Buscar

Resenha Imagens e Ação

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: TRABALHO, CULTURA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA
DOCENTE: RAFAELA GOMES DOS SANTOS
DISCENTE(S): DAIANA DOS SANTOS TRINDADE
Texto 3: Imagens e ação: As mídias e a Educação Física Escolar
	Neste capitulo o autor inicia descrevendo a respeito do uso das mídias, dentre elas, jornais, revistas, sites da internet e a mais citada no capitulo que é a televisão. Dentro dessa ideia, o texto traz uma discussão sobre esporte telespetáculo, que visa construir um espectador crítico e sensível. Na perspectiva dos alunos e professores saberem receber as informações da mídia e serem críticos e criativos perante ao que lhes são apresentados. 
	O texto é muito abrangente, traz uma gama de ideias, discussões, levantamentos, possibilidades, estudos sobre o uso das mídias na Educação Física uma forma que melhor contribui para quem busca transformações em suas práticas pedagógicas.
	É imenso o impacto que a mídia causa na sociedade, como é apresentado no texto dois exemplos, o protesto contra o locutor e a reinvindicação da demissão do presidente da CBF, não somente nesses exemplos, mas vemos no dia a dia, como a mídia influencia em várias coisas, alimentação, consumismo, padrões, entre muitas outras coisas, e cada vez mais essa influência aumenta, porém, cabe a todos nós sermos críticos e cuidadosos cm o que escutamos, vemos, e tomamos como hábitos.
	São citados dois estudos, realizados para incorporar produções das mídias e produções audiovisuais dos alunos ao ensino da Educação Física, o primeiro intitulado “Luz, Câmera, Pesquisa-Ação: as Mídias nas aulas de Educação Física de uma Escola Pública” de Betti e Sidnei Rodrigues. E o segundo “Imagens em ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em programas de Educação Física’, de Pires e Márcio Romeu Ribas, tais estudos que contribuíram bastante para o acervo de estudos sobre Educação Física e Mídias, servindo de inspiração para se trabalhar as mídias nas aulas de Educação Física, gerando interesse, aprendizado e transformando as aulas desses professores.
	Os professores precisam repensar sua prática pedagógica ao utilizar as tecnologias como meio de aprendizagem e ensino, é preciso que eles busquem novas forma de trabalhar com esses instrumentos, procurar se atualizar e pesquisar mais sobre, pois não adianta o professor se manter atualizado do uso de tecnologias, dos avanços, querer trazer para suas aulas, mas não saber como utilizá-las da forma correta, levando ao ensino/aprendizado que não desenvolve, não se aprende, e não se consegue impor os limites e controle do seu uso. Na sociedade contemporânea, vemos muitas escolas, que possuem vários equipamentos tecnológicos, mas os professores não sabem usar, não tem preparo, ou não buscam se aprofundar no assunto para adquirir em suas aulas.
	Contudo, achei este texto muito completo, traz muitas informações que são de grande importância para os professores de Educação Física, para que possam enxergar e propor novas possibilidades, diante desta época em que a tecnologia e uso de mídias só vem crescendo, utilizá-las de forma correta e controlada, como nos mostra o texto, será de grande valia para a comunidade escolar, de modo geral.

Continue navegando