Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO3 Direitos Humanos para Analista Educacional (SEE MG) 2023

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O Estatuto da Pessoa com Deficiência, como ficou conhecida a Lei nº 13.146/2015, representa relevante instrumento para a consolidação da proteção da dignidade da pessoa portadora de deficiência psíquica, anatômica ou fisiológica, buscando a inclusão social e a diminuição das barreiras para integração à vida social. A curatela passa, assim, a assumir caráter excepcional, aplicada apenas quando e na medida da necessidade.
Sobre a matéria, é correto afirmar que:
a) com a nova sistemática introduzida pela Lei nº 13.146/2015, não se aplicam os impedimentos matrimoniais às pessoas portadoras de deficiência mental;
b) o casamento contraído pelo incapaz de consentir ou manifestar sua vontade, de modo inequívoco, é nulo por ter assento em razões de ordem pública;
c) o curador, cônjuge do curatelado, tem o dever de prestar contas da administração dos bens do curatelado, qualquer que seja o regime de bens do casamento;
d) a tomada de decisão apoiada introduzida pela Lei nº 13.146/2015 constitui um novo modelo jurídico de índole promocional das pessoas com deficiência, que reconhece a possibilidade de qualquer pessoa responsabilizar-se, de acordo com suas possibilidades, por seus atos. Por sua relevância, a medida pode ser instituída de ofício pelo juiz;
e) apesar de desejável, a fixação da curatela compartilhada só deve ocorrer quando ambos os requerentes apresentarem interesse no exercício da curatela, revelarem-se aptos ao exercício do munus e as circunstâncias fáticas evidenciarem que a medida é a que melhor resguarda os interesses do curatelado.

Em conformidade com a Lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência, analisar a sentença abaixo:
Compete ao Poder Público garantir a dignidade da pessoa com deficiência ao longo de toda a vida. Em situações de risco, emergência ou estado de calamidade pública, a pessoa com deficiência será considerada vulnerável, devendo o Poder Público adotar medidas para sua proteção e segurança (1ª parte). A pessoa com deficiência poderá ser obrigada a se submeter à intervenção clínica ou cirúrgica, ao tratamento ou à institucionalização forçada (2ª parte). A sentença está:
a) Totalmente correta.
b) Correta somente em sua 1ª parte.
c) Correta somente em sua 2ª parte.
d) Totalmente incorreta.

Segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), analise as afirmativas abaixo:
Após a análise das afirmativas, assinale a correta.
I. compete ao Poder Público garantir a dignidade da pessoa com deficiência ao longo de toda a vida;
II. em situações de risco, emergência ou estado de calamidade pública, a pessoa com deficiência não será considerada vulnerável;
III. a pessoa com deficiência não poderá ser obrigada a se submeter à intervenção clínica ou à institucionalização forçada;
IV. a pessoa com deficiência somente será atendida, com seu consentimento prévio, em casos de risco de morte e de emergência em saúde.
a) I e II somente
b) I e III somente
c) II e III somente
d) III e IV somente
e) I e IV somente

Sobre a Lei 13.146, marque V para verdadeiro e F para falso:
Está CORRETA a sequência:
I- É considerada pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
II- São consideradas barreiras qualquer obstáculo, atitude ou comportamento que impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros.
III- A pessoa com deficiência não está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.
IV- A deficiência afeta a plena capacidade civil da pessoa.
V- A pesquisa cientifica envolvendo pessoa com deficiência em situação de tutela ou de curatela deve ser realizada, ordinariamente, quando houver benefícios diretos para sua saúde ou para a saúde de outras pessoas com deficiência desde que não haja outra opção de pesquisa com eficácia comparável.
a) V, V, F, F e V.
b) V, V, F, F e F.
c) F, F, V, V e V.
d) F, F, V, V e F.
e) V, F, V, F e F.

Considere as alternativas a seguir e assinale a que NÃO apresenta um dos artigos do Estatuto da Pessoa com Deficiência.
a) Compete ao poder público garantir a dignidade da pessoa com deficiência ao longo de toda a vida.
b) A pessoa com deficiência poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica em casos específicos.
c) É dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.
d) Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.

Um incêndio se alastra rapidamente pela escola e o inspetor de alunos auxilia na evacuação do prédio.
A respeito das pessoas com deficiência, considerando a situação de emergência, assinale a afirmativa correta.
(A) Elas não têm prioridade, caso tenham acompanhante na escola.
(B) Elas têm prioridade, porque são consideradas vulneráveis.
(C) Elas não têm prioridade, porque é preciso salvar o maior número de pessoas.
(D) Elas não têm prioridade, caso a deficiência afete sua mobilidade.
(E) Elas podem ter ou não prioridade, pois o critério é definido no momento.

De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, o processo de habilitação e de reabilitação tem por objetivo:
a) o desenvolvimento de potencialidades, talentos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas que contribuam para a conquista da autonomia da pessoa com deficiência e de sua participação social em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.
b) a disponibilização de recursos, tanto humanos quanto tecnológicos, que garantam atendimento em igualdade de condições com as demais pessoas.
c) assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação, à profissionalização, ao trabalho, à previdência social, à habilitação e à reabilitação, ao transporte, à acessibilidade, à cultura, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à informação, à comunicação, aos avanços científicos e tecnológicos, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, entre outros decorrentes da Constituição Federal.
d) Nenhuma das alternativas.

De acordo com o Censo do IBGE de 2010, o Brasil possui 45 milhões de Pessoas com Deficiência. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – a Lei nº 13.146/2015 – afirma que o processo de habilitação e de reabilitação é um direito da pessoa com deficiência.
De acordo com a lei mencionada, o processo de habilitação e de reabilitação tem por objetivo:
a) Educar a pessoa com deficiência para que supere as limitações que a impedem de desenvolver um convívio social amplo, abrangente e profuso, de modo a produzir padrões avançados de socialidade;
b) O desenvolvimento de potencialidades, talentos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas que contribuam para a conquista da autonomia da pessoa com deficiência e de sua participação social em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas;
c) A implantação e o incremento de ações, programas e projetos voltados à recuperação da autoestima da pessoa com deficiência, de modo que ela se sinta segura e apta ao exercício de seus direitos de forma plena;
d) Buscar a volta à condição normal existente anterior à deficiência, recuperando plenamente as funcionalidades físicas ou mentais e instituir um plano visual e de locomoção nas instituições públicas e de acesso aberto ao público em geral, tendo em vista a plena acessibilidade de todas as pessoas com deficiência.

Compete ao poder público, nos termos do que dispõe a Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, garantir a dignidade da pessoa com deficiência ao longo da vida. Relativamente às pessoas com deficiência, considere as afirmativas a seguir.
Está(ão) correta(s)
I - O processo de habilitação e de reabilitação é um direito da pessoa com deficiência.
II - A pessoa com deficiência não poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou institucionalização forçada.
III - O consentimento prévio, livre e esclarecido da pessoa com deficiência será dispensável para a realização de tratamento, hospitalização e pesquisa científica.
IV - A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para exercer o direito à guarda, à tutela, à curatela e à adoção, como adotante ou adotando, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
a) apenas II.
b) apenas III.
c) apenas I e IV.
d) apenas I, II e IV.
e) I, II, III e IV.

O processo de habilitação e de reabilitação tem por objetivo o desenvolvimento de potencialidades, talentos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas que contribuam para a conquista da autonomia da pessoa com deficiência e de sua participação social em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.
O processo de avaliação multidisciplinar das necessidades, habilidades e potencialidades de cada pessoa, deve observar as seguintes diretrizes, EXCETO:
a) Diagnóstico e intervenção precoces e adoção de medidas para compensar perda ou limitação funcional, buscando o desenvolvimento de aptidões.
b) Atuação permanente, integrada e articulada de políticas públicas que possibilitem a plena participação social da pessoa com deficiência.
c) A Promoção de ações articuladas que garantam a inserção da família no ambiente escolar se a pessoa com deficiência permitir.
d) Prestação de serviços próximo ao domicílio da pessoa com deficiência, inclusive na zona rural, respeitadas a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS) nos territórios locais e as normas do Sistema Único de Saúde (SUS).
e) Oferta de rede de serviços articulados, com atuação intersetorial, nos diferentes níveis de complexidade, para atender às necessidades específicas da pessoa com deficiência.

Pode-se afirmar que estão corretos:
I. A pessoa com deficiência tem direito a informações, orientações e formas de acesso às políticas públicas disponíveis, com a finalidade de propiciar sua plena participação social.
II. Para garantir o direito à educação, cabe ao poder público, por meio das instituições de ensino, o planejamento de estudo de caso, de elaboração de plano de atendimento educacional especializado, de organização de recursos e serviços de acessibilidade e de disponibilização e usabilidade pedagógica de recursos de tecnologia assistiva.
III. A pessoa com deficiência não é obrigada a usufruir de benefícios decorrentes de ação afirmativa.
IV. A curatela de pessoa com deficiência constitui medida protetiva relativa aos direitos de natureza patrimonial e negocial, que alcança também o direito ao próprio corpo, à sexualidade, ao matrimônio, à privacidade, à educação, à saúde, ao trabalho e ao voto.
a) Os itens I, II e III.
b) Os itens II, IV e V.
c) Os itens I, III e IV.
d) Os itens II, III e IV.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) dispõe que é assegurada atenção integral à saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis de complexidade, por intermédio do SUS, garantido acesso universal e igualitário.
De acordo com tal Estatuto da Pessoa com Deficiência, as ações e os serviços de saúde pública destinados à pessoa com deficiência devem assegurar diversas providências, EXCETO:
a) atendimento domiciliar multidisciplinar, tratamento ambulatorial e internação;
b) atendimento psicológico, exceto para seus familiares e atendentes pessoais;
c) respeito à especificidade, à identidade de gênero e à orientação sexual da pessoa com deficiência;
d) atenção sexual e reprodutiva, incluindo o direito à fertilização assistida;
e) diagnóstico e intervenção precoces, realizados por equipe multidisciplinar.

Avalie se, de acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, as ações e os serviços de saúde pública destinados à pessoa com deficiência devem assegurar, entre outros:
Estão corretos
I. diagnóstico e intervenção precoces, realizados por equipe multidisciplinar.
II. serviços de habilitação e de reabilitação sempre que necessários, para qualquer tipo de deficiência, inclusive para a manutenção da melhor condição de saúde e qualidade de vida.
III. atendimento domiciliar unidisciplinar, tratamento ambulatorial e internação quando possível.
IV. atendimento psicológico, não extensivo a seus familiares e atendentes pessoais.
a) I e II, apenas.
b) III e IV, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

No que concerne à elaboração das políticas de saúde para pessoas com deficiência, a Lei nº 13.146/2015 assegura a/o
(A) representação da pessoa com deficiência mediante procuração.
(B) participação da pessoa com deficiência.
(C) primazia dos profissionais de habilitação e reabilitação.
(D) constituição de uma Comissão Tripartite.
(E) colaboração das instituições de tratamento do SUS.

De acordo com a legislação que dispõe sobre os direitos da pessoa com deficiência:
a) Robson passará a residir em uma residência inclusiva destinada a jovens adultos com deficiência;
b) Robson depende do consentimento de sua representante legal para manter relacionamento afetivo e sexual;
c) para ter direito ao Benefício de Prestação Continuada, Robson precisará comprovar contribuição prévia para a previdência social;
d) Dalva e Robson têm atendimento psicológico assegurado nos serviços de saúde pública destinados a pessoas com deficiência;
e) a deficiência intelectual de Robson constitui um entrave à sua participação no grupo de convivência do Centro-Dia de seu bairro.

Sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência – Do direito à educação, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta em relação ao que preconiza o art. 28:
Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
I. Oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.
II. Acesso à educação superior e à educação profissional e tecnológica em igualdade de oportunidades e condições com as demais pessoas.
III. Acesso da pessoa com deficiência, em igualdade de condições, a jogos e a atividades recreativas, esportivas e de lazer, no sistema escolar.
IV. Adoção de práticas pedagógicas inclusivas pelos programas de formação inicial e continuada de professores e oferta de formação continuada para o atendimento educacional especializado.
a) Todas estão corretas.
b) Todas estão incorretas.
c) Apenas I está correta.
d) Apenas I e II estão corretas.
e) Apenas III e IV estão corretas.

De acordo com o Art. 30 do Estatuto da Pessoa com Deficiência algumas medidas devem ser adotadas nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas. Entre estas medidas NÃO consta:
a) Disponibilização de provas em formatos generalizados para colocar o indivíduo com deficiência em igualdade de condições com os outros candidatos.
b) Disponibilização de formulário de inscrição de exames com campos específicos para que o candidato com deficiência informe os recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva necessários para sua participação.
c) Disponibilização de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva adequados, previamente solicitados e escolhidos pelo candidato com deficiência.
d) Atendimento preferencial à pessoa com deficiência nas dependências das Instituições de Ensino Superior (IES) e nos serviços.

No que se refere ao direito à educação, a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, define que é incumbência do poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar, EXCETO:
a) Sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida.
b) Acesso à educação superior e à educação profissional e tecnológica em igualdade de oportunidades e condições com as demais pessoas.
c) Pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de materiais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva.
d) Tecnologia assistiva, tecnologia de reabilitação, materiais e equipamentos adequados e apoio técnico profissional, de acordo com as especificidades de cada pessoa com deficiência.
e) Oferta de educação bilíngue, em Libras, como primeira língua, e na modalidade escrita da Língua Portuguesa, como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O Estatuto da Pessoa com Deficiência, como ficou conhecida a Lei nº 13.146/2015, representa relevante instrumento para a consolidação da proteção da dignidade da pessoa portadora de deficiência psíquica, anatômica ou fisiológica, buscando a inclusão social e a diminuição das barreiras para integração à vida social. A curatela passa, assim, a assumir caráter excepcional, aplicada apenas quando e na medida da necessidade.
Sobre a matéria, é correto afirmar que:
a) com a nova sistemática introduzida pela Lei nº 13.146/2015, não se aplicam os impedimentos matrimoniais às pessoas portadoras de deficiência mental;
b) o casamento contraído pelo incapaz de consentir ou manifestar sua vontade, de modo inequívoco, é nulo por ter assento em razões de ordem pública;
c) o curador, cônjuge do curatelado, tem o dever de prestar contas da administração dos bens do curatelado, qualquer que seja o regime de bens do casamento;
d) a tomada de decisão apoiada introduzida pela Lei nº 13.146/2015 constitui um novo modelo jurídico de índole promocional das pessoas com deficiência, que reconhece a possibilidade de qualquer pessoa responsabilizar-se, de acordo com suas possibilidades, por seus atos. Por sua relevância, a medida pode ser instituída de ofício pelo juiz;
e) apesar de desejável, a fixação da curatela compartilhada só deve ocorrer quando ambos os requerentes apresentarem interesse no exercício da curatela, revelarem-se aptos ao exercício do munus e as circunstâncias fáticas evidenciarem que a medida é a que melhor resguarda os interesses do curatelado.

Em conformidade com a Lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência, analisar a sentença abaixo:
Compete ao Poder Público garantir a dignidade da pessoa com deficiência ao longo de toda a vida. Em situações de risco, emergência ou estado de calamidade pública, a pessoa com deficiência será considerada vulnerável, devendo o Poder Público adotar medidas para sua proteção e segurança (1ª parte). A pessoa com deficiência poderá ser obrigada a se submeter à intervenção clínica ou cirúrgica, ao tratamento ou à institucionalização forçada (2ª parte). A sentença está:
a) Totalmente correta.
b) Correta somente em sua 1ª parte.
c) Correta somente em sua 2ª parte.
d) Totalmente incorreta.

Segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), analise as afirmativas abaixo:
Após a análise das afirmativas, assinale a correta.
I. compete ao Poder Público garantir a dignidade da pessoa com deficiência ao longo de toda a vida;
II. em situações de risco, emergência ou estado de calamidade pública, a pessoa com deficiência não será considerada vulnerável;
III. a pessoa com deficiência não poderá ser obrigada a se submeter à intervenção clínica ou à institucionalização forçada;
IV. a pessoa com deficiência somente será atendida, com seu consentimento prévio, em casos de risco de morte e de emergência em saúde.
a) I e II somente
b) I e III somente
c) II e III somente
d) III e IV somente
e) I e IV somente

Sobre a Lei 13.146, marque V para verdadeiro e F para falso:
Está CORRETA a sequência:
I- É considerada pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
II- São consideradas barreiras qualquer obstáculo, atitude ou comportamento que impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros.
III- A pessoa com deficiência não está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.
IV- A deficiência afeta a plena capacidade civil da pessoa.
V- A pesquisa cientifica envolvendo pessoa com deficiência em situação de tutela ou de curatela deve ser realizada, ordinariamente, quando houver benefícios diretos para sua saúde ou para a saúde de outras pessoas com deficiência desde que não haja outra opção de pesquisa com eficácia comparável.
a) V, V, F, F e V.
b) V, V, F, F e F.
c) F, F, V, V e V.
d) F, F, V, V e F.
e) V, F, V, F e F.

Considere as alternativas a seguir e assinale a que NÃO apresenta um dos artigos do Estatuto da Pessoa com Deficiência.
a) Compete ao poder público garantir a dignidade da pessoa com deficiência ao longo de toda a vida.
b) A pessoa com deficiência poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica em casos específicos.
c) É dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência.
d) Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.

Um incêndio se alastra rapidamente pela escola e o inspetor de alunos auxilia na evacuação do prédio.
A respeito das pessoas com deficiência, considerando a situação de emergência, assinale a afirmativa correta.
(A) Elas não têm prioridade, caso tenham acompanhante na escola.
(B) Elas têm prioridade, porque são consideradas vulneráveis.
(C) Elas não têm prioridade, porque é preciso salvar o maior número de pessoas.
(D) Elas não têm prioridade, caso a deficiência afete sua mobilidade.
(E) Elas podem ter ou não prioridade, pois o critério é definido no momento.

De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, o processo de habilitação e de reabilitação tem por objetivo:
a) o desenvolvimento de potencialidades, talentos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas que contribuam para a conquista da autonomia da pessoa com deficiência e de sua participação social em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.
b) a disponibilização de recursos, tanto humanos quanto tecnológicos, que garantam atendimento em igualdade de condições com as demais pessoas.
c) assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação, à profissionalização, ao trabalho, à previdência social, à habilitação e à reabilitação, ao transporte, à acessibilidade, à cultura, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à informação, à comunicação, aos avanços científicos e tecnológicos, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, entre outros decorrentes da Constituição Federal.
d) Nenhuma das alternativas.

De acordo com o Censo do IBGE de 2010, o Brasil possui 45 milhões de Pessoas com Deficiência. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – a Lei nº 13.146/2015 – afirma que o processo de habilitação e de reabilitação é um direito da pessoa com deficiência.
De acordo com a lei mencionada, o processo de habilitação e de reabilitação tem por objetivo:
a) Educar a pessoa com deficiência para que supere as limitações que a impedem de desenvolver um convívio social amplo, abrangente e profuso, de modo a produzir padrões avançados de socialidade;
b) O desenvolvimento de potencialidades, talentos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas que contribuam para a conquista da autonomia da pessoa com deficiência e de sua participação social em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas;
c) A implantação e o incremento de ações, programas e projetos voltados à recuperação da autoestima da pessoa com deficiência, de modo que ela se sinta segura e apta ao exercício de seus direitos de forma plena;
d) Buscar a volta à condição normal existente anterior à deficiência, recuperando plenamente as funcionalidades físicas ou mentais e instituir um plano visual e de locomoção nas instituições públicas e de acesso aberto ao público em geral, tendo em vista a plena acessibilidade de todas as pessoas com deficiência.

