Logo Passei Direto
Buscar

Av I - Urinálise

User badge image
jlima_lima

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A cor da urina pode dizer muito sobre a saúde. Infecções, desidratação, disfunções no fígado e problemas renais podem dar sinais através de sua coloração. Diariamente, os rins, após filtrarem o sangue, produzem entre 1,5 e 2 litros de urina para eliminar as toxinas do organismo.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A urina normalmente pode apresentar várias cores, que são determinadas geralmente por concentração dos pigmentos urocromo e, em menor grau, urobilina e uroeritrina. PORQUE II- Quanto maior a concentração de pigmentos, mais intensa será a cor, porém, pode haver outros responsáveis pela pigmentação urinária, como os medicamentos e a dieta. Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Todos os medicamentos são eliminados do corpo em algum momento e este evento pode ocorrer de várias formas. Eles podem ser eliminados depois de serem modificados quimicamente (metabolizados) ou eliminados intactos. A maioria dos medicamentos, especialmente os medicamentos hidrossolúveis e seus metabólitos, é eliminada principalmente pelos rins na urina. Portanto, a dose do medicamento depende amplamente da função renal. Alguns medicamentos são eliminados por excreção na bile (um líquido amarelo esverdeado secretado pelo fígado e armazenado na vesícula biliar). A taxa na qual os rins excretam alguns medicamentos pode ser afetada pela acidez da urina, que sofre influência da dieta, do uso de medicamentos e da presença de problemas renais. No tratamento da intoxicação por alguns medicamentos e com o objetivo de acelerar sua excreção, modifica-se a acidez da urina administrando-se antiácidos (como o bicarbonato de sódio) ou substâncias acidificantes (como cloreto de amônio) por via oral.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Algumas drogas, principalmente aquelas que possuem estruturas moleculares pequenas, podem ser filtradas pelos glomérulos renais. II- Algumas drogas, principalmente aquelas que possuem estruturas moleculares grandes, não podem ser filtradas e não são imediatamente eliminadas. III- Alguns fármacos podem ser eliminados através de proteínas transportadoras. IV- Alguns fármacos podem ser filtrados e reabsorvidos passivamente ao longo de um gradiente de concentração. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença III está correta.

A urina é formada nos rins, mais precisamente no néfron. Em cada rim existe aproximadamente um milhão de néfrons, estruturas conhecidas também como unidades funcionais dos rins. Cada néfron é formado pelo corpúsculo renal e pelos túbulos renais. O corpúsculo renal é formado pelo glomérulo e pela cápsula de Bowman. Os glomérulos são vários capilares que estão completamente enovelados. Esses capilares são envoltos pela cápsula de Bowman. O túbulo renal, por sua vez, é formado por três partes: o túbulo proximal, a alça de Henle e o túbulo distal.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- Aproximadamente 120mL/min são filtrados nos glomérulos renais, e em média, apenas 1mL/min é realmente excretado.
II- O volume médio diário normal de urina, para um adulto, é de cerca de 1.200 a 1.500 mL, com mais urina produzida durante o dia do que à noite.
III- A poliúria é um aumento anormal no volume de urina (>2500mL), como no diabetes insípido e no diabetes mellitus.
IV- Anúria é a supressão completa da formação de urina durante dois ou três dias consecutivos, apesar de uma alta ingestão de líquidos.
A Somente a sentença III está correta.
B Somente a sentença I está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I, II, III e IV estão corretas.

A uretra masculina é um canal comum para a micção e ejaculação e se estende da bexiga até o óstio externo da uretra, seguindo um caminho de cerca de 20 cm. A uretra masculina pode ser dividida didaticamente em no mínimo três porções: prostática; membranosa; esponjosa. A uretra prostática, como o nome indica, atravessa a próstata. Ela possui um comprimento de cerca de 3 cm e é nela que os ductos que transportam a secreção produzida pela próstata desembocam. Quando a próstata aumenta de tamanho, como no caso da hiperplasia prostática benigna, pode ocorrer a compressão da uretra, o que leva a problemas como redução do fluxo urinário, vontade de urinar frequentemente e sensação de que a bexiga não foi totalmente esvaziada.
Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A As glândulas mucosas podem ser encontradas por toda a extensão da uretra masculina, sendo a responsável por proteger a uretra do pH da urina.
B A uretra prostática passa por toda a extensão da próstata.
C As glândulas bulbouretrais, também conhecidas como glândulas de Cowper, produzem e secretam muco na uretra para tamponar o pH uretral durante os atos sexuais.
D O muco produzido pelas glândulas de Cowper é responsável por neutralizar o ambiente da uretra, o que provoca o aumento da resistência à ejaculação.

A análise da urina é usada como método diagnóstico complementar, pois trata-se de um exame indolor, de simples coleta e resultado rápido, o que a torna muito menos penosa que as análises de sangue. O exame sumário da urina pode nos fornecer pistas importantes sobre doenças, principalmente sobre problemas nos rins e nas vias urinárias. A presença de sangue, piócitos (pus), proteínas, glicose e diversas outras substâncias na urina costuma ser uma dica importante para doenças que podem ainda não estar apresentando sinais ou sintomas muito claros. O fato de a urina ter uma aparência completamente normal não significa que ela não possa conter alterações. Mesmo a presença de sangue pode ser apenas microscópica, não sendo possível a sua identificação por qualquer outro meio que não através do exame laboratorial da urina. A urina também pode ser usada para pesquisar a presença de drogas no organismo, sejam elas lícitas ou ilícitas. Todavia, para esse tipo de pesquisa, exames especiais precisam ser solicitados. O exame simples de urina, chamado EAS ou Urina tipo 1, não visa fazer doseamentos de drogas ou medicamentos.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Células epiteliais escamosas revestem a uretra e a vagina da mulher e a porção distal da uretra dos homens, as células epiteliais escamosas são as mais comuns e o maior número de células observadas na urina. II- A urina também pode conter estruturas como cilindros, cristais, células sanguíneas e células epiteliais, algumas delas são consideradas normais, enquanto outras são observadas em vários distúrbios renais e metabólicos. III- Os principais constituintes da urina são água, ureia, ácido úrico, creatinina, sódio, potássio, cloreto, cálcio, magnésio, fosfatos, sulfatos e amônia. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

A principal função dos rins é filtrar o sangue retirando o excesso de água, sal e resíduos, eliminando-os através da urina. A urina é armazenada na bexiga até o momento de ser eliminada ao urinar. Os rins também desempenham outras funções, como: controle da pressão arterial, produzindo o hormônio renina; produzem também o hormônio eritropoietina, que estimula a produção de hemácias.
Sobre as funções renais, assinale a alternativa INCORRETA:
A São as células dos néfrons que produzem a enzina Renina.
B A angiotensina II é produzida nos rins.
C A Renina, ao reagir com o angiotensinogênio presente no sangue, produz angiotensina I.
D A angiotensina II corrige o fluxo sanguíneo renal que provoca a reabsorção de sódio.

Uma análise de urina completa consiste em três fases distintas de teste: exame visual que avalia a cor e clareza da urina; exame químico que testa quimicamente cerca de nove substâncias que fornecem informações valiosas sobre saúde e doença e determina a concentração da urina; e um exame microscópico para identificar e contar o tipo de células, cilindros, cristais e outros componentes, como bactérias e muco, que podem estar presentes na urina. Um exame microscópico é normalmente realizado quando há um achado anormal no exame visual ou químico, ou se um profissional de saúde o solicitar especificamente. Achados anormais em uma urina podem levar à repetição do teste para ver se os resultados ainda estão anormais e/ou podem ser seguidos por exames adicionais, como por exemplo no sangue, para ajudar a estabelecer um diagnóstico. Os profissionais responsáveis pela análise devem entender os critérios e os requisitos para a realização do EAS no laboratório clínico, para que os profissionais estabeleçam e apliquem as diretrizes padronizadas na execução do processo.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Apesar de não ser rotina, o odor da urina pode ser uma observação importante. ( ) A presença de cetonas na urina pode ser responsável pelo odor doce da amostra. ( ) A presença de bactérias na amostra de urina pode provocar odor frutado na amostra. ( ) A presença de odor de amônia na amostra de urina é um indicativo de microbiota normal. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B F - V - F - V.
C V - V - F - F.
D F - F - V - V.

Os exames de urina são solicitados para auxiliarem no diagnóstico de infecções do trato urinário, além daquelas renais. Quando necessário, alguns exames também podem ser solicitados pelo médico assistente, como forma de confirmar-se o diagnóstico ou ainda para tentar-se descobrir o ponto de origem do problema identificado através da amostra de urina. Sobre a coleta de urina, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Deve-se sempre orientar o paciente a lavar bem as mãos com água e sabão antes da coleta.
II- Deve-se coletar a amostra de urina desde o primeiro jato.
III- A amostra deverá ser acondicionada em temperatura ambiente por no mínimo 24h.
IV- Deve-se orientar sempre o paciente a lavar as mãos após a coleta.
A As sentenças III e IV estão corretas.
B Somente a sentença I está correta.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

Espermograma é o exame realizado para avaliar a qualidade do sêmen em uma amostra coletada pelo próprio paciente por meio de masturbação. Os parâmetros dessa qualidade são preconizados pela Organização Mundial da Saúde. O exame pode avaliar tanto o aspecto do ejaculado como a quantidade e as condições dos espermatozoides, o que fornece informações para a avaliação da fertilidade do homem e revela outras condições de sua saúde reprodutiva.
Sobre a coleta de sêmen, analise as sentenças a seguir: I- Orientar o paciente a obter a primeira parte da sua ejaculação no copo, pois acredita-se que seja o mais rico em esperma. II- Orientar o paciente a ejacular diretamente em um recipiente estéril, fornecido pelo laboratório clínico. III- Orientar o paciente a coletar o seu sêmen em um preservativo. IV- Orientar o paciente a usar lubrificante, incluindo a saliva. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

A cor da urina pode dizer muito sobre a saúde. Infecções, desidratação, disfunções no fígado e problemas renais podem dar sinais através de sua coloração. Diariamente, os rins, após filtrarem o sangue, produzem entre 1,5 e 2 litros de urina para eliminar as toxinas do organismo.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A urina normalmente pode apresentar várias cores, que são determinadas geralmente por concentração dos pigmentos urocromo e, em menor grau, urobilina e uroeritrina. PORQUE II- Quanto maior a concentração de pigmentos, mais intensa será a cor, porém, pode haver outros responsáveis pela pigmentação urinária, como os medicamentos e a dieta. Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Todos os medicamentos são eliminados do corpo em algum momento e este evento pode ocorrer de várias formas. Eles podem ser eliminados depois de serem modificados quimicamente (metabolizados) ou eliminados intactos. A maioria dos medicamentos, especialmente os medicamentos hidrossolúveis e seus metabólitos, é eliminada principalmente pelos rins na urina. Portanto, a dose do medicamento depende amplamente da função renal. Alguns medicamentos são eliminados por excreção na bile (um líquido amarelo esverdeado secretado pelo fígado e armazenado na vesícula biliar). A taxa na qual os rins excretam alguns medicamentos pode ser afetada pela acidez da urina, que sofre influência da dieta, do uso de medicamentos e da presença de problemas renais. No tratamento da intoxicação por alguns medicamentos e com o objetivo de acelerar sua excreção, modifica-se a acidez da urina administrando-se antiácidos (como o bicarbonato de sódio) ou substâncias acidificantes (como cloreto de amônio) por via oral.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Algumas drogas, principalmente aquelas que possuem estruturas moleculares pequenas, podem ser filtradas pelos glomérulos renais. II- Algumas drogas, principalmente aquelas que possuem estruturas moleculares grandes, não podem ser filtradas e não são imediatamente eliminadas. III- Alguns fármacos podem ser eliminados através de proteínas transportadoras. IV- Alguns fármacos podem ser filtrados e reabsorvidos passivamente ao longo de um gradiente de concentração. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença III está correta.

A urina é formada nos rins, mais precisamente no néfron. Em cada rim existe aproximadamente um milhão de néfrons, estruturas conhecidas também como unidades funcionais dos rins. Cada néfron é formado pelo corpúsculo renal e pelos túbulos renais. O corpúsculo renal é formado pelo glomérulo e pela cápsula de Bowman. Os glomérulos são vários capilares que estão completamente enovelados. Esses capilares são envoltos pela cápsula de Bowman. O túbulo renal, por sua vez, é formado por três partes: o túbulo proximal, a alça de Henle e o túbulo distal.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- Aproximadamente 120mL/min são filtrados nos glomérulos renais, e em média, apenas 1mL/min é realmente excretado.
II- O volume médio diário normal de urina, para um adulto, é de cerca de 1.200 a 1.500 mL, com mais urina produzida durante o dia do que à noite.
III- A poliúria é um aumento anormal no volume de urina (>2500mL), como no diabetes insípido e no diabetes mellitus.
IV- Anúria é a supressão completa da formação de urina durante dois ou três dias consecutivos, apesar de uma alta ingestão de líquidos.
A Somente a sentença III está correta.
B Somente a sentença I está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I, II, III e IV estão corretas.

A uretra masculina é um canal comum para a micção e ejaculação e se estende da bexiga até o óstio externo da uretra, seguindo um caminho de cerca de 20 cm. A uretra masculina pode ser dividida didaticamente em no mínimo três porções: prostática; membranosa; esponjosa. A uretra prostática, como o nome indica, atravessa a próstata. Ela possui um comprimento de cerca de 3 cm e é nela que os ductos que transportam a secreção produzida pela próstata desembocam. Quando a próstata aumenta de tamanho, como no caso da hiperplasia prostática benigna, pode ocorrer a compressão da uretra, o que leva a problemas como redução do fluxo urinário, vontade de urinar frequentemente e sensação de que a bexiga não foi totalmente esvaziada.
Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A As glândulas mucosas podem ser encontradas por toda a extensão da uretra masculina, sendo a responsável por proteger a uretra do pH da urina.
B A uretra prostática passa por toda a extensão da próstata.
C As glândulas bulbouretrais, também conhecidas como glândulas de Cowper, produzem e secretam muco na uretra para tamponar o pH uretral durante os atos sexuais.
D O muco produzido pelas glândulas de Cowper é responsável por neutralizar o ambiente da uretra, o que provoca o aumento da resistência à ejaculação.

A análise da urina é usada como método diagnóstico complementar, pois trata-se de um exame indolor, de simples coleta e resultado rápido, o que a torna muito menos penosa que as análises de sangue. O exame sumário da urina pode nos fornecer pistas importantes sobre doenças, principalmente sobre problemas nos rins e nas vias urinárias. A presença de sangue, piócitos (pus), proteínas, glicose e diversas outras substâncias na urina costuma ser uma dica importante para doenças que podem ainda não estar apresentando sinais ou sintomas muito claros. O fato de a urina ter uma aparência completamente normal não significa que ela não possa conter alterações. Mesmo a presença de sangue pode ser apenas microscópica, não sendo possível a sua identificação por qualquer outro meio que não através do exame laboratorial da urina. A urina também pode ser usada para pesquisar a presença de drogas no organismo, sejam elas lícitas ou ilícitas. Todavia, para esse tipo de pesquisa, exames especiais precisam ser solicitados. O exame simples de urina, chamado EAS ou Urina tipo 1, não visa fazer doseamentos de drogas ou medicamentos.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Células epiteliais escamosas revestem a uretra e a vagina da mulher e a porção distal da uretra dos homens, as células epiteliais escamosas são as mais comuns e o maior número de células observadas na urina. II- A urina também pode conter estruturas como cilindros, cristais, células sanguíneas e células epiteliais, algumas delas são consideradas normais, enquanto outras são observadas em vários distúrbios renais e metabólicos. III- Os principais constituintes da urina são água, ureia, ácido úrico, creatinina, sódio, potássio, cloreto, cálcio, magnésio, fosfatos, sulfatos e amônia. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

A principal função dos rins é filtrar o sangue retirando o excesso de água, sal e resíduos, eliminando-os através da urina. A urina é armazenada na bexiga até o momento de ser eliminada ao urinar. Os rins também desempenham outras funções, como: controle da pressão arterial, produzindo o hormônio renina; produzem também o hormônio eritropoietina, que estimula a produção de hemácias.
Sobre as funções renais, assinale a alternativa INCORRETA:
A São as células dos néfrons que produzem a enzina Renina.
B A angiotensina II é produzida nos rins.
C A Renina, ao reagir com o angiotensinogênio presente no sangue, produz angiotensina I.
D A angiotensina II corrige o fluxo sanguíneo renal que provoca a reabsorção de sódio.

