Buscar

A estrutura química dos ácidos nucleicos é simples e não varia entre os diversos organismos. Os ácidos nucleicos são constituídos de sequências de ...

A estrutura química dos ácidos nucleicos é simples e não varia entre os diversos organismos. Os ácidos nucleicos são constituídos de sequências de nucleotídios e cada nucleotídio é formado por uma base nitrogenada, um açúcar e um grupo fosfato. De acordo com a pentose que apresentam, os ácidos nucleicos são de dois tipos: DNA e RNA.

Além das diferenças em sua composição química, o DNA e oRNA mostram diversidade na estrutura molecular.

Sendo assim, para realizar o desafio, você deverá esquematizar as estruturas dos ácidos nucleicos no que diz respeito às estruturas química e molecular, bem como indicar as bases que os compõem.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os ácidos nucleicos são constituídos de sequências de nucleotídios, sendo que cada nucleotídio é formado por uma base nitrogenada, um açúcar e um grupo fosfato. As bases nitrogenadas presentes nos ácidos nucleicos são adenina (A), guanina (G), citosina (C), timina (T) e uracila (U). O DNA é composto por uma dupla hélice de nucleotídios, sendo que as bases nitrogenadas se ligam por meio de pontes de hidrogênio, formando pares específicos: A se liga com T e C se liga com G. Já o RNA é formado por uma única fita de nucleotídios, e a base uracila (U) substitui a timina (T) encontrada no DNA.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais