Buscar

Semiótica na Comunicação Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Quando se pensa em modelos de análise do signo, automaticamente, e em primeiro lugar, dois nomes surgem: Ferdinand Saussure e Charles Sanders Peirce. Cada um, a seu modo, revolucionou a concepção do signo, estabelecendo formas de analisá-lo e interpretá-lo. Estabelecendo uma comparação entre esses dois estudiosos, disserte sobre as diferenças e semelhanças entre seus modelos de análise dos signos.
Resposta esperada:
Saussure e Peirce desenvolveram seus estudos mais ou menos na mesma época. Peirce concebia a Lógica dentro do campo que ele chamava de Teoria Geral dos Signos, afirmando que todo signo é o que gera algo em alguém. Apresentou a divisão: ícone, índice, símbolo. Já Saussure apresentou a ideia de signo como valor, estabeleceu dicotomias que permitiam entender o funcionamento dos signos, como língua x fala, sincronia x diacronia, significado x significante etc. Sua visão de signo era mais geral, enquanto a de Peirce trouxe maior detalhamento ao objeto estudado. Saussure foi responsável pela Semiologia, e Peirce, pela Semiótica.
2. Segundo Mivla Rios, "de nada adiantam os avanços tecnológicos se não houver evolução pessoal. As pessoas precisam estar abertas a essas mudanças porque a tecnologia está invadindo outras áreas e, inclusive, ocupando postos de trabalho em algumas situações. É um caminho sem volta. A tecnologia é desenvolvida e realmente traz impactos negativos em algumas áreas, mas proporciona oportunidades em outras. Por tudo isso, acredito que a transformação das pessoas seja ainda mais importante do que o avanço tecnológico. Se não tivermos pessoas preparadas para reorganizar os espaços e práticas de trabalho e a configuração do mercado a partir da entrada dessas novas tecnologias, criaremos um cenário muito caótico. Por isso, do ponto de vista individual, é importante ter em mente a evolução, a transformação, a adaptação, a capacidade de ser visionário e de imaginar novas formas de atuação a partir do uso dessas tecnologias". Analisando o comentário de Mivla, disserte sobre o impacto das novas tecnologias, e, portanto, das novas linguagens, na formação do profissional de comunicação.
Resposta esperada:
As novas tecnologias e as linguagens a elas associadas fizeram com que os profissionais de comunicação tivessem que desenvolver novas habilidades e competências que lhes permitam transitar nesses novos espaços comunicacionais e entender os perfis dos sujeitos digitais e suas necessidades.

Outros materiais