Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A avaliação ortopédica é também realizada por profissionais podólogos durante as análises clínicas. Exames detalhados nos ossos dos pés são feitos com o intuito de verificar a presença de alguma anomalia ou patologia presente no local, que possa causar desconforto ou sintomas mais graves.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a avaliação ortopédica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A morfofuncionalidade é uma das avaliações realizadas durante o exame, que verifica se os ossos e suas funções estão ocorrendo de forma normal.
II. ( ) Os ossos dos pés são divididos de acordo com a localização em tarso, metatarso e falanges.
III. ( ) A região do tarso fica na parte central do pé e contém apenas 5 longos ossos denominados de 1 a 5.
IV. ( ) As falanges abrangem os ossos dos dedos e são classificadas como distal, medial ou proximal, dependendo da localização específica.
V. ( ) O metatarso é a região que contém mais ossos e inclui a estrutura óssea do calcanhar.
1. V, V, F, V, F.
2. V, V, V, F, V.
3. F, F, V, V, F.
4. V, V, F, F, F.
5. F, V, F, F, V.

A avaliação neurológica é realizada inicialmente através de inspeções, palpações e testes rápidos para se verificar a ocorrência de disfunções neurais, sendo que algumas dessas metodologias são realizadas com o apoio de aparelhos ou instrumentos próprios de medição.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os exames que são realizados na avaliação neurológica, a denominação do aparelho que mede o grau de sensibilidade do paciente é:
1. parquímetro.
2. prova de Romberg.
3. diapasão 128Hz.
4. sintoma de Babinski.
5. estesiômetro.

As patologias que afetam os nervos, ou neuropatias, prejudicam a comunicação dos membros inferiores (pés) com a coluna vertebral, de forma que o corpo não sinta as alterações no nervo e também não consiga enviar mensagens para alguma atividade.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a avaliação neurológica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Na avaliação neurológica é essencial verificar as simetrias de força e de massa muscular, com o intuito de detectar atrofias e assimetrias.
II. ( ) Frequentemente, o problema encontrado nos nervos é a compressão devido a traumas ou lesões, o que gera uma dificuldade no cumprimento de suas funções neurológicas.
III. ( ) A verificação da sensibilidade tátil, analgesia, artrocinética, vibração e reflexos também é essencial para o diagnóstico de uma patologia neurológica.
IV. ( ) A hipotonia consiste no aumento da massa muscular, enquanto a hipertonia é a perda de tônus muscular devido a alguma palogogia ou disfunção corporal.
1. V, F, V, V.
2. F, F, V, F.
3. V, V, V, F.
4. F, V, F, V.
5. F, V, V, V.

Os métodos clínicos são realizados durante a inspeção geral do profissional podólogo, incluindo na análise neurológica. Além da observação e da palpação, se utilizam também aparelhos e instrumentos que fazem avaliações específicas capazes de detectar sinais de neuropatias.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os métodos de análise neurológica, podemos dizer que o sintoma de Babinski é:
1. a falta de sensibilidade em uma região do corpo.
2. a sensação de estiramento dos nervos.
3. instrumento de medição da vibração.
4. uma dor intensa e formigamento nos dedos.
5. um método de análise da sensibilidade.

Os pés constituem importantes ferramentas para o equilíbrio postural, pois são responsáveis pelo equilíbrio e suporte do corpo. Qualquer alteração no pé, patológica ou não, pode acarretar uma modificação na postura, o que compromete o restante do corpo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre disfunção postural, analise a seguir os nomes de patologias podais que causam o desequilíbrio postural e os associe com suas respectivas definições.
1) Pé plano.
2) Pé curvo.
3) Hálux valgo.
4) Pé normal.
( ) Consiste em uma patologia em que um dedo sobrepõe o outro, causando uma disfunção de forças exercidas na zona plantar.
( ) Denomina-se o pé em que a curvatura plantar é menos íngreme, sendo que quase toda a região do pé encosta no solo.
( ) Alteração do pé que tem uma curvatura maior na zona plantar, fazendo com que uma pequena região do pé encoste no solo.
( ) A morfologia do pé possui uma curvatura que não é muito íngreme, sendo que apenas uma parte não encosta no solo.
1. 4, 1, 2, 3.
2. 3, 2, 4, 1.
3. 4, 1, 3, 2.
4. 2, 4, 3, 1.
5. 3, 1, 2, 4.

Algumas das patologias de pé geram uma alteração na incidência da força plantar e, com isso, um desequilíbrio podal e consequente disfunção postural. Uma das mais comuns patologias, que acomete frequentemente idosos, apresenta uma proeminência na lateral interna do pé e uma sobreposição do primeiro dedo sobre o segundo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as patologias que causam um problema postural do corpo, a denominação da anomalia que está sendo exemplificada no texto apresentado é o(a):
1. onicocriptose.
2. hálux valgo.
3. pé plano.
4. pé curvo.
5. calosidade.

A fascite plantar consiste em uma das patologias mais comuns que acometem os pés. Apesar de ela se apresentar frequentemente de forma branda, pode-se tornar bastante complexa e causar intensas dores nos pés. Algumas disfunções, como o pé curvo e o pé equino, podem provocar a fascite plantar.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fascite plantar, pode-se afirmar que a denominação correta do pé equino é:
1. uma anomalia do pé devido à ausência de alguns ossos na sua estrutura, o que causa diferença na morfologia e no equilíbrio das forças plantares.
2. uma anomalia de pé que apresenta uma limitação na flexão dorsal do tornozelo, deixando o pé como se estivesse curvado para dentro.
3. uma disfunção nos membros inferiores que faz com que um membro seja mais curto que o outro, provocando um desequilíbrio corpóreo.
4. uma patologia originária de uma lesão e ulceração na zona plantar do pé, gerando imensas dores e incômodos para se locomover.
5. uma proeminência na lateral interna do pé devido a uma inflamação e sobreposição do dedo maior (hálux) sobre o dedo menor.

A postura correta é essencial para o funcionamento dos órgãos internos e a qualidade de vida de uma pessoa. A alteração da postura pode ter origem genética ou ser desenvolvida durante a vida. Os pés são um dos responsáveis pela correta postura.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as patologias de pé que afetam o equilíbrio postural, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O hálux valgo ou joanete é uma patologia de pé que possui uma proeminência na lateral interna do pé, ao lado do dedo hálux (maior), e uma sobreposição desse sobre o dedo lateral (dedo 2).
II. ( ) O pé plano ou chato consiste em uma alteração de pé em que o arco plantar é menor do que deveria e quase toda a região plantar do pé encosta no solo; pisada supinada.
III. ( ) O pé cavo ou curvo contém uma extensão do arco plantar e, por isso, apenas uma pequena parte da região da zona plantar atinge o solo; a pisada aqui é pronada.
IV. ( ) O alargamento do antepé, também conhecido como pé espalmado, consiste em uma anomalia que também altera a pisada plantar e pode ter origem devido à presença de hálux valgo.
1. V, F, V, V.
2. V, V, V, F.
3. F, F, V, V.
4. V, F, F, V.
5. F, V, F, V.

A avaliação postural é um dos exames realizados durante a análise clínica em consultório. O equilíbrio postural é essencial para a qualidade de vida de uma pessoa, entretanto, pode facilmente ser prejudicado devido a uma anomalia ou patologia no pé.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a avaliação postural, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A postura consiste em um conjunto das diferentes posições das articulações do corpo em um dado momento, um alinhamento com eficiências fisiológicas e biomecânicas máximas.
II. ( ) A principal função da postura é manter o corpo na posição horizontal, além de gerar forças para a execução dos movimentos dos membros inferiores e superiores.
III. ( ) Os pés são um dos principais órgãos responsáveis pela postura, pois servem de suporte ao corpo, assim como ponto de origem e distribuição de forças para o equilíbrio podal e corporal.
IV. ( ) Algumas patologias de pé causam o desequilíbrio postural por alterarem as forças que são aplicadas na zona plantar, alguns exemplos que podemos citar são as onicocriptoses e as joanetes.
1. F, V, F, V.
2. V, F, F, V.
3. V, V, F, F.
4. F, F, V, F.
5. V, F, V, V.

Na análise ortopédica também é verificada a existência de lesões ou patologias que podem estar acometendo os ossos dos pés do paciente. Algumas lesões são simples e não prejudicam a qualidade de vida da pessoa; entretanto, outras são muito incômodas e causam muitas dores.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fascite plantar, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A fascite plantar é uma patologia bastante comum que acomete a origem da fáscia na zona plantar dos pés.
II. ( ) A fascite consiste em uma inflamação que se inicia de forma aguda, mas pode se tornar crônica caso não seja contida.
III. ( ) O principal sintoma da fascite consiste em uma intensa dor que vai desde a região inferior da coluna vertebral até a zona plantar dos pés.
IV. ( ) O pé curvo, plano e o hálux valgo são anomalias do pé que podem originar a fascite plantar.
1. F, V, F, F.
2. V, V, F, F.
3. V, F, V, V.
4. F, F, V, V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A avaliação ortopédica é também realizada por profissionais podólogos durante as análises clínicas. Exames detalhados nos ossos dos pés são feitos com o intuito de verificar a presença de alguma anomalia ou patologia presente no local, que possa causar desconforto ou sintomas mais graves.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a avaliação ortopédica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A morfofuncionalidade é uma das avaliações realizadas durante o exame, que verifica se os ossos e suas funções estão ocorrendo de forma normal.
II. ( ) Os ossos dos pés são divididos de acordo com a localização em tarso, metatarso e falanges.
III. ( ) A região do tarso fica na parte central do pé e contém apenas 5 longos ossos denominados de 1 a 5.
IV. ( ) As falanges abrangem os ossos dos dedos e são classificadas como distal, medial ou proximal, dependendo da localização específica.
V. ( ) O metatarso é a região que contém mais ossos e inclui a estrutura óssea do calcanhar.
1. V, V, F, V, F.
2. V, V, V, F, V.
3. F, F, V, V, F.
4. V, V, F, F, F.
5. F, V, F, F, V.

A avaliação neurológica é realizada inicialmente através de inspeções, palpações e testes rápidos para se verificar a ocorrência de disfunções neurais, sendo que algumas dessas metodologias são realizadas com o apoio de aparelhos ou instrumentos próprios de medição.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os exames que são realizados na avaliação neurológica, a denominação do aparelho que mede o grau de sensibilidade do paciente é:
1. parquímetro.
2. prova de Romberg.
3. diapasão 128Hz.
4. sintoma de Babinski.
5. estesiômetro.

As patologias que afetam os nervos, ou neuropatias, prejudicam a comunicação dos membros inferiores (pés) com a coluna vertebral, de forma que o corpo não sinta as alterações no nervo e também não consiga enviar mensagens para alguma atividade.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a avaliação neurológica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Na avaliação neurológica é essencial verificar as simetrias de força e de massa muscular, com o intuito de detectar atrofias e assimetrias.
II. ( ) Frequentemente, o problema encontrado nos nervos é a compressão devido a traumas ou lesões, o que gera uma dificuldade no cumprimento de suas funções neurológicas.
III. ( ) A verificação da sensibilidade tátil, analgesia, artrocinética, vibração e reflexos também é essencial para o diagnóstico de uma patologia neurológica.
IV. ( ) A hipotonia consiste no aumento da massa muscular, enquanto a hipertonia é a perda de tônus muscular devido a alguma palogogia ou disfunção corporal.
1. V, F, V, V.
2. F, F, V, F.
3. V, V, V, F.
4. F, V, F, V.
5. F, V, V, V.

Os métodos clínicos são realizados durante a inspeção geral do profissional podólogo, incluindo na análise neurológica. Além da observação e da palpação, se utilizam também aparelhos e instrumentos que fazem avaliações específicas capazes de detectar sinais de neuropatias.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os métodos de análise neurológica, podemos dizer que o sintoma de Babinski é:
1. a falta de sensibilidade em uma região do corpo.
2. a sensação de estiramento dos nervos.
3. instrumento de medição da vibração.
4. uma dor intensa e formigamento nos dedos.
5. um método de análise da sensibilidade.

Os pés constituem importantes ferramentas para o equilíbrio postural, pois são responsáveis pelo equilíbrio e suporte do corpo. Qualquer alteração no pé, patológica ou não, pode acarretar uma modificação na postura, o que compromete o restante do corpo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre disfunção postural, analise a seguir os nomes de patologias podais que causam o desequilíbrio postural e os associe com suas respectivas definições.
1) Pé plano.
2) Pé curvo.
3) Hálux valgo.
4) Pé normal.
( ) Consiste em uma patologia em que um dedo sobrepõe o outro, causando uma disfunção de forças exercidas na zona plantar.
( ) Denomina-se o pé em que a curvatura plantar é menos íngreme, sendo que quase toda a região do pé encosta no solo.
( ) Alteração do pé que tem uma curvatura maior na zona plantar, fazendo com que uma pequena região do pé encoste no solo.
( ) A morfologia do pé possui uma curvatura que não é muito íngreme, sendo que apenas uma parte não encosta no solo.
1. 4, 1, 2, 3.
2. 3, 2, 4, 1.
3. 4, 1, 3, 2.
4. 2, 4, 3, 1.
5. 3, 1, 2, 4.

Algumas das patologias de pé geram uma alteração na incidência da força plantar e, com isso, um desequilíbrio podal e consequente disfunção postural. Uma das mais comuns patologias, que acomete frequentemente idosos, apresenta uma proeminência na lateral interna do pé e uma sobreposição do primeiro dedo sobre o segundo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as patologias que causam um problema postural do corpo, a denominação da anomalia que está sendo exemplificada no texto apresentado é o(a):
1. onicocriptose.
2. hálux valgo.
3. pé plano.
4. pé curvo.
5. calosidade.

A fascite plantar consiste em uma das patologias mais comuns que acometem os pés. Apesar de ela se apresentar frequentemente de forma branda, pode-se tornar bastante complexa e causar intensas dores nos pés. Algumas disfunções, como o pé curvo e o pé equino, podem provocar a fascite plantar.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fascite plantar, pode-se afirmar que a denominação correta do pé equino é:
1. uma anomalia do pé devido à ausência de alguns ossos na sua estrutura, o que causa diferença na morfologia e no equilíbrio das forças plantares.
2. uma anomalia de pé que apresenta uma limitação na flexão dorsal do tornozelo, deixando o pé como se estivesse curvado para dentro.
3. uma disfunção nos membros inferiores que faz com que um membro seja mais curto que o outro, provocando um desequilíbrio corpóreo.
4. uma patologia originária de uma lesão e ulceração na zona plantar do pé, gerando imensas dores e incômodos para se locomover.
5. uma proeminência na lateral interna do pé devido a uma inflamação e sobreposição do dedo maior (hálux) sobre o dedo menor.

A postura correta é essencial para o funcionamento dos órgãos internos e a qualidade de vida de uma pessoa. A alteração da postura pode ter origem genética ou ser desenvolvida durante a vida. Os pés são um dos responsáveis pela correta postura.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as patologias de pé que afetam o equilíbrio postural, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O hálux valgo ou joanete é uma patologia de pé que possui uma proeminência na lateral interna do pé, ao lado do dedo hálux (maior), e uma sobreposição desse sobre o dedo lateral (dedo 2).
II. ( ) O pé plano ou chato consiste em uma alteração de pé em que o arco plantar é menor do que deveria e quase toda a região plantar do pé encosta no solo; pisada supinada.
III. ( ) O pé cavo ou curvo contém uma extensão do arco plantar e, por isso, apenas uma pequena parte da região da zona plantar atinge o solo; a pisada aqui é pronada.
IV. ( ) O alargamento do antepé, também conhecido como pé espalmado, consiste em uma anomalia que também altera a pisada plantar e pode ter origem devido à presença de hálux valgo.
1. V, F, V, V.
2. V, V, V, F.
3. F, F, V, V.
4. V, F, F, V.
5. F, V, F, V.

