Buscar

ACIDOS NUCLEICO B MOLECULAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A técnica de PCR e suas variações são metodologias importantes para amplificações na pesquisa e diagnósticos. Sobre a PCR, escolha a alternativa 
Parabéns! A alternativa C está correta.
Um dos principais marcadores moleculares utilizados em análises forenses são as repetições curtas em tandem e não sequências conservadas. As STRs variam em tamanho e em conteúdo entre as pessoas e oferecem grande precisão na identificação de indivíduos se a detecção de várias STRs for usada em conjunto. Este processo não compara genes entre cromossomos de um único indivíduo, mas vários. Normalmente, usamos a clonagem por PCR para amplificar o gene alvo e depois inserir o gene clonado no vetor. O diagnóstico molecular da covid-19, o SARS-CoV2, assim como os demais coronavírus, tem RNA fita simples como material genético. Dessa forma, usamos a transcrição reversa para sintetizarmos um DNA viral, e o utilizamos em qPCR – ou seja, fazemos uma RT-qPCR.
****************************************
Estudamos as diferenças entre hipótese nula e hipótese alternativa e os possíveis erros gerados a partir da interpretação errada dessas análises. O erro tipo 1 consiste em:
Parabéns! A alternativa E está correta.
O erro tipo 1 acontece quando rejeitamos a hipótese nula, sendo esta verdadeira, ou seja, não aceitamos que não existe relação causa-efeito. Sendo assim, temos um resultado falso-positivo. Um resultado falso-positivo é quando, por exemplo, assumimos que um paciente tem uma doença, quando na verdade ele não tem.
*****************************************
O armazenamento de amostras biológicas é fundamental para uma boa análise. Com base no que estudamos, qual seriam as melhores condições para armazenamento de uma amostra de tecido, por mais de 1 semana, para a extração de RNA?
Parabéns! A alternativa B está correta.
O RNA tende a uma maior estabilidade quando primeiro congelado em nitrogênio líquido (-196°C), e depois em -70°C. Na temperatura de -20°C, as RNases que ainda estão presentes no tecido podem degradar o RNA ao longo do tempo. Além disso, amostras de tecidos para análise de material genético não podem ser fixadas em soluções fixadoras como o formol!
*********************************************************************
Vimos que existem diferentes técnicas para avaliação da qualidade das amostras de DNA e RNA obtidas. Além disso, vimos que uma das técnicas é a mais utilizada para quantificar as amostras. Sobre esse assunto, marque a alternativa correta.
Parabéns! A alternativa C está correta.
A técnica mais utilizada para quantificação de amostras de RNA e DNA é a fluorometria, a partir da detecção da fluorescência, podemos inclusive diferenciar o RNA e o DNA com essa técnica. Também podemos usar a espectrofotometria, mas esta é limitada, uma vez que RNA e DNA se encontram na mesma faixa de absorção de luz.
****************************************
A extração de DNA/RNA é uma importante técnica de biologia molecular a qual pode ser empregada em amostras clínicas, alimentos, forenses, plantas entre outras. A partir da extração de DNA/RNA, é possível a realização de outras técnicas moleculares como a quantificação de material genético e reação em cadeia de polimerase (PCR). Sobre a técnica de extração de DNA/RNA, responda qual desses elementos abaixo é empregado na extração de DNA/RNA?
Parabéns! A alternativa C está correta.
Todos os itens citados são utilizados em algum momento na síntese do cDNA, com exceção da solução de fenol/clorofórmio. Esta é utilizada na extração de DNA/RNA. A transcriptase reversa faz a fita de cDNA a partir do RNA, os nucleotídeos são usados para a construção do cDNA, o RNA molde é o que queremos usar para ter o DNA complementar e o Mg2+ é um cofator da reação da transcriptase reversa.
********************************************

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando