45, houve um decréscimo na indústria farmacêutica, indústria química e indústria de agrotóxicos, sendo resultado impulsionado pela II Guerra Mundial.
E) O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, no ano de 1881.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) foi instituída pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro 1999, como uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal. Acerca da ANVISA, assinale a opção incorreta.
A) A ANVISA é responsável por conceder ou cancelar registro de produtos e autorizações de funcionamento de empresas que atuam em atividades que são de interesse à saúde.
B) Quando as empresas desejam inserir algum produto no mercado elas precisam de obter o registro da ANVISA que irá atestar que ele está dentro das normas.
C) As ações da ANVISA têm como função a promoção e a proteção da saúde da população brasileira.
D) É opcional que o registro dos produtos esteja presente no rótulo ou na embalagem, indicando que ele está autorizado para a comercialização.
E) A ANVISA visa intervir nos problemas sanitários que possam ser decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços que tem interesses à saúde.

A vigilância em saúde é subdivida em quatro vigilâncias, são elas:
A) A vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância ambiental e a vigilância da saúde do trabalhador.
B) A vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância ambiental e a vigilância da saúde do trabalhador rural.
C) A vigilância imunológica, vigilância sanitária, vigilância ambiental e a vigilância da saúde do trabalhador.
D) A vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância ambiental e a vigilância da saúde do idoso.
E) A vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância social e a vigilância da saúde do trabalhador.

Em 2013 foi publicada a Portaria GM/MS nº 1.378, de 09 de julho de 2013, que estabeleceu que as ações de Vigilância em Saúde abrangem toda a população brasileira. São ações da Vigilância em Saúde, exceto:
A) A vigilância sanitária dos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos, serviços e tecnologias de interesse à saúde.
B) A vigilância das doenças crônicas não transmissíveis, dos acidentes e violências.
C) A vigilância da saúde da criança e do adolescente.
D) A vigilância, prevenção e controle das doenças transmissíveis.
E) A vigilância de populações expostas a riscos ambientais em saúde.

Sobre a história da vigilância sanitária no Brasil, podemos afirmar que:
A) A vigilância sanitária no Brasil, inicialmente, só tinha como objetivo o controle de epidemiologias no país, sem fins comerciais.
B) A primeira iniciativa de vigilância sanitária no Brasil ocorreu após a chegada da família Real no Brasil devido a inserção do país na rota comercial internacional.
C) A iniciativa de instituir a vigilância sanitária no Brasil seguiu o modelo europeu para a sua instituição.
D) Após o Brasil tornar-se República, iniciou-se as primeiras iniciativas de instituição da vigilância sanitária.
E) Somente na década de 90, após a instituição do Sistema Único de Saúde, aconteceram as primeiras iniciativas de instituir a vigilância sanitária.

Compostos Quaternários de Amônio (CQA) são compostos catiônicos, tensoativos, que apresentam pouca atividade como os detergentes, mas tem bom resultado na atividade de germicida. Assinale a alternativa incorreta referente ao CQA.
A) Estáveis a mudança de temperatura.
B) Solúveis em água e boa penetração.
C) Não tóxicos.
D) Não irritantes para pele.
E) Insolúveis em água.

É importante um tempo de contato entre os resíduos e os sanitizantes, para que ocorram as reações químicas. Quanto maior o tempo de contato, maior o efeito da higienização. De modo geral, a limpeza e a desinfecção podem ser baseadas em 4 etapas, na seguinte ordem:
A) Pré-lavagem; limpeza com detergentes; desinfecção; enxague.
B) Limpeza com detergentes; enxague; desinfecção; pré-lavagem.
C) Limpeza com detergentes; desinfecção; enxague; pré-lavagem.
D) Limpeza com detergentes; pré-lavagem; enxague; desinfecção.
E) Pré-lavagem; limpeza com detergentes; enxague; desinfecção.

Em relação ao uso de máscara, luvas e proteção para o cabelo, assinale a alternativa correta.
A) Para manipulação do alimento o uso de touca é obrigatório.
B) O uso da máscara está regulamentado pela legislação sanitária federal.
C) Para manipulação do alimento o uso de touca não é obrigatório.
D) O uso da máscara só é preciso se o funcionário estiver gripado.
E) O uso de luvas, dispensa o manipulador da obrigação de lavar as mãos.

Existem três tipos de detergentes: os alcalinos, os ácidos e os tensoativos. O detergente alcalino remove tipos de sujidades por emulsificação, peptização e saponificação. Assinale a alternativa que se refere ao detergente alcalino:
A) Lático.
B) Tartárico.
C) Levulínico.
D) Hidróxido de potássio.
E) Cítrico.

No ambiente de trabalho também devemos estabelecer condições adequadas de higiene, tomar sempre as medidas necessárias para mantermos o ambiente limpo, seguro e saudável. Segue abaixo as medidas que devem ser tomadas, exceto:
A) As áreas da cozinha devem ser livres de restos de alimentos.
B) Latas de lixo, sem tampas, limpas e próximas dos alimentos, a fim de evitar o acesso a insetos.
C) Depois de cada refeição deve limpar as superfícies usadas no preparo do alimento.
D) Refrigeradores devem ser limpos a cada 15 dias.
E) Janelas e portas, devem ser limpas a cada 30 dias.

Uma higienização eficiente (HE), é o resultado da inter-relação: HE= Energia química x Energia mecânica x Energia térmica x Tempo. Assinale a alternativa correta, referente a energia química:
A) A Energia química são ações de agentes ácidos ou alcalinos ou agentes sanificantes, que eliminam substâncias minerais, orgânicas e microrganismos.
B) A Energia química é o contato entre patógenos, esfregando contra as superfícies, ou seja, limpeza manual.
C) A Energia química quanto maior a temperatura das soluções, maior a eficiência da higienização.
D) A Energia química utiliza o processo cleaning in place (CIP), equipamentos tubulares, com uma vazão mais elevada, com uma turbulência melhor e remoção mecânica da sujidade.
E) A Energia química é o contato entre os resíduos e os microrganismos utilizando agentes de higienização, esfregando contra as superfícies, ou seja, limpeza manual.

