Buscar

Resumo de psicologia e cognição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo de psicologia e cognição
a história da psicologia perpassa a formação da ciência moderna e de um modelo de racionalidade que se tornou hegemônico no Ocidente, emergindo como ciência independente. É uma produção histórica que constituiu as experiências dos sujeitos enquanto um campo a ser explorado. Sua origem filosófica coloca etimologicamente essa área como um campo de reflexão sobre a alma e, posteriormente, a mente. Assim, tem-se a compreensão de que o estudo da psicologia seria a experiência humana ou a consciência, ou mesmo o abandono dessas concepções, por serem consideradas imprecisas e de difícil medição
Assim de acordo com Maia (2010), tem-se, na construção da psicologia como campo, objetos distintos: a mente, enquanto concepção idealista, subjetivista, com forte vinculação metafísica; os processos psicológicos, enquanto cognição; o comportamento e a relação estímulo-resposta; a percepção, enquanto fenômeno experienciado pelo indivíduo; o inconsciente; e as relações sociais, articuladas ao processo de subjetivação. Cada uma desses objetos compõe diferentes matrizes de pensamento psicológico coexistentes ainda hoje.
O autor divide, ainda, esse campo em dois grandes agrupamentos de pensamentos, que se subdividem em outros mais que são: Matrizes Cientificistas e Matrizes Românticas e Pós- Românticas. é preciso considerar também a formação da psicologia como ciência da alma, para que sejam inclusos as abordagens e os debates sobre a subjetividade e a experiência humana.
O estudo sobre psicologia por meio de métodos experimentais contribuiu para uma maior compreensão dos fenômenos estudados como a partir da fundação do primeiro laboratório de psicologia, na Universidade de Leipzig, Alemanha, em 1879, que marca a redefinição do modo de estudar fenômenos e a própria psicologia.
o desenvolvimento das teorias comportamentais permitiu que tivéssemos conhecimento a respeito das leis gerais do comportamento, tornando-o previsível. Inicialmente, Skinner entendia o comportamento como uma correlação observada entre estímulo e resposta, porém, o que acontecia depois que um organismo se comportava desempenhava um papel mais importante do que o que acontecia antes 
comportamento, portanto, é entendido como a relação entre organismo- ambiente, como uma coordenação sensório-motora, na qual modifica e é modificado pelo ambiente.

Continue navegando