A avaliação postural é um dos exames realizados durante a análise clínica em consultório. O equilíbrio postural é essencial para a qualidade de vida de uma pessoa, entretanto, pode facilmente ser prejudicado devido a uma anomalia ou patologia no pé.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a avaliação postural, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A postura consiste em um conjunto das diferentes posições das articulações do corpo em um dado momento, um alinhamento com eficiências fisiológicas e biomecânicas máximas.
II. ( ) A principal função da postura é manter o corpo na posição horizontal, além de gerar forças para a execução dos movimentos dos membros inferiores e superiores.
III. ( ) Os pés são um dos principais órgãos responsáveis pela postura, pois servem de suporte ao corpo, assim como ponto de origem e distribuição de forças para o equilíbrio podal e corporal.
IV. ( ) Algumas patologias de pé causam o desequilíbrio postural por alterarem as forças que são aplicadas na zona plantar, alguns exemplos que podemos citar são as onicocriptoses e as joanetes.
1. F, V, F, V.
2. V, F, F, V.
3. V, V, F, F.
4. F, F, V, F.
5. V, F, V, V.

Na análise ortopédica também é verificada a existência de lesões ou patologias que podem estar acometendo os ossos dos pés do paciente. Algumas lesões são simples e não prejudicam a qualidade de vida da pessoa; entretanto, outras são muito incômodas e causam muitas dores.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fascite plantar, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A fascite plantar é uma patologia bastante comum que acomete a origem da fáscia na zona plantar dos pés.
II. ( ) A fascite consiste em uma inflamação que se inicia de forma aguda, mas pode se tornar crônica caso não seja contida.
III. ( ) O principal sintoma da fascite consiste em uma intensa dor que vai desde a região inferior da coluna vertebral até a zona plantar dos pés.
IV. ( ) O pé curvo, plano e o hálux valgo são anomalias do pé que podem originar a fascite plantar.
1. F, V, F, F.
2. V, V, F, F.
3. V, F, V, V.
4. F, F, V, V.

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário 
 
1. 
2. Pergunta 1 
/1 
A avaliação ortopédica é também realizada por profissionais podólogos durante as análises clínicas. 
Exames detalhados nos ossos dos pés são feitos com o intuito de verificar a presença de alguma anomalia 
ou patologia presente no local, que possa causar desconforto ou sintomas mais graves. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a avaliação ortopédica, analise as afirmativas 
a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
 
I. ( ) A morfofuncionalidade é uma das avaliações realizadas durante o exame, que verifica se os ossos e 
suas funções estão ocorrendo de forma normal. 
 
II. ( ) Os ossos dos pés são divididos de acordo com a localização em tarso, metatarso e falanges. 
 
III. ( ) A região do tarso fica na parte central do pé e contém apenas 5 longos ossos denominados de 1 a 5. 
 
IV. ( ) As falanges abrangem os ossos dos dedos e são classificadas como distal, medial ou proximal, 
dependendo da localização específica. 
 
V. ( ) O metatarso é a região que contém mais ossos e inclui a estrutura óssea do calcanhar. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, F, V, F. 
2. 
V, V, V, F, V. 
3. 
F, F, V, V, F. 
4. 
V, V, F, F, F. 
5. 
F, V, F, F, V. 
3. Pergunta 2 
/1 
A avaliação neurológica é realizada inicialmente através de inspeções, palpações e testes rápidos para se 
verificar a ocorrência de disfunções neurais, sendo que algumas dessas metodologias são realizadas com o 
apoio de aparelhos ou instrumentos próprios de medição. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os exames que são realizados na avaliação 
neurológica, a denominação do aparelho que mede o grau de sensibilidade do paciente é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
diapasão 128Hz. 
2. 
estesiômetro. 
3. 
prova de Romberg. 
4. 
parquímetro. 
5. 
sintoma de Babinski. 
4. Pergunta 3 
/1 
As patologias que afetam os nervos, ou neuropatias, prejudicam a comunicação dos membros inferiores 
(pés) com a coluna vertebral, de forma que o corpo não sinta as alterações no nervo e também não consiga 
enviar mensagens para alguma atividade. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a avaliação neurológica, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
 
I. ( ) Na avaliação neurológica é essencial verificar as simetrias de força e de massa muscular, com o intuito 
de detectar atrofias e assimetrias. 
 
II. ( ) Frequentemente, o problema encontrado nos nervos é a compressão devido a traumas ou lesões, o que 
gera uma dificuldade no cumprimento de suas funções neurológicas. 
 
III. ( ) A verificação da sensibilidade tátil, analgesia, artrocinética, vibração e reflexos também é essencial 
para o diagnóstico de uma patologia neurológica. 
 
IV. ( ) A hipotonia consiste no aumento da massa muscular, enquanto a hipertonia é a perda de tônus 
muscular devido a alguma palogogia ou disfunção corporal. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Mostrar opções de resposta 
1. 
2. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, F. 
2. 
V, V, V, F. 
3. 
F, V, F, V. 
4. 
V, F, V, V. 
5. 
F, V, V, V. 
3. 
 
5. Pergunta 4 
/1 
Os métodos clínicos são realizados durante a inspeção geral do profissional podólogo, incluindo na análise 
neurológica. Além da observação e da palpação, se utilizam também aparelhos e instrumentos que fazem 
avaliações específicas capazes de detectar sinais de neuropatias. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os métodos de análise neurológica, podemos 
dizer que o sintoma de Babinski é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a sensação de estiramento dos nervos. 
2. 
a falta de sensibilidade em uma região do corpo. 
3. 
uma dor intensa e formigamento nos dedos. 
4. 
um método de análise da sensibilidade. 
5. 
instrumento de medição da vibração. 
6. 
7. Pergunta 5 
/1 
Os pés constituem importantes ferramentas para o equilíbrio postural, pois são responsáveis 
pelo equilíbrio e suporte do corpo. Qualquer alteração no pé, patológica ou não, pode 
acarretar uma modificação na postura, o que compromete o restante do corpo. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre disfunção postural, analise a 
seguir os nomes de patologias podais que causam o desequilíbrio postural e os associe com 
suas respectivas definições. 
 
1) Pé plano. 
2) Pé curvo. 
3) Hálux valgo. 
4) Pé normal. 
 
( ) Consiste em uma patologia em que um dedo sobrepõe o outro, causando uma disfunção de 
forças exercidas na zona plantar. 
 
( ) Denomina-se o pé em que a curvatura plantar é menos íngreme, sendo que quase toda a 
região do pé encosta no solo. 
 
( ) Alteração do pé que tem uma curvatura maior na zona plantar, fazendo com que uma 
pequena região do pé encoste no solo. 
 
( ) A morfologia do pé possui uma curvatura que não é muito íngreme, sendo que apenas uma 
parte não encosta no solo. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 1, 2, 4. 
2. 
2, 4, 3, 1. 
3. 
3, 2, 4, 1. 
4. 
4, 1, 2, 3. 
5. 
4, 1, 3, 2. 
8. Pergunta 6 
/1 
Algumas das patologias de pé geram uma alteração na incidência da força plantar e, com isso, 
um desequilíbrio podal e consequente disfunção postural. Uma das mais comuns patologias, 
que acomete frequentemente idosos, apresenta uma proeminência na lateral interna do pé e 
uma sobreposição do primeiro dedo sobre o segundo. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as patologias que causam um 
problema postural do corpo, a denominação da anomalia que está sendo exemplificada no 
texto apresentado é o(a): 
Ocultar opções de resposta 
1. 
pé curvo. 
2. 
onicocriptose. 
3. 
hálux valgo. 
4. 
calosidade. 
5. 
pé plano. 
9. Pergunta 7 
/1 
A fascite plantar consiste em uma das patologias mais comuns que acometem os pés. Apesar 
de ela se apresentar frequentemente de forma branda, pode-se tornar bastante complexa e 
causar intensas dores nos pés. Algumas disfunções, como o pé curvo e o pé equino, podem 
provocar a fascite plantar. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fascite plantar, pode-se 
afirmar que a denominação correta do pé equino é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
uma anomalia de pé que apresenta uma limitação na flexão dorsal do tornozelo, 
deixando o pé como se estivesse curvado para dentro. 
2. 
uma patologia originária de uma lesão e ulceração na zona plantar do pé, gerando 
imensas dores e incômodos para se locomover. 
3. 
uma disfunção nos membros inferiores que faz com que um membro seja mais curto que 
o outro, provocando um desequilíbrio corpóreo. 
4. 
uma anomalia do pé devido à ausência de alguns ossos na sua estrutura, o que causa 
diferença na morfologia e no equilíbrio das forças plantares. 
5. 
uma proeminência na lateral interna do pé devido a uma inflamação e sobreposição do 
dedo maior (hálux) sobre o dedo menor. 
10. Pergunta 8 
/1 
A postura correta é essencial para o funcionamento dos órgãos internos e a qualidade de vida 
de uma pessoa. A alteração da postura pode ter origem genética ou ser desenvolvida durante a 
vida. Os pés são um dos responsáveis pela correta postura. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as patologias de pé que afetam 
o equilíbrio postural, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F 
para a(s) falsa(s). 
 