Uma análise de urina completa consiste em três fases distintas de teste: exame visual que avalia a cor e clareza da urina; exame químico que testa quimicamente cerca de nove substâncias que fornecem informações valiosas sobre saúde e doença e determina a concentração da urina; e um exame microscópico para identificar e contar o tipo de células, cilindros, cristais e outros componentes, como bactérias e muco, que podem estar presentes na urina. Um exame microscópico é normalmente realizado quando há um achado anormal no exame visual ou químico, ou se um profissional de saúde o solicitar especificamente. Achados anormais em uma urina podem levar à repetição do teste para ver se os resultados ainda estão anormais e/ou podem ser seguidos por exames adicionais, como por exemplo no sangue, para ajudar a estabelecer um diagnóstico. Os profissionais responsáveis pela análise devem entender os critérios e os requisitos para a realização do EAS no laboratório clínico, para que os profissionais estabeleçam e apliquem as diretrizes padronizadas na execução do processo.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Apesar de não ser rotina, o odor da urina pode ser uma observação importante. ( ) A presença de cetonas na urina pode ser responsável pelo odor doce da amostra. ( ) A presença de bactérias na amostra de urina pode provocar odor frutado na amostra. ( ) A presença de odor de amônia na amostra de urina é um indicativo de microbiota normal. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B F - V - F - V.
C V - V - F - F.
D F - F - V - V.

Os exames de urina são solicitados para auxiliarem no diagnóstico de infecções do trato urinário, além daquelas renais. Quando necessário, alguns exames também podem ser solicitados pelo médico assistente, como forma de confirmar-se o diagnóstico ou ainda para tentar-se descobrir o ponto de origem do problema identificado através da amostra de urina. Sobre a coleta de urina, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Deve-se sempre orientar o paciente a lavar bem as mãos com água e sabão antes da coleta.
II- Deve-se coletar a amostra de urina desde o primeiro jato.
III- A amostra deverá ser acondicionada em temperatura ambiente por no mínimo 24h.
IV- Deve-se orientar sempre o paciente a lavar as mãos após a coleta.
A As sentenças III e IV estão corretas.
B Somente a sentença I está correta.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

Espermograma é o exame realizado para avaliar a qualidade do sêmen em uma amostra coletada pelo próprio paciente por meio de masturbação. Os parâmetros dessa qualidade são preconizados pela Organização Mundial da Saúde. O exame pode avaliar tanto o aspecto do ejaculado como a quantidade e as condições dos espermatozoides, o que fornece informações para a avaliação da fertilidade do homem e revela outras condições de sua saúde reprodutiva.
Sobre a coleta de sêmen, analise as sentenças a seguir: I- Orientar o paciente a obter a primeira parte da sua ejaculação no copo, pois acredita-se que seja o mais rico em esperma. II- Orientar o paciente a ejacular diretamente em um recipiente estéril, fornecido pelo laboratório clínico. III- Orientar o paciente a coletar o seu sêmen em um preservativo. IV- Orientar o paciente a usar lubrificante, incluindo a saliva. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Prévia do material em texto

14/06/2023, 20:13 Avaliação I - Individual
about:blank 1/3
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação I - Individual (Cod.:828267)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 65701272
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 8/2
Nota 8,00
“A cor da urina pode dizer muito sobre a saúde. Infecções, desidratação, disfunções no fígado e problemas renais podem dar sinais através de sua coloração. 
Diariamente, os rins, após filtrarem o sangue, produzem entre 1,5 e 2 litros de urina para eliminar as toxinas do organismo.” Sobre o exposto, avalie as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A urina normalmente pode apresentar várias cores, que são determinadas geralmente por concentração dos pigmentos urocromo e, em menor grau, 
urobilina e uroeritrina.
PORQUE
II- Quanto maior a concentração de pigmentos, mais intensa será a cor, porém, pode haver outros responsáveis pela pigmentação urinária, como os 
medicamentos e a dieta.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/o-que-a-cor-da-urina-pode-revelar-sobre-a-saude-dos-cidadaos. Acesso em: 15 nov. 2022.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
“Todos os medicamentos são eliminados do corpo em algum momento e este evento pode ocorrer de várias formas. Eles podem ser eliminados depois de 
serem modificados quimicamente (metabolizados) ou eliminados intactos. A maioria dos medicamentos, especialmente os medicamentos hidrossolúveis e 
seus metabólitos, é eliminada principalmente pelos rins na urina. Portanto, a dose do medicamento depende amplamente da função renal. Alguns 
medicamentos são eliminados por excreção na bile (um líquido amarelo esverdeado secretado pelo fígado e armazenado na vesícula biliar). A taxa na qual os 
rins excretam alguns medicamentos pode ser afetada pela acidez da urina, que sofre influência da dieta, do uso de medicamentos e da presença de problemas 
renais. No tratamento da intoxicação por alguns medicamentos e com o objetivo de acelerar sua excreção, modifica-se a acidez da urina administrando-se 
antiácidos (como o bicarbonato de sódio) ou substâncias acidificantes (como cloreto de amônio) por via oral.” Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Algumas drogas, principalmente aquelas que possuem estruturas moleculares pequenas, podem ser filtradas pelos glomérulos renais.
II- Algumas drogas, principalmente aquelas que possuem estruturas moleculares grandes, não podem ser filtradas e não são imediatamente eliminadas.
III- Alguns fármacos podem ser eliminados através de proteínas transportadoras.
IV- Alguns fármacos podem ser filtrados e reabsorvidos passivamente ao longo de um gradiente de concentração.Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/medicamentos/administra%C3%A7%C3%A3o-de-medicamentos-e-farmacocin%C3%A9tica/elimina%C3%A7%C
de-
medicamentos#:~:text=elimina%C3%A7%C3%A3o%20do%20medicamento%20na%20urina,%C3%A0s%20prote%C3%ADnas%20na%20corrente%20sangu%C
Acesso em: 11 nov. 2022.
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença III está correta.
Grande parte das tiras reagentes disponíveis no mercado possuem fatores limitantes, principalmente em virtude de substâncias que podem provocar 
alterações consideráveis na coloração da urina, como alguns medicamentos. Deve-se estar atento às especificações dos fabricantes e total atenção aos 
resultados falso-positivos ou ainda ou falso-negativos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Geralmente as principais tiras reagentes disponíveis no mercado fornecem testes para glicose, bilirrubina, cetona, pH, entre outros.
( ) Geralmente as principais tiras reagentes disponíveis no mercado fornecem testes apenas para glicose, proteína, nitritos e leucócitos.
( ) Geralmente as principais tiras reagentes disponíveis no mercado fornecem testes apenas para glicose e proteína.
( ) Geralmente as principais tiras reagentes disponíveis no mercado fornecem testes apenas para urobilinogênio e glicose.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - V.
B V - F - V - F.
C F - V - F - V.
D V - F - F - F.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
3
14/06/2023, 20:13 Avaliação I - Individual
about:blank 2/3
"A urina é formada nos rins, mais precisamente no néfron. Em cada rim existe aproximadamente um milhão de néfrons, estruturas conhecidas também como 
unidades funcionais dos rins. Cada néfron é formado pelo corpúsculo renal e pelos túbulos renais. O corpúsculo renal é formado pelo glomérulo e pela 