Compete ao poder público, nos termos do que dispõe a Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, garantir a dignidade da pessoa com deficiência ao longo da vida. Relativamente às pessoas com deficiência, considere as afirmativas a seguir.
Está(ão) correta(s)
I - O processo de habilitação e de reabilitação é um direito da pessoa com deficiência.
II - A pessoa com deficiência não poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica, a tratamento ou institucionalização forçada.
III - O consentimento prévio, livre e esclarecido da pessoa com deficiência será dispensável para a realização de tratamento, hospitalização e pesquisa científica.
IV - A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para exercer o direito à guarda, à tutela, à curatela e à adoção, como adotante ou adotando, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
a) apenas II.
b) apenas III.
c) apenas I e IV.
d) apenas I, II e IV.
e) I, II, III e IV.

O processo de habilitação e de reabilitação tem por objetivo o desenvolvimento de potencialidades, talentos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas que contribuam para a conquista da autonomia da pessoa com deficiência e de sua participação social em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.
O processo de avaliação multidisciplinar das necessidades, habilidades e potencialidades de cada pessoa, deve observar as seguintes diretrizes, EXCETO:
a) Diagnóstico e intervenção precoces e adoção de medidas para compensar perda ou limitação funcional, buscando o desenvolvimento de aptidões.
b) Atuação permanente, integrada e articulada de políticas públicas que possibilitem a plena participação social da pessoa com deficiência.
c) A Promoção de ações articuladas que garantam a inserção da família no ambiente escolar se a pessoa com deficiência permitir.
d) Prestação de serviços próximo ao domicílio da pessoa com deficiência, inclusive na zona rural, respeitadas a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS) nos territórios locais e as normas do Sistema Único de Saúde (SUS).
e) Oferta de rede de serviços articulados, com atuação intersetorial, nos diferentes níveis de complexidade, para atender às necessidades específicas da pessoa com deficiência.

Pode-se afirmar que estão corretos:
I. A pessoa com deficiência tem direito a informações, orientações e formas de acesso às políticas públicas disponíveis, com a finalidade de propiciar sua plena participação social.
II. Para garantir o direito à educação, cabe ao poder público, por meio das instituições de ensino, o planejamento de estudo de caso, de elaboração de plano de atendimento educacional especializado, de organização de recursos e serviços de acessibilidade e de disponibilização e usabilidade pedagógica de recursos de tecnologia assistiva.
III. A pessoa com deficiência não é obrigada a usufruir de benefícios decorrentes de ação afirmativa.
IV. A curatela de pessoa com deficiência constitui medida protetiva relativa aos direitos de natureza patrimonial e negocial, que alcança também o direito ao próprio corpo, à sexualidade, ao matrimônio, à privacidade, à educação, à saúde, ao trabalho e ao voto.
a) Os itens I, II e III.
b) Os itens II, IV e V.
c) Os itens I, III e IV.
d) Os itens II, III e IV.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) dispõe que é assegurada atenção integral à saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis de complexidade, por intermédio do SUS, garantido acesso universal e igualitário.
De acordo com tal Estatuto da Pessoa com Deficiência, as ações e os serviços de saúde pública destinados à pessoa com deficiência devem assegurar diversas providências, EXCETO:
a) atendimento domiciliar multidisciplinar, tratamento ambulatorial e internação;
b) atendimento psicológico, exceto para seus familiares e atendentes pessoais;
c) respeito à especificidade, à identidade de gênero e à orientação sexual da pessoa com deficiência;
d) atenção sexual e reprodutiva, incluindo o direito à fertilização assistida;
e) diagnóstico e intervenção precoces, realizados por equipe multidisciplinar.

Avalie se, de acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, as ações e os serviços de saúde pública destinados à pessoa com deficiência devem assegurar, entre outros:
Estão corretos
I. diagnóstico e intervenção precoces, realizados por equipe multidisciplinar.
II. serviços de habilitação e de reabilitação sempre que necessários, para qualquer tipo de deficiência, inclusive para a manutenção da melhor condição de saúde e qualidade de vida.
III. atendimento domiciliar unidisciplinar, tratamento ambulatorial e internação quando possível.
IV. atendimento psicológico, não extensivo a seus familiares e atendentes pessoais.
a) I e II, apenas.
b) III e IV, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

No que concerne à elaboração das políticas de saúde para pessoas com deficiência, a Lei nº 13.146/2015 assegura a/o
(A) representação da pessoa com deficiência mediante procuração.
(B) participação da pessoa com deficiência.
(C) primazia dos profissionais de habilitação e reabilitação.
(D) constituição de uma Comissão Tripartite.
(E) colaboração das instituições de tratamento do SUS.

De acordo com a legislação que dispõe sobre os direitos da pessoa com deficiência:
a) Robson passará a residir em uma residência inclusiva destinada a jovens adultos com deficiência;
b) Robson depende do consentimento de sua representante legal para manter relacionamento afetivo e sexual;
c) para ter direito ao Benefício de Prestação Continuada, Robson precisará comprovar contribuição prévia para a previdência social;
d) Dalva e Robson têm atendimento psicológico assegurado nos serviços de saúde pública destinados a pessoas com deficiência;
e) a deficiência intelectual de Robson constitui um entrave à sua participação no grupo de convivência do Centro-Dia de seu bairro.

Sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência – Do direito à educação, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta em relação ao que preconiza o art. 28:
Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
I. Oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.
II. Acesso à educação superior e à educação profissional e tecnológica em igualdade de oportunidades e condições com as demais pessoas.
III. Acesso da pessoa com deficiência, em igualdade de condições, a jogos e a atividades recreativas, esportivas e de lazer, no sistema escolar.
IV. Adoção de práticas pedagógicas inclusivas pelos programas de formação inicial e continuada de professores e oferta de formação continuada para o atendimento educacional especializado.
a) Todas estão corretas.
b) Todas estão incorretas.
c) Apenas I está correta.
d) Apenas I e II estão corretas.
e) Apenas III e IV estão corretas.

De acordo com o Art. 30 do Estatuto da Pessoa com Deficiência algumas medidas devem ser adotadas nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas. Entre estas medidas NÃO consta:
a) Disponibilização de provas em formatos generalizados para colocar o indivíduo com deficiência em igualdade de condições com os outros candidatos.
b) Disponibilização de formulário de inscrição de exames com campos específicos para que o candidato com deficiência informe os recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva necessários para sua participação.
c) Disponibilização de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva adequados, previamente solicitados e escolhidos pelo candidato com deficiência.
d) Atendimento preferencial à pessoa com deficiência nas dependências das Instituições de Ensino Superior (IES) e nos serviços.

No que se refere ao direito à educação, a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, define que é incumbência do poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar, EXCETO:
a) Sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida.
b) Acesso à educação superior e à educação profissional e tecnológica em igualdade de oportunidades e condições com as demais pessoas.
c) Pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de materiais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva.
d) Tecnologia assistiva, tecnologia de reabilitação, materiais e equipamentos adequados e apoio técnico profissional, de acordo com as especificidades de cada pessoa com deficiência.
e) Oferta de educação bilíngue, em Libras, como primeira língua, e na modalidade escrita da Língua Portuguesa, como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.

Prévia do material em texto

601) 
602) 
Direitos Humanos para Analista Educacional (SEE MG) 2023
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2lMbB
Ordenação: Por Matéria
www.tecconcursos.com.br/questoes/1865235
FGV - PJ (MPE GO)/MPE GO/2022
Direitos Humanos - Do Direito à Vida (arts. 10 a 13 da Lei nº 13.146/2015)
O Estatuto da Pessoa com Deficiência, como ficou conhecida a Lei nº 13.146/2015, representa
relevante instrumento para a consolidação da proteção da dignidade da pessoa portadora de deficiência
psíquica, anatômica ou fisiológica, buscando a inclusão social e a diminuição das barreiras para
integração à vida social. A curatela passa, assim, a assumir caráter excepcional, aplicada apenas quando
e na medida da necessidade.
 
Sobre a matéria, é correto afirmar que:
a) com a nova sistemática introduzida pela Lei nº 13.146/2015, não se aplicam os impedimentos
matrimoniais às pessoas portadoras de deficiência mental;
b) o casamento contraído pelo incapaz de consentir ou manifestar sua vontade, de modo inequívoco,
é nulo por ter assento em razões de ordem pública;
c) o curador, cônjuge do curatelado, tem o dever de prestar contas da administração dos bens do
curatelado, qualquer que seja o regime de bens do casamento;
d) a tomada de decisão apoiada introduzida pela Lei nº 13.146/2015 constitui um novo modelo
jurídico de índole promocional das pessoas com deficiência, que reconhece a possibilidade de
qualquer pessoa responsabilizar-se, de acordo com suas possibilidades, por seus atos. Por sua
relevância, a medida pode ser instituída de ofício pelo juiz;
e) apesar de desejável, a fixação da curatela compartilhada só deve ocorrer quando ambos os
requerentes apresentarem interesse no exercício da curatela, revelarem-se aptos ao exercício do
munus e as circunstâncias fáticas evidenciarem que a medida é a que melhor resguarda os interesses
do curatelado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1721497
OBJETIVA CONCURSOS - AEI (Dr Maurício C)/Pref Dr. Maurício C./2021
Direitos Humanos - Do Direito à Vida (arts. 10 a 13 da Lei nº 13.146/2015)
Em conformidade com a Lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência, analisar a
sentença abaixo:
 
Compete ao Poder Público garantir a dignidade da pessoa com deficiência ao longo de toda a vida. Em
situações de risco, emergência ou estado de calamidade pública, a pessoa com deficiência será
considerada vulnerável, devendo o Poder Público adotar medidas para sua proteção e segurança (1ª
parte). A pessoa com deficiência poderá ser obrigada a se submeter à intervenção clínica ou cirúrgica, ao
tratamento ou à institucionalização forçada (2ª parte).
 
A sentença está:
a) Totalmente correta.
b) Correta somente em sua 1ª parte.
c) Correta somente em sua 2ª parte.
d) Totalmente incorreta.
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2lMbB
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1865235
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1721497
603) 
604) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1501790
IBADE - MTE (SL D'Oeste)/Pref S Luzia D'Oeste/2020
Direitos Humanos - Do Direito à Vida (arts. 10 a 13 da Lei nº 13.146/2015)
Segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), analise as afirmativas abaixo:
 
I. compete ao Poder Público garantir a dignidade da pessoa com deficiência ao longo de toda a vida;
 
II. em situações de risco, emergência ou estado de calamidade pública, a pessoa com deficiência
não será considerada vulnerável;
 
III. a pessoa com deficiência não poderá ser obrigada a se submeter à intervenção clínica ou à
institucionalização forçada;
 
IV. a pessoa com deficiência somente será atendida, com seu consentimento prévio, em casos de
risco de morte e de emergência em saúde.
Após a análise das afirmativas, assinale a correta.
a) I e II somente
b) I e III somente
c) II e III somente
d) III e IV somente
e) I e IV somente
www.tecconcursos.com.br/questoes/1452790
CPCON UEPB - Sup Esc (Pref Picuí)/Pref Picuí/2019
Direitos Humanos - Do Direito à Vida (arts. 10 a 13 da Lei nº 13.146/2015)
 
Sobre a Lei 13.146, marque V para verdadeiro e F para falso:
 
I- É considerada pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza
física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode
obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais
pessoas.
 
II- São consideradas barreiras qualquer obstáculo, atitude ou comportamento que impeça a
participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à
acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à
compreensão, à circulação com segurança, entre outros.
 
III- A pessoa com deficiência não está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação
afirmativa.
 
IV- A deficiência afeta a plena capacidade civil da pessoa.
 
V- A pesquisa cientifica envolvendo pessoa com deficiência em situação de tutela ou de curatela
deve ser realizada, ordinariamente, quando houver benefícios diretos para sua saúde ou para a
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1501790
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1452790
605) 
606) 
saúde de outras pessoas com deficiência desde que não haja outra opção de pesquisa com eficácia
comparável.
 
Está CORRETA a sequência:
a) V, V, F, F e V.
b) V, V, F, F e F.
c) F, F, V, V e V.
d) F, F, V, V e F.
e) V, F, V, F e F.
 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1226713
FAUEL - Cuid (Pref Maringá)/Pref Maringá/Infantil/2019
Direitos Humanos - Do Direito à Vida (arts. 10 a 13 da Lei nº 13.146/2015)
Considere as alternativas a seguir e assinale a que NÃO apresenta um dos artigos do Estatuto da
Pessoa com Deficiência.
a) Compete ao poder público garantir a dignidade da pessoa com deficiência ao longo de toda a
vida.
b) A pessoa com deficiência poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou cirúrgica em
casos específicos.
c) É dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação
aos direitos da pessoa com deficiência.
d) Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e
não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1128223
FGV - Insp Alun (Angra)/Pref Angra/2019
Direitos Humanos - Do Direito à Vida (arts. 10 a 13 da Lei nº 13.146/2015)
Um incêndio se alastra rapidamente pela escola e o inspetor de alunos auxilia na evacuação do
prédio.
 
A respeito das pessoas com deficiência, considerando a situação de emergência, assinale a afirmativa
correta.
a) Elas não têm prioridade, caso tenham acompanhante na escola.
b) Elas têm prioridade, porque são consideradas vulneráveis.
c) Elas não têm prioridade, porque é preciso salvar o maior número de pessoas.
d) Elas não têm prioridade, caso a deficiência afete sua mobilidade.
e) Elas podem ter ou não prioridade, pois o critério é definido no momento.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1226713
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1128223
607) 
608) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1886675
OMNI - Prof (Pref Xanxerê)/Pref Xanxerê/Educação Especial/"Sem
Especialidade"/2021
Direitos Humanos - Do Direito à Habilitação e à Reabilitação (arts. 14 a 17 da Lei
nº 13.146/2015)
De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, o processo de habilitação e de reabilitação
tem por objetivo:
a) o desenvolvimento de potencialidades, talentos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas,
sensoriais, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas que contribuam para a conquista da
autonomia da pessoa com deficiência e de sua participação social em igualdade de condições e
oportunidades com as demais pessoas.
b) a disponibilização de recursos, tanto humanos quanto tecnológicos, que garantam atendimento em
igualdade de condições com as demais pessoas.
c) assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à
saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação,à
profissionalização, ao trabalho, à previdência social, à habilitação e à reabilitação, ao transporte, à
acessibilidade, à cultura, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à informação, à comunicação, aos avanços
científicos e tecnológicos, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária,
entre outros decorrentes da Constituição Federal.
d) Nenhuma das alternativas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/864074
FGV - TSJ (DPE RJ)/DPE RJ/2019
Direitos Humanos - Do Direito à Habilitação e à Reabilitação (arts. 14 a 17 da Lei
nº 13.146/2015)
De acordo com o Censo do IBGE de 2010, o Brasil possui 45 milhões de Pessoas com Deficiência. A
Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – a Lei nº 13.146/2015 – afirma que o processo de
habilitação e de reabilitação é um direito da pessoa com deficiência.
De acordo com a lei mencionada, o processo de habilitação e de reabilitação tem por objetivo:
a) educar a pessoa com deficiência para que supere as limitações que a impedem de desenvolver um
convívio social amplo, abrangente e profuso, de modo a produzir padrões avançados de socialidade;
b) o desenvolvimento de potencialidades, talentos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas,
sensoriais, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas que contribuam para a conquista da
autonomia da pessoa com deficiência e de sua participação social em igualdade de condições e
oportunidades com as demais pessoas;
c) a implantação e o incremento de ações, programas e projetos voltados à recuperação da
autoestima da pessoa com deficiência, de modo que ela se sinta segura e apta ao exercício de seus
direitos de forma plena;
d) buscar a volta à condição normal existente anterior à deficiência, recuperando plenamente as
funcionalidades físicas ou mentais;
e) instituir um plano visual e de locomoção nas instituições públicas e de acesso aberto ao público
em geral, tendo em vista a plena acessibilidade de todas as pessoas com deficiência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1601479
CCON UFSM - Ed Ima (UFSM)/UFSM/2019
Direitos Humanos - Do Direito à Habilitação e à Reabilitação (arts. 14 a 17 da Lei
nº 13.146/2015)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1886675
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/864074
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1601479
609) 
610) 
Compete ao poder público, nos termos do que dispõe a Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015,
garantir a dignidade da pessoa com deficiência ao longo da vida. Relativamente às pessoas com
deficiência, considere as afirmativas a seguir.
I - O processo de habilitação e de reabilitação é um direito da pessoa com deficiência.
II - A pessoa com deficiência não poderá ser obrigada a se submeter a intervenção clínica ou
cirúrgica, a tratamento ou institucionalização forçada.
III - O consentimento prévio, livre e esclarecido da pessoa com deficiência será dispensável para a
realização de tratamento, hospitalização e pesquisa científica.
IV - A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para exercer o direito à
guarda, à tutela, à curatela e à adoção, como adotante ou adotando, em igualdade de oportunidades
com as demais pessoas.
Está(ão) correta(s)
a) apenas II.
b) apenas III.
c) apenas I e IV.
d) apenas I, II e IV.
e) I, II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1325291
INSTITUTO ACESSO - Prof (SEDUC AM)/SEDUC AM/Educação Especial/Ciências
Naturais 20h/2018
Direitos Humanos - Do Direito à Habilitação e à Reabilitação (arts. 14 a 17 da Lei
nº 13.146/2015)
"O processo de habilitação e de reabilitação tem por objetivo o desenvolvimento de
potencialidades, talentos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais, atitudinais,
profissionais e artísticas que contribuam para a conquista da autonomia da pessoa com deficiência e de
sua participação social em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas." Lei nº
13.146 de 06/07/2015.
 
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ Acesso em: 14/05/2018.
 
O processo de avaliação multidisciplinar das necessidades, habilidades e potencialidades de cada pessoa,
deve observar as seguintes diretrizes, EXCETO:
a) Diagnóstico e intervenção precoces e adoção de medidas para compensar perda ou limitação
funcional, buscando o desenvolvimento de aptidões.
b) Atuação permanente, integrada e articulada de políticas públicas que possibilitem a plena
participação social da pessoa com deficiência.
c) A Promoção de ações articuladas que garantam a inserção da família no ambiente escolar se a
pessoa com deficiência permitir.
d) Prestação de serviços próximo ao domicílio da pessoa com deficiência, inclusive na zona rural,
respeitadas a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS) nos territórios locais e as normas do
Sistema Único de Saúde (SUS).
e) Oferta de rede de serviços articulados, com atuação intersetorial, nos diferentes níveis de
complexidade, para atender às necessidades específicas da pessoa com deficiência.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1325291
611) 
612) 
613) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/962584
IDCAP - Prof (Pref Linhares)/Pref Linhares/Educação Especial - Deficiência
Intelectual (AEE)/2018
Direitos Humanos - Do Direito à Habilitação e à Reabilitação (arts. 14 a 17 da Lei
nº 13.146/2015)
De acordo com a Lei nº 13.146/15, analise o trecho e assinale a alternativa que completa
respectivamente as lacunas:
“O processo de habilitação e de reabilitação tem por objetivo o de potencialidades,
talentos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais, atitudinais, 
 e artísticas que contribuam para a conquista da autonomia da pessoa com deficiência e de sua
participação em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.”
a) Desenvolvimento – Profissionais – Social.
b) Desenvolvimento – Alternativas – Limitada.
c) Apontamento – Alternativas – Social.
d) Apontamento – Profissionais – Limitada.
e) Rebaixamento – Cognitivas – Limitada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2336684
FGV - ACE (TCE ES)/TCE ES/Direito/2023
Direitos Humanos - Do Direito à Saúde (arts. 18 a 26 da Lei nº 13.146/2015)
Está em curso no Tribunal de Contas do Estado Alfa determinada auditoria relacionada à matéria
de política pública no âmbito do direito à saúde da pessoa com deficiência. A equipe de auditores de
Controle Externo responsável pelo caso vem se debruçando sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência,
que estabelece que é assegurada atenção integral à saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis
de complexidade, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), garantido o acesso universal e
igualitário.
Com base na Lei nº 13.146/2015, as ações e os serviços de saúde pública destinados à pessoa com
deficiência devem assegurar algumas medidas.
 