I. ( ) O hálux valgo ou joanete é uma patologia de pé que possui uma proeminência na lateral 
interna do pé, ao lado do dedo hálux (maior), e uma sobreposição desse sobre o dedo lateral 
(dedo2). 
 
II. ( ) O pé plano ou chato consiste em uma alteração de pé em que o arco plantar é menor do 
que deveria e quase toda a região plantar do pé encosta no solo; pisada supinada. 
 
III. ( ) O pé cavo ou curvo contém uma extensão do arco plantar e, por isso, apenas uma 
pequena parte da região da zona plantar atinge o solo; a pisada aqui é pronada. 
 
IV. ( ) O alargamento do antepé, também conhecido como pé espalmado, consiste em uma 
anomalia que também altera a pisada plantar e pode ter origem devido à presença de hálux 
valgo. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, V, V. 
2. 
V, V, V, F. 
3. 
F, F, V, V. 
4. 
V, F, F, V. 
5. 
F, V, F, V. 
11. Pergunta 9 
/1 
A avaliação postural é um dos exames realizados durante a análise clínica em consultório. O 
equilíbrio postural é essencial para a qualidade de vida de uma pessoa, entretanto, pode 
facilmente ser prejudicado devido a uma anomalia ou patologia no pé. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a avaliação postural, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
 
I. ( ) A postura consiste em um conjunto das diferentes posições das articulações do corpo em 
um dado momento, um alinhamento com eficiências fisiológicas e biomecânicas máximas. 
 
II. ( ) A principal função da postura é manter o corpo na posição horizontal, além de gerar 
forças para a execução dos movimentos dos membros inferiores e superiores. 
 
III. ( ) Os pés são um dos principais órgãos responsáveis pela postura, pois servem de suporte 
ao corpo, assim como ponto de origem e distribuição de forças para o equilíbrio podal e 
corporal. 
 
IV. ( ) Algumas patologias de pé causam o desequilíbrio postural por alterarem as forças que 
são aplicadas na zona plantar, alguns exemplos que podemos citar são as onicocriptoses e as 
joanetes. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, F, F. 
2. 
F, V, F, V. 
3. 
V, F, F, V. 
4. 
F, F, V, F. 
5. 
V, F, V, V. 
12. Pergunta 10 
/1 
Na análise ortopédica também é verificada a existência de lesões ou patologias que podem 
estar acometendo os ossos dos pés do paciente. Algumas lesões são simples e não prejudicam 
a qualidade de vida da pessoa; entretanto, outras são muito incômodas e causam muitas dores. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fascite plantar, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
 
I. ( ) A fascite plantar é uma patologia bastante comum que acomete a origem da fáscia na 
zona plantar dos pés. 
 
II. ( ) A fascite consiste em uma inflamação que se inicia de forma aguda, mas pode se tornar 
crônica caso não seja contida. 
 
III. ( ) O principal sintoma da fascite consiste em uma intensa dor que vai desde a região 
inferior da coluna vertebral até a zona plantar dos pés. 
 
IV. ( ) O pé curvo, plano e o hálux valgo são anomalias do pé que podem originar a fascite 
plantar. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, F, F. 
2. 
V, V, F, F. 
3. 
V, F, V, V. 
4. 
F, F, V, V. 
5. 
V, V, F, V.

Mais conteúdos dessa disciplina