Buscar

Comportamento do Consumidor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comportamento do Consumidor
Q1- Para compreender as mudanças que ocorrem em relação ao comportamento de consumo, vamos visualizar a evolução que ocorreu, e que ainda ocorre, a cada ano na moda. A palavra “moda” significa uso passageiro que rege, de acordo com o gosto do momento, a maneira de viver, de vestir, vem do latim modus, que significa “modo”, “maneira”. Podemos analisar esta evolução observando a maneira com que a maioria das pessoas se vestiam de uma década para outra, como por exemplo, nos anos 70 e depois dos anos 80. E assim sucessivamente, essas mudanças é que são a moda. Ao acompanhar, retratar, simbolizar essas transformações, a moda serve como reflexo das sociedades a sua volta. A moda é uma derivação do comportamento do consumidor, que está em constante evolução. Em um sentido amplo, podemos afirmar que o consumo: Assinale a alternativa que contempla a opção verdadeira: ❆ B- Significa satisfazer as necessidades.
 Q2- À medida que crescemos entramos em diferentes fases em nossas vidas, passamos por vários desafios e conquistamos marcos exclusivos dessa fase. Por exemplo, nos primeiros anos de vida, um bebê está aprendendo a confiar em seus cuidadores, enquanto a principal tarefa do adolescente é a necessidade de descobrir sua própria identidade, que marcam as etapas de desenvolvimento pelas quais passamos. Conhecer esses estágios individuais de desenvolvimento é útil em cada etapa, pois se evidenciam os diferentes perfis de consumo. Com base no fragmento de texto acima, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. As etapas do ciclo de vida familiar são um referencial teórico para descrever a formação, manutenção, mudança e dissolução das relações conjugais e familiares. PORQUE
 II. Família define obrigações que os membros do grupo têm uns com os outros, tanto econômica quanto socialmente. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. ❆ C- As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não e´ uma justificativa da I.
Q3- É importante compreender que o consumo tem associações quanto à organização social e econômica, relacionado a tempo e espaço, dependendo de demandas como necessidades, desejos e vontades, bens, serviços e dinheiro ou algum valor substituto de dinheiro que são necessários para o atendimento das demandas. Em relação ao histórico do desenvolvimento do consumo na sociedade assinale V (verdadeiro) e F (falso):
(    ) As pessoas sempre consumiram de acordo com as necessidades que surgiam em determinados contextos sociais, mas havia poucos motivos econômicos para aumentar o consumo entre as pessoas antes do século XX.
(  )A comercialização da Inglaterra do século XVIII, quando a busca pela qtdde de bens e exibição se estendeu pela primeira vez além dos muito ricos.
(     ) Desde o século XVIII, a comercialização de bens de consumo na Inglaterra é uma realidade de toda a população.
(  ) A proliferação de lojas de departamentos sempre atendeu a toda a população - a exibição dos produtos nas lojas para o público foi ampliada, e é utilizada até os dias atuais.
 (   ) Somente no final do século XIX, uma variedade de alimentos tornou-se acessível à população de classe média, que antes sobrevivia com o consumo além da mera subsistência, na base de pão e batatas.  É correto o que se afirma em: ❆ C- V, V, F, F, V.
Q4- O consumo movimenta a economia de um país que, por sua vez, estimula o crescimento do Produto Interno Bruto – PIB e, por consequência, gera os tributos, devolvendo-os aos cidadãos em forma de serviços públicos (esta é a rota natural a ser seguida). O modelo de desenvolvimento capitalista está apoiado no consumo, com o aumento quantitativo da produção (crescimento). FONTE: CONSUMO OU CONSUMISMO: UMA NECESSIDADE HUMANA?. Disponível em:  Parhttp://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_biblioteca/bibli_servicos_produtos/bibli_boletim/bibli_bol_2006/Rev-FD-SBC_v.24_n.1.01.pdfa entender essa importância do consumo na economia e manutenção da sociedade, não temos como fugir de duas “palavras-chave”: (1) deflação (2) inflação
(     ) Quando a demanda do consumidor excede a capacidade dos fabricantes de fornecer bens e serviços, os preços aumentam.
(    ) Uma pequena queda nos gastos do consumidor prejudica a economia.
(     ) Se o consumo continuar lento, a economia se contrairá. ❆ D- 2, 1, 1, 2.
 (     ) Se a demanda aumenta mais os preços aumentam.  Assinale de acordo com a sequência: 
Q5- Em algumas nações, o sistema de classes sociais é bastante rígido e as pessoas são fortemente encorajadas a permanecer em suas próprias classes para amizades, casamento, carreira e outras decisões na vida. Em outros países, a classe social é mais permeável e as pessoas podem se mover entre as classes com mais facilidade com base em suas circunstâncias, comportamentos e escolhas de vida. A mobilidade da classe social é um valor importante em várias culturas. Com base no fragmento de texto acima e no conteúdo estudado, é correto afirmar que as classes sociais:
 ❆ C- Para os profissionais de marketing, a classe social pode ser um fator útil a se considerar na segmentação e direcionamento. 
 Q6- A revolução industrial provocou grandes transformações na sociedade, proporcionando um leque de opções para consumo em massa, mudando os costumes das pessoas no tocante à aquisição de bens. O êxodo rural teve como consequência imediata o inchamento das cidades, com claras evidências da falta de infraestrutura básica para atender ao grande número de população urbana que se formava, mudando, com isso, as necessidades das pessoas, que antes eram restritas às condições próprias da área rural. FONTE: CONSUMO OU CONSUMISMO: UMA NECESSIDADE HUMANA?. Disponível em: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_biblioteca/bibli_servicos_produtos/bibli_boletim/bibli_bol_2006/Rev-FD-SBC_v.24_n.1.01.pdf Com base no fragmento de texto acima, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
 I. Há apenas alguns séculos, os padrões de consumo, antes da Revolução Industrial, eram muito diferentes dos que existem hoje
 PORQUE ❆ A- A asserção I e´ uma proposição verdadeira, e a II e´ uma proposição falsa.  
II. A maioria das pessoas trabalhavam nas indústrias e tinham muitas opções de aquisição de bens, como ocorre atualmente. 
 Q7- Para que qualquer decisão de compra do consumidor aconteça, a necessidade deve ser despertada a um nível alto o suficiente para servir como um motivo. A qualquer momento, uma pessoa tem uma variedade de necessidades que não são urgentes o suficiente para gerar a motivação para agir, enquanto há outras para as quais ela está altamente motivada para agir. Com base no fragmento de texto acima e no conteúdo estudado, é correto afirmar que a motivação: ❆ D- Começa com uma necessidade não atendida, assim como toda solução de problemas do consumidor. 
 Q8- No contexto do comportamento do consumidor, a aprendizagem é definida como as mudanças de comportamento que resultam de experiências anteriores. A aprendizagem é um processo contínuo, dinâmico, adaptável e sujeito a mudanças. A aprendizagem não inclui o comportamento associado às respostas instintivas ou estados temporários de um indivíduo, como fome, fadiga ou sono. Com relação à aprendizagem, analise as assertivas a seguir:
I. As decisões do consumidor podem ser influenciadas pela aprendizagem experiencial e não experiencial.
II Aprender é uma experiência e prática que realmente traz mudanças de comportamento. 
 III. Outra característica do aprendizado é que as mudanças podem ser imediatas ou antecipadas, o aprendizado pode estar ocorrendo mesmo que não haja evidências disso. É correto o que se afirma em: ❆ E- I, II e III.
Q9- Por muito tempo as pessoas compravam na expectativa de que a maioria dos itens de vestuário e bens domésticos durassem um bom tempo, se necessário eram realizados reparos (em casa mesmo), e n houve pressão social nem outro mecanismo de força que levasse as pessoas a fazer novas compras. Entãoveio a Rev. Ind. e transformou drasticamente a produção, os padrões de consumo ingleses estavam mudando, relevando a crescente classe média e classe trab., permitindo q essas classes se tornassem classes consumidoras. Com relação à sociedade de consumo, analise as assertivas a seguir:
I. As mudanças nos padrões de consumo não têm um efeito direto nos modelos de negócios, no emprego e, na nossa sociedade.
II. Os trabalhadores que antes trabalhavam apenas para garantir sua renda e existência, agora preferem trabalhar mais horas, para ganhar + e gastar mais.
III. A sociedade de consumo entrou em cena com o desenvolvimento do sistema econômico capitalista.
IV. O simbolismo desse desenvolvimento pode ser encontrado na produção em massa “do modelo fordista” e nas políticas que tentam converter os trabalhadores em consumidores. É correto o que se afirma em: ❆ E- II, III e IV.
 Q10- Entender o comportamento do consumidor é fundamental para o marketing, pois ele depende desse conhecimento para conseguir atingir seus objetivos de produção e comercialização de bens e serviços para a satisfação das necessidades e desejos dos consumidores. FONTE: SAMARA, B. S., e MORSH, M. A. Comportamento do consumidor conceitos e casos, 2005. Com base no fragmento de texto acima e no conteúdo estudado, é correto afirmar que a satisfação do consumidor é: ❆ A- Definida como uma medida que determina o grau de satisfação com os produtos, serviços e recursos de uma empresa. 
Q1- As experiências do consumo estão relacionadas à criação de valor e à forma como os produtos ou serviços são entregues ao consumidor, quem entende a multiplicidade de motivos que levam as pessoas a comprar tem melhor possibilidade de criar valor ao consumidor.
Com relação às experiências de consumo, analise V(verdadeira) e F(falso):
(     ) A experiência do consumo trata apenas do ato de comprar, é uma percepção da conexão com a marca que é impactada a cada interação.
(    ) A experiência do consumo não inclui todas as fases do relacionamento, desde consideração, atração e descoberta até a conversão, fidelidade e recomendação sobre a compra ou o uso do produto ou serviço.
(     ) Podemos definir a experiência do consumidor como o resultado da interação entre um consumidor e uma organização.
(    ) As experiências que obtemos na compra de produtos e serviços é conhecida como experiências de consumo.
(     ) Embora muitos dos produtos que compramos resultem de nossas necessidades básicas, existem outros tipos de produtos que compramos porque gostamos deles. É correto o que se afirma em: ❆ E- F, F, V, V, V.
 Q2- No grupo familiar, cada membro da família tem seu grau de decisão, isso depende do envolvimento de cada um, do tipo de decisão e das tarefas que são divididas entre eles. Conforme Peter e Olson (2009) as crianças e os adolescentes exercem influência significativa nas decisões do orçamento familiar e na escolha do que comprar. O nascimento de uma nova criança é um acontecimento muito importante para o grupo familiar e isso faz com que aumente a procura de vários produtos, que são adquiridos apenas nessa fase na vida do casal.
FONTE: PETER, P., e OLSON, J. Comportamento do consumidor e estratégia de marketing. São Paulo: McGraw, 2009.
Com relação ao papel da família na tomada de decisão, analise as assertivas a seguir: ❆ E- I, II, III e IV.
I. No momento em que uma pessoa entra no casamento, seu parceiro influencia em grande parte suas decisões de compra.
II. Dependendo do produto ou serviço, diferentes membros da família podem desempenhar o papel de principal tomador de decisões ou influenciador.
III. Tradicionalmente, a esposa toma as decisões primárias sobre os assuntos domésticos, embora isso tenha evoluído um pouco.
 IV. Um consumidor que tem mulher e filho em casa compraria para eles em vez de gastar consigo mesmo. É correto o que se afirma em: 
Q3- A tomada de decisão é quando compramos ou usamos algum determinado serviço ou produto e através do processo de decisão de consumo pode se compreender como as pessoas adquirem, tomam suas decisões de compra, selecionam os produtos, seu estilo de vida, características demográficas e fatores ambientais podem afetar suas escolhas. FONTE: BLACKWELL, R. D., MINIARD, P. W., & ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. São Paulo: Thomson, 2005. Com base no fragmento de texto acima, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. O processo de decisão do consumidor é também chamado de processo de decisão de compra,
 PORQUE ❆ E- As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II e´ uma justificativa correta da I 
II. ajuda os mercados a identificarem como os consumidores completam a jornada desde o conhecimento sobre um produto até a decisão de compra.
   A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Q6- O comportamento do consumidor nos ajuda a entender as tendências de compra e os padrões de gastos dos consumidores e alguns fatores pessoais que desempenham um papel importante em afetar o comportamento de compra do consumidor: Com base nos fatores pessoais e situacionais assinale V (verdadeiro) e F (falso): ❆ D- V, F, V, V, V.
(     ) A ocupação de um indivíduo desempenha um papel significativo em influenciar sua decisão de compra.
(     ) A idade e a fase da vida em que a pessoa está vivendo não influenciam o comportamento de compra dos consumidores.
(     ) A tendência de compra de um indivíduo é diretamente proporcional à sua renda/ganho mensal.
(     ) Cada indivíduo tem seus próprios traços de personalidade característicos que refletem em seu comportamento de compra.
(     ) O estilo de vida de um indivíduo tem a ver com seu estilo, atitude, percepção, suas relações sociais e ambiente imediato. É correto o q se afirma em:
 Q9- Estímulos que influenciam nos processos de tomada de decisão do consumidor também podem ser classificados como interpessoais (entre as pessoas), ou seja, incluem grupos sociais e culturais aos quais as pessoas pertencem ou gostariam de pertencer, como grupos baseados na família e no gênero, e as influências intrapessoais (interiores às pessoas) incluem tendências, percepções e atitudes que compõem o comportamento do consumidor. FONTE: SANDHUSEN, R. L. Marketing Básico. 2. ed. São Paulo: Saraiva. 2003. Com base no fragmento de texto acima e no conteúdo estudado, é correto afirmar que o grupo de referência primário: ❆ D- Caracteriza-se pela existência de laços afetivos e pessoais entre seus membros. 
Q1- Com a mudança de paradigma e comportamento das pessoas, as marcas que entenderem esta dinâmica e engajarem seus clientes se destacarão em seus segmentos, podendo assim reverter a situação em crescimento sustentável, fidelização, perenidade e percepção de valor no ambiente de negócios.
Com base no fragmento de texto acima, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. As marcas que não tratam os consumidores como parceiros estão perdendo para marcas que constroem conexões genuínas com seu público
 PORQUE ❆ C- As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II e´ uma justificativa correta da I 
 II. Os consumidores de hoje querem se envolver no processo de desenvolvimento de uma marca, desde a inovação do produto até o conteúdo de marketing. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Q2- Muitos consumidores podem perceber que o risco de comprar um serviço é maior do que para os consumidores que compram bens físicos. Devido à intangibilidade e subjetividade envolvidas na tomada de decisão de compra, os consumidores não podem confiar tanto na coleta de informações se comparado aos produtos físicos. Com base no fragmento de texto acima, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. Os consumidores também podem perceber o risco de comprar um serviço maior,
 PORQUE ❆ C- As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II e´ uma justificativa correta da I 
 II. os serviços não são padronizados e o resultado pode ser diferente a cada vez que o serviço é usado.
 Q3- Sabemos que os fatores psicológicose emocionais influenciam fortemente a compra e venda e ocorrem situações em que eles não são observados. Ao ignorar esses aspectos menos tangíveis das vendas, um fornecedor pode perder vendas e nem mesmo entender o porquê. Alguns pesquisadores procuram definir procedimentos para analisar as decisões de compra e orientar aos vendedores como aplicar a estrutura em situações específicas.
Com relação aos procedimentos para analisar as decisões de compra, analise as assertivas a seguir:
 I. As etapas do procedimento incluem identificar os verdadeiros tomadores de decisão ❆ B- I, II e III.
II. Determinar como eles veem seus próprios interesses e usar essas informações para desenvolver uma estratégia de vendas eficaz.
III. Quando uma pessoa faz uma escolha entre comprar ou não, escolher entre a marca X ou a marca Y, ela está em posição de tomar uma decisão.
 IV. Para que uma tomada de decisão ocorra, não é necessária a existência de alternativas que vão embasar as escolhas, É correto o que se afirma em:
Q4- Os consumidores individuais não são os únicos compradores em um mercado. As empresas e outras organizações também precisam de bens e serviços para operar, administrar seus negócios e produzir as ofertas que fornecem umas às outras e aos consumidores. Essas organizações, que incluem produtores, revendedores, grupos governamentais e sem fins lucrativos, compram uma grande variedade de produtos, incluindo equipamentos, matérias-primas, prod. acabados, mão de obra e outros serviços. Em relação ao comportamento do consumidor organizacional, assinale V (verdadeiro) e F (falso):
(    ) Algumas organizações vendem exclusivamente para outras organizações e nunca entram em contato com compradores consumidores.
(    ) Os mercados B2B seguem os mesmos padrões de comportamento que outros segmentos. ❆ A- V, F, V, F. 
(   ) Ao contrário do processo de compra do consumidor, vários indivíduos geralmente estão envolvidos na tomada de decisões de compra B2B.
 (   ) As decisões de compra da organização são iguais às decisões que você toma como consumidor individual.
Q5- O interesse pela pesquisa de marketing tem relação com a ampliação do conhecimento organizacional, seja o aprofundamento de um determinado tópico ou como um assunto é impactado e influenciado por outras variáveis. O processo de pesquisa de marketing compreende quatro grandes etapas:
(1) Reconhecimento de um problema
(2) Planejamento
(3) Execução ❆ D- 3, 1, 2, 4. 
(4) Comunicação dos resultados
Relacione de acordo com o significado: Assinale de acordo com a sequência:
(     ) compreende a coleta de dados propriamente dita e o seu processamento, bem como a posterior interpretação dos resultados.
(     ) compreende a identificação de um problema de marketing e como a pesquisa poderá auxiliar efetivamente em sua resolução.
(     ) especifica os objetivos da pesquisa e todos os aspectos relacionados à sua aplicação
 (     ) abrange a apresentação dos principais dados da pesquisa, de forma escrita ou verbal.
 Q6- O consumo consciente ou sustentável envolve a busca por produtos e serviços ecologicamente corretos, a economia de recursos, a utilização dos bens até o fim de sua vida útil e a reciclagem dos materiais. O consumo incontrolável e compulsivo da sociedade ao longo do tempo vem trazendo consequências muito negativas para o meio ambiente. Este consumo em excesso tem levado a uma superexploração dos recursos naturais, o que pode levar a um esgotamento e escassez destes recursos, comprometendo o equilíbrio ambiental. Fonte: https://www.infoescola.com/desenvolvimento-sustentavel/consumo-consciente/. Acesso 22 ago 2021.  Com base no fragmento de texto acima e no conteúdo estudado, é correto afirmar que a aprendizagem se refere a: ❆ A- No consumo consciente, o ato de consumir é tão importante quanto o volume de consumo. 
Q7- Os consumidores compram produtos ou serviços, e ao fazer essas compras, eles demonstram alto ou baixo envolvimento. Produtos/serviços de alto envolvimento são aqueles que representam a personalidade, status e estilo de vida justificativo do consumidor. Em contraste, os produtos de baixo envolvimento são aqueles que refletem as decisões de compra de rotina. Em relação ao envolvimento com a marca, assinale V (verdadeiro) e F (falso)
(    ) O alto envolvimento sempre tem um forte componente afetivo.
(    ) O baixo envolvimento ocorre se os atributos são irrelevantes para as consequências.
(    ) O envolvimento médio ocorre se os atributos vincularem apenas à função.
(    ) Compras de alto envolvimento são aqueles produtos que não têm grande influência no estilo de vida do consumidor
 (    ) Os produtos com os quais o consumidor está pouco envolvido também são aqueles que ele mais conhece e sobre os quais ele tem opiniões fortes. É correto o que se afirma em: ❆ B - V, V, V, F, F.
Q8- Nem todos os aspectos de um estilo de vida são voluntários. No entanto, no comportamento do consumidor, o estilo de vida é considerado uma variável psicológica conhecida por influenciar o processo de decisão de compra. Campanhas de marketing para alcançar e persuadir os consumidores são criadas com o intuito de alinhar a posição do produto com as características de estilo de vida do mercado-alvo.
 Com relação à utilização do estilo de vida para campanhas de marketing, analise as assertivas a seguir:
I. É o aspecto único da pesquisa de estilo de vida que a torna tão útil na análise do consumidor
II. Uma aplicação útil do conceito de estilo de vida está relacionada à orientação de compra do consumidor
III. Clientes diferentes abordam as compras de maneiras muito diferentes. ❆ E- II, III e IV. 
 IV. É amplamente considerado como um meio de conectar produtos oferecidos no mercado com grupos de estilo de vida-alvo.É correto o q se afirma em:
Q9- As diferenças das gerações refletem em suas escolhas de consumo de conteúdo e nas interações que costumam fazer. Além disso, as gerações possuem peculiaridades de hábitos de consumo entre si”, explica o fundador da SoluCX. Apesar dessa divisão entre as gerações ainda ser algo bastante visível, as novas formas de comunicação, as tecnologias e as transformações digitais tornam essas diferenças cada vez menores. Fonte:
https://www.consumidormoderno.com.br/2021/03/30/geracao-relacionando-consumo-conteudo-pandemia Acesso 22 ago 2021.
Com relação às gerações, analise as assertivas a seguir: ❆ D- I, II e III. 
I. Cada vez mais profissionais que trabalham com marketing estão de olho nas percepções sobre as gerações.
II. As gerações podem auxiliar na compreensão de quem é seu público-alvo, sem fazer suposições.
 III. Uma geração é uma coorte de pessoas de idade semelhante que viveram no mesmo ambiente histórico e testemunharam os mesmos eventos.
 Q10- No comportamento do consumidor, o estilo de vida é considerado uma variável psicológica conhecida por influenciar o processo de decisão do comprador para os consumidores. As escolhas dos consumidores são muitas vezes motivadas pela sua necessidade ou desejo de pertença a um grupo ou a um determinado estilo de vida, que pode ser retratado pelos produtos que são adquiridos. Com base no fragmento de texto acima e no conteúdo estudado, é correto afirmar que a aprendizagem se refere a: ❆ A- O estilo de vida pode ser amplamente definido como a maneira como uma pessoa vive 
 Q1- Estudar o comportamento do consumidor engloba compreender como se dá o consumo de produtos e serviços de uma forma muito ampla, incluindo desde os fatores que influenciam a aquisição (ou não) desse ou daquele produto, assim como todo o processo de decisão de compra, a frequência com que tal processo ocorre, entre outras variáveis importantes. Os fatores envolvidos no comportamento de consumo podem ser classificados, de acordo com sua natureza e características, em duas principais categorias: fatores socioculturais e fatores pessoais/psicológicos, sendo que os processos de percepção e aprendizagem participam deste último grupo de fatores. FONTE: AMORIN, M. C. S; GARRAN, V.G. Aprendizagem do consumidor:o desafio de despertar a atenção e conquistar o domínio emocional do cliente. Com base no fragmento de texto acima e no conteúdo estudado, é correto afirmar em relação à aprendizagem que: ❆ B- A aprendizagem do consumidor é um processo que muda continuamente e adquire novos conhecimentos. 
Q2- O processo de tomada de decisão do consumidor envolve diversos aspectos, sendo um dos principais os tipos de comportamento de compra, a decisão depende do tipo de produto que ele precisa comprar. Existem grandes diferenças entre comprar pasta de dente, um café, um notebook ou um carro. Com base nas observações, fica claro que as compras mais complexas e caras envolvem maior deliberação e outros participantes.
 COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. Com base no fragmento de texto acima e no conteúdo estudado, é correto afirmar que o comportamento do consumidor: ❆ A- O comportamento de compra do consumidor é determinado pelo nível de envolvimento que o consumidor demonstra em relação à decisão de compra. 
Q6- A curva de adesão do produto pode fornecer percepções úteis sobre como e quando atingir certas partes de sua base de clientes. A curva de adesão do produto é uma representação visual de como diferentes grupos de pessoas estão dispostos a experimentar o produto ao longo do tempo. A curva de adoção do produto é dividida em cinco fases:
 (1) Inovadores (2) Primeiros usuários (3) Maioria inicial (4) Maioria tardia (5) Retardatários
Associe de acordo com o significado: ❆ D- 4, 3, 2, 5, 1. 
(   ) Produto já foi lançado há um certo tempo e seu uso é amplamente difundido.
(    ) Pessoas pragmáticas só comprarão algo depois de testado (pelo menos um pouco) e comprovado seu valor.
(    ) Devido a um fluxo desses usuários, vai ocorrer um aumento nas vendas e começará a obter uma taxa de conversão mais estável.
(    ) Estas são as pessoas que compram seu produto depois que todo o alarde passou.
 (    ) Os inovadores são o primeiro grupo de pessoas a investir no seu produto.
Q7- O marketing sensorial de ponto de venda consiste em utilizar elementos ambientais que impactam os sentidos do cliente e fazem com que suas respostas emocionais, cognitivas e comportamentais favoreçam a criação de uma imagem de marca e estimulem as compras.
Em relação ao marketing sensorial assinale V (verdadeiro) e F (falso): É correto o que se afirma em:
(   ) A primeira coisa que os clientes notarão no PDV é a aparência.
(    ) O uso de muitas cores pode sobrecarregar os consumidores. ❆ D- V, V, F, V, V.
(    ) Luzes tremeluzentes devem ser utilizadas em qualquer ambiente.
(    ) Ter luzes adicionais em certos produtos atrai mais interesse do que o resto.
(    ) O som é um elemento que precisa ser cuidadosamente selecionado.
  
Discursivas – Comportamento do Consumidor
Q1- A determinação se um produto é utilitário ou hedônico depende da percepção do consumidor e do uso e consumo do produto. Um exemplo com produtos segue abaixo: Utilizando como base os conceitos de consumo hedônico e utilitário, assim como a representação das imagens da bolsa, descreva as diferenças do consumo utilitário e do consumo hedônico:
Q2- O comportamento do consumidor pode ser influenciado pelos grupos com os quais uma pessoa entra em contato, por meio de amizade, interação face a face e até mesmo contato indireto, esses grupos são chamados de grupos de referência. Os grupos recebem diferentes classificações, as mais comuns dividem os grupos de acordo com "a frequência de contato, a natureza da associação, o grau de formalidade e a capacidade de seus membros para optar por pertencer ou não ao grupo" (Solomon, 2002, p.258). Analisando o texto e mediante os conteúdos ensinados, explique quem forma os grupos de referência. 
Q3-  A satisfação do consumidor desempenha um papel importante na criação de relacionamentos de longo prazo com as pessoas e fazendo com que elas voltem ao seu negócio após a primeira compra ou contato. Não existe uma receita de bolo a ser seguida, entretanto é importante que as organizações não devam presumir que sabem o que o consumidor deseja, em vez disso, é importante é entender a voz do cliente, usando ferramentas como pesquisas com clientes. Com base no trecho acima e mediante os conteúdos ensinados, descreva qual a importância da pesquisa na compreensão da satisfação do consumidor? 
Q4-  Uma das principais causas que contribuíram para que a relação entre vendedores e compradores se tomasse um processo mais apurado foi, dentre outras, a maior disponibilidade de informações, associada à expansão da tecnologia. Isso exigiu do comércio a busca do entendimento das necessidades e desejos daqueles que são responsáveis pela sobrevivência e manutenção de suas empresas, os consumidores. Ações diferenciadas no varejo foram necessárias, estimulando lojistas a repensarem suas ações nos Pontos de Venda (PDV). Uma das formas recomendadas para que se dé a atração é a utilização de vitrinas mais elaboradas, com base nos apelos obtidos por meio do impacto gerado pelo marketing sensorial. Para aumentar a conquista do consumidor, as lojas de varejo têm melhorado e ampliado suas estratégias de vendas. Uma das formas recomendadas para que se dé a atração é a utilização de vitrinas mais elaboradas, com base nos apelos obtidos por meio do impacto gerado pelo marketing sensorial. Referência: ARENA, J. B. O VITRINISMO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING, 2016. UNIMEP SENSORIAL NAS LOJAS DE VAREJO. Para aumentar a conquista do consumidor, as lojas de varejo tem melhorado e ampliado suas estratégias de vendas.
a) Qual a utilização do marketing sensorial no PDV? 
b) Além da utilização das vitrines, cite um exemplo de aplicação do marketing sensorial no PDV 
Q5- Cada vez mais profissionais que trabalham com marketing estão de olho nas percepções sobre as gerações. Não deve ser surpresa que a quantidade de perguntas que os profissionais da indústria têm em sua agenda sobre todas as diferentes gerações esteja crescendo. O estágio de vida está ligado à idade e, consequentemente, também a onde e como o consumidor está na sua vida, tanto física quanto psicologicamente. À medida que suas necessidades, responsabilidades e desejos mudam, ele passa a demandar diferentes produtos e serviços, requerendo utilidades e compostos de produto ou serviço muitas vezes radicalmente distintos. A influência da idade refere-se às mudanças físicas, sociais e psicológicas experimentadas com o correr do processo de envelhecimento e passagem por fases do ciclo de vida. Referência: Marketing de gerações: um estudo de segmentação por coortes. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2002-mkt-1503.pdf. Com base no texto acima e mediante os conteúdos ensinados, apresente aspectos relacionados à geração Z:

Outros materiais