NÃO representa uma dessas medidas:
a) campanhas de vacinação;
b) atendimento psicológico, exceto para seus familiares e atendentes pessoais;
c) respeito à especificidade, à identidade de gênero e à orientação sexual da pessoa com deficiência;
d) atenção sexual e reprodutiva, incluindo o direito à fertilização assistida;
e) informação adequada e acessível à pessoa com deficiência e a seus familiares sobre sua condição
de saúde.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2045265
Com. Org. (IFTO) - Peda (IFTO)/IFTO/2022
Direitos Humanos - Do Direito à Saúde (arts. 18 a 26 da Lei nº 13.146/2015)
De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com
Deficiência), Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, são direitos fundamentais da pessoa com deficiência,
exceto:
a) atenção integral à saúde a depender do nível de complexidade, sendo vedada sua participação na
elaboração de políticas públicas de saúde, ainda que sejam a elas destinadas.
b) garantia de dignidade ao longo de toda a vida.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/962584
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2336684
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2045265614) 
615) 
c) habilitação e de reabilitação.
d) moradia digna e educação inclusiva e de qualidade.
e) aposentadoria nos termos previstos em lei.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2087948
PRGP UNIFEI - Ass Soc (UNIFEI)/UNIFEI/2022
Direitos Humanos - Do Direito à Saúde (arts. 18 a 26 da Lei nº 13.146/2015)
Em 06 de julho de 2015 foi aprovada a Lei nº 13.146, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da
Pessoa com Deficiência.
 
Avalie os itens a seguir sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência instituído nessa legislação:
 
I. Pessoa com deficiência é definida como aquela que tem impedimento, temporário ou permanente,
de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras,
pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as
demais pessoas.
 
II. Os serviços do SUS e do Suas deverão promover ações articuladas para garantir à pessoa com
deficiência e sua família a aquisição de informações, orientações e formas de acesso às políticas
públicas disponíveis, com a finalidade de propiciar sua plena participação social.
 
III. Para garantir o direito à educação, cabe ao poder público, por meio das instituições de ensino, o
planejamento de estudo de caso, de elaboração de plano de atendimento educacional especializado,
de organização de recursos e serviços de acessibilidade e de disponibilização e usabilidade
pedagógica de recursos de tecnologia assistiva.
 
IV. A pessoa com deficiência não é obrigada a usufruir de benefícios decorrentes de ação afirmativa.
 
V. A curatela de pessoa com deficiência constitui medida protetiva relativa aos direitos de natureza
patrimonial e negocial, que alcança também o direito ao próprio corpo, à sexualidade, ao
matrimônio, à privacidade, à educação, à saúde, ao trabalho e ao voto.
 
Pode-se afirmar que estão corretos:
a) Os itens I, II e III.
b) Os itens II, IV e V.
c) Os itens I, III e IV.
d) Os itens II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2049453
FGV - AJ (TJDFT)/TJDFT/Judiciária/"Sem Especialidade"/2022
Direitos Humanos - Do Direito à Saúde (arts. 18 a 26 da Lei nº 13.146/2015)
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) dispõe que é
assegurada atenção integral à saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis de complexidade, por
intermédio do SUS, garantido acesso universal e igualitário.
 
De acordo com tal Estatuto da Pessoa com Deficiência, as ações e os serviços de saúde pública
destinados à pessoa com deficiência devem assegurar diversas providências, EXCETO:
a) atendimento domiciliar multidisciplinar, tratamento ambulatorial e internação;
b) atendimento psicológico, exceto para seus familiares e atendentes pessoais;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2087948
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2049453
616) 
617) 
618) 
c) respeito à especificidade, à identidade de gênero e à orientação sexual da pessoa com deficiência;
d) atenção sexual e reprodutiva, incluindo o direito à fertilização assistida;
e) diagnóstico e intervenção precoces, realizados por equipe multidisciplinar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1975572
FGV - Inv Pol (PC AM)/PC AM/4ª Classe/2022
Direitos Humanos - Do Direito à Saúde (arts. 18 a 26 da Lei nº 13.146/2015)
Médicos do hospital particular Alfa atenderam, na emergência, João, pessoa com deficiência, e
constataram que o paciente foi vítima de violência praticada em razão de sua deficiência mental. A
violência consistiu em ação praticada em local privado, que causou danos, bem como sofrimento físico e
psicológico em João.
 
Consoante dispõe o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), o caso em tela
a) não será objeto de notificação compulsória pelo hospital, porque se trata de unidade de saúde
privada.
b) não será objeto de notificação compulsória pelo hospital, porque a violência aconteceu em local
privado.
c) será objeto de notificação compulsória pelo hospital apenas à autoridade policial, desde que o
paciente manifeste seu direito de representação.
d) será objeto de notificação compulsória pelo hospital à autoridade policial e ao Ministério Público,
além dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
e) será objeto de notificação compulsória pelo hospital apenas à unidade de saúde mental mais
próxima, independentemente de o paciente manifestar seu direito de representação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2028818
CEBRASPE (CESPE) - Assist Soc (FUB)/FUB/2022
Direitos Humanos - Do Direito à Saúde (arts. 18 a 26 da Lei nº 13.146/2015)
No que concerne aos direitos da pessoa com deficiência, julgue o item seguinte.
 
A adesão da pessoa com deficiência aos planos de saúde é igualitária, podendo ser cobrados valores
diferenciados considerada a gravidade da deficiência.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2240062
FGV - TILs (SEAD AP)/SEAD AP/Língua Portuguesa/2022
Direitos Humanos - Do Direito à Saúde (arts. 18 a 26 da Lei nº 13.146/2015)
Avalie se, de acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, as ações e os serviços de saúde
pública destinados à pessoa com deficiência devem assegurar, entre outros:
I. diagnóstico e intervenção precoces, realizados por equipe multidisciplinar.
II. serviços de habilitação e de reabilitação sempre que necessários, para qualquer tipo de
deficiência, inclusive para a manutenção da melhor condição de saúde e qualidade de vida.
III. atendimento domiciliar unidisciplinar, tratamento ambulatorial e internação quando possível.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1975572
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2028818
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2240062
619) 
620) 
621) 
IV. atendimento psicológico, não extensivo a seus familiares e atendentes pessoais.
Estão corretos
a) I e II, apenas.
b) III e IV, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2208345
CEBRASPE (CESPE) - AGE (SEE PE)/SEE PE/Pedagogia/2022
Direitos Humanos - Do Direito à Saúde (arts. 18 a 26 da Lei nº 13.146/2015)
A respeito da inclusão da pessoa com deficiência e do Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue
o item a seguir.
 
Mediante suprimento da vontade, a pessoa com deficiência poderá ser obrigada a tratamento forçado.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1916395
FGV - ASoc (Pref Paulínia)/Pref Paulínia/2021
Direitos Humanos - Do Direito à Saúde (arts. 18 a 26 da Lei nº 13.146/2015)
No que concerne à elaboração das políticas de saúde para pessoas com deficiência, a Lei nº
13.146/2015 assegura a/o
a) representação da pessoa com deficiência mediante procuração.
b) participação da pessoa com deficiência.
c) primazia dos profissionais de habilitação e reabilitação.
d) constituição de uma Comissão Tripartite.
e) colaboração das instituições de tratamento do SUS.
www.tecconcursos.com.br/questoes/783175
FGV - Psico (Niterói)/Pref Niterói/(SASDH Niterói)/2018
Direitos Humanos - Do Direito à Saúde (arts. 18 a 26 da Lei nº 13.146/2015)
Robson, 19 anos, tem paralisia cerebral e mora com a mãe Dalva e os três irmãos menores em
uma casa construída no quintal da casa dos avós. A renda da família provém de faxinas que Dalva faz
eventualmente e do Programa Bolsa Família.
De acordo com a legislação que dispõe sobre os direitos da pessoa com deficiência:
a) Robson passará a residir em uma residência inclusiva destinada a jovens adultos com deficiência;
b) Robson depende do consentimento de sua representante legal para manter relacionamento
afetivo e sexual;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2208345
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1916395
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/783175
622) 
623) 
c) para ter direito ao Benefício de Prestação Continuada, Robson precisará comprovar contribuição
prévia para a previdência social;
d) Dalva e Robson têm atendimento psicológico assegurado nos serviços de saúde pública destinados
a pessoas com deficiência;
e) a deficiência intelectual de Robsonconstitui um entrave à sua participação no grupo de
convivência do Centro-Dia de seu bairro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2072214
FUNDATEC - Téc (IF RS)/IF RS/Assuntos Educacionais/2022
Direitos Humanos - Do Direito à Educação (arts. 27 a 30 da Lei nº 13.146/2015)
Sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência – Do direito à educação, analise as assertivas abaixo e
assinale a alternativa correta em relação ao que preconiza o art. 28: Incumbe ao poder público
assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
 
I. Oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua
portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.
 
II. Acesso à educação superior e à educação profissional e tecnológica em igualdade de
oportunidades e condições com as demais pessoas.
 
III. Acesso da pessoa com deficiência, em igualdade de condições, a jogos e a atividades
recreativas, esportivas e de lazer, no sistema escolar.
 
IV. Adoção de práticas pedagógicas inclusivas pelos programas de formação inicial e continuada de
professores e oferta de formação continuada para o atendimento educacional especializado.
a) Todas estão corretas.
b) Todas estão incorretas.
c) Apenas I está correta.
d) Apenas I e II estão corretas.
e) Apenas III e IV estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2211913
FGV - AJ TRT16/TRT 16/Apoio Especializado/Biblioteconomia/2022
Direitos Humanos - Do Direito à Educação (arts. 27 a 30 da Lei nº 13.146/2015)
Pedro, pessoa com deficiência, após concluir a educação básica, almejava ingressar em uma
instituição de ensino superior (IES). Ao se inteirar dos seus direitos, visando à participação no processo
seletivo, foi-lhe informado que a Lei nº 13.146/2015 lhe assegurava:
 
(1) disponibilização de provas em formatos acessíveis, para atendimento às suas necessidades
especiais;
(2) disponibilização, de ofício, pela IES, de recursos de acessibilidade, permitindo que ele possa
escolher, entre essas opções, aquela que mais se aproxima da satisfação de suas necessidades;
(3) dilação de tempo, em 20%, no exame de seleção, a ser oferecida a todas as pessoas com
deficiência, incluindo Pedro; e
(4) adoção de critérios de avaliação das provas escritas, discursivas ou de redação, que considerem
a singularidade linguística de Pedro no domínio da escrita da língua portuguesa.
À luz das informações fornecidas a Pedro, é correto afirmar que
a) todas estão corretas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2072214
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2211913
624) 
625) 
b) apenas as informações 1 e 4 estão corretas.
c) apenas as informações 2 e 3 estão corretas.
d) apenas as informações 1, 3 e 4 estão corretas.
e) apenas as informações 2, 3 e 4 estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2106635
AMEOSC - Prof (Pref Anchieta)/Pref Anchieta (SC)/Artes/Habilitado/2021
Direitos Humanos - Do Direito à Educação (arts. 27 a 30 da Lei nº 13.146/2015)
De acordo com o Art. 30 do Estatuto da Pessoa com Deficiência algumas medidas devem ser
adotadas nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de
ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas. Entre estas medidas NÃO
consta:
a) Disponibilização de provas em formatos generalizados para colocar o indivíduo com deficiência em
igualdade de condições com os outros candidatos.
b) Disponibilização de formulário de inscrição de exames com campos específicos para que o
candidato com deficiência informe os recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva necessários
para sua participação.
c) Disponibilização de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva adequados, previamente
solicitados e escolhidos pelo candidato com deficiência.
d) Atendimento preferencial à pessoa com deficiência nas dependências das Instituições de Ensino
Superior (IES) e nos serviços.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2167142
FCM - CEFETMINAS - Peda (CEFET MG)/CEFET MG/2021
Direitos Humanos - Do Direito à Educação (arts. 27 a 30 da Lei nº 13.146/2015)
No que se refere ao direito à educação, a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei
Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, define que é incumbência do poder público assegurar,
criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar, EXCETO:
a) Sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao
longo de toda a vida.
b) Acesso à educação superior e à educação profissional e tecnológica em igualdade de
oportunidades e condições com as demais pessoas.
c) Pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de
materiais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva.
d) Tecnologia assistiva, tecnologia de reabilitação, materiais e equipamentos adequados e apoio
técnico profissional, de acordo com as especificidades de cada pessoa com deficiência.
e) Oferta de educação bilíngue, em Libras, como primeira língua, e na modalidade escrita da Língua
Portuguesa, como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas
www.tecconcursos.com.br/questoes/1841962
QUADRIX - Prof ST (SEDF)/SEDF/Administração/2021
Direitos Humanos - Do Direito à Educação (arts. 27 a 30 da Lei nº 13.146/2015)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2106635
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2167142
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1841962
626) 
627) 
628) 
Quanto à Lei n.o 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e à Lei n.o 13.146/2015
(Estatuto da Pessoa com Deficiência), julgue o item.
 
Incumbe ao poder público assegurar a oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na
modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em
escolas inclusivas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1808417
FGV - AssSoc (FunSaúde CE)/FunSaúde CE/2021
Direitos Humanos - Do Direito à Educação (arts. 27 a 30 da Lei nº 13.146/2015)
A respeito da Educação da pessoa com deficiência, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O poder público deve assegurar o acesso à educação superior e à educação profissional e
tecnológica em igualdade de oportunidades e condições com as demais pessoas.
 
II. O poder público deve incentivar a participação dos estudantes com deficiência e de suas famílias
nas diversas instâncias da comunidade escolar.
 
III. O poder público deve acompanhar a articulação intersetorial na implementação de políticas
públicas.
 
Está coreto o que se afirma em
a) I, somente.
b) II, somente.
c) I e II, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1128219
FGV - Insp Alun (Angra)/Pref Angra/2019
Direitos Humanos - Do Direito à Educação (arts. 27 a 30 da Lei nº 13.146/2015)
As afirmativas a seguir exemplificam corretamente iniciativas adotadas para tornar o ambiente
escolar um espaço inclusivo, de acordo com as orientações da Lei nº 13.146/2015, à exceção de uma.
Assinale-a.
a) O aluno surdo precisa ser incluído em uma classe com seus pares, para treinar a linguagem dos
sinais.
b) O aluno cego precisa de material em Braille, além de marcações no piso para seu percurso.
c) O aluno com síndrome de Down necessita de atividades multissensoriais e que ativem a
motricidade.
d) O aluno hiperativo precisa de atendimento individualizado com regras claras.
e) O aluno com paralisia cerebral necessita de recursos pedagógicos adaptados para suas
capacidades.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1808417
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1128219
629) 
630) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/718306
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2018
Direitos Humanos - Do Direito à Educação (arts. 27 a 30 da Lei nº 13.146/2015)
Maria e João são pais de uma criança deficiente que utiliza cadeira de rodas. O casal, de classe
média, optou por matricular o filho em uma escola particular. No ato da matrícula,foi-lhes informado,
pela administração da escola, que teriam de pagar um valor adicional, uma vez que haveria um trabalho
extraordinário, por parte da escola, para garantir o acesso dessa criança com deficiência, em igualdade
de condições, a jogos e a atividades recreativas, esportivas e de lazer, no sistema escolar.
 
Insatisfeitos com essa informação, Maria e João decidiram consultar você, como advogado(a), para saber
se tal cobrança seria legalmente aceitável e se não haveria alguma proteção específica para pessoas com
deficiência contra esse tipo de cobrança.
Diante disso, assinale a opção que apresenta a resposta correta a ser dada ao casal.
a) A cobrança é aceitável e justificada, mesmo que desagrade ao casal, porque, de fato, a criança
cadeirante precisará de atenção especial e ajuda para sua mobilidade. Nada na legislação pátria
impede tal cobrança. A solução seria a matrícula da criança em uma escola pública.
b) A cobrança do valor adicional na matrícula é moralmente reprovável, pois expressa um tipo de
preconceito. Contudo, do ponto de vista estritamente legal, o caso se situa no campo da liberdade
contratual das partes, não havendo vedação legal a tal cobrança.
c) A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência admite esse tipo de cobrança, uma vez que
reconhece o trabalho adicional a ser feito nas escolas, contudo prevê que as famílias hipossuficientes
sejam isentadas dessa cobrança, sendo devido à escola uma compensação tributária.
d) A escola particular deve adotar as medidas inclusivas previstas na lei, tais como garantir o acesso
da criança com deficiência, em igualdade de condições, a jogos e a atividades recreativas, sendo
vedada a cobrança de valores adicionais de qualquer natureza em suas anuidades, no cumprimento
dessas medidas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/553660
FGV - Ana Tec (MPE BA)/MPE BA/Social/Serviço Social/2017
Direitos Humanos - Do Direito à Educação (arts. 27 a 30 da Lei nº 13.146/2015)
A história de um menino com paralisia cerebral que foi deixado na escola enquanto sua turma foi
ao cinema provocou reações de indignação e solidariedade ao ser divulgada pela mãe da criança nas
redes sociais.
As leis que dispõem sobre os direitos das pessoas com deficiência preveem no tocante ao direito à
educação:
a) o acesso da pessoa com deficiência, em igualdade de condições, a jogos e a atividades
recreativas, esportivas e de lazer, no sistema escolar;
b) a oferta de turmas exclusivas e especializadas que maximizem o desenvolvimento acadêmico e
social dos estudantes com deficiência;
c) um projeto pedagógico que garanta o seu pleno acesso ao currículo diferenciado, promovendo a
conquista e o exercício da autonomia;
d) a oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a
inclusão plena dos profissionais de apoio escolar;
e) a oferta de serviços de reabilitação para qualquer tipo de deficiência, inclusive para a manutenção
da melhor condição de saúde e qualidade de vida.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/718306
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/553660
631) 
632) 
633) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/553606
FGV - Ana Tec (MPE BA)/MPE BA/Social/Pedagogia/2017
Direitos Humanos - Do Direito à Educação (arts. 27 a 30 da Lei nº 13.146/2015)
Em 2018, Ana cursará o 1º período da graduação em nutrição em uma universidade privada. Ana é
surda e necessita de tradutor e intérprete da LIBRAS para o acompanhamento das aulas.
Diante da situação e de acordo com a Lei nº 13.146/2015, a universidade em que Ana estudará, deverá:
a) contratar um intérprete e tradutor da LIBRAS, aumentando em 20% do valor da mensalidade da
escola;
b) contratar profissional titulado em nível superior com habilitação em tradução e interpretação em
LIBRAS, repassando 20% dos gastos com a contratação para Ana;
c) contratar intérprete e tradutor da LIBRAS que possua nível superior, com habilitação,
prioritariamente, em Tradução e Interpretação em LIBRAS, sendo vedada qualquer cobrança adicional
à Ana;
d) contratar intérprete e tradutor da LIBRAS que possua o ensino médio concluído, e curso de
Tradução e Interpretação em LIBRAS, sendo vedada qualquer cobrança adicional à Ana;
e) solicitar que Ana e sua família providenciem o tradutor e intérprete da LIBRAS para o
acompanhamento das aulas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1144850
FEPESE - Prof (Florianópolis)/Pref Florianópolis/Auxiliar de Educação
Especial/2019
Direitos Humanos - Do Direito à Moradia (arts. 31 a 33 da Lei nº 13.146/2015)
Analise o texto abaixo:
 
Nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, a pessoa com deficiência
ou o seu responsável na aquisição de imóvel para moradia própria, observada a reserva de
no mínimo das unidades habitacionais para pessoa com deficiência.
Art. 32, da Lei 13.146/2015.
 
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a) goza de prioridade • 2%
b) goza de prioridade • 3%
c) tem direitos equivalentes • 1%
d) tem direitos especiais • 4%
e) tem alguns direitos • 5%
www.tecconcursos.com.br/questoes/1553252
FAUEL - ESoc (Jandaia Sul)/Pref Jandaia do Sul/2019
Direitos Humanos - Do Direito à Moradia (arts. 31 a 33 da Lei nº 13.146/2015)
A pessoa com deficiência terá prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria nos
programas habitacionais públicos. Assinale a alternativa que indica a porcentagem mínima das unidades
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/553606
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1144850
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1553252
634) 
635) 
habitacionais destinadas a pessoa com deficiência:
a) 03 (três) % do total das unidades.
b) 05 (cinco) % do total das unidades.
c) Até 04 (quatro) % do total das unidades.
d) De 03 (três) a 05 (cinco) % do total das unidades.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2428003
FGV - JT (CSJT)/CSJT/2023
Direitos Humanos - Do Direito ao Trabalho (arts. 34 a 38 da Lei nº 13.146/2015)
A empregada, que sofreu paralisia cerebral na infância e ficou com graves sequelas quanto ao
funcionamento de seus membros inferiores, foi contratada pelo banco “em vaga para pessoa com
deficiência”. No decorrer do contrato de trabalho, o banco alterou o local de prestação de serviços para
uma agência a vinte quilômetros de distância da residência da trabalhadora, o que passou a ensejar
baldeações em ônibus e metrô, tornando mais longo e difícil seu deslocamento. A empregada ingressa
com reclamação trabalhista e pede alteração do local de trabalho para uma agência próxima de sua
residência, para a qual conseguisse se deslocar sozinha com menos tempo e menor dificuldade. O banco
afirma que o atual local de trabalho atende aos requisitos de acessibilidade, recusando-se a alterar a
lotação da reclamante para uma agência mais próxima.
 
Uma solução atenta aos direitos da pessoa com deficiência consideraria:
a) o pedido improcedente por não existir direito subjetivo a trabalhar em um local próximo de sua
residência;
b) não caber ao Poder Judiciário interferir no âmbito do poder diretivo do empregador, que
determina com exclusividade a forma de execução do contrato de trabalho;
c) não reconhecer o direito, pois atender às medidas adaptativas pode ter o efeito inverso de ampliar
a discriminação contra as pessoas com deficiência;
d) o pedido improcedente, pois constituiria conduta discriminatória em relação aos demais colegas
de trabalho, inclusive outras pessoas com deficiência;
e) que a alteração do local de trabalho da reclamante para uma agência de acesso mais fácil
equivaleria à adaptação razoável, pois leva em conta a especificidade de seu caso concreto e não
gera carga excessiva ou desproporcional ao empregador.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2377332
FGV - AnaP MPE SP/MPE SP/Psicólogo/2023
Direitos Humanos - Do Direito ao Trabalho (arts. 34 a 38 da Lei nº 13.146/2015)
A legislação brasileira busca assegurar e promover o exercício dos direitos e das liberdades
fundamentais pela pessoa comdeficiência, visando à sua inclusão social e ao exercício pleno da
cidadania. Hugo é um rapaz de 28 anos, com paralisia cerebral, graduado em Ciência da Computação.
Sobre a inserção de Hugo no mercado de trabalho, pode-se afirmar que
a) constitui crime negar ou obstar emprego, trabalho ou promoção a Hugo em razão de sua
deficiência.
b) Hugo tem direito a tratamento diferenciado focado no capacitismo e em suas aptidões
profissionais.
c) Hugo tem direito à remuneração compensatória na forma de adicional por insalubridade ou
invalidez.
d) Hugo só poderá se candidatar à vaga em empresa que apresente condições de acessibilidade e
inclusão.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2428003
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2377332
636) 
637) 
e) será garantido o acesso de Hugo à tecnologia assistiva e à reabilitação física no próprio ambiente
de trabalho.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2014071
FGV - Ana (MPE GO)/MPE GO/Serviço Social/2022
Direitos Humanos - Do Direito ao Trabalho (arts. 34 a 38 da Lei nº 13.146/2015)
A respeito da inclusão da pessoa com deficiência no trabalho, avalie as afirmativas a seguir.
I. Deve ser oferecido aconselhamento e apoio aos empregadores, com vistas à definição de
estratégias de inclusão e de superação de barreiras, inclusive atitudinais.
 
II. Deve ser avaliada a possibilidade de participação de organizações da sociedade civil.
 
III. Deve ser dada prioridade ao atendimento da pessoa com deficiência com maior dificuldade de
inserção no campo de trabalho.
 
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1561950
FUNCERN - AE (Pref Parnamirim)/Pref Parnamirim (RN)/2019
Direitos Humanos - Do Direito ao Trabalho (arts. 34 a 38 da Lei nº 13.146/2015)
A pessoa com deficiência tem direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente
acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. Sobre o direito ao trabalho,
o Estatuto da Pessoa com Deficiência assegura:
a) os programas de estímulo ao empreendedorismo e ao trabalho autônomo, incluídos o
cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência e a
disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias.
b) as pessoas jurídicas de direito público, privado ou de qualquer natureza podem, a juízo próprio,
garantir ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos.
c) a pessoa com deficiência tem direito, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, a
condições justas e favoráveis de trabalho, com exceção da remuneração, a qual deve ser proporcional
à possibilidade de trabalho.
d) é garantida aos trabalhadores com deficiência acessibilidade em cursos de formação e de
capacitação, desde que não ocasione ônus financeiro adicional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1743582
FEPESE - Prof (Fraiburgo)/Pref Fraiburgo/Atendimento Educacional Especializado
AEE/2019
Direitos Humanos - Do Direito ao Trabalho (arts. 34 a 38 da Lei nº 13.146/2015)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2014071
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1561950
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1743582
638) 
639) 
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com a diretriz da
Lei nº 13.146/2015, em relação à inclusão da pessoa com deficiência no trabalho.
( ) Compartilhamento e distribuição parcial de recursos de tecnologia assistiva.
( ) Prioridade no atendimento com maior dificuldade de inserção no trabalho.
( ) Impossibilidade de participação em organizações da sociedade civil e política.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a) V • V • V
b) V • V • F
c) V • F • V
d) F • V • F
e) F • F • V
www.tecconcursos.com.br/questoes/1811435
ProGPe UFSCAR - Med (UFSCAR)/UFSCAR/Médico do Trabalho/2019
Direitos Humanos - Do Direito ao Trabalho (arts. 34 a 38 da Lei nº 13.146/2015)
O processo de habilitação e de reabilitação é um direito da pessoa com deficiência. De acordo com
a Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que trata da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da
Pessoa com Deficiência), identifique as afirmativas a seguir como verdadeira (V) ou falsa (F) e
assinale a alternativa correspondente, de cima para baixo.
 
I. O médico do trabalho indicará programa de habilitação ou de reabilitação que possibilite à pessoa
com deficiência restaurar sua capacidade e habilidade profissional ou adquirir novas capacidades e
habilidades de trabalho.
 
II. A habilitação profissional corresponde ao processo destinado a propiciar à pessoa com
deficiência, aquisição de conhecimentos, habilidades e aptidões para exercício de profissão ou de
ocupação, permitindo nível suficiente de desenvolvimento profissional para ingresso no campo de
trabalho.
 
III. Os serviços de habilitação profissional, de reabilitação profissional e de educação profissional
devem ser dotados de recursos necessários para atender a toda pessoa com deficiência,
independentemente de sua característica específica, a fim de que ela possa ser capacitada para
trabalho que lhe seja adequado e ter perspectivas de obtê-lo, de conservá-lo e de nele progredir.
 
IV. A habilitação profissional e a reabilitação profissional devem ocorrer articuladas com as redes
públicas e privadas, especialmente de saúde, de ensino e de assistência social, em todos os níveis e
modalidades, em entidades de formação profissional ou diretamente com o empregador.
 
V. A habilitação profissional pode ocorrer em empresas por meio de prévia formalização do contrato
de emprego da pessoa com deficiência, que será considerada para o cumprimento da reserva de
vagas prevista em lei, desde que por tempo determinado e concomitante com a inclusão profissional
na empresa.
a) I (V), II (V), III (V), IV (V), V (V).
b) I (V), II (V), III (V), IV (V), V (F).
c) I (V), II (V), III (F), IV (V), V (V).
d) I (F), II (V), III (V), IV (V), V (V).
e) I (F), II (F), III (F), IV (F), V (F).
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1811435
640) 
641) 
642) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1630408
CCON UFSM - Tec (UFSM)/UFSM/Audiovisual/2019
Direitos Humanos - Do Direito ao Trabalho (arts. 34 a 38 da Lei nº 13.146/2015)
Com base no que está previsto na Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, considere as afirmativas
a seguir.
I - A pessoa com deficiência está obrigada à fruição de benefícios de ação afirmativa.
II - As operadoras de planos e seguros privados de saúde não estão obrigadas a garantir à pessoa
com deficiência os serviços e produtos oferecidos aos demais clientes.
III - Será admissível a recusa de oferta de obra intelectual em formato acessível à pessoa com
deficiência sob a alegação de proteção dos direitos de propriedade intelectual.
IV - A articulação intersetorial das políticas públicas é uma das diretrizes que deve ser observada
nos processos de inclusão da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho.
Está(ão) correta(s)
a) apenas II.
b) apenas III.
c) apenas IV.
d) apenas I e II.
e) apenas I, III e IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1244572
IBADE - CAlu (Pref Vilhena)/Pref Vilhena/2019
Direitos Humanos - Do Direito à Assistência e à Previdência Social (arts. 39 a 41
da Lei nº 13.146/2015)
Algumas leis que garantem direitos as pessoas com necessidades especiais; no entanto, observa-se
uma dificuldade em relação à legislação sobre o termo profissional “Cuidador Escolar”. Nas leis n°
12.764/12 e n° 13.146/15, encontra-se esse profissional com as seguintes referências, respectivamente:
a) cuidador escolar e acompanhante especializado.
b) acompanhante especializado e cuidadores sociais.
c) cuidadores sociais e cuidadores instrumentais.
d) acompanhante e acompanhantes para alunos deficientes.
e) acompanhante especializado e cuidadores psicossociais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1030518
OBJETIVA CONCURSOS - AFarm (Pref A Prado)/Pref Antônio Prado/2019
Direitos Humanos - Do Direito à Cultura,ao Esporte, ao Turismo e ao Lazer (arts.
42 a 45 da Lei nº 13.146/2015)
Em conformidade com a Lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência, a pessoa com
deficiência tem direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1630408
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1244572
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1030518
643) 
644) 
as demais pessoas, sendo-lhe garantido o acesso:
I. A bens culturais em formato acessível.
II. A programas de televisão, cinema, teatro e outras atividades culturais e desportivas em formato
acessível.
III. A monumentos e locais de importância cultural e a espaços que ofereçam serviços ou eventos
culturais e esportivos.
Está(ão) CORRETO(S):
a) Somente os itens I e II.
b) Somente os itens I e III.
c) Somente os itens II e III.
d) Todos os itens.
e) Nenhum dos itens.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1214324
QUADRIX - Inst (Pref Jataí)/Pref Jataí/Braile/2019
Direitos Humanos - Do Direito à Cultura, ao Esporte, ao Turismo e ao Lazer (arts.
42 a 45 da Lei nº 13.146/2015)
A Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência) destina‐se a assegurar e a
promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa
com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Com relação a essa Lei, assinale a alternativa
correta.
a) O governo federal criará mecanismos e instrumentos para avaliação da deficiência.
b) O processo de habilitação e de reabilitação não constitui direito da pessoa com deficiência. 
c) É assegurada a atenção integral à saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis de
complexidade, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS).
d) A pessoa com deficiência apenas deverá trabalhar nos espaços que lhe forem determinados pela
família e pelo Poder Público.
e) A participação da pessoa com deficiência em atividades artísticas e esportivas deverá ser
restringida pelo Poder Público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1139278
AVANÇASP - PEB (Pref Anhembi)/Pref Anhembi/Educação Física/2019
Direitos Humanos - Do Direito à Cultura, ao Esporte, ao Turismo e ao Lazer (arts.
42 a 45 da Lei nº 13.146/2015)
De acordo com o artigo 42 da Lei n. 13.146/2015, a pessoa com deficiência tem direito à cultura,
ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. Sobre tais
direitos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: 
 
I – acesso a bens culturais em formato acessível. 
 
II – acesso a programas de televisão, cinema, teatro e outras atividades culturais e desportivas em
formato acessível. 
 
III – acesso a monumentos e locais de importância cultural e a espaços que ofereçam serviços ou
eventos culturais e esportivos. 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1214324
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1139278
645) 
646) 
 
a) Apenas o item I é verdadeiro.
b) Apenas o item II é verdadeiro. 
c) Apenas o item III é verdadeiro. 
d) Apenas os itens I e II são verdadeiros. 
e) Todos os itens são verdadeiros. 
www.tecconcursos.com.br/questoes/639710
FCC - Prof B (SEDU ES)/SEDU ES/Ensino Fundamental e Médio/Matemática/2018
Direitos Humanos - Do Direito à Cultura, ao Esporte, ao Turismo e ao Lazer (arts.
42 a 45 da Lei nº 13.146/2015)
A Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/ 2015) atribui ao poder público, entre
outras, a obrigação de
a) implementar sistema próprio de avaliação de aprendizagem de acordo com a particularidade de
cada deficiência, para garantir sua aprovação.
b) assegurar acesso da pessoa com deficiência, em igualdade de condições, a jogos e a atividades
recreativas, esportivas e de lazer, no sistema escolar.
c) incentivar a aprendizagem de conhecimentos voltados à profissionalização do deficiente, a fim de
atender as demandas do mercado de trabalho.
d) garantir encaminhamento médico aos portadores de deficiência quando solicitados pela equipe
pedagógica da escola.
e) assegurar o desenvolvimento de métodos e técnicas de ensino, compatíveis às necessidades do
aluno com deficiência, nas salas de inclusão da rede pública de ensino.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1501811
IBADE - MTE (SL D'Oeste)/Pref S Luzia D'Oeste/2020
Direitos Humanos - Do Direito ao Transporte e à Mobilidade (arts. 46 a 52 da Lei
nº 13.146/2015)
Maurício é uma criança em idade escolar e tem deficiência física. Assinale a alternativa que não
corresponde aos direitos assegurados ao Maurício.
a) Direito ao transporte
b) Direito à mobilidade
c) Direito à educação
d) Direito aos obstáculos
e) Direito às vagas reservadas
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/639710
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1501811
647) 
648) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1561953
FUNCERN - AE (Pref Parnamirim)/Pref Parnamirim (RN)/2019
Direitos Humanos - Do Direito ao Transporte e à Mobilidade (arts. 46 a 52 da Lei
nº 13.146/2015)
Quanto ao direito ao transporte e à mobilidade, o Estatuto da Pessoa com Deficiência prevê que tal
direito da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida será assegurado em igualdade de
oportunidades com as demais pessoas, por meio de identificação e de eliminação de todos os obstáculos
e barreiras ao seu acesso. Sobre tal prerrogativa esse Estatuto ainda resguarda que
a) as frotas de empresas de táxi devem reservar 5% (cinco por cento) de seus veículos acessíveis à
pessoa com deficiência.
b) é permitida, dentro dos limites definidos em lei municipal, a cobrança diferenciada de tarifas ou de
valores adicionais pelo serviço de táxi prestado à pessoa com deficiência.
c) o veículo de locadora adaptado deverá ter, no mínimo, câmbio automático, direção hidráulica,
vidros elétricos, ar condicionado e comandos manuais de freio e de embreagem.
d) os veículos de transporte coletivo terrestre, aquaviário e aéreo, as instalações, as estações, os
portos e os terminais em operação no País devem ser acessíveis, de forma a garantir o seu uso por
todas as pessoas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/997234
FGV - TJ (TJ CE)/TJ CE/Técnico-Administrativa/"Sem Especialidade"/2019
Direitos Humanos - Do Direito ao Transporte e à Mobilidade (arts. 46 a 52 da Lei
nº 13.146/2015)
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência estabelece que em todas as áreas de
estacionamento aberto ao público, de uso público ou privado de uso coletivo e em vias públicas, devem
ser reservadas vagas próximas aos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para
veículos que transportem pessoa com deficiência com comprometimento de mobilidade, desde que
devidamente identificados.
 
Nesse contexto, a mencionada lei dispõe que:
a) os veículos estacionados nas vagas reservadas não podem ser obrigados a exibir, em local de
ampla visibilidade, a credencial de beneficiário, a ser confeccionada e fornecida pelos órgãos de
trânsito, para não serem estereotipados;
b) as citadas vagas devem equivaler a 2% (dois por cento) do total, garantida, no mínimo, 1
(uma) vaga devidamente sinalizada e com as especificações de desenho e traçado de acordo com as
normas técnicas vigentes de acessibilidade;
c) as frotas de empresas de táxi devem reservar 1% (um por cento) de seus veículos acessíveis à
pessoa com deficiência e os veículos que estejam efetivamente transportando pessoa com deficiência
terão prioridade nas citadas vagas;
d) a cobrança diferenciada de tarifas ou de valores adicionais pelo serviço de táxi prestado à pessoa
com deficiência é permitida, com o escopo de assegurar e custear as adaptações tecnológicas
necessárias nos veículos;
e) o poder público deve fomentar o aumento do número dos veículos acessíveis à pessoa com
deficiência nas frotas de empresas de táxi, mas não pode instituir incentivos fiscais com vistas a
possibilitar tal acessibilidade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1561953
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/997234
649) 
650) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1283025OBJETIVA CONCURSOS - Aux (Pref Pinto Band/Pref Pinto
Bandeira/Administrativo/2019
Direitos Humanos - Do Direito ao Transporte e à Mobilidade (arts. 46 a 52 da Lei
nº 13.146/2015)
Considerando-se a Lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência, analisar os itens
abaixo:
 
I. Os veículos de transporte coletivo terrestre, as instalações, as estações e os terminais em
operação no País devem ser acessíveis, de forma a garantir o seu uso por todas as pessoas.
 
II. Para colocação do símbolo internacional de acesso nos veículos, as empresas de transporte
coletivo de passageiros dependem da certificação de acessibilidade emitida pelo gestor público
responsável pela prestação do serviço.
 
a) Os itens I e II estão corretos.
b) Somente o item I está correto.
c) Somente o item II está correto.
d) Os itens I e II estão incorretos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/350156
FGV - Ana (MPE RJ)/MPE RJ/Processual/2016
Direitos Humanos - Do Direito ao Transporte e à Mobilidade (arts. 46 a 52 da Lei
nº 13.146/2015)
Promotoria de Tutela Coletiva especializada na Proteção à Pessoa com Deficiência instaurou
inquérito civil público para apurar eventual desatendimento das disposições do Estatuto da Pessoa com
Deficiência, no que se refere ao direito ao transporte e à mobilidade da pessoa com deficiência ou com
mobilidade reduzida. Identificada irregularidade cometida pelo investigado, com base na Lei nº
13.146/2015, o Promotor expediu recomendação:
a) à sociedade empresária que opera frota de táxi para reservar 50% (cinquenta por cento) de seus
veículos acessíveis à pessoa com deficiência, que terá prioridade sobre os demais passageiros nas
filas para embarque nos táxis;
b) à locadora de veículos para oferecer pelo menos 1 (um) veículo adaptado para uso de pessoa com
deficiência, independentemente da quantidade total de veículos que compõem sua frota;
c) à concessionária de serviço público de transporte coletivo municipal de passageiros para que
assegure à pessoa com deficiência prioridade e segurança nos procedimentos de embarque e de
desembarque, de acordo com as normas técnicas;
d) ao shopping center, para garantir ao menos 10 (dez) vagas no estacionamento,
independentemente de sua capacidade total, próximas aos acessos de circulação de pedestres,
devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoa com deficiência;
e) ao Prefeito Municipal, para reservar ao menos 2 (duas) vagas em cada via pública que ofereça
estacionamento ao público, independentemente do total de vagas na rua, para pessoa com
deficiência ou com comprometimento de mobilidade, desde que devidamente identificada.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1283025
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/350156
651) 
652) 
653) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2249260
FEPESE - Prof (São José)/Pref São José/Educação Especial/2022
Direitos Humanos - Da Acessibilidade (arts. 53 ao 76 da Lei nº 13.146/2015)
De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (Lei no 13.146/2015):
Art. 55 A concepção e a implantação de projetos que tratem do meio físico, de transporte, de informação
e comunicação, inclusive de sistemas e tecnologias da informação e comunicação, e de outros serviços,
equipamentos e instalações abertos ao público, de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona
urbana como na rural, devem atender aos princípios do desenho universal, tendo como referência as
normas de acessibilidade.
§ 1o O desenho universal será sempre tomado como regra de caráter geral.
 
§ 2o Nas hipóteses em que comprovadamente o desenho universal não possa ser empreendido, deve
ser adotada_____________.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
a) adaptação razoável
b) tecnologia assistiva
c) arquitetura inclusiva
d) normativa de acesso
e) acessibilidade adaptada
www.tecconcursos.com.br/questoes/2241766
FEPESE - Tec (FCEE)/FCEE/Atividades Administrativas/2022
Direitos Humanos - Da Acessibilidade (arts. 53 ao 76 da Lei nº 13.146/2015)
Analise o trecho abaixo extraído da Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015.
“A concepção e a de projetos que tratem do meio físico, de transporte, de informação e
comunicação, inclusive de sistemas e tecnologias da informação e comunicação, e de outros serviços,
equipamentos e instalações abertos ao público, de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona
urbana como na rural, devem atender aos princípios , tendo como referência as normas
de acessibilidade.”
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a) Montagem • da discriminação
b) Organização • da exclusão social
c) Programação • da segregação de pessoas
d) Organização • da segregação de pessoas
e) Implantação • do desenho universal
www.tecconcursos.com.br/questoes/2151063
ACESSE - Prof (Pref RP)/Pref RP/Guia Interprete/Educação Básica III/2022
Direitos Humanos - Da Acessibilidade (arts. 53 ao 76 da Lei nº 13.146/2015)
De acordo com o Art. 55 da Lei 13.146 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, a concepção e a
implantação de projetos que tratem do meio físico, de transporte, de informação e comunicação,
inclusive de sistemas e tecnologias da informação e comunicação, e de outros serviços, equipamentos e
instalações abertos ao público, de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona urbana como na
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2249260
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2241766
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2151063
654) 
655) 
rural, devem atender aos princípios do desenho universal, tendo como referência as normas de
acessibilidade. Nesse sentido, o será sempre tomado como regra de caráter geral e somente em
hipótese que comprovadamente não possa ser empreendido deve ser adotada adaptação razoável.
Assinale a opção que complete corretamente a afirmativa.
a) desenho universal
b) desenho industrial
c) desenho livre
d) desenho geométrico
e) desenho regional
www.tecconcursos.com.br/questoes/2248325
FEPESE - AEs (Pref São José)/Pref São José/Educação Especial/Educação Infantil
Ensino Fundamental/2022
Direitos Humanos - Da Acessibilidade (arts. 53 ao 76 da Lei nº 13.146/2015)
De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (Lei no 13.146/2015):
Art. 55 A concepção e a implantação de projetos que tratem do meio físico, de transporte, de informação
e comunicação, inclusive de sistemas e tecnologias da informação e comunicação, e de outros serviços,
equipamentos e instalações abertos ao público, de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona
urbana como na rural, devem atender aos princípios do desenho universal, tendo como referência as
normas de acessibilidade.
§ 1o O desenho universal será sempre tomado como regra de caráter geral.
§ 2o Nas hipóteses em que comprovadamente o desenho universal não possa ser empreendido, deve
ser adotada .................. .
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
a) adaptação razoável
b) tecnologia assistiva
c) arquitetura inclusiva
d) normativa de acesso
e) acessibilidade adaptada
www.tecconcursos.com.br/questoes/2223999
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Economia Regional e Políticas
de Desenvolvimento Urbano/2022
Direitos Humanos - Da Acessibilidade (arts. 53 ao 76 da Lei nº 13.146/2015)
O Estatuto da Pessoa com Deficiência estabelece que a acessibilidade é direito que garante à
pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos
de cidadania e de participação social.
 
Sobre as normas e critérios aplicáveis às zonas urbanas visando à promoção da acessibilidade, assinale
(V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
 
( ) Os semáforos para pedestres instalados em vias públicas de grande circulação devem estar
equipados com mecanismo que emita sinal sonoro suave para orientação do pedestre.
 
( ) Na concepção e implantação de projetos que tratem do meio físico urbano em que a adaptação
razoável não possa ser empreendida,deve ser adotado o desenho universal.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2248325
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2223999
656) 
657) 
 
( ) Na construção de edifícios públicos, pelo menos um dos acessos ao interior da edificação deverá
estar livre de barreiras arquitetônicas que dificultem a acessibilidade de pessoa portadora de
deficiência.
 
As afirmativas são, respectivamente,
a) F, V e F.
b) V, V e V.
c) V, F e V.
d) V, F e F.
e) F, F e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1700009
FAUEL - Prof (Catanduvas PR)/Pref Catanduvas (PR)/2020
Direitos Humanos - Da Acessibilidade (arts. 53 ao 76 da Lei nº 13.146/2015)
A Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência em seu art. 74 garante
à pessoa com deficiência acesso a produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e
serviços de tecnologia assistiva que maximizem sua autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida.
O art. 75 afirma que o poder público desenvolverá plano específico de medidas, que devem ser
renovados:
a) A cada período de 3 (três) anos.
b) A cada período de 4 (quatro) anos.
c) A cada período de 5 (cinco) anos.
d) A cada período de 6 (seis) anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1128079
FGV - Berç (Angra)/Pref Angra/2019
Direitos Humanos - Da Acessibilidade (arts. 53 ao 76 da Lei nº 13.146/2015)
A diretora de uma escola aproveitou as eleições municipais para convidar a mãe de um aluno
cadeirante para conversar com os alunos do 9º ano sobre o direito à acessibilidade e a dificuldade que as
pessoas com deficiência têm de exercê-lo.
 
Após visitar as salas de aula, com a ajuda dos alunos, foi produzida uma cartilha com a ilustração a
seguir.
 
 
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1700009
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1128079
658) 
659) 
 
 
Sobre os direitos da pessoa com deficiência, de acordo com os princípios básicos da Lei nº 13.146/15,
assinale a opção que apresenta a sugestão dos alunos que está correta.
a) A cadeira de rodas não passa pela porta, então é melhor orientar o eleitor cadeirante a votar em
outra escola.
b) A sala deve ser modificada, porque o acesso com autonomia à urna é fundamental para o eleitor
cadeirante exercer a cidadania.
c) Os degraus ou desníveis impedem o eleitor com mobilidade reduzida acessar a urna, o que os
obriga a justificar o voto.
d) Os mesários devem levantar o cadeirante para ele chegar até a mesa da urna, porque a urna ficou
fora do seu alcance.
e) A cadeira de rodas, devido ao degrau, ficou muito afastada da urna eletrônica, o que obriga o
eleitor cadeirante a trazer de casa uma rampa para alcançá-la.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1128004
FGV - Berç (Angra)/Pref Angra/2019
Direitos Humanos - Da Acessibilidade (arts. 53 ao 76 da Lei nº 13.146/2015)
João é uma criança cuja fala e mobilidade, em consequência de lesões neurológicas, foram
gravemente comprometidas.
 
As opções a seguir exemplificam corretamente iniciativas tomadas pela escola de João para se adequar
ao Estatuto da Pessoa com Deficiência, à exceção de uma. Assinale-a.
a) Adaptar o ambiente escolar para garantir o acesso a todos os espaços de estudo, esporte e lazer.
b) Disponibilizar professores para atendimento educacional especializado.
c) Desenvolver atividades que focalizem o potencial do aluno com deficiência, ao invés de suas
limitações.
d) Convidar a família do aluno com deficiência a participar das diversas atividades da comunidade
escolar.
e) Criar uma turma separada para os alunos com deficiência, com o objetivo de fornecer
atendimento personalizado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2223619
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Direitos Humanos e
Cidadania/2022
Direitos Humanos - Da Ciência e Tecnologia (arts. 77 e 78 da Lei nº
13.146/2015)
Pedro e Tiago, pessoas com deficiência que se dedicavam ao estudo dos direitos afetos à inclusão
dessa camada da população, travaram intenso debate a respeito do tratamento tributário a ser
dispensado que lhes deveria ser dispensado, conforme sistemática estabelecida pelo Estatuto da Pessoa
com Deficiência. Pedro defendia que todo tratamento diferenciado a ser concedido às pessoas com
deficiência, ou a objetos de maior interesse desses grupos, exigia reavaliação periódica, de modo a
serem ajustados aos circunstancialismos fáticos. Tiago, por sua vez, defendia que as desigualdades no
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1128004
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2223619
660) 
661) 
potencial de competitividade das pessoas com deficiência justificavam que essas medidas fossem
contínuas e imutáveis, já que as dificuldades também o eram.
 
Com os olhos voltados especificamente ao tratamento tributário a ser dispensado à tecnologia assistiva, é
correto afirmar que
a) Pedro está errado e Tiago está certo, pois o Estatuto da Pessoa com Deficiência define os
patamares de redução da tributação incidente sobre a cadeia produtiva e de importação.
b) Tiago está errado e Pedro está certo, pois a eliminação ou a redução da tributação incidente sobre
a cadeia produtiva e a importação deve ser prevista em plano específico, renovado a cada quadriênio.
c) Pedro e Tiago estão errados, pois não se trata de verdadeiro tratamento diferenciado, já que essa
espécie de tecnologia é direcionada à coletividade em geral, sendo excepcionalmente alocada para as
pessoas com deficiência.
d) Tiago está errado e Pedro está certo, pois todas as ações afirmativas relativas às pessoas com
deficiência, de natureza tributária ou não tributária, tenham, ou não, por objeto a tecnologia assistiva,
devem ser renovadas a cada decênio.
e) Pedro está errado e Tiago está certo, pois o tratamento diferenciado é estabelecido em caráter
peremptório, em normas autoaplicáveis, somente sendo admitido o seu aperfeiçoamento, não a
redução dos direitos assegurados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1289904
OBJETIVA CONCURSOS - Enf (Pref SJ Ouro)/Pref SJ do Ouro/2019
Direitos Humanos - Da Ciência e Tecnologia (arts. 77 e 78 da Lei nº
13.146/2015)
Em conformidade com a Lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência, devem ser
estimulados a pesquisa, o desenvolvimento, a inovação e a difusão de tecnologias voltadas para ampliar
o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias da informação e comunicação e às tecnologias sociais.
Serão estimulados, em especial:
 
I. O emprego de tecnologias da informação e comunicação como instrumento de conservação de
limitações funcionais e de barreiras à comunicação, à informação, à educação e ao entretenimento
da pessoa com deficiência.
 
II. A adoção de soluções e a difusão de normas que visem ampliar a acessibilidade da pessoa com
deficiência à computação e aos sítios da internet, em especial aos serviços de governo eletrônico.
a) Os itens I e II estão corretos.
b) Somente o item I está correto.
c) Somente o item II está correto.
d) Os itens I e II estão incorretos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1273092
OBJETIVA CONCURSOS - Ag (Taquaruçu Sul)/Pref Taquaruçu Sul/Social/2019
Direitos Humanos - Da Ciência e Tecnologia (arts. 77 e 78 da Lei nº
13.146/2015)
Considerando-se a Lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência, analisar a sentença
abaixo:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1289904
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1273092
662) 
663) 
 
Devem ser estimulados a pesquisa, o desenvolvimento, a inovação e a difusão de tecnologias voltadas
para ampliar o acesso de pessoa com deficiência às tecnologias da informação e comunicação e às
tecnologias sociais (1ª parte). Para emissão de documentos oficiais, será exigida a situação de curatela
da pessoa com deficiência (2ª parte).
 
A sentença está:
a) Totalmente correta.
b) Correta somente em sua 1ª parte.
c) Correta somente em sua 2ª parte.
d) Totalmente incorreta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1788110
FGV - NeR (TJ SC)/TJ SC/Provimento/2021
Direitos Humanos - Do Acesso à Justiça (arts. 79 a 87 da Lei nº 13.146/2015)
De acordo com ostatuto da essoa com eficiência (Lei nº 13.146/2015), destinado a assegurar e a
promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa
com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania, os serviços notariais e de registro:
a) devem oferecer todos os recursos de tecnologia assistiva disponíveis para que a pessoa com
deficiência tenha garantido o acesso aos seus serviços essenciais, podendo criar condições
diferenciadas à prestação de tais serviços em razão de deficiência do solicitante;
b) devem oferecer aos serventuários extrajudiciais com deficiência prioridade absoluta na
participação e no acesso a cursos, treinamentos, educação continuada, planos de carreira,
promoções, bonificações e incentivos profissionais oferecidos aos demais substitutos, escreventes e
auxiliares;
c) podem criar condições diferenciadas à prestação de seus serviços em razão de deficiência do
solicitante, devendo reconhecer sua capacidade legal compatível com a deficiência, garantida a
acessibilidade, e o descumprimento dessas obrigações constitui infração disciplinar;
d) não podem negar ou criar óbices à prestação de seus serviços em razão de deficiência do
solicitante, mas podem estabelecer condições diferenciadas, devendo reconhecer sua capacidade
legal relativa, garantida a acessibilidade;
e) não podem negar ou criar óbices ou condições diferenciadas à prestação de seus serviços em
razão de deficiência do solicitante, devendo reconhecer sua capacidade legal plena, garantida a
acessibilidade.
 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1672578
FGV - Del Pol (PC RN)/PC RN/2021
Direitos Humanos - Do Acesso à Justiça (arts. 79 a 87 da Lei nº 13.146/2015)
João praticou e incitou discriminação contra Maria, em razão de sua deficiência mental, na medida
em que publicou indevidamente fotos e vídeos da vítima com comentários em tom jocoso e depreciativo,
por intermédio de meios de comunicação social na internet. O fato chegou ao conhecimento do delegado
de polícia, que instaurou inquérito policial.
 
No caso em tela, de acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a interdição das respectivas
mensagens ou páginas de informação na internet, sob pena de desobediência, pode ser determinada
pelo:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1788110
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1672578
664) 
665) 
a) delegado de polícia, diretamente, antes ou no curso do inquérito policial;
b) delegado de polícia, diretamente, apenas no curso do inquérito policial;
c) membro do Ministério Público ou delegado de polícia, diretamente, no curso do inquérito policial;
d) juiz, membro do Ministério Público ou delegado de polícia, diretamente, no curso do inquérito
policial;
e) juiz, ouvido o Ministério Público ou a pedido deste, ainda antes do inquérito policial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1700010
FAUEL - Prof (Catanduvas PR)/Pref Catanduvas (PR)/2020
Direitos Humanos - Do Acesso à Justiça (arts. 79 a 87 da Lei nº 13.146/2015)
A pessoa com deficiência tem assegurado o direito ao exercício de sua capacidade legal em
igualdade de condições com as demais pessoas. Quando necessário, a pessoa com deficiência será
submetida à curatela, conforme estabelece a lei. A definição de curatela de pessoa com deficiência
constitui medida protetiva extraordinária, proporcional às necessidades e às circunstâncias de cada caso,
e durará o menor tempo possível. Em que momento os curadores são obrigados a prestar contas de sua
administração ao juiz? (Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, art. 84
e seus §§ 1º, 3º e 4º).
a) Anualmente.
b) Mensalmente.
c) Semanalmente.
d) A cada 02 (dois) anos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1067257
FGV - Ana (MPE RJ)/MPE RJ/Processual/2019
Direitos Humanos - Do Acesso à Justiça (arts. 79 a 87 da Lei nº 13.146/2015)
O Município Alfa, apesar dos constantes apelos formulados pela Associação das Pessoas com
Deficiência, não vinha oferecendo, nas escolas públicas, mecanismos de tecnologia assistiva aos alunos
com deficiência. Com o objetivo de obter uma solução para o problema, a referida Associação procurou a
Promotoria de Justiça de tutela coletiva da Comarca e solicitou a adoção das medidas adequadas.
 
À luz da referida narrativa e do disposto na Lei nº 13.146/2015, o órgão de execução concluiu que o
oferecimento de mecanismos da referida espécie:
a) era facultativo, tendo por objetivo aumentar o conforto das pessoas com deficiência, o que
impedia a atuação do Ministério Público;
b) tinha como objetivo promover a igualdade das pessoas com deficiência, e a ausência de oferta na
situação narrada justifica a atuação do Ministério Público;
c) estava sujeito à discrição política do Município, que somente era obrigado a assegurar a
acessibilidade dos alunos com deficiência, não investir em tecnologia;
d) era obrigatório, promovendo a igualdade das pessoas com deficiência, mas o Ministério Público
não poderia atuar, já que a lei conferia legitimidade à Associação;
e) somente poderia ser exigido do Poder Público se as técnicas de desenho universal não fossem
suficientes, tendo o Ministério Público e a Associação legitimidade para atuar.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1700010
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1067257
666) 
667) 
668) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/997231
FGV - TJ (TJ CE)/TJ CE/Técnico-Administrativa/"Sem Especialidade"/2019
Direitos Humanos - Do Acesso à Justiça (arts. 79 a 87 da Lei nº 13.146/2015)
O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/15) dispõe que a pessoa com deficiência tem
assegurado o direito ao exercício de sua capacidade legal em igualdade de condições com as demais
pessoas.
 
Nesse sentido, o citado diploma normativo estabelece que:
a) a curatela de pessoa com deficiência será a mais ampla possível, não se limitando a afetar tão
somente os atos relacionados aos direitos de natureza patrimonial e negocial;
b) a definição de curatela de pessoa com deficiência constitui medida protetiva ordinária e durará o
maior tempo possível;
c) a pessoa com deficiência não poderá ser submetida à curatela, em qualquer hipótese;
d) a situação de curatela da pessoa com deficiência será exigida para emissão de documentos
oficiais;
e) à pessoa com deficiência é facultada a adoção de processo de tomada de decisão apoiada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/772195
CEBRASPE (CESPE) - Trad Int (FUB)/FUB/2018
Direitos Humanos - Do Acesso à Justiça (arts. 79 a 87 da Lei nº 13.146/2015)
Considerando a legislação vigente que dispõe sobre os direitos das pessoas com deficiência, julgue
o item subsequente.
 
Em razão da presumida incapacidade de seus pais, filhos de pessoas com deficiência devem ser
entregues para curatela dos avós ou para instituição de adoção, caso os avós também tenham
deficiência.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/616703
FGV - AJ (TJ AL)/TJ AL/Oficial de Justiça Avaliador/2018
Direitos Humanos - Do Acesso à Justiça (arts. 79 a 87 da Lei nº 13.146/2015)
Consoante dispõe o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), o poder público deve
assegurar o acesso da pessoa com deficiência à justiça, em igualdade de oportunidades com as demais
pessoas.
Nesse contexto, o mencionado diploma normativo estabelece que:
a) à pessoa com deficiência submetida à medida restritiva de liberdade, devem ser assegurados
direitos e garantias diferenciados em relação a apenados sem deficiência, independentemente de
acessibilidade;
b) a pessoa com deficiência, quando figurar em um dos polos da ação ou atuar como testemunha,
tem garantido o acesso ao conteúdo de todos os atos processuais de seu interesse, exceto no
exercício da advocacia, hipótese em que as providências devem ser adotadas diretamente pela OAB;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/997231
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/772195
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/616703
669) 
670) 
c) todos os recursos de tecnologia assistiva disponíveis devemser oferecidos para que a pessoa com
deficiência tenha garantido o acesso à justiça, sempre que figure em um dos polos da ação ou atue
como testemunha, advogado, defensor público, magistrado ou membro do Ministério Público;
d) os serviços notariais e de registro podem criar óbices ou condições diferenciadas à prestação de
seus serviços em razão de deficiência do solicitante, devendo, contudo, reconhecer sua capacidade
legal plena;
e) os direitos da pessoa com deficiência serão garantidos por ocasião da aplicação de penalidades
civis e administrativas, mas não no caso de sanções penais, hipótese em que vigora um regime
jurídico próprio e diferenciado pelo seu caráter punitivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1128000
FGV - Berç (Angra)/Pref Angra/2019
Direitos Humanos - Das Disposições Finais e Transitórias (arts. 92 ao 95 da Lei nº
13.146/2015)
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira um projeto de lei que prevê uma série de
direitos para pessoas com deficiência, como a utilização do FGTS para a compra de órteses e próteses. O
texto ainda precisa ser aprovado no Senado. Segundo a relatora do projeto, outro direito aprovado vai
ajudar as pessoas com deficiência a se manterem no mercado de trabalho: uma verba passaria a ser
paga a partir da admissão.
 
Adaptado de www.g1.globo.com, em 05/03/2015.
 
A notícia refere-se a um novo direito para pessoas com deficiência. Assinale a opção que o indica.
a) Bolsa Emprego.
b) Auxílio Inclusão.
c) Benefício de Prestação Continuada.
d) Bolsa Profissionalizante.
e) Auxílio Moradia.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2367461
IAUPE - Of (CBM PE)/CBM PE/Administração/2023
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Quanto à proteção dos direitos humanos no direito brasileiro, é INCORRETO afirmar que
a) a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelo princípio da
prevalência dos direitos humanos.
b) nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador-Geral da República, com a
finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de
direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poderá suscitar, perante o Superior Tribunal de Justiça,
em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência para a Justiça
Federal.
c) o Brasil assumiu, nos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal de
1988, compromisso pela formação de um tribunal internacional dos direitos humanos.
d) a partir da Emenda Constitucional 45/2004, todos os tratados internacionais de direitos humanos
devem ser aprovados com votação em dois turnos nas duas casas do Congresso Nacional, com
maioria de três quintos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1128000
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2367461
671) 
672) 
673) 
e) incumbe à Defensoria Pública, entre outras coisas, como expressão e instrumento do regime
democrático, a promoção dos direitos humanos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2404319
IDIB - GP (CDC)/CDC/2023
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Acerca dos direitos humanos previstos na Constituição Federal, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A prevalência dos direitos humanos é um princípio ao qual está vinculada a República Federativa
do Brasil.
 
II. Serão equivalentes às emendas constitucionais os tratados e convenções internacionais sobre
direitos humanos que forem aprovados, no Congresso Nacional, por maioria absoluta de seus
membros.
 
III. São considerados direitos humanos apenas aqueles direitos especificados formalmente na
Constituição Federal.
 
Assinale
a) se apenas a afirmativa I estiver correta.
b) se apenas a afirmativa II estiver correta.
c) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
d) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
e) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2369209
CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE SC)/MPE SC/2023
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Com relação aos direitos humanos e aos direitos fundamentais, julgue o item a seguir.
 
A CF faz a tutela geral dos partidos políticos em capítulo do título Dos direitos e garantias
fundamentais.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2425532
FUMARC - Tec ALeg (ALMG)/ALMG/Policial Legislativo/2023
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
A atuação do Ministério Público na proteção dos direitos humanos e fundamentais está
corretamente referida em:
a) É objeto de suas atribuições, desde que provocado para tanto.
b) É parte de suas finalidades institucionais.
c) Exige previsão legal expressa.
d) Não possui relação com suas atribuições constitucionais.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2404319
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2369209
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2425532
674) 
675) 
676) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2369211
CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE SC)/MPE SC/2023
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Com relação aos direitos humanos e aos direitos fundamentais, julgue o item a seguir.
 
Apesar de não se tratar de uma classificação rígida, há uma tendência histórica de atribuir a
denominação direitos humanos aos direitos essenciais dos indivíduos, previstos no direito internacional, e
a denominação direitos fundamentais àqueles previstos pelo direito constitucional dos Estados.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2266180
FGV - AFRE MG/SEF MG/Tributação/2023
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
O Presidente da República, representando a República Federativa do Brasil, assinou um tratado
internacional de proteção aos Direitos Humanos.
Ao tomar conhecimento desse fato, Maria, estudante de Direito, questionou seu professor a respeito da
posição do referido tratado em relação à ordem constitucional brasileira.
O professor respondeu corretamente que, nas circunstâncias indicadas,
a) todos os tratados de Direitos Humanos, que venham a ser aprovados em cada casa do Congresso
Nacional, terão a natureza jurídica equivalente à de lei ordinária.
b) todos os tratados de Direitos Humanos, uma vez assinados pelo Presidente da República,
produzem efeitos imediatos no território brasileiro, tendo natureza jurídica equivalente à de lei
ordinária.
c) todos os tratados de Direitos Humanos, uma vez assinados pelo Presidente da República,
produzem efeitos imediatos no território brasileiro, tendo a natureza jurídica equivalente à de emenda
constitucional.
d) os tratados de Direitos Humanos que venham a ser aprovados em cada casa do Congresso
Nacional, em dois turnos de votação, por maioria absoluta dos votos dos respectivos membros, terão
natureza jurídica equivalente à de emenda constitucional.
e) os tratados de Direitos Humanos que venham a ser aprovados em cada casa do Congresso
Nacional, em dois turnos de votação, por uma maioria qualificada de três quintos dos votos dos
respectivos membros, terão natureza jurídica equivalente à de emenda constitucional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2390132
FCC - DP SP/DPE SP/2023
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
O debate midiático sobre o direito à memória e à verdade foi bastante acirrado nos últimos quatro
anos, sendo que a responsabilização de agentes públicos e a efetivação de uma política pública sobre
desaparecidos políticos foram abandonadas ou bastante reduzidas. No entanto, o Brasil e o Estado de
São Paulo possuem robusta normativa sobre o tema, para além dos tratados internacionais, destacando-
se que a
a) Lei Federal nº 10.559/2002 instituiu a Comissão de Anistia e previu indenização àqueles que
comprovadamente sofreram torturas que causaram comprometimento físico ou psicológico, desde
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2369211
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2266180
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2390132
677) 
678) 
que não tenham proposto ação de ressarcimentopor dano moral ou material, podendo essa
indenização ser requerida pelos pais, filhos, cônjuge, companheira ou companheiro da pessoa que já
tenha falecido.
b) Constituição Federal prevê, no artigo 8º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, a
anistia aos que, no período de 31 de março de 1964 até 12 de outubro de 1988, cometeram crimes
políticos ou conexos com estes, assim como crimes eleitorais e, ainda, àqueles punidos com
fundamento em Atos Institucionais e Complementares, sendo tal previsão julgada inconvencional pela
Corte Interamericana de Direitos Humanos.
c) Lei Federal nº 9.140/1995 instituiu a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e
reconhece como mortas as pessoas que tenham participado, ou tenham sido acusadas de
participação, em atividades políticas, no período de 2 de setembro de 1961 a 5 de outubro de 1988, e
que, por este motivo, tenham sido detidas por agentes públicos, achando-se, deste então,
desaparecidas, sem que delas haja notícias.
d) Lei Estadual nº 10.726/2001 instituiu a Comissão Especial de Ex-Presos Políticos e estabeleceu a
reparação econômica a ser concedida, mediante portaria do Secretário de Estado da Justiça, após
parecer favorável de referida Comissão, apenas àqueles anistiados políticos que puderem comprovar
vínculos com a atividade laboral, garantindo pagamento mensal, permanente e continuado, podendo
o valor de referência salarial ser atualizado com base em pesquisas de mercado.
e) Lei Federal nº 12.528/2011 instituiu a Comissão Nacional da Verdade, que congregou e passou a
coordenar os trabalhos da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e da Comissão
de Anistia, destacando-se que a participação como membro de referida Comissão era considerada de
interesse público relevante e não remunerada, encerrando suas atividades na data de entrega de seu
relatório final.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2063627
Instituto AOCP - Sold (PM GO)/PM GO/Combatente/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Suponha que a República Federativa do Brasil tenha celebrado tratado internacional sobre direitos
humanos, o qual foi aprovado pelo Congresso Nacional pelo procedimento ordinário (CF, art. 47). Nesse
caso, segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal, o referido tratado internacional ingressará
no ordenamento jurídico brasileiro
a) com status equivalente às emendas constitucionais.
b) como norma de natureza supralegal.
c) com força de lei ordinária.
d) com força de lei complementar.
e) como norma de natureza infralegal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1928352
FGV - Alun Of (PM AM)/PM AM/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Após amplas investigações, as autoridades competentes lograram êxito em prender João, criminoso
contumaz e que praticava inúmeros atos de violência contra suas vítimas, incluindo crianças. Apesar
dessa prisão, os comparsas de João, conhecidos como Pedro e Maria, continuavam a praticar crimes. Em
razão da dificuldade na localização de Pedro e Maria, embora fosse sabido que João sabia do esconderijo
que utilizavam, um agente levou a seus superiores a sugestão de que João fosse torturado para que
fornecesse as informações almejadas.
 
A sugestão apresentada
a) pode ser acolhida apenas mediante supervisão judicial.
b) pode ser acolhida apenas porque crianças foram vitimadas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2063627
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1928352
679) 
680) 
681) 
c) não pode ser acolhida, já que incompatível com a ordem constitucional.
d) somente pode ser acolhida caso João, previamente informado de que será torturado, mantenha o
silêncio.
e) pode ser acolhida, independente de supervisão judicial, desde que a tortura não ultrapasse o
limite do necessário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1981655
FCC - DP PB/DPE PB/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Em relação ao texto expresso da Constituição da República Federativa do Brasil, a dignidade da
pessoa humana consiste em
a) fundamento da República.
b) objetivo fundamental.
c) princípio das relações internacionais.
d) direito individual e coletivo.
e) direito e garantia fundamental.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2107993
VUNESP - Proc (ALESP)/ALESP/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Uma das formas de proteção dos direitos humanos no direito brasileiro é a federalização de crimes
graves contra os direitos humanos, que pode ser efetivada
a) por meio de incidente processual, de ofício por juiz estadual ou a pedido da defesa ou do
Ministério Público, em qualquer fase do inquérito ou do processo, em que se solicitará ao Superior
Tribunal de Justiça o deslocamento da competência para a Justiça Federal, quando se tratar de grave
violação dos direitos humanos.
b) por meio de legislação federal que, aprovada pelo Congresso Nacional, definirá as hipóteses em
que haverá deslocamento da competência à Justiça Federal para o julgamento dos crimes graves
contra os direitos humanos.
c) por meio de incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal, no inquérito ou no
processo, suscitado pelo Procurador-Geral da República, perante o Superior Tribunal de Justiça, com a
finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de
direitos humanos dos quais o Brasil seja parte.
d) a pedido do Procurador-Geral da República, perante o Supremo Tribunal Federal, em qualquer fase
do inquérito ou processo, que solicitará o deslocamento de competência para a Justiça Federal, com a
finalidade de apurar e julgar grave violação dos direitos humanos em território brasileiro.
e) por meio de legislação federal que, aprovada pelo Congresso Nacional, definirá as hipóteses em
que haverá deslocamento da competência para julgamento, diretamente pelo Supremo Tribunal
Federal, dos crimes graves contra os direitos humanos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2029726
Com. Exam. (MPE SP) - PJ (MPE SP)/MPE SP/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Na Ação Cautelar na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 527MC/DF –
DISTRITO FEDERAL, o Excelentíssimo Ministro Relator, Doutor Roberto Barroso, em julgamento na data
de 18/03/2021, publicado em 23/03/21, ajustou os termos da cautelar que já houvera deferido, para
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1981655
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2107993
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2029726
682) 
outorgar às transexuais e travestis com identidade de gênero feminina o direito de opção por a cumprir a
pena: (i) em estabelecimento prisional feminino; ou (ii) em estabelecimento prisional masculino, porém
em área reservada, que garanta sua segurança. E depois de acenar com os princípios de Yogyakarta,
invocou como direitos das pessoas LGBTQIA+ à não discriminação e à proteção física e mental, no
âmbito do direito constitucional brasileiro, o princípio da dignidade humana, o direito à não discriminação
em razão da identidade de gênero ou em razão da orientação sexual, do direito à vida e à integridade
física, o direito à saúde, a vedação à tortura e ao tratamento desumano ou cruel, bem como, na cláusula
de abertura da Constituição de 1988, ao direito internacional dos direitos humanos. Por fim, ainda na
fundamentação, citou que a jurisprudência consolidada no Supremo Tribunal Federal é no sentido de
a) eliminar qualquer obstáculo procedimental que impeça a responsabilização das pessoas que
praticaram violações de direitos humanos por motivos de orientação sexual ou identidade de gênero.
b) assegurar o livre monitoramento, por organizações que trabalhem nas áreas de orientação sexual
e identidade de gênero, das instalações de detenção por parte do Estado.
c) assegurar que todos os detentos e detentas participem de decisões no local de detenção
adequado à sua orientação sexual e identidade de gênero.
d) fornecer acesso adequado à atenção médica e ao aconselhamento apropriadoàs pessoas desse
grupo sob custódia, reconhecendo necessidades especiais relacionadas à orientação sexual ou
identidade de gênero, inclusive com acesso à informação e terapia de HIV/AIDS, e acesso à terapia
hormonal ou outro tipo de terapia.
e) reconhecer a esse grupo o direito de viver de acordo com a sua identidade de gênero e a obter
tratamento social compatível com ela.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1940937
FGV - Del Pol (PC AM)/PC AM/4ª Classe/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Maria, presidente da Associação das Pessoas com Deficiência do Estado Alfa, travou intenso debate
com um representante do governo federal a respeito da existência de uma faculdade ou de um dever
jurídico na promoção de medidas de conscientização da sociedade a respeito dessa camada da
população, estimulando a observância aos seus direitos, combatendo estereótipos e ressaltando suas
contribuições e capacidades.
 
Ao final, concluíram corretamente que se está perante
a) um dever jurídico previsto em norma internacional e que foi incorporado à ordem jurídica interna
com o status de norma legal, incluindo ainda o dever de lançar e dar continuidade a campanhas
publicitárias de conscientização.
b) um dever jurídico previsto em norma internacional e que foi incorporado à ordem jurídica interna
com o status de norma constitucional, incluindo ainda o dever de fomentar o respeito a essas pessoas
em todos os níveis de educação.
c) um dever jurídico previsto em norma internacional e que foi incorporado à ordem jurídica interna
com o status de norma supralegal, mas infraconstitucional, incluindo ainda o dever de favorecer
atitudes receptivas em relação a essas pessoas.
d) uma faculdade jurídica sujeita à avaliação política das maiorias ocasionais, que não decorre de
compromissos internacionais assumidos pelo Estado brasileiro, mas, sim, da necessidade mais ampla
de proteção da dignidade humana.
e) uma faculdade jurídica contemplada em norma internacional, que deve ser implementada em
conjunto pelos Estados-partes, de modo que possam alcançar padrões universais uniformes de
proteção às pessoas com deficiência.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1940937
683) 
684) 
685) 
686) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2063292
Instituto AOCP - Pol Pen (PPDF)/PPDF/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Sobre os direitos humanos, julgue o item a seguir.
 
Suponha que determinado tratado internacional que verse sobre direitos humanos seja aprovado em
cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros.
Nesse caso, é correto afirmar que o referido tratado gozará de status equivalente às emendas
constitucionais.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2321261
IBADE - Of (PM PB)/PM PB/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Segundo a Constituição Federal de 1988, a prevalência dos direitos humanos é um dos princípios
pelos quais a República Federativa do Brasil se rege na(o)(s) sua(eu)(s):
a) Tripartição de poderes.
b) Análise combinatória.
c) Relações internacionais.
d) Objetivos fundamentais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2063289
Instituto AOCP - Pol Pen (PPDF)/PPDF/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Sobre os direitos humanos, julgue o item a seguir.
 
A dignidade da pessoa humana pode ser apontada como um objetivo fundamental da República
Federativa do Brasil.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2223601
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Direitos Humanos e
Cidadania/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Em razão de calamidade da natureza de grandes e duradouras proporções, foi aprovada a Lei
federal nº XX, que determinou à generalidade das pessoas maiores e capazes que prestassem
determinadas atividades de interesse da coletividade, em caráter gratuito, por algumas horas durante a
semana, de modo a suprir as deficiências das estruturas estatais de poder no atendimento aos interesses
da coletividade. João, que adotava uma posição filosófica lastreada no individualismo exacerbado, não
queria participar da iniciativa, por ser ela frontalmente contrária à base de valores que alicerçava e
direcionava o seu pensar e o seu agir, o que o levou a se consultar com um advogado sobre a
possibilidade de descumprir a referida determinação, bem como sobre as consequências desse
comportamento.
 
O advogado respondeu corretamente que João
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2063292
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2321261
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2063289
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2223601
687) 
688) 
a) caso descumpra a determinação em razão de sua crença filosófica, poderá ser privado dos seus
direitos caso se recuse a cumprir a prestação alternativa fixada em lei.
b) está obrigado a cumprir a determinação, que tem caráter legal e é imposta a todos,
independentemente de sua convicção filosófica, sob pena de ser privado dos direitos previstos em lei.
c) não está obrigado a cumprir a determinação prevista em lei, ainda que imposta a todos, não
podendo sofrer qualquer privação em seus direitos, já que sua negativa está lastreada em crença
filosófica.
d) somente estaria desobrigado de cumprir a obrigação imposta a todos caso isto decorresse de
crença religiosa, não filosófica, o que lhe obrigaria a cumprir a prestação alternativa fixada em lei.
e) não está obrigado a cumprir a determinação ou eventual prestação alternativa, caso ambas
colidam com sua convicção filosófica, não podendo ser imposta qualquer restrição em sua esfera
jurídica decorrente da objeção de consciência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2013161
CEBRASPE (CESPE) - Ag Inv (PC PB)/PC PB/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Os direitos humanos são garantidos na Constituição Federal de 1988 (CF) como direitos civis,
políticos, econômicos, sociais e culturais a todos os cidadãos. Visando garantir a cidadania e a dignidade
humana, por exemplo, a CF estabelece princípios como o
a) do interesse superior da criança e o da prioridade absoluta, que reconhecem crianças,
adolescentes e jovens como pessoas em desenvolvimento e que devem ter os direitos garantidos com
prioridade absoluta.
b) da autodeterminação dos povos e o da não-intervenção, que asseguram livremente o
desenvolvimento econômico, social e cultural do Brasil, não admitindo qualquer espécie de
interferência nos assuntos internos de outros Estados.
c) democrático e o republicano, ligando-os à ideia de soberania popular e à forma de governo
escolhida pelo Estado brasileiro.
d) da igualdade e o do devido processo legal, que prevê a igualdade a todos, assegurando a
regularidade do procedimento, o contraditório, a ampla defesa e a igualdade entre as partes.
e) da legalidade e o do acesso ao Poder Judiciário, segundo os quais a pessoa pode fazer tudo o que
a lei não proíbe e nenhuma lesão pode ser subtraída da apreciação do Poder Judiciário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2314716
FUNDATEC - Proc Mun (Pref POA)/Pref POA/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Conforme a doutrina de Valerio Mazzuoli: “O controle da convencionalidade das leis – isto é, a
compatibilidade vertical das normas domésticas com os tratados internacionais de direitos humanos
(mais benéficos) em vigor no Estado – é uma obrigação convencional que provém, em nosso entorno
geográfico, da Convenção Americana sobre Direitos Humanos”. Em vista disso, quanto ao controle
jurisdicional de convencionalidade, é correto afirmar que normas municipais:
a) Não se submetem ao controle de convencionalidade, seja em abstrato, seja em concreto.
b) Não se submetem ao controle abstrato de convencionalidade, mas podem submeter-se ao
controle em concreto de convencionalidade realizado pela corte interamericana de direitos humanos.
c) Somente se submetem ao controle realizado em abstrato de convencionalidade, efetivadoexclusivamente pela corte interamericana de direitos humanos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2013161
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2314716
689) 
690) 
691) 
d) Somente se submetem ao controle em concreto de convencionalidade, realizado exclusivamente
pela corte interamericana de direitos humanos.
e) Se submetem tanto ao controle em concreto, quanto ao controle em abstrato de
convencionalidade, realizado tanto pela corte interamericana de direitos humanos, quanto pelos
órgãos da jurisdição nacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1928021
CEV UECE - Ass Soc (SEAS CE)/SEAS CE/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
A dignidade da pessoa humana é tida como valor
a) incondicional.
b) político e cultural.
c) renunciável.
d) sociocultural.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1990728
CEBRASPE (CESPE) - DP SE/DPE SE/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
De acordo com o Supremo Tribunal Federal, a proibição de discriminação em razão de orientação
sexual encontra amparo no princípio constitucional da
a) cidadania.
b) dignidade da pessoa humana.
c) solidariedade.
d) independência.
e) moralidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2212039
FCC - DP (DPE AP)/DPE AP/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
A Constituição da República do Brasil, em relação aos direitos humanos, expressamente,
a) incumbiu a Defensoria Pública, como expressão e instrumento do regime democrático,
fundamentalmente, da promoção dos direitos humanos.
b) elevou os tratados, declarações e convenções internacionais sobre direitos humanos aprovados
pelo Congresso Nacional à condição de norma supralegal.
c) estabeleceu a prevalência dos direitos humanos como um dos objetivos fundamentais da
República Federativa do Brasil.
d) dispôs que a atividade jurisdicional, em todos os tribunais, será ininterrupta e orientada à
concretização dos direitos humanos.
e) instituiu, no âmbito dos entes federativos, os conselhos de direitos humanos com o escopo, entre
outros, de formular política pública para a área.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1928021
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1990728
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2212039
692) 
693) 
694) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2267641
Com. Exam. (MPT) - Proc (MPT)/MPT/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Considerando a proteção à pessoa idosa e as normas constitucionais, analise as assertivas abaixo:
 
I - A previsão constitucional de amparo à pessoa idosa obriga, exclusivamente, o Estado e a
sociedade, assegurando-lhe a participação na comunidade, defendendo-lhe a dignidade e bem-estar
e garantindo-lhe o direito à vida.
 
II - A não discriminação da pessoa idosa decorre de fundamentos e objetivos constitucionais como a
dignidade da pessoa humana e a promoção do bem de todas as pessoas sem preconceitos.
 
III - A idade como critério de admissão no trabalho é proibida constitucionalmente no rol dos
direitos sociais, sendo vedada a fixação de limite máximo de idade em concursos públicos, inclusive
nos casos em que a natureza do cargo o exigir.
 
IV - A Constituição Federal assegura o benefício mensal de um salário mínimo ao idoso que
comprove não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.
 
Marque a alternativa CORRETA:
a) Apenas as assertivas III e IV são corretas.
b) Apenas as assertivas II e IV são corretas.
c) Apenas as assertivas I e II são incorretas.
d) Todas as assertivas são corretas.
e) Não respondida.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1865391
FGV - DP MS/DPE MS/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
O Brasil aderiu ao Estatuto de Roma (ER), internalizando-o por meio do Decreto nº 4.388, de 25 de
setembro de 2002. Para eliminar ou ao menos para atenuar as incompatibilidades entre o ER e a
Constituição da República de 1988 (CRFB/1988), a Emenda Constitucional nº 45, de 2004, inseriu o §4º,
no Art. 5º, dispondo que o Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional (TPI) a cuja
criação tenha manifestado adesão.
Um exemplo de incompatibilidade entre o ER e a CRFB/1988 é a previsão de:
a) pena de prisão perpétua no ER, ao passo que a CRFB/1988 veda pena de caráter perpétuo;
b) prescritibilidade para todos os crimes pelo ER, ao passo que a CRFB/1988 especifica alguns crimes
imprescritíveis;
c) retroatividade da lei mais gravosa para prejudicar o réu pelo ER, ao passo que a CRFB/1988 veda
a aplicação da lei mais severa superveniente para agravar a situação do réu;
d) vedação de estabelecimento, pelo TPI, de princípios aplicáveis às formas de reparação às vítimas
pelo ER, ao passo que a CRFB/1988 fomenta a indenização às vítimas.
 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1968303
CEBRASPE (CESPE) - AAAJ (DP DF)/DP DF/Direito e Legislação/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Em relação a aspectos relativos aos direitos humanos, julgue o item a seguir.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2267641
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1865391
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1968303
695) 
696) 
697) 
 
Além de absorver o princípio da dignidade da pessoa humana como um dos norteadores do texto
constitucional, a Constituição Federal de 1988 também estabeleceu mecanismo especial de incorporação
de regras relativas a direitos humanos ao ordenamento jurídico brasileiro.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2040257
FCC - Ana JD (DPE AM)/DPE AM/Ciências Jurídicas/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
A ratificação de tratados internacionais de direitos humanos na forma do artigo 5º, § 3º, da
Constituição Federal, implica a recepção do respectivo tratado com status:
a) de emenda constitucional.
b) infraconstitucional.
c) supraconstitucional.
d) supralegal.
e) infralegal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1990750
CEBRASPE (CESPE) - DP SE/DPE SE/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
O fato de o Poder Judiciário contribuir com os outros poderes do Estado para a melhoria do acesso
à justiça das pessoas em condição de vulnerabilidade, disposta nas 100 Regras de Brasília, atende
a) à garantia de celeridade e eficácia das decisões judiciais.
b) ao princípio do acesso à justiça.
c) à forma alternativa de atendimento das pessoas em condição de vulnerabilidade.
d) à garantia de segurança das vítimas em condição de vulnerabilidade.
e) ao princípio geral de colaboração.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2212036
FCC - DP (DPE AP)/DPE AP/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Conforme previsão constitucional, tem legitimidade, exclusiva ou não, para suscitar o incidente de
deslocamento de competência para fins de federalização de casos de grave violação de direitos humanos,
o
a) Procurador-Geral de Justiça do Estado onde ocorreu o crime.
b) Defensor Público-Geral da União.
c) membro do Ministério Público e/ou o assistente de acusação que oficiarem no caso.
d) Ministro da Justiça.
e) Procurador-Geral da República.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2040257
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1990750
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2212036
698) 
699) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1865417
FGV - DP MS/DPE MS/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Defensores públicos do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado Alfa
realizaram vistoria em certa Cadeia Pública estadual e constataram uma série de violações ao Art. 5º,
XLIX, da Constituição da República de 1988, que dispõe que é assegurado aos presos o respeito à
integridade física e moral. Além da superlotação da unidade prisional, os defensores constataram
irregularidades sanitárias, ambientais e nas instalações físicas do prédio, como pane da rede elétrica,
com risco de incêndio, rachaduras em paredes e tetos, falta de circulação de ar etc.
Após tentativa frustradade solução consensual com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária,
a Defensoria Pública ajuizou ação civil pública em face do Estado Alfa, ressaltando na inicial que,
conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal e previsão na Lei de Introdução às Normas do
Direito Brasileiro, é lícito ao Judiciário impor à Administração Pública obrigação de fazer, consistente na
promoção de medidas ou na execução de obras emergenciais em estabelecimentos prisionais para dar
efetividade ao postulado da dignidade da pessoa humana e assegurar aos detentos o respeito à sua
integridade física e moral, nos termos do que preceitua o Art. 5º, XLIX, da Constituição da República de
1988:
a) não sendo oponível à decisão o argumento da reserva do possível nem o princípio da separação
dos poderes, no entanto, não se decidirá com base em valores jurídicos abstratos sem considerar as
consequências práticas da decisão;
b) sendo oponível à decisão o argumento da reserva do possível e o princípio da separação dos
poderes, mas deverá o Judiciário privilegiar a dignidade da pessoa humana, sem adentrar as
consequências administrativas práticas da decisão, que é matéria de mérito administrativo;
c) sendo oponível à decisão o argumento da reserva do possível e o princípio da separação dos
poderes, mas deverá o Judiciário decidir com base principiológica e levando em conta valores
jurídicos abstratos, sem juízo de valor sobre consequências práticas da decisão, que é matéria de
mérito administrativo;
d) não sendo oponível à decisão o argumento da reserva do possível nem o princípio da separação
dos poderes, e deverá o Judiciário decidir com base em valores jurídicos abstratos sem necessidade
de considerar as consequências práticas da decisão, desde que haja a devida fundamentação
principiológica.
 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2193723
FCC - Sold (PM)/PM AP/Combatente/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
As garantias e os direitos fundamentais permeiam todo o texto da Constituição Federal, que inclui,
entre outras disposições, que
a) o princípio da dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos da República Federativa do
Brasil, servindo de parâmetro orientador para toda atuação do Estado brasileiro.
b) ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante, salvo em caso de
guerra declarada.
c) a República Federativa do Brasil rege-se, nas suas relações internacionais, pelos princípios da
intervenção e subordinação dos povos.
d) o princípio da igualdade entre homens e mulheres não é absoluto, podendo ser admitidas
restrições à igualdade da mulher que a cultura e a religião nacional imponham.
e) o tratado e convenção internacional sobre direitos humanos que for aprovado, em cada Casa do
Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão
equivalentes às leis ordinárias.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1865417
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2193723
700) 
701) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1865371
FGV - DP MS/DPE MS/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Maria foi nomeada e empossada no cargo de professora municipal, após aprovação em concurso
público. Durante seu estágio probatório, Maria foi designada para lecionar em diversas turmas, uma
delas com aula em dia e horário em que sua crença religiosa a impedia de trabalhar. Maria comunicou
formalmente o fato à direção da escola e à Secretaria Municipal de Educação que, além de não lhe
oportunizarem atividade diversa, alegaram violação do dever funcional de assiduidade e determinaram a
instauração de processo administrativo disciplinar (PAD), que foi determinante para a reprovação da
servidora no estágio probatório.
Inconformada, Maria buscou assistência jurídica na Defensoria Pública, que impetrou mandado de
segurança, alegando que, com base no Pacto de São José da Costa Rica e na jurisprudência do Supremo
Tribunal Federal, é possível a Administração Pública estabelecer critérios alternativos para o regular
exercício dos deveres funcionais inerentes aos cargos públicos, em face de servidores que invoquem
escusa de consciência por motivos de crença religiosa:
a) para eximir-se de obrigação legal imposta a todos servidores, podendo Maria recusar-se a cumprir
prestação alternativa, para evitar violação ao princípio da isonomia com os demais servidores
aprovados no mesmo concurso;
b) desde que presente a razoabilidade da alteração, não se caracterize o desvirtuamento no exercício
de suas funções e não acarrete ônus desproporcional à Administração Pública, que deverá decidir de
maneira fundamentada;
c) desde que o servidor já tenha adquirido a estabilidade após estágio probatório, mas que, no caso
em tela, Maria não pode ser duplamente sancionada pelo mesmo fato, devendo incidir somente falta
funcional leve, e não reprovação no estágio probatório;
d) pois o princípio da laicidade se confunde com laicismo, de maneira que, em ponderação de
interesses, o direito à liberdade religiosa deve prevalecer sobre o princípio da laicidade estatal, e
Maria não está obrigada a aceitar as atividades alternativas que lhe forem ofertadas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2232563
FUNDEP - JDJM (TJM MG)/TJM MG/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
O Ministério Público do Estado de Pernambuco, por meio do promotor de Justiça da Comarca de
Itaíba-PE e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Estado de Pernambuco
(MPE/PE/GAECO), ofereceu representação para que fosse ajuizado Incidente de Deslocamento de
Competência para a investigação do crime de homicídio que estaria inserido em contexto de atuação de
grupos de extermínio no interior do Estado de Pernambuco.
 
Consta da referida representação que, há muito tempo, o Estado de Pernambuco “vem sofrendo sob o
jugo dos coronéis, grupos de extermínio e da pistolagem”.
 
Segundo o Ministério Público, na região de Itaíba-PE, “há evidente confusão entre poder político e poder
de fato, o qual é estabelecido mediante violência empregada por grupos armados, compostos de
‘jagunços’, mantendo-se uma sociedade que muito se assemelha às do tempo do coronelismo retratado
na história do país”, segundo relatório do Ministro Rogerio Schietti Cruz, no IDC nº 5 / PE. Nesse cenário,
“a federalização das violações de direitos humanos cria um sistema salutar para combate a impunidades”,
segundo o Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana.
 
Para o acolhimento do incidente de deslocamento de competência, é necessária
a) a concorrência de competências de um ou mais entes federativos para processar e julgar o caso.
b) a constatação, ainda que em tese, de grave violação efetiva e real de direitos humanos à luz dos
princípios da proporcionalidade e razoabilidade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1865371
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2232563
702) 
703) 
704) 
c) a inviabilidade de responsabilização do ente federado no plano nacional e internacional pela
violação aos direitos humanos, a tornar indispensável a federalização.
d) a demonstração do caráter excepcionalíssimo de seu uso, diante de sua necessidade e
imprescindibilidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1928643
CEBRASPE (CESPE) - Proc (PGE RO)/PGE RO/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Acerca da Constituição brasileira e dos tratados internacionais de direitos humanos, assinale a
opção correta.
a) Todos os tratados de direitos humanos promulgados após a Emenda Constitucional n.º 45/2004
têm status de lei ordinária.
b) O STF definiu, por unanimidade, que os tratados internacionais de direitos humanos promulgados
antes de 2004 possuem caráter supralegal.
c) A Emenda Constitucional n.º 45/2004 institui uma dupla hierarquia para os tratados internacionais
de direitos humanos.
d) O caso do depositário infiel demonstra a supremacia das normas internacionais de direitos
humanos em qualquer circunstância.
e) Os tratados internacionaisque versam sobre direitos humanos, aprovados em cada casa do
Congresso Nacional, em dois turnos, por maioria simples dos votos dos respectivos membros, são
equivalentes às emendas constitucionais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2015249
CEBRASPE (CESPE) - Tec Per (PC PB)/PC PB/Área Geral/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
No que se refere à abrangência material e subjetiva dos direitos fundamentais assegurados na
Constituição Federal de 1988 (CF), deduz-se que os direitos humanos
a) podem ser objeto de restrições quando confrontados com outros valores de ordem constitucional.
b) não alcançam os estrangeiros não residentes no país.
c) pertencem a toda pessoa humana que preencher os requisitos previstos na legislação nacional.
d) não podem ser inferidos para além daqueles expressos na CF.
e) são uma questão essencialmente doméstica do Estado brasileiro, cuja expressão internacional deve
ser considerada em segundo plano pelo poder público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2041575
FCC - Ana JD (DPE AM)/DPE AM/Ciências Jurídicas/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Para a federalização de um crime contra os direitos humanos, o incidente de deslocamento de
competência deve ser impetrado pelo Procurador-Geral da República no
a) Supremo Tribunal Federal.
b) Superior Tribunal de Justiça.
c) Tribunal de Justiça.
d) Tribunal Regional Federal.
e) Tribunal Superior Eleitoral.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1928643
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2015249
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2041575
705) 
706) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2008660
Instituto AOCP - DP PR/DPE PR/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Considere o seguinte excerto:
 
“O direito à vida engloba diferentes facetas que vão desde o direito de nascer, de permanecer vivo, e de
defender a própria vida e, com discussões cada vez mais agudas em virtude do avanço da medicina,
sobre o ato de obstar o nascimento do feto, decidir sobre embriões congelados e ainda optar pela própria
morte. Tais discussões envolvem aborto, pesquisas científicas, suicídio assistido e eutanásia[...]”
 
RAMOS, André de Carvalho. Curso de Direitos Humanos. 6ª Edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2019.
 
Em relação ao tema expresso no excerto, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
 
I. Apesar de a Constituição Federal não dispor expressamente sobre o início da vida humana, a
Convenção Americana de Direitos Humanos determina que o direito à vida deve ser protegido pela
lei e, em geral, desde o momento da concepção.
 
II. De acordo com o Supremo Tribunal Federal, é inconstitucional a interpretação segundo a qual a
interrupção da gravidez de feto anencefálico é conduta tipificada nos arts. 124, 126, e 128, I e II do
Código Penal Brasileiro (que tipificam o crime de aborto provocado pela gestante, aborto provocado
por terceiro com consentimento da gestante, aborto necessário e aborto no caso de gravidez
resultante de estupro, respectivamente).
 
III. A eutanásia, conhecida como o ato de dar fim à vida de pessoa que esteja acometida por
enfermidade em estado terminal, no intuito de se interromper os sofrimentos a que está submetida
por longo período, é permitida no Brasil, por se tratar de “morte doce”, não havendo que se falar,
nesse caso, de violação ao direito à vida previsto no caput do art. 5º da Constituição Federal.
 
IV. A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal já concedeu habeas corpus considerando que o
aborto realizado até o terceiro mês de gravidez deve ser considerado fato atípico, pois sua
criminalização violaria os direitos sexuais reprodutivos da mulher, a liberdade da mulher, a
integridade física e psíquica da gestante e a igualdade da mulher, visto que os homens não
engravidam.
a) Todas as assertivas estão corretas.
b) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
c) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
d) Todas as assertivas estão incorretas.
e) Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2222881
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Direito Internacional Público,
Relações Internacionais e Defesa Nacional/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
A respeito do Direito internacional dos Direitos Humanos, assinale a afirmativa correta.
a) Os tratados e convenções internacionais são equivalentes às emendas constitucionais quando
tratarem especificamente de direitos humanos fundamentais.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2008660
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2222881
707) 
708) 
b) Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos são automaticamente
incorporados ao ordenamento brasileiro como normas equivalentes às emendas constitucionais,
inserindo-se no bloco de constitucionalidade como cláusula pétrea.
c) Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos não se sujeitam ao controle de
constitucionalidade das leis, diante da sua relevância normativa, conforme entendimento consolidado
pelo Supremo Tribunal Federal.
d) No Supremo Tribunal Federal prevalece o entendimento no sentido de reconhecer o status
constitucional dos tratados que versem sobre direitos humanos fundamentais, quando ratificados
após a Constituição Federal de 1988.
e) Com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados
internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, o Procurador-Geral da República, na
hipótese de grave violação a tais direitos, poderá suscitar, perante o Superior Tribunal de Justiça, em
qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência para a Justiça
Federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2232564
FUNDEP - JDJM (TJM MG)/TJM MG/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Na análise do processo de reconhecimento jurídico dos direitos humanos, a fase que marca o início
da concretização desses direitos foi a
a) do racionalismo, a partir da visão do Jusnaturalismo de que os direitos humanos eram inatos e
tidos como verdades evidentes, conferindo uma dimensão permanente e segura.
b) da positivação, com as Declarações dos Direitos e sua irradiação nos textos constitucionais dos
diversos países, mostrando-se como etapa indispensável, pois sem ela os direitos humanos seriam
valores e ideais que não se realizariam plenamente.
c) da generalização e da internacionalização, por meio de princípios embasadores dos direitos
humanos como os princípios gerais da liberdade, igualdade, fraternidade e conversão dos direitos
humanos num tema global e não circunscrito.
d) da especificação, como contribuição agregadora de novos elementos ao conteúdo dos direitos
humanos, que completam o valor da dignidade da pessoa humana, como o valor-fonte da sua
positivação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2232573
FUNDEP - JDJM (TJM MG)/TJM MG/2022
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
O STJ, no julgamento do HC 379269 e do HC 141949, em sede de controle de convencionalidade,
perfilhou o entendimento de que o crime de desacato não estaria em conflito com o Pacto de São José
da Costa Rica, inexistindo ofensa à liberdade de expressão e do pensamento, mostrando-se a conduta
tipificada compatível com o Estado Democrático de Direito.
 
Dentre os argumentos trazidos, o da teoria da margem de apreciação tem como característica:
a) A limitação da soberania nacional, devendo ser afastado o poder de escolha do Estado, de modo a
não constituir uma situação de imunidade jurisdicional.
b) A criação de uma margem de discricionariedade para temperamento de algumas decisões
proferidas internacionalmente, quando de seu cumprimento no âmbito interno.
c) O reforço à pretensão universalista dos direitos humanos, diante das necessidades dos estados
nacionais em situação econômica, social, política ou jurídicas distintas.
d) O fortalecimento do pluralismo jurídico, na medida em que superao conflito entre normas
internacionais e internas por um modelo interativo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2232564
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2232573
709) 
710) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2092713
IBGP - ASEDS (SEJUSP MG)/SEJUSP MG/Auxiliar Educacional/2021
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Conceitos, discussões e defesa dos direitos humanos e direitos de cidadania existem como forma
de assegurar uma vida digna para os indivíduos. Deve-se considerar, contudo, que direitos humanos e
direitos de cidadania não são sinônimos.
 
Considerando-se o exposto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) Direitos de cidadania são mais amplos e abrangentes do que direitos humanos.
( ) Direitos de cidadania podem justificar a violação dos direitos humanos.
( ) Direitos de cidadania podem coincidir com direitos humanos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F F V.
b) F V F.
c) V F V.
d) V V F.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1748832
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2021
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Você, como advogada(o) atuante na defesa dos Direitos Humanos, foi convidada(o) para participar
de um programa de debate na rádio local sobre a questão da pena de morte.
Um dos debatedores, em certo ponto do programa, afirmou que, caso fosse aprovada uma Proposta de
Emenda Constitucional (PEC) suprimindo a vedação da pena de morte presente na Constituição, o Brasil
poderia adotar esse tipo de pena. Na opinião desse debatedor, tratar-se-ia apenas de vontade política e
não de questão jurídica.
Diante disso, cabe a você esclarecer que
a) essa PEC poderia ser aprovada pelo Congresso Nacional e surtir seus efeitos jurídicos mas, por se
tratar de uma questão política, o ideal seria que essa decisão fosse precedida de amplo debate
popular.
b) essa PEC poderia ser aprovada pelo Congresso Nacional mas, de acordo com a Constituição da
República, uma decisão nesse sentido somente poderia ser implementada após aprovação em
referendo popular.
c) essa PEC não é juridicamente adequada, porque tal vedação é cláusula pétrea da Constituição e
porque o Brasil promulgou o Protocolo Adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos
referente à abolição da pena de morte.
d) de acordo com a Constituição da República e a Convenção Americana sobre Direitos Humanos,
apenas o Supremo Tribunal Federal poderia admitir a pena de morte, porque possui competência para
relativizar a proteção a um direito fundamental, desde que para proteger outro direito fundamental.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2092713
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1748832
711) 
712) 
713) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1728004
FGV - Of (PM RJ)/PM RJ/2021
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Determinado Batalhão da Polícia Militar no Estado do Rio de Janeiro, por seu comando, iniciou a
análise dos aspectos afetos à criminalidade em certa comunidade carente, com o objetivo de deliberar
pela realização, ou não, de uma operação policial no local, durante a epidemia de COVID-19.
À luz das determinações exaradas pelo Supremo Tribunal Federal na ADPF nº 635, essas operações
policiais, podem ser realizadas
a) durante o horário escolar, quaisquer que sejam as circunstâncias fáticas.
b) desde que haja prévia autorização do Ministério Público Estadual, independentemente de
apreciação judicial.
c) em situações absolutamente excepcionais, desde que haja prévia autorização do Ministério Público
Estadual.
d) em situações absolutamente excepcionais, com a comunicação imediata ao Ministério Público
Estadual.
e) em situações absolutamente excepcionais, com prévia oitiva do Ministério Público Estadual e
correlata autorização judicial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1728015
FGV - Of (PM RJ)/PM RJ/2021
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Determinado tratado de proteção aos Direitos Humanos foi assinado pelo Estado brasileiro e, a
partir desse momento, iniciou-se um intenso movimento, capitaneado pelas entidades de proteção aos
Direitos Humanos, para que fosse incorporado, à ordem interna, com eficácia jurídica equivalente às
emendas constitucionais.
Para que isto ocorra, é preciso que seja aprovado
a) em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, pelo voto de três quintos dos respectivos
membros.
b) em cada Casa do Congresso Nacional, em turno único, pelo voto de três quintos dos respectivos
membros.
c) pelas duas Casas do Congresso Nacional, em reunião conjunta, pelo voto de dois terços dos
respectivos membros.
d) em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, pelo voto de dois terços dos respectivos
membros, com a sanção do Presidente da República.
e) pelas duas Casas do Congresso Nacional, em reunião conjunta, pelo voto de três quintos dos
respectivos membros, com a sanção do Presidente da República.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1128276
FGV - Doc (Angra)/Pref Angra/I Educação Infantil e do 1º ao 5º ano de
escolaridade/2019
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
A Constituição Federal de 1988 reconheceu a dignidade da pessoa humana e os direitos ampliados
da cidadania (civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais) como fundamentos do Estado
Democrático de Direito.
 
Esse reconhecimento se relaciona a um processo mais amplo, que remonta à Declaração Universal dos
Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), de 1948.
 
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1728004
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1728015
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1128276
714) 
 
I. Essas mudanças no comportamento social estão ligadas à compreensão de que os Direitos
Humanos são um patrimônio universal.
 
II. Essas mudanças no comportamento social estão ligadas à defesa de um modelo escolar
nacionalista pautado pelo ensino moral e cívico.
 
III. Essas mudanças no comportamento social estão ligadas à produção de mecanismos que
garantem uma educação inclusiva e tolerante.
 
Está correto o que se afirma em
a) II, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/661854
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2018
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
No estado em que você reside há cerca de quinze anos, cinco homens foram assassinados por tiros
disparados por pessoas encapuzadas. Houve uma alteração da cena do crime, sugerindo a mesma forma
de atuação de outros assassinatos que vinham sendo praticados por um grupo de extermínio que
contaria com a participação de policiais.
 
Na época, a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar os fatos, mas concluiu pela ausência de
elementos suficientes de autoria, encaminhando os autos ao Ministério Público, que pediu o
arquivamento do caso. A Justiça acolheu o pedido e alegou não haver informações sobre autoria,
motivação ou envolvimento de policiais.
 
Segundo opinião de especialistas, a apuração policial do caso foi prematuramente interrompida. A Polícia
Civil teria deixado de realizar diligências imprescindíveis à elucidação da autoria do episódio. Manter o
arquivamento do inquérito, sem a investigação adequada, significaria ratificar a atuação
institucionalmente violenta de agentes de segurança pública e, consequentemente, referendar grave
violação de direitos humanos.
 
Para a hipótese narrada, como advogado de uma instituição de direitos humanos, assinale a opção
processual prevista pela Constituição da República.
a) O MPF deve ingressar com ação diretamente no Supremo Tribunal Federal para assegurar o direito
de acesso à justiça.
b) O advogado deve apresentar pedido de avocatória no Superior Tribunal de Justiça, a fim de que se
garanta a continuidade das investigações.
c) O Procurador Geral da República deve suscitar, perante o Superior Tribunal de Justiça, incidente de
deslocamento de competência para aJustiça Federal.
d) O advogado deve ajuizar ação competente junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/661854
715) 
716) 
717) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/423684
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2016
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Maria é aluna do sexto período do curso de Direito. Por convicção filosófica e política se afirma
feminista e é reconhecida como militante de movimentos que denunciam o machismo e afirmam o
feminismo como ideologia de gênero.
 
Após um confronto de ideias com um professor em sala de aula e de chamá-lo de machista, Maria é
colocada pelo professor para fora de sala e, posteriormente, o mesmo não lhe dá a oportunidade de
fazer a vista de sua prova para um eventual pedido de revisão da correção, o que é um direito previsto
no regimento da instituição de ensino.
 
Em função do exposto, e com base na Constituição da República, assinale a afirmativa correta.
a) Maria foi privada de um direito por motivo de convicção filosófica ou política e, portanto, as
autoridades competentes da instituição de ensino devem assegurar a ela o direito de ter vista de
prova e, se for o caso, de pedir a revisão da correção.
b) Houve um debate livre e legítimo em sala de aula e a postura do professor pode ser considerada
"dura", mas não implicou nenhum tipo de violação de direito de Maria.
c) Embora tenha havido um debate acerca de uma questão que envolve convicção filosófica ou
política, não houve privação de direito já que a vista de prova e o eventual pedido de revisão da
correção está contido apenas no regimento da instituição de ensino e não na legislação pátria.
d) A solução do impasse instaurado entre a aluna e o professor somente pode acontecer mediante o
diálogo entre as duas partes, em que cada um considere seus eventuais excessos, uma vez que o que
houve foi um mero desentendimento e não uma violação de direito por convição filosófica ou política.
www.tecconcursos.com.br/questoes/311299
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2015
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
O STJ decidiu, no dia 10/12/2014, que uma causa relativa à violação de Direitos Humanos deve
passar da Justiça Estadual para a Justiça Federal, configurando o chamado Incidente de Deslocamento
de Competência. A causa trata do desaparecimento de três moradores de rua e da suspeita de tortura
contra um quarto indivíduo. Desde a promulgação da Emenda 45, em 2004, essa é a terceira vez que o
STJ admite o Incidente de Deslocamento de Competência.
De acordo com o que está expressamente previsto na Constituição Federal, a finalidade desse Incidente
é o de
a) garantir o direito de acesso à Justiça.
b) assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de Direitos
Humanos dos quais o Brasil seja parte.
c) combater a morosidade de órgãos da Administração Pública e do Poder Judiciário.
d) combater a corrupção em entes públicos dos Estados e do Distrito Federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/236528
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2014
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Em maio de 1996, o Brasil instituiu seu primeiro Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH
1). Na Introdução do PNDH 2, adotado em maio de 2002, vem escrito o seguinte:
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/423684
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/311299
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/236528
718) 
719) 
“Entre as principais medidas legislativas que resultaram de proposições do PNDH figuram... a
transferência da justiça militar para a justiça comum dos crimes dolosos contra a vida praticados por
policiais militares (Lei 9.299/96), que permitiu o indiciamento e o julgamento de policiais militares em
casos de múltiplas e graves violações como os do Carandiru, Corumbiara e Eldorado dos Carajás; a
tipificação do crime de tortura (Lei 9.455/97), que constituiu marco referencial para o combate a essa
prática criminosa no Brasil; e a construção da proposta de reforma do Poder Judiciário, na qual se inclui,
entre outras medidas destinadas a agilizar o processamento dos responsáveis por violações, a chamada
‘federalização’ dos crimes de direitos humanos.”
 
Em relação ao último ponto descrito, é correto dizer que a federalização contra os crimes de direitos
humanos pode ocorrer apenas no seguinte caso:
a) havendo indício de violação de direitos humanos previstos na legislação nacional ou nos tratados
internacionais.
b) havendo grave violação de direitos humanos previstos nos tratados internacionais de direitos
humanos dos quais o Brasil seja parte.
c) havendo violação das leis protetivas dos direitos humanos, tais quais as leis citadas na Introdução
do PNDH 2.
d) havendo grave violação dos direitos humanos previstos na Constituição Federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/237792
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2013
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Segundo informações do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), no Brasil, nos últimos 20
anos, 70% dos casos de assassinatos a jornalistas ficaram impunes. O CPJ contabilizou 23 assassinatos
entre 1992 e 2012, sendo quatro ocorreram de janeiro a abril de 2012. Desse total, quatorze não foram
punidos.
Diante desse quadro, sindicatos de jornalistas de vários estados brasileiros propuseram à Secretaria de
Direitos Humanos do Governo Federal a federalização da investigação desses crimes, porque, segundo
esses sindicatos, tais crimes caracterizam graves violações de Direitos Humanos.
Para que a investigação e o julgamento de tais violações sejam federalizados é necessário que fique
demonstrado que se trata de grave violação de Direitos Humanos afirmados em Tratados internacionais,
dos quais o Brasil seja parte e pode, por isso mesmo, responder diante de instâncias internacionais. Além
disso, é preciso que
a) os familiares das vítimas entrem com o pedido de incidente de deslocamento de competência
perante o STJ que deve julgá-lo favoravelmente.
b) os familiares das vítimas entrem com um mandado de segurança perante o STF que deve julgá-lo
favoravelmente.
c) as autoridades locais entrem com o pedido de incidente de deslocamento de competência perante
o STJ que deve julgá-lo favoravelmente.
d) o Procurador Geral da República entre com o pedido de incidente de deslocamento de competência
perante o STJ que deve julgá-lo favoravelmente.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2169775
FGV - CL (SEN)/SEN/Assessoramento Legislativo/Direitos Humanos e
Cidadania/2012
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Um sistema constitucional que estabelece a igualdade universal perante as leis pode conviver com
uma situação social de grande desigualdade?
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/237792
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2169775
720) 
721) 
a) Não, pois a igualdade legal é suficiente para garantir a igualdade real ou substantiva no longo
prazo.
b) Não, pois a igualdade universal torna ilegal a existência de desigualdades substantivas, que em
curto prazo tenderiam a desaparecer.
c) Não, pois grandes desigualdades só podem ser produzidas por governos autoritários que seriam
contrários a um sistema constitucional baseado na igualdade legal.
d) Sim, pois a desigualdade social é um produto necessário da igualdade formal, pois o exercício
reiterado dessa acaba por produzir aquela.
e) Sim, pois um sistema constitucional baseado na igualdade universal perante a lei não contém
necessariamente dispositivos para impedir que desigualdades sociais se desenvolvam ou se
perpetuem.
www.tecconcursos.com.br/questoes/239858
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2011
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
No âmbito dos direitos humanos, a respeito do Incidente de Deslocamento de Competência,
instituído pela Emenda Constitucional 45, assinale a alternativa correta.
a) Para assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos
humanos de que o Brasil seja parte, o Procurador-Geral da Repúblicapode suscitar, perante o
Superior Tribunal de Justiça, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal, nas
hipóteses de graves violações aos direitos humanos.
b) O incidente de deslocamento de competência, embora garanta o cumprimento de obrigações do
Estado brasileiro em relação aos tratados internacionais de direitos humanos, não está relacionado
com a razoável duração do processo para a consecução da finalidade de efetiva proteção dos direitos
humanos.
c) Pelo incidente de deslocamento de competência, a Justiça Federal só julgaria os casos relativos aos
direitos humanos após o Brasil ser responsabilizado internacionalmente.
d) O incidente de deslocamento de competência se efetiva contrariamente ao princípio do federalismo
cooperativo por não obedecer à hierarquia de competência para julgamento dos crimes comuns,
mesmo no âmbito de ferimento aos direitos humanos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/241245
FGV - NAC UNI OAB/OAB/2011
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Determinado congressista é flagrado afirmando em entrevista pública que não se relaciona com
pessoas de etnia diversa da sua e não permite que, no seu prédio residencial, onde atua como síndico,
pessoas de etnia negra frequentem as áreas comuns, os elevadores sociais e a piscina do condomínio.
Ciente desses atos, a ONG TudoAfro relaciona as pessoas prejudicadas e concita a representação para
fins criminais com o intuito de coibir os atos descritos. À luz das normas constitucionais e dos direitos
humanos, é correto afirmar que
a) o crime de racismo é afiançável, sendo o valor fixado por decisão judicial.
b) o prazo de prescrição incidente sobre o crime de racismo é de vinte anos.
c) nos casos de crime de racismo, a pena cominada é de detenção.
d) o crime de racismo não está sujeito a prazo extintivo de prescrição.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/239858
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/241245
722) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/272546
FGV - Del Pol (PC AP)/PC AP/2010
Direitos Humanos - Direitos Humanos na Constituição Federal
Assinale a alternativa que apresente uma garantia judicial constante da Convenção Americana
sobre Direitos Humanos (pacto de San José da Costa Rica) que não possua correspondente expresso na
Constituição de 1988.
a) Toda pessoa acusada de delito tem direito a que se presuma sua inocência enquanto não se
comprove legalmente sua culpa.
b) Toda pessoa acusada de delito tem direito de não ser obrigado a depor contra si mesma, nem a
declarar-se culpada.
c) Toda pessoa acusada de delito tem direito de recorrer da sentença a juiz ou tribunal superior.
d) O processo penal deve ser público, salvo no que for necessário para preservar os interesses da
justiça.
e) Se depois da perpetração do delito a lei previr a imposição de pena mais leve, o delinqüente será
por isso beneficiado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/272546
Gabarito
601) E 602) B 603) B 604) E 605) B 606) B 607) A
608) B 609) D 610) C 611) A 612) B 613) A 614) D
615) B 616) D 617) Errado 618) A 619) Certo 620) B 621) D
622) A 623) B 624) A 625) D 626) Certo 627) E 628) D
629) D 630) A 631) C 632) B 633) A 634) E 635) A
636) E 637) A 638) D 639) D 640) C 641) B 642) D
643) C 644) E 645) B 646) D 647) D 648) B 649) A
650) C 651) A 652) E 653) A 654) A 655) C 656) B
657) B 658) E 659) B 660) C 661) B 662) E 663) E
664) A 665) B 666) E 667) Errado 668) C 669) B 670) D
671) A 672) Certo 673) B 674) Certo 675) E 676) C 677) B
678) C 679) A 680) C 681) E 682) B 683) Certo 684) C
685) Errado 686) A 687) A 688) E 689) A 690) B 691) A
692) B 693) A 694) Certo 695) A 696) E 697) E 698) A
699) A 700) B 701) D 702) C 703) A 704) B 705) B
706) E 707) B 708) B 709) A 710) C 711) D 712) A
713) C 714) C 715) A 716) B 717) B 718) D 719) E
720) A 721) D 722) C

Mais conteúdos dessa disciplina