A higienização visa diminuir ou eliminar a contaminação, diminuindo a probabilidade da transmissão de agentes patógenos. Com isso, temos duas divisões distintas: limpeza e desinfecção. Assinale a alternativa correta referente a estas duas divisões.
A) Limpeza, é a remoção de resíduos orgânicos e minerais, como sais minerais, gorduras e patógenos.
B) Limpeza, elimina micro-organismos patogênicos e também reduz números de saprófitas ou alteradores às quantidades significantes, levando ao nível de segurança.
C) Limpeza, é a remoção de resíduos orgânicos e minerais, como sais minerais, bactérias e esporos.
D) Limpeza, é a remoção de resíduos orgânicos e minerais, como sais minerais, gorduras e saprófitas.
E) Desinfecção, elimina micro-organismos patogênicos e também reduz números de saprófitas ou alteradores às quantidades significantes, levando ao nível de segurança.

Os compostos de iodo são utilizados como desinfetantes, e possuem diversas formas. Devido à baixa solubilidade do composto de iodo com a água, é usual a mistura ser feita do iodo com um agente______________. Assinale a alternativa que preencherá a lacuna corretamente.
A) Tensoativo não iônico.
B) Ácido Peracético.
C) Ácido iônico.
D) Peróxido de Hidrogênio.
E) Água.

Os compostos clorados orgânicos são estabilizados, ou seja, possuem a grande vantagem na sua dissociação de liberar o ácido cianúrico, do qual ocorre a estabilização do cloro na água. O Dicloro possui as seguintes características:
A) O dicloro é um pó branco, que altera o pH da água, ele dissolve rapidamente. Baixo consumo, fácil manuseio e em sua composição não possui cálcio.
B) O dicloro é um pó branco, que não altera o pH da água, ele dissolve rapidamente. Baixo consumo, fácil manuseio e em sua composição não possui cálcio.
C) O dicloro é um pó escuro, que não altera o pH da água, ele dissolve rapidamente. Baixo consumo, fácil manuseio e em sua composição não possui cálcio.
D) O dicloro é um pó branco, que não altera o pH da água, ele dissolve rapidamente. Alto consumo, difícil manuseio e em sua composição não possui cálcio.
E) O dicloro é um pó branco, que não altera o pH da água, ele não dissolve. Baixo consumo, fácil manuseio e em sua composição não possui cálcio.

Staphylococcus aureus é uma bactéria que pode provocar diversos tipos de patologias, sendo a patologia ______________, ocorre devido alimento contaminado, sendo comum em presunto e carnes com sal. Esta patologia é denominada em:
A) Osteomielite.
B) Gastroenterite estafilocócica.
C) Impetigo.
D) Síndrome do choque tóxico.
E) Foliculite.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sobre as esferas Federal, Estadual e Municipal, em relação a vigilância, podemos afirmar que:
A) O componente municipal do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, é formado pela vigilância sanitária das secretarias estaduais de saúde e algumas autarquias especiais nos estados do Amazonas, Paraíba, Pernambuco e Rondônia.
B) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é uma instância municipal que constitui uma autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde.
C) Todos os municípios precisam de ter a vigilância sanitária estruturada.
D) Os municípios que não têm a vigilância sanitária estruturada podem recorrer a instância federal para auxiliá-la.
E) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é uma instância federal que constitui uma autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde.

Sobre o controle social na vigilância sanitária, podemos afirmar que:
A) A Constituição Federal de 1988 e a Lei Federal nº 8.080 estabelecem como atribuição comum à União, Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios a definição de instâncias e mecanismos de controle, avaliação e fiscalização das ações e serviços de saúde.
B) O Conselho de Saúde não deve atuar na formulação e controle da execução da política de saúde, incluindo seus aspectos econômicos, financeiros e de gerência técnico-administrativa.
C) As Constituições Municipais estabelecem em seus textos, como instrumento de participação da comunidade, os Conselhos Estaduais de Saúde.
D) O Conselho de Saúde não deve traçar diretrizes de elaboração e aprovar os planos de saúde, de acordo com as diversas realidades epidemiológicas e a capacidade organizacional dos serviços.
E) O governo estadual criou o Conselho Nacional de Saúde e definiu suas competências, atribuições e composição como entidades representativas dos usuários, dos trabalhadores de saúde, representantes do governo e dos prestadores de serviços.

Sobre o recurso financeiro para a Vigilância Sanitária, é correta a seguinte afirmação:
A) A Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013, visa o enfraquecimento do processo de descentralização, a execução das ações de vigilância sanitária e a qualificação das análises laboratoriais de interesse para a vigilância sanitária.
B) A Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013, não prevê nenhum reajuste para os recursos financeiros da vigilância sanitária.
C) A Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013, estabelece que o reajuste financeiro só pode ocorrer a cada triênio, e não anualmente.
D) A Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013, estabelece que o reajuste financeiro de acordo com o número de nascimentos no país.
E) A Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013, regulamentou as responsabilidades, além de definir as diretrizes para execução e financiamento das ações de Vigilância em Saúde pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Sobre o direito do consumidor e a vigilância sanitária, podemos afirmar que:
A) As propagandas não são regulamentadas pelo código do consumidor e nem pela vigilância sanitária.
B) As normas impostas pelo Código de Defesa do Consumidor não obrigaram as empresas a adotar uma série de medidas para dar mais segurança ao consumidor.
C) A Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, é sobre o Código de Defesa do Consumidor.
D) O controle de propagandas é apenas para medicamentos, não havendo nenhuma restrição para o público infantil.
E) Não é obrigatório colocar informações padronizadas nos rótulos, isso foi regulamentado pela vigilância sanitária.

A história da vigilância sanitária no Brasil teve início com a vinda da Família Real para o Brasil e a sua inserção na rota internacional do comércio. Sobre a história da vigilância sanitária podemos afirmar que:
A) O Ministério da Saúde, em 1940, instituiu o Código Nacional de Saúde para atuar na fiscalização dos alimentos, da indústria e do comércio.
B) Em 1876 foi instituída a Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária, sendo formada pela fusão do Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina e Farmácia e do Serviço de Saúde dos Portos.
C) Nas décadas de 30 a 45, ocorreu um crescimento na indústria farmacêutica, indústria química e indústria de agrotóxicos, sendo resultado impulsionado pela II Guerra Mundial.
D) Nas décadas de 30 a 45, houve um decréscimo na indústria farmacêutica, indústria química e indústria de agrotóxicos, sendo resultado impulsionado pela II Guerra Mundial.
E) O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, no ano de 1881.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) foi instituída pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro 1999, como uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal. Acerca da ANVISA, assinale a opção incorreta.
A) A ANVISA é responsável por conceder ou cancelar registro de produtos e autorizações de funcionamento de empresas que atuam em atividades que são de interesse à saúde.
B) Quando as empresas desejam inserir algum produto no mercado elas precisam de obter o registro da ANVISA que irá atestar que ele está dentro das normas.
C) As ações da ANVISA têm como função a promoção e a proteção da saúde da população brasileira.
D) É opcional que o registro dos produtos esteja presente no rótulo ou na embalagem, indicando que ele está autorizado para a comercialização.
E) A ANVISA visa intervir nos problemas sanitários que possam ser decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços que tem interesses à saúde.

A vigilância em saúde é subdivida em quatro vigilâncias, são elas:
A) A vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância ambiental e a vigilância da saúde do trabalhador.
B) A vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância ambiental e a vigilância da saúde do trabalhador rural.
C) A vigilância imunológica, vigilância sanitária, vigilância ambiental e a vigilância da saúde do trabalhador.
D) A vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância ambiental e a vigilância da saúde do idoso.
E) A vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância social e a vigilância da saúde do trabalhador.

Em 2013 foi publicada a Portaria GM/MS nº 1.378, de 09 de julho de 2013, que estabeleceu que as ações de Vigilância em Saúde abrangem toda a população brasileira. São ações da Vigilância em Saúde, exceto:
A) A vigilância sanitária dos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos, serviços e tecnologias de interesse à saúde.
B) A vigilância das doenças crônicas não transmissíveis, dos acidentes e violências.
C) A vigilância da saúde da criança e do adolescente.
D) A vigilância, prevenção e controle das doenças transmissíveis.
E) A vigilância de populações expostas a riscos ambientais em saúde.

Sobre a história da vigilância sanitária no Brasil, podemos afirmar que:
A) A vigilância sanitária no Brasil, inicialmente, só tinha como objetivo o controle de epidemiologias no país, sem fins comerciais.
B) A primeira iniciativa de vigilância sanitária no Brasil ocorreu após a chegada da família Real no Brasil devido a inserção do país na rota comercial internacional.
C) A iniciativa de instituir a vigilância sanitária no Brasil seguiu o modelo europeu para a sua instituição.
D) Após o Brasil tornar-se República, iniciou-se as primeiras iniciativas de instituição da vigilância sanitária.
E) Somente na década de 90, após a instituição do Sistema Único de Saúde, aconteceram as primeiras iniciativas de instituir a vigilância sanitária.

Compostos Quaternários de Amônio (CQA) são compostos catiônicos, tensoativos, que apresentam pouca atividade como os detergentes, mas tem bom resultado na atividade de germicida. Assinale a alternativa incorreta referente ao CQA.
A) Estáveis a mudança de temperatura.
B) Solúveis em água e boa penetração.
C) Não tóxicos.
D) Não irritantes para pele.
E) Insolúveis em água.

É importante um tempo de contato entre os resíduos e os sanitizantes, para que ocorram as reações químicas. Quanto maior o tempo de contato, maior o efeito da higienização. De modo geral, a limpeza e a desinfecção podem ser baseadas em 4 etapas, na seguinte ordem:
A) Pré-lavagem; limpeza com detergentes; desinfecção; enxague.
B) Limpeza com detergentes; enxague; desinfecção; pré-lavagem.
C) Limpeza com detergentes; desinfecção; enxague; pré-lavagem.
D) Limpeza com detergentes; pré-lavagem; enxague; desinfecção.
E) Pré-lavagem; limpeza com detergentes; enxague; desinfecção.

Em relação ao uso de máscara, luvas e proteção para o cabelo, assinale a alternativa correta.
A) Para manipulação do alimento o uso de touca é obrigatório.
B) O uso da máscara está regulamentado pela legislação sanitária federal.
C) Para manipulação do alimento o uso de touca não é obrigatório.
D) O uso da máscara só é preciso se o funcionário estiver gripado.
E) O uso de luvas, dispensa o manipulador da obrigação de lavar as mãos.

Existem três tipos de detergentes: os alcalinos, os ácidos e os tensoativos. O detergente alcalino remove tipos de sujidades por emulsificação, peptização e saponificação. Assinale a alternativa que se refere ao detergente alcalino:
A) Lático.
B) Tartárico.
C) Levulínico.
D) Hidróxido de potássio.
E) Cítrico.

No ambiente de trabalho também devemos estabelecer condições adequadas de higiene, tomar sempre as medidas necessárias para mantermos o ambiente limpo, seguro e saudável. Segue abaixo as medidas que devem ser tomadas, exceto:
A) As áreas da cozinha devem ser livres de restos de alimentos.
B) Latas de lixo, sem tampas, limpas e próximas dos alimentos, a fim de evitar o acesso a insetos.
C) Depois de cada refeição deve limpar as superfícies usadas no preparo do alimento.
D) Refrigeradores devem ser limpos a cada 15 dias.
E) Janelas e portas, devem ser limpas a cada 30 dias.

Uma higienização eficiente (HE), é o resultado da inter-relação: HE= Energia química x Energia mecânica x Energia térmica x Tempo. Assinale a alternativa correta, referente a energia química:
A) A Energia química são ações de agentes ácidos ou alcalinos ou agentes sanificantes, que eliminam substâncias minerais, orgânicas e microrganismos.
B) A Energia química é o contato entre patógenos, esfregando contra as superfícies, ou seja, limpeza manual.
C) A Energia química quanto maior a temperatura das soluções, maior a eficiência da higienização.
D) A Energia química utiliza o processo cleaning in place (CIP), equipamentos tubulares, com uma vazão mais elevada, com uma turbulência melhor e remoção mecânica da sujidade.
E) A Energia química é o contato entre os resíduos e os microrganismos utilizando agentes de higienização, esfregando contra as superfícies, ou seja, limpeza manual.

A higienização visa diminuir ou eliminar a contaminação, diminuindo a probabilidade da transmissão de agentes patógenos. Com isso, temos duas divisões distintas: limpeza e desinfecção. Assinale a alternativa correta referente a estas duas divisões.
A) Limpeza, é a remoção de resíduos orgânicos e minerais, como sais minerais, gorduras e patógenos.
B) Limpeza, elimina micro-organismos patogênicos e também reduz números de saprófitas ou alteradores às quantidades significantes, levando ao nível de segurança.
C) Limpeza, é a remoção de resíduos orgânicos e minerais, como sais minerais, bactérias e esporos.
D) Limpeza, é a remoção de resíduos orgânicos e minerais, como sais minerais, gorduras e saprófitas.
E) Desinfecção, elimina micro-organismos patogênicos e também reduz números de saprófitas ou alteradores às quantidades significantes, levando ao nível de segurança.

Os compostos de iodo são utilizados como desinfetantes, e possuem diversas formas. Devido à baixa solubilidade do composto de iodo com a água, é usual a mistura ser feita do iodo com um agente______________. Assinale a alternativa que preencherá a lacuna corretamente.
A) Tensoativo não iônico.
B) Ácido Peracético.
C) Ácido iônico.
D) Peróxido de Hidrogênio.
E) Água.

Os compostos clorados orgânicos são estabilizados, ou seja, possuem a grande vantagem na sua dissociação de liberar o ácido cianúrico, do qual ocorre a estabilização do cloro na água. O Dicloro possui as seguintes características:
A) O dicloro é um pó branco, que altera o pH da água, ele dissolve rapidamente. Baixo consumo, fácil manuseio e em sua composição não possui cálcio.
B) O dicloro é um pó branco, que não altera o pH da água, ele dissolve rapidamente. Baixo consumo, fácil manuseio e em sua composição não possui cálcio.
C) O dicloro é um pó escuro, que não altera o pH da água, ele dissolve rapidamente. Baixo consumo, fácil manuseio e em sua composição não possui cálcio.
D) O dicloro é um pó branco, que não altera o pH da água, ele dissolve rapidamente. Alto consumo, difícil manuseio e em sua composição não possui cálcio.
E) O dicloro é um pó branco, que não altera o pH da água, ele não dissolve. Baixo consumo, fácil manuseio e em sua composição não possui cálcio.

Staphylococcus aureus é uma bactéria que pode provocar diversos tipos de patologias, sendo a patologia ______________, ocorre devido alimento contaminado, sendo comum em presunto e carnes com sal. Esta patologia é denominada em:
A) Osteomielite.
B) Gastroenterite estafilocócica.
C) Impetigo.
D) Síndrome do choque tóxico.
E) Foliculite.

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE AUTOAPRENDIZAGEM – 1
1) Sobre as esferas Federal, Estadual e Municipal, em relação a vigilância, podemos afirmar 
que: 
 A) O componente municipal do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, é formado pela 
vigilância sanitária das secretarias estaduais de saúde e algumas autarquias especiais nos 
estados do Amazonas, Paraíba, Pernambuco e Rondônia.
B) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é uma instância municipal que constitui uma 
autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde.
C) Todos os municípios precisam de ter a vigilância sanitária estruturada. 
D) Os municípios que não têm a vigilância sanitária estruturada podem recorrer a instância 
federal para auxiliá-la.
E) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é uma instância federal que constitui uma 
autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde.
2) Sobre o controle social na vigilância sanitária, podemos afirmar que: 
 A) A Constituição Federal de 1988 e a Lei Federal nº 8.080 estabelecem como atribuição 
comum à União, Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios a definição de instâncias e 
mecanismos de controle, avaliação e fiscalização das ações e serviços de saúde.
 B) O Conselho de Saúde não deve atuar na formulação e controle da execução da política de 
saúde, incluindo seus aspectos econômicos, financeiros e de gerência técnico-administrativa.
 C) As Constituições Municipais estabelecem em seus textos, como instrumento de 
participação da comunidade, os Conselhos Estaduais de Saúde.
 D) O Conselho de Saúde não deve traçar diretrizes de elaboração e aprovar os planos de 
saúde, de acordo com as diversas realidades epidemiológicas e a capacidade organizacional 
dos serviços.
 E) O governo estadual criou o Conselho Nacional de Saúde e definiu suas competências, 
atribuições e composição como entidades representativas dos usuários, dos trabalhadores de 
saúde, representantes do governo e dos prestadores de serviços.
3) Sobre o recurso financeiro para a Vigilância Sanitária, é correta a seguinte afirmação: 
A) A Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013, visa o enfraquecimento do processo de 
descentralização, a execução das ações de vigilância sanitária e a qualificação das análises 
laboratoriais de interesse para a vigilância sanitária
B) A Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013, não prevê nenhum reajuste para os recursos 
financeiros da vigilância sanitária.
C) A Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013, estabelece que o reajuste financeiro só pode 
ocorrer a cada triênio, e não anualmente. 
D) A Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013, estabelece que o reajuste financeiro de acordo 
com o número de nascimentos no país. 
E) A Portaria nº 1.378, de 9 de julho de 2013, regulamentou as responsabilidades, além de 
definir as diretrizes para execução e financiamento das ações de Vigilância em Saúde pela 
União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
4) Sobre o direito do consumidor e a vigilância sanitária, podemos afirmar que: 
A) As propagandas não são regulamentadas pelo código do consumidor e nem pela vigilância 
sanitária. 
B) As normas impostas pelo Código de Defesa do Consumidor não obrigaram as empresas a 
adotar uma série de medidas para dar mais segurança ao consumidor.
 C) A Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, é sobre o Código de Defesa do Consumidor.
D) O controle de propagandas é apenas para medicamentos, não havendo nenhuma restrição 
para o público infantil.
E) Não é obrigatório colocar informações padronizadas nos rótulos, isso foi regulamentado 
pela vigilância sanitária. 
5) A história da vigilância sanitária no Brasil teve início com a vinda da Família Real para o 
Brasil e a sua inserção na rota internacional do comércio. Sobre a história da vigilância 
sanitária podemos afirmar que:
 A) O Ministério da Saúde, em 1940, instituiu o Código Nacional de Saúde para atuar na 
fiscalização dos alimentos, da indústria e do comércio. 
B) Em 1876 foi instituída a Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária, sendo formada pela 
fusão do Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina e Farmácia e do Serviço de Saúde dos 
Portos.
C) Nas décadas de 30 a 45, ocorreu um crescimento na indústria farmacêutica, indústria 
química e indústria de agrotóxicos, sendo resultado impulsionado pela II Guerra Mundial.
D) Nas décadas de 30 a 45, houve um decréscimo na indústria farmacêutica, indústria 
química e indústria de agrotóxicos, sendo resultado impulsionado pela II Guerra Mundial.
E) OInstituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, no ano de 1881.
6) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVIS foi instituída pela Lei nº 9.782, de 26 de
janeiro 1999, como uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito 
Federal. Acerca da ANVISA, assinale a opção incorreta.
A) A ANVISA é responsável por conceder ou cancelar registro de produtos e autorizações de 
funcionamento de empresas que atuam em atividades que são de interesse à saúde.
B) Quando as empresas desejam inserir algum produto no mercado elas precisam de obter o 
registro da ANVISA que irá atestar que ele está dentro das normas.
C) As ações da ANVISA têm como função a promoção e a proteção da saúde da população 
brasileira. 
D) É opcional que o registro dos produtos esteja presente no rótulo ou na embalagem, 
indicando que ele está autorizado para a comercialização.
E) A ANVISA visa intervir nos problemas sanitários que possam ser decorrentes do meio 
ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços que tem interesses à 
saúde.
7) Sobre as vigilâncias podemos afirmar que: 
A) A vigilância sanitária tem como finalidade promover a proteção da saúde da população 
brasileira, atuando no controle sanitário desde a produção e consumo de produtos, bem como 
de serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos 
insumos e das tecnologias relacionados. 
B) Avigilância da saúde do trabalhador tem suas ações focadas em fatores não biológicos 
relacionados ao meio ambiente. 
C) A vigilância sanitária atua na coleta e processamento de dados referentes à saúde, 
divulgação das análises e interpretação dos dados processados.
D) A vigilância epidemiológica tem papel fundamental nas ações que visam eliminar, diminuir 
ou prevenir qualquer risco à saúde.
E) A vigilância ambiental é focada na saúde do indivíduo, de acordo com o seu tipo de 
atividade laboral.
8) A vigilância em saúde é subdivida em quatro vigilâncias, são elas: 
A) A vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância ambiental e a vigilância da 
saúde do trabalhador.
B) A vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância ambiental e a vigilância da 
saúde do trabalhador rural.
C) A vigilância imunológica, vigilância sanitária, vigilância ambiental e a vigilância da saúde 
do trabalhador.
D) A vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância ambiental e a vigilância da 
saúde do idoso.
E) A vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância social e a vigilância da saúde do 
trabalhador.
9) Em 2013 foi pulicada a Portaria GM/MS nº 1.378, de 09 de julho de 2013, que estabeleceu 
que as ações de Vigilância em Saúde abrangem toda a população brasileira. São ações da 
Vigilância em Saúde, exceto:
A) A vigilância sanitária dos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos, serviços e 
tecnologias de interesse a saúde.
B) A vigilância das doenças crônicas não transmissíveis, dos acidentes e violências.
C) A vigilância da saúde da criança e do adolescente.
D) A vigilância, prevenção e controle das doenças transmissíveis.
E) A vigilância de populações expostas a riscos ambientais em saúde.
10) Sobre a história da vigilância sanitária no Brasil, podemos afirmar que: 
A) A vigilância sanitária no Brasil, inicialmente, só tinha como objetivo o controle de 
epidemiologias no país, sem fins comerciais.
B) A primeira iniciativa de vigilância sanitária no Brasil ocorreu após a chegada da famíliaReal no Brasil devido a inserção do país na rota comercial internacional. 
C) A iniciativa de instituir a vigilância sanitária no Brasil seguiu o modelo europeu para a sua 
instituição. 
D) Aapós o Brasil tornar-se República, iniciou-se as primeiras iniciativas de instituição da 
vigilância sanitária. 
E) Somente na década de 90, após a instituição do Sistema Único de Saúde, aconteceu as 
primeiras inciativas de instituir a vigilância sanitária. 
ATIVIDADE DE AUTOAPRENDIZAGEM – 2
1) Compostos Quaternários de Amônio (CQA) são compostos catiônicos, tensoativos, que 
apresentam pouca atividade como os detergentes, mas tem bom resultado na atividade de 
germicida. Assinale a alternativa incorreta referente ao CQA.
A) Estáveis a mudança de temperatura.
B) Solúveis em água e boa penetração.
C) Não tóxicos.
D) Não irritantes para pele.
E) Insolúveis em água.
2) A palavra Higiene, vem do grego hygeinos, que significa:
A) O que é clean.
B) O que é esterilizado.
C) O que é saudável.
D) O que é higiênico.
E) O que é limpo.
3) É importante um tempo de contato entre os resíduos e os sanitizantes, para que ocorram as 
reações químicas. Quanto maior o tempo de contato, maior o efeito da higienização. De modo 
geral, a limpeza e a desinfecção podem ser baseadas em 4 etapas, na seguinte ordem:
A) Pré-lavagem; limpeza com detergentes; desinfecção; enxague.
B) Limpeza com detergentes; enxague; desinfecção; pré-lavagem.
C) Limpeza com detergentes; desinfecção; enxague; pré-lavagem.
D) Limpeza com detergentes; pré-lavagem; enxague; desinfecção.
E) Pré-lavagem; limpeza com detergentes; enxague; desinfecção.
4) Em relação ao uso de máscara, luvas e proteção para o cabelo, assinale a alternativa 
correta.
A) Para manipulação do alimento o uso de touca é obrigatório.
B) O uso da máscara está regulamentado pela legislação sanitária federal.
C) Para manipulação do alimento o uso de touca não é obrigatório.
D) O uso da máscara só é preciso se o funcionário estiver gripado
E) O uso de luvas, dispensa o manipulador da obrigação de lavar as mãos.
5) Existem três tipos de detergentes: os alcalinos, os ácidos e os tensoativos. O detergente 
alcalino remove tipos de sujidades por emulsificação, peptização e saponificação. Assinale a 
alternativa que se refere ao detergente alcalino:
A) Lático.
B) Tartárico.
C) Levulínico
D) Hidróxido de potássio. 
E) Cítrico.
6) No ambiente de trabalho também devemos estabelecer condições adequadas de higiene, 
tomar sempre as medidas necessárias para mantermos o ambiente limpo, seguro e saudável. 
Segue abaixo as medidas que devem ser tomadas, exceto:
A) As áreas da cozinha devem ser livres de restos de alimentos.
B) Latas de lixo, sem tampas, limpas e próximas dos alimentos, a fim de evitar o acesso a 
insetos.
C) Depois de cada refeição deve limpar as superfícies usadas no preparo do alimento.
D) Refrigeradores devem ser limpos a cada 15 dias.
E) Janelas e portas, devem ser limpas a cada 30 dias.
7) Uma higienização eficiente (HE), é o resultado da inter-relação: HE= Energia química x 
Energia mecânica x Energia térmica x Tempo. Assinale a alternativa correta, referente a 
energia química:
A) A Energia química são ações de agentes ácidos ou alcalinos ou agentes sanificantes, que 
eliminam substâncias minerais, orgânicas e microrganismos.
B) A Energia química é o contato entre patógenos, esfregando contra as superfícies, ou seja, 
limpeza manual.
C) A Energia química quanto maior a temperatura das soluções, maior a eficiência da 
higienização.
D) A Energia química utiliza o processo cleaning in place (CIP), equipamentos tubulares, com 
uma vazão mais elevada, com uma turbulência melhor e remoção mecânica da sujidade.
E) A Energia química é o contato entre os resíduos e os microrganismos utilizando agentes de 
higienização, esfregando contra as superfícies, ou seja, limpeza manual.
8) A higienização visa diminuir ou eliminar a contaminação, diminuindo a probabilidade da 
transmissão de agentes patógenos. Com isso, temos duas divisões distintas: limpeza e 
desinfecção. Assinale a alternativa correta referente a estas duas divisões.
A) Limpeza, é a remoção de resíduos orgânicos e minerais, como sais minerais, gorduras e 
patógenos.
B) Limpeza, elimina micro-organismos patogênicos e também reduz números de saprófitas ou
alteradores às quantidades significantes, levando ao nível de segurança.
C) Limpeza, é a remoção de resíduos orgânicos e minerais, como sais minerais, bactérias e 
esporos.
D) Limpeza, é a remoção de resíduos orgânicos e minerais, como sais minerais, gorduras e 
saprófitas.
E) Desinfecção, elimina micro-organismos patogênicos e também reduz números de saprófitas
ou alteradores às quantidades significantes, levando ao nível de segurança.
9) Os compostos de iodo são utilizados como desinfetantes, e possuem diversas formas. Devido
à baixa solubilidade do composto de iodo com a água, é usual a mistura ser feita do iodo com 
um agente______________. Assinale a alternativa que preencherá a lacuna corretamente.
A) Tensoativo não iônico.
B) Ácido Peracético.
C) Ácido iônico.
D) Peróxido de Hidrogênio.
E) Água.
10) Os compostos clorados orgânicos são estabilizados, ou seja, possuem a grande vantagem 
na sua dissociação de liberar o ácido cianúrico, do qual ocorre a estabilização do cloro na 
água. O Dicloro possui as seguintes características:
A) O dicloro é um pó branco, que altera o pH da água, ele dissolve rapidamente. Baixo 
consumo, fácil manuseio e em sua composição não possui cálcio.
B) O dicloro é um pó branco, que não altera o pH da água, ele dissolve rapidamente. Baixo 
consumo, fácil manuseio e em sua composição não possui cálcio.
C) O dicloro é um pó escuro, que não altera o pH da água, ele dissolve rapidamente. Baixo 
consumo, fácil manuseio e em sua composição não possui cálcio. 
D) O dicloro é um pó branco, que não altera o pH da água, ele dissolve rapidamente. Alto 
consumo, difícil manuseio e em sua composição não possui cálcio.
E) O dicloro é um pó branco, que não altera o pH da água, ele não dissolve. Baixo consumo, 
fácil manuseio e em sua composição não possui cálcio.
ATIVIDADE DE AUTOAPRENDIZAGEM – 3
1) Os Staphylococcus aureus são________, _________ ao exame microscópio consegue 
visualizar na forma de _________ aparecendo aos pares, cadeias duplas ou em cachos 
agrupados (parecendo cachos de uvas).
A) Gram-negativo; aeróbios; esferas (cocos).
B) Gram-negativos; anaeróbios; esferas (cocos).
C) Gram-positivos; aeróbios; esferas (cocos).
D) Gram-positivos; anaeróbios; esferas (cocos).
E) Gram-positivos; aeróbios; bacilos.
2) Após o diagnóstico da contaminação com a bactéria Staphylococcus aureus, o principal 
tratamento é:
A) Receber bastante líquido; (caso tenha uma grande perda fazer via intravenosa); 
antiemético (controlar náuseas e vômitos).
B) Receber Ioperamida; (caso tenha uma grande perda fazer via intravenosa); antiemético 
(controlar náuseas e vômitos).
C) Receber pouco líquido; (caso tenha uma grande perda fazer via intravenosa); antiemético 
(controlar náuseas e vômitos).
D) Receber bastante líquido; (caso tenha uma grande perda fazer via intravenosa); analgésico 
(controlar náuseas e vômitos).
E) Receber antibiótico (caso tenha uma grande perda fazer via intravenosa); antiemético 
(controlar náuseas e vômitos).
3) Após a ingestão do alimento contaminado por Clostridium perfringens, células vegetativas, 
elas atravessam o(a)____________, segue até o ____________, onde se multiplicam, esporulam
e também liberam a enterotoxina.
A) Sistema nervoso, neurônio
B) Sistema muscular, citoplasma.
C) Sistema respiratório; pulmão.
D) Barreira gástrica (ácido clorídrico secretado pelo estômago); intestino delgado.
E) Sistema circulatório; coração.
4) O Clostridium Botulinum é um tipo de bactéria que causa intoxicação alimentar, conhecido
como botulismo, de evolução aguda e extremamente grave. Ele é caracterizado por causar 
alterações dos distúrbios digestivos e _________, devidoao contato por alimentos enlatados, 
embutidos, sendo de origem vegetal ou animal, do qual não são esterilizados ou conservados 
com pH ________ a 4,6.
A) Neurológicos; superior.
B) Imunológico; superior.
C) Respiratório; inferior.
D) Neurológicos; inferior.
E) Circulatório; superior.
5) Staphylococcus aureus é uma bactéria que pode provocar diversos tipos de patologias, 
sendo a patologia ______________, ocorre devido alimento contaminado, sendo comum em 
presunto e carnes com sal. Esta patologia é denominada em:
A) Osteomielite.
B) Gastroenterite estafilocócica.
C) Impetigo.
D) Síndrome do choque tóxico
E) Foliculite.
6) Para o controle e a prevenção da contaminação da bactéria Bacillus cereus, são necessários 
certos tipos de controles, exceto:
A) Se fizer o resfriamento deve ser rápido
B) Alimentos cozidos preferencialmente por vapor sob pressão, grelhados, assados, fritos.
C) Fazer o cozimento em temperatura acima de 100ºC.
D) Se caso conservar sobre o calor, manter acima de 40ºC.
E) Consumir em temperatura quente e aquecer em temperatura suficiente para a eliminação 
da contaminação.
7) O Botulismo se divide em três tipos, sendo __________ é intoxicação por alimentos 
contaminados que possui neurotoxinas, o ____________é uma doença infecciosas devido a 
proliferação e posterior liberação das toxinas em lesões infectadas e o _____________é uma 
doença infecciosa pela ingestão de esporos, no intestino de crianças com menos de um ano de 
idade, ocorrendo a germinação, multiplicação e toxigênese.
A) Botulismo clássico; Botulismo de lesões; Botulismo infantil.
B) Botulismo de lesões; Botulismo infantil; Botulismo clássico.
C) Botulismo de lesões; Botulismo clássico; Botulismo infantil.
D) Botulismo arcaico; Botulismo de lesões; Botulismo infantil.
E) Botulismo clássico; Botulismo de adulto; Botulismo infantil.
8) O Bacillus Cereus é uma bactéria beta-hemolítica, __________, no formato cilíndrico 
endêmica, que vive no solo, sendo considerados contaminantes inofensivos, mas tem algumas 
espécies que são produtoras de toxinas. Esta espécie possui dois tipos distintos de doenças, que
são transmitidas pelo alimento: ___________ que induz o vômito e a _____________.
A) Gram-positiva; síndrome diarreica; doença emética.
B) Gram-negativa; síndrome emética; doença diarreica.
C) Gram-positiva; síndrome emética; síndrome do arroz frito.
D) Gram-positiva e negativa; síndrome emética; doença diarreica.
E) Gram-positiva; síndrome emética; doença diarreica.
9) As bactérias patogênicas são as que causam, doenças transmitidas por alimentos (DTA), 
conhecidos como microrganismos intoxicantes e infecciosos, assinale a alternativa correta 
referente as intoxicações e infecções.
A) É a ingestão de uma exotoxina substância química, secretada por células microbianas no 
seu processo de multiplicação, no alimento que foi ingerido. Agentes intoxicantes: Bacillus 
cereus, Staphylococcus aureus e Clostridium botulinum.
B) É a ingestão de uma exotoxina substância química, secretada por células microbianas no 
seu processo de multiplicação, no alimento que foi ingerido. Agentes intoxicantes: Salmonella.
C) É a ingestão de células microbianas intactas, em um alimento.
D) Agentes intoxicantes: Salmonella, Compylobacter.
E) É a ingestão de células microbianas intactas, em um alimento, do qual continuam no 
intestino com o processo de desenvolvimento. Agentes infecciosos: Bacillus cereus, 
Staphylococcus aureus e Clostridium botulinum.
10) Staphylococcus aureus, é uma bactéria que pode provocar diversos tipos de patologias, 
sendo a patologia ______________________, devido a bactéria ser produtor de toxina 
esfoliativa, causando aparecimento de eritemas (vermelhidão na pele).
A) Síndrome de pele escaldada estafilocócica.
B) Gastroenterite estafilocócica
C) Osteomielite.
D) Foliculite.
E) Impetigo
ATIVIDADE DE AUTOAPRENDIZAGEM – 4
1) Os cistos da Amebíase são resistentes à destruição do meio externo e predominam nas fezes,
podendo se disseminar por diversos meios, exceto:
A) Fecal – oral, com cisto maduro;
B) Água fervida na temperatura de 100ºC
C) Sexualmente oral-anal;
D) Por água ou alimentos contaminados por cistos da ameba;
E) Contato direto de objetos sujos ou mãos contaminadas;
2) Cisticercose Bovina seu nome popular é _____________, tendo como hospedeiro 
o____________ da forma adulta, e como hospedeiro intermediário o __________na forma de 
cisticercose.
A) Solitária; bovino; homem.
B) Protozoário; homem; bovino.
C) Solitária; homem; porco.
D) Solitária; homem; peixe
E) Solitária; homem; bovino
3) Os suínos se infectam ingerindo ovos de________, do qual, o solo está com fezes humanas 
contaminados com ovos. Devido a isso, os ovos eclodem penetram na parede intestinal e nos 
músculos desenvolvendo em __________. O homem ingere a carne deste porco__________, se 
contaminando de cisticercose.
A) Taenia solium; cisticercose; semicrua ou crua.
B) Taenia solium; ovos; cozida.
C) Taenia saginata; ovos; semicrua ou crua.
D) Taenia saginata; cisticercose; semicrua ou crua.
E) Taenia saginata; cisticercose; cozida
4) Criptosporidiase depois de ingerido os ________ Cryptosporidium, chegam até o trato 
gastrointestinal, liberam os __________que por sua vez transformam em ________,que se 
reproduzem, multiplicam em oocistos.
A) Oocistos, trofozoítos, trofozoítos.
B) Oocistos, oocistos, trofozoítos.
C) Oocistos, esporozoítas, trofozoítos.
D) Trofozoítos, esporozoítas, trofozoítos.
E) Esporozoítas, esporozoítas, trofozoítos.
5) Anisaquíase, também conhecido como Anisakiose, nome utilizado desta parasitose no trato 
gastrointestinal do homem. Esta patologia é causada devido a ingestão de:
A) Água contaminada.
B) Frutos do mar, peixes mal-cozidos ou crus, frutas e verduras.
C) Utilização das fezes como adubo.
D) Em plantações de verduras, de vegetais, sendo a irrigação feitas por águas contaminadas.
E) Frutos do mar, de peixes mal-cozidos ou crus, com larvas de nematódes da família 
Anisakinae.
6) A Entamoeba histolytica é um protozoário anaeróbio parasita pertencente ao grupo 
Entamoeba. Possui três tipos de espécies indistinguíveis, que consegue observar as suas 
diferenças por técnicas moleculares. Sendo o(s) tipo(s) que tem a certeza da patogenicidade:
A) E. díspar e E. moshkovskii
B) E. dispar
C) E. histolytica e E. dispar
D) E. moshkovskii e E.dispar
E) E. histolytica
7) Os Trofozoítos de Giárdia, prendem-se firmes na mucosa duodenal e ao jejuno proximal e 
se multiplicam por divisões binárias. Alguns parasitas são disseminados pela via fecal-oral, em
forma de ___________.
A) Trofozoítas sexuada.
B) Trofozoítas.
C) Cistos resistentes.
D) Trofozoitas assexuada.
E) Cistos não resistentes.
8) Infecção causada por larvas da Taenia solium, popularmente conhecida como solitária, que 
afeta os músculos, tecidos, podendo também afetar o cérebro. A_____________, conhecida 
como tênia do boi, e a ______________, conhecida como tênia do porco, são parasitos, que tem
o ____________como único hospedeiro em sua fase adulta. Sendo os dois tipos de Taenia 
terem o nome popularmente de “Solitárias”.
A) Taenia solim; Taenia saginata; homem.
B) Taenia solium; Taenia solium; homem.
C) Taenia saginata; Taenia saginata; porco.
D) Taenia saginata; Taenia solium; porco.
E) Taenia saginata; Taenia solium; homem.
9) Uma doença parasitária, do qual é causada pelo parasita Toxoplasma gondii. Sendo o ciclo 
de vida do Toxoplasma gondii, no momento que este parasita ao chegar no estômago e no 
intestino delgado, do ________; a parede do cisto é quebrada pela enzima_________, com isso,
o parasito é liberado do cisto, ocorrendo a penetração das células da mucosa intestinal 
(enterócitos) do animal, ocorrendo a replicação __________, resultando em várias gerações de
toxoplasma (taquizoítos).
A) Homem; proteolítica; assexuada
B) Gato; proteolítica; assexuada
C) Homem; proteolítica; sexuada
D) Gato; amilase; assexuada
E) Gato; proteolítica; sexuada
10) Acontaminação por ___________, pode ocorrer pela ingestão de alimentos ou água 
contaminados com os oocistos esporulados, podendo estar em fezes de gato, carnes 
malpassadas ou cruas (principalmente de carneiro e porco). O ciclo ocorre no momento que 
gatos ou outros felinos, ingerem cistos presentes em carnes porco, bovino, ratos contaminados.
A contaminação é por:
A) Toxoplasmose gondii.
B) Doença de Chagas.
C) Entamoeba Histolytica.
D) Giardíade.
E) Ciclosporíase.

Mais conteúdos dessa disciplina