Buscar

SPEECH MUSICA BRASILEIRA

Prévia do material em texto

Boa noite professora e meninas!
Continuando com a música popular brasileira, vou falar para vocês sobre o que aconteceu com ela após o ano de 1960 até hoje. Então, vamos lá!
O primeiro movimento musical foi a MPB, que significa MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. Embora que o termo musica popular brasileira tenha surgido nos inícios do século XX, não foi até nos inícios da década de 60 que ganhara maior destaque e um significado importante como movimento musical.
E por que ocorreu isso? Lembrando que desde o ano 1965 até 1985 se viveu em Brasil uma ditadura militar caracterizada pela censura, repressão e desigualdade, isso influenciou a aparição de compositores inspirados por essas questões.
MPB
Assim, como movimento musical, a MPB se caracterizou por ser uma tentativa de nacionalizar a Bossa Nova, ou seja, eles tentaram misturar músicas com influencias da Bossa Nova, Jazz e outras correntes internacionais com elementos da música popular brasileira tradicional como o forró e o frevo, mas ao contrário da Bossa Nova essa mistura tive maior participação dos elementos tradicionais.
Seus principais representantes foram Chico Buarque, Edu Lobo, Geraldo Vandré, Ferreira Gullar e Elis Regina por citar apenas alguns.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Agora, vamos a ver um trecho de uma canção representativa desse movimento para nos compreender os temas ou assuntos abordados nas letras das músicas.
O título da canção é “Disparada” do Geraldo Vandré e Theo de Barros Filho
"Prepare o seu coração
Pra coisas que eu vou contar
Eu venho lá do sertão
Eu venho lá do sertão
Eu venho lá do sertão
E posso não lhe agradar"
Essa música foi lançada em 1966 e a letra lembra que embora o governo militar tentasse fazer as pessoas acreditarem que o Brasil vivia uma época positiva, uma boa economia, isso não era bem assim. Pois no interior do Brasil se vivia uma maior repressão e desigualdade. É por isso que a letra disse que “Prepare o seu coração”, que ele vem do sertão, e que o que ele vai dizer pode não agradar. Então, este tipo de letras fazia com que muitas pessoas se sintessem identificadas, e foi assim que este movimento ganhou muitos adeptos. 
Algo que é importante destacar é que a linguagem que foi utilizada foi uma linguagem de fresta, isso é, uma linguagem que utilizava recursos como a metáfora para driblar a censura do governo. Mas, mesmo assim, no final da década, o governo endureceu as medidas de censura e repressão levando a que os principais representantes do movimento como Chico Buarque e Ferreira Gullar fossem presos e deportados.
O TROPICALISMO
Nessa época também nasceu outro movimento inspirado nesse contexto o qual foi O TROPICALISMO ou TROPICÁLIA que tinha como seus principais representantes a Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, Os Mutantes e vários outros. 
O objetivo desse movimento foi misturar também as influencias estrangeiras com elementos da música brasileira, mas dando maior destaque às primeiras, incorporando à música a guitarra elétrica, o rock e o pop.
Agora, vamos dar uma olhada na letra de uma música muito famosa, o título é “Tropicália” de Caetano Veloso.
"Eu organizo o movimento
Eu oriento o carnaval
Eu inauguro o monumento
No planalto central do país"
Esse verso muito famoso do movimento aborda ironicamente o que acontecia como o poder e a política. Caetano Veloso por meio dessa música, desafiava as convenções tradicionais ao afirmar que ele é responsável por organizar o movimento e orientar o carnaval. Então, essa postura desafiante é uma característica do movimento Tropicalista. Lamentavelmente ela foi lançada no ano 1968 quando a repressão foi endurecida mandando a prisão a Caetano e Gilberto Gil sendo assim o fim do movimento.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROCK
Com isso passamos ao seguinte gênero que também surgiu nesse período, estou falando do Rock ou Brock.
O rock foi introduzido no Brasil no ano de 1955 com a regravação da musica “Rondas das horas” na voz de Nora Ney. Já em 1957 se gravou o primeiro rock genuinamente brasileiro na voz de Cauby Peixoto intitulado “Rock and Roll em Copacabana” o qual obtivera muito sucesso.
Esse sucesso influenciou a criação de um movimento musical em meados de 1960 conhecido como Jovem Guarda ou IÊ-IÊ-IÊ, seus líderes foram Robertos Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Suas letras eram românticas e de fácil assimilação para o público juvenil.
Além disso, durante esse período começaram a ser realizados festivais do rock, um dos maiores foi o Hollywood Rock, realizado em 1975 que contou com a participação dos principais artistas do gênero do mundo. Outro festival muito famoso ainda até hoje é Rock em Rio, com sua primeira edição em 1985.
Mas, quais eram as características do Brock, pois além do rock como tal, ele incorporou muitos outros elementos misturando-os como o decorrer do tempo.
Os principais expoentes são Legião Urbana, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawaii e Skank.
Agora, demos uma olhada na letra de uma música muito famosa, o título é “Selvagem” de Paralamas do Sucesso.
"Soldados comandados, corpos amarrados
Ninguém tem direito à vida
E quando a noite vem, todos se apavoram
E o pesadelo invade o seu quintal"
Esse trecho da musica refleti de forma metafórica a repressão e a violência durante a ditadura militar. Com “corpos amarrados” transmite a sensação de opressão vivida naquela época, assim como o medo e falta de liberdade, temas muitos constantes do gênero.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NA ERA DA MASSIFICAÇÃO 
Agora bem, com a propagação de o radio e a televisão, se deu o surgimento de novos gêneros musicais. Mas, como o sucesso do rock brasileiro na década de 1980 se deu um maior destaque de os gêneros que se misturaram com elementos tradicionais. 
Entretanto, se deu um processo de massificação cultural onde se misturava-se elementos todas partes do Brasil para assim chegar à maior quantidade de pessoas e ganhar mais dinheiro. Dessa fórmula surgiu o sertanejo, o axé, o pagode entre outros. Vejamos um deles.
SERTANEJO
O seguinte gênero musical que vou apresentar para vocês é O Sertanejo. 
Suas características principais são o uso de instrumentos como viola caipira, violão, acordeão e sanfona. 
Ele surgiu no interior do Brasil como Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e o interior de São Paulo na década de 1920 quando suas letras e cantos retratavam a vida de homem do campo. Mas, com a massificação e com a incorporação de inovações para maior mercantilização a temática de suas letras sofreu uma mudança passando a falar de tema de amor vividos na cidade para se desligar logo depois do meio rural.
Os principais representantes desse gênero são Leao Canhoto e Robertinho, Tonico y Tinoco, Chitãozinho y Xororó, Leandro e Leonardo e um dos últimos Luan Santana do que eu gosto muito. 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Demos uma olhada na letra de uma música muito famosa, o título é “Interior” de Luan Santana.
"Enquanto o sol nasce lá na serra
A cidade grande já tá na guerra
No campo a calma, a paz e o ar puro
A cidade grande é um mundo duro
No interior tem prosa e modão
Na cidade grande é pressa e confusão 
No campo as estrelas brilham no céu
A cidade grande não dorme, é cruel"
Esse trecho da música retrata as diferenças e desigualdades entre a vida no interior do Brasil e a agitação da cidade. Destaca a tranquilidade do campo muito diferente ao ritmo acelerado da vida das pessoas que moram na cidade. Tema muito comum nesse gênero musical, além da temática do amor. 
Dos estilos que destacam são o sertanejo raiz, ou seja, como nos inícios e o sertanejo universitário que fala do amor.

Continue navegando