cápsula de Bowman. Os glomérulos são vários capilares que estão completamente enovelados. Esses capilares são envoltos pela cápsula de Bowman. O 
túbulo renal, por sua vez, é formado por três partes: o túbulo proximal, a alça de Henle e o túbulo distal." Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Aproximadamente 120mL/min são filtrados nos glomérulos renais, e em média, apenas 1mL/min é realmente excretado.
II- O volume médio diário normal de urina, para um adulto, é de cerca de 1.200 a 1.500 mL, com mais urina produzida durante o dia do que à noite.
III- A poliúria é um aumento anormal no volume de urina (>2500mL), como no diabetes insípido e no diabetes mellitus.
IV- Anúria é a supressão completa da formação de urina durante dois ou três dias consecutivos, apesar de uma alta ingestão de líquidos.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/formacao-urina.htm. Acesso em: 11 nov. 2022.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D Somente a sentença I está correta.
"A uretra masculina é um canal comum para a micção e ejaculação e se estende da bexiga até o óstio externo da uretra, seguindo um caminho de cerca de 20 
cm. A uretra masculina pode ser dividida didaticamente em no mínimo três porções: prostática; membranosa; esponjosa. A uretra prostática, como o nome 
indica, atravessa a próstata. Ela possui um comprimento de cerca de 3 cm e é nela que os ductos que transportam a secreção produzida pela próstata 
desembocam. Quando a próstata aumenta de tamanho, como no caso da hiperplasia prostática benigna, pode ocorrer a compressão da uretra, o que leva a 
problemas como redução do fluxo urinário, vontade de urinar frequentemente e sensação de que a bexiga não foi totalmente esvaziada.”
Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/uretra.htm. Acesso em: 11 nov. 2022.
A A uretra prostática passa por toda a extensão da próstata.
B O muco produzido pelas glândulas de Cowper é responsável por neutralizar o ambiente da uretra, o que provoca o aumento da resistência à ejaculação.
C As glândulas mucosas podem ser encontradas por toda a extensão da uretra masculina, sendo a responsável por proteger a uretra do pH da urina.
D As glândulas bulbouretrais, também conhecidas como glândulas de Cowper, produzem e secretam muco na uretra para tamponar o pH uretral durante os
atos sexuais.
“A análise da urina é usada como método diagnóstico complementar, pois trata-se de um exame indolor, de simples coleta e resultado rápido, o que a torna 
muito menos penosa que as análises de sangue. O exame sumário da urina pode nos fornecer pistas importantes sobre doenças, principalmente sobre 
problemas nos rins e nas vias urinárias. A presença de sangue, piócitos (pus), proteínas, glicose e diversas outras substâncias na urina costuma ser uma dica 
importante para doenças que podem ainda não estar apresentando sinais ou sintomas muito claros. O fato de a urina ter uma aparênciacompletamente normal 
não significa que ela não possa conter alterações. Mesmo a presença de sangue pode ser apenas microscópica, não sendo possível a sua identificação por 
qualquer outro meio que não através do exame laboratorial da urina. A urina também pode ser usada para pesquisar a presença de drogas no organismo, sejam 
elas lícitas ou ilícitas. Todavia, para esse tipo de pesquisa, exames especiais precisam ser solicitados. O exame simples de urina, chamado EAS ou Urina tipo 
1, não visa fazer doseamentos de drogas ou medicamentos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Células epiteliais escamosas revestem a uretra e a vagina da mulher e a porção distal da uretra dos homens, as células epiteliais escamosas são as mais 
comuns e o maior número de células observadas na urina.
II- A urina também pode conter estruturas como cilindros, cristais, células sanguíneas e células epiteliais, algumas delas são consideradas normais, enquanto 
outras são observadas em vários distúrbios renais e metabólicos.
III- Os principais constituintes da urina são água, ureia, ácido úrico, creatinina, sódio, potássio, cloreto, cálcio, magnésio, fosfatos, sulfatos e amônia.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: https://www.mdsaude.com/exames-complementares/exame-de-urina/. Acesso em: 11 nov. 2022.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.
A principal função dos rins é filtrar o sangue retirando o excesso de água, sal e resíduos, eliminando-os através da urina. A urina é armazenada na bexiga até 
o momento de ser eliminada ao urinar. Os rins também desempenham outras funções, como: controle da pressão arterial, produzindo o hormônio renina; 
produzem também o hormônio eritropoietina, que estimula a produção de hemácias.
Sobre as funções renais, assinale a alternativa INCORRETA:
Fonte: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-rim/711/153/. Acesso em: 11 nov. 2022.
A A Renina, ao reagir com o angiotensinogênio presente no sangue, produz angiotensina I.
B São as células dos néfrons que produzem a enzina Renina.
C A angiotensina II é produzida nos rins.
4
5
6
7
14/06/2023, 20:13 Avaliação I - Individual
about:blank 3/3
D A angiotensina II corrige o fluxo sanguíneo renal que provoca a reabsorção de sódio.
“Uma análise de urina completa consiste em três fases distintas de teste: exame visual que avalia a cor e clareza da urina; exame químico que testa 
quimicamente cerca de nove substâncias que fornecem informações valiosas sobre saúde e doença e determina a concentração da urina; e um exame 
microscópico para identificar e contar o tipo de células, cilindros, cristais e outros componentes, como bactérias e muco, que podem estar presentes na urina. 
Um exame microscópico é normalmente realizado quando há um achado anormal no exame visual ou químico, ou se um profissional de saúde o solicitar 
especificamente. Achados anormais em uma urina podem levar à repetição do teste para ver se os resultados ainda estão anormais e/ou podem ser seguidos 
por exames adicionais, como por exemplo no sangue, para ajudar a estabelecer um diagnóstico. Os profissionais responsáveis pela análise devem entender os 
critérios e os requisitos para a realização do EAS no laboratório clínico, para que os profissionais estabeleçam e apliquem as diretrizes padronizadas na 
execução do processo.” Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Apesar de não ser rotina, o odor da urina pode ser uma observação importante.
( ) A presença de cetonas na urina pode ser responsável pelo odor doce da amostra.
( ) A presença de bactérias na amostra de urina pode provocar odor frutado na amostra.
( ) A presença de odor de amônia na amostra de urina é um indicativo de microbiota normal.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Fonte: https://revistaadnormas.com.br/2021/11/30/os-procedimentos-para-a-realizacao-do-exame-de-urina-no-laboratorio-clinico. Acesso em: 15 nov. 2022.
A F - V - F - V.
B V - V - F - F.
C F - F - V - V.
D V - F - V - F.
Os exames de urina são solicitados para auxiliarem no diagnóstico de infecções do trato urinário, além daquelas renais. Quando necessário, alguns exames 
também podem ser solicitados pelo médico assistente, como forma de confirmar-se o diagnóstico ou ainda para tentar-se descobrir o ponto de origem do 
problema identificado através da amostra de urina. Sobre a coleta de urina, analise as sentenças a seguir:
I- Deve-se sempre orientar o paciente a lavar bem as mãos com água e sabão antes da coleta.
II- Deve-se coletar a amostra de urina desde o primeiro jato.
III- A amostra deverá ser acondicionada em temperatura ambiente por no mínimo 24h.
IV- Deve-se orientar sempre o paciente a lavar as mãos após a coleta.Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças III e IV estão corretas.
B Somente a sentença I está correta.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.
“Espermograma é o exame realizado para avaliar a qualidade do sêmen em uma amostra coletada pelo próprio paciente por meio de masturbação. Os 
parâmetros dessa qualidade são preconizados pela Organização Mundial da Saúde. O exame pode avaliar tanto o aspecto do ejaculado como a quantidade e 
as condições dos espermatozoides, o que fornece informações para a avaliação da fertilidade do homem e revela outras condições de sua saúde reprodutiva.” 
Sobre a coleta de sêmen, analise as sentenças a seguir:
I- Orientar o paciente a obter a primeira parte da sua ejaculação no copo, pois acredita-se que seja o mais rico em esperma.
II- Orientar o paciente a ejacular diretamente em um recipiente estéril, fornecido pelo laboratório clínico.
III- Orientar o paciente a coletar o seu sêmen em um preservativo.
IV- Orientar o paciente a usar lubrificante, incluindo a saliva.Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: https://origen.com.br/espermograma/. Acesso em: 15 nov. 2022.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.
8
9
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina