Buscar

AVALIAÇÃO COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM DA PSICOPEDAGOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM DA PSICOPEDAGOGIA
NOTA 9
1
1-A cognição humana tem despertado muito interesse nas últimas décadas, e as pesquisas envolvendo a temática têm sido amplamente apresentadas nas revistas e nos programas de divulgação científica. De acordo com essa perspectiva, define-se o conceito de cognição. Marque a alternativa INCORRETA:
· A cognição pode ser definida como um processo no qual o sujeito se torna consciente de si, do mundo e das coisas que o rodeiam, compreendendo conceitos mais abstratos.
· A cognição é um transtorno de desenvolvimento caracterizado por um nível cognitivo baixo, produzindo dificuldades significativas na vida diária, como autocuidado, segurança, comunicação e socialização.
· A cognição é um processo interno responsável por extrair sentido do mundo externo por meio da atenção, da percepção, da aprendizagem, da memória, da linguagem, do raciocínio e do pensamento.
· A cognição pode ser definida como a capacidade de o ser humano adquirir conhecimento, pois se trata da maneira como seu cérebro adquire, processa, interpreta, assimila, memoriza e projeta a informação captada pelos cinco sentidos.
1
2-Dentro do processo de aprendizagem ocorre o que conhecemos por desenvolvimento cognitivo, que pode ser definido como o aprimoramento dessas habilidades, cuja evolução constante tende a propiciar uma vida de autonomia ao indivíduo. Analise as seguintes afirmações e julgue os itens colocando V para VERDADEIRO e F para FALSO.
 
(V ) A aprendizagem pode ser definida como a aquisição de um novo conhecimento por meio das experiências vividas, que podem resultar em novo repertório, seja cognitivo ou comportamental.
( F) A aprendizagem já foi investigada por muitos estudiosos, como  Edmund Halley,  Charles Messier e Caroline Herschel.
(V ) David Ausubel traz o conceito de aprendizagem significativa. Para ele, a aprendizagem significativa é um processo no qual uma informação se relaciona de maneira significativa e não arbitrária com algo da estrutura cognitiva já existente no indivíduo.
(V ) Outro estudioso da aprendizagem é Lev Vygotsky, um teórico sociocultural.  Ele traz como principal conceito a zona de desenvolvimento proximal.
A sequência CORRETA é:
· V, V, V, V
· V, F, V, V
· V, V, F, V
· F, F, V, F
1
3-A atividade cognitiva é muito complexa, pois diversos processos cognitivos ocorrem ao mesmo tempo durante a execução de uma tarefa. A busca pelo entendimento desses processos a entender diversas questões envolvendo a atividade cognitiva, como a aprendizagem, transtornos psicológicos e neurológicos, comportamento e emoção. Durante o estudo realizado foram apresentadas as características essenciais das emoções, algumas delas são, EXCETO:
· Emoções podem ser entendidas também como sentimentos. É o que sentimos sobre as coisas e, geralmente, podem ter significado para nós. As emoções podem ser distinguidas entre primárias e secundárias.
· O termo emoções se refere às chamadas emoções primárias ou universais. Estas são um conjunto de respostas que aparecem no corpo diante de alguma situação, se manifestam espontaneamente e geralmente com uma intensidade alta.
· As emoções primárias são: alegria, medo, tristeza, raiva e nojo. Já as emoções secundárias são aprendidas e/ou adquiridas a partir das primárias. Também são chamadas de emoções sociais, pois podemos aprendê-las a partir de situações cotidianas.
· As emoções se caracterizam por não interferir nos processos de ensino aprendizagem. Compreende-se que não exista relação nenhuma entre emoção e cognição.
1
4-O déficit cognitivo se configura como uma dificuldade no processo cognitivo, sobretudo no aprendizado. O que ocorre é uma limitação da capacidade mental de assimilar informações. Entre as funções avaliadas para identificar um déficit cognitivo estão as seguintes, EXCETO:
· Memória
· Raciocínio lógico
· Atenção
· Visão
1
5-Sabemos que o processo de ________________________ ocorre ao longo da vida e em todas as fases do ____________________humano. Na infância, ocorre em períodos definidos, com ____________________adequada às necessidades para determinadas aprendizagens e com ênfase nos aspectos motores, visuais, cognitivos e afetivos. Na adolescência, o foco da aprendizagem está direcionado às atividades e tarefas acadêmicas, _______________e socioemocionais. E, na idade adulta, a manutenção das funções executivas.
 
A sequência CORRETA é:
· aprendizagem – desenvolvimento – estimulação - cognitivas.
· aprendizagem – atraso – cogitação- afetivas.
· aprendizagem – desenvolvimento – superação - conscientes.
· aprendizagem – sobrevivência –- estimulação- cognitivas.
6-A reabilitação  cognitiva através da Psicopedagogia Clínica permite a intervenção de um profissional, o  psicopedagogo, que tem como objetivo melhorar as capacidades cognitivas e em consequência o rendimento acadêmico da criança no ambiente escolar e, do adulto se for o caso, nas tarefas do dia-a-dia. Para tanto,  entendemos a necessidade da Avaliação Psicopedagógica como um processo de tomada de decisões que se apoiam em uma série de técnicas cujos resultados se refletem no desencadeamento de uma proposta educativa de acordo com as necessidades, seja da criança, do adolescente, adulto ou idoso
 
Podemos concluir que a afirmativa é:
· VERDADEIRA
· FALSA
1
7-Quando pensamos em psicopedagogia, estamos trazendo para a discussão uma área de estudo que investiga o aprendiz e sua aprendizagem. De acordo com o conceito, identifique a afirmação INCORRETA:
· A psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana, ou melhor, de tudo o que está́ relacionado à aprendizagem humana.
· A psicopedagogia trabalha exclusivamente com as habilidades de aprendizagem, levando o sujeito estabelecer vínculos com a aprendizagem e se torne uma pessoa de sucesso.
· A psicopedagogia lida com o sujeito e com o objeto do conhecimento e sua relação com a linguagem e a influência sócio-histórica no ambiente de aprendizagem.
· A psicopedagogia se ocupa do ser humano em situação de aprendizagem e de todas as funções diretamente ou indiretamente envolvidas com ela.
1
8-O termo psicopedagogia deriva do prefixo “psico” e da raiz “pedagogia”. Os prefixos “psic”, “psico” e “psiqu”, todos da mesma família terminológica, vêm do grego “psykhe”, e são usados para formar palavras com o significado de alma, conceito também absorvido pela cultura romana. Sobre o assunto:
I – Etimologicamente, a palavra pedagogia deriva do grego “paidos”, que significa criança, e “agein”, que significa guiar, conduzir. Portanto, se chama pedagogo o responsável por instruir as crianças.
 
II – Estimular as funções das habilidades cognitivas como por exemplo, a memória e a atenção, demanda intensidade e duração prolongadas para que os resultados sejam significativos e, ainda, são de suma importância para o desenvolvimento da aprendizagem acadêmica, da linguagem e também para a aquisição de controle do comportamento.
III – Desde o final do século XIX, começaram a surgir inúmeras propostas para nomear as novas investigações. A existência da psicopedagogia se revela com a realização de investigações precisas, ainda que tomada por ideias positivistas – o que não poderia ser diferente na época em questão –, entrando no mundo das ciências e abrindo caminho na história.
 
IV – Ao longo do século XX, desde os primeiros momentos de institucionalização da psicopedagogia, encontram-se referências que permitem reconhecer a figura do psicopedagogo ligada a certas áreas de intervenção, como a psicopatologia infantil, a orientação profissional ou de educação especial.
 
A sequência CORRETA é:
· I, III
· I, III e IV
· I, II, IV ERRADA
· II, III e IV ERRADA
1
9-A psicopedagogia vai trabalhar as dificuldades de aprendizagem. Ela é um ramo que, como muitas outras disciplinas, é regida por determinados princípios. De acordo com os estudos realizados, esses princípios são, EXCETO:
· O princípio da prevenção
· O princípio do desenvolvimento
· O princípio de dissociação
· O princípio da ação social
1
10-O trabalhoclínico do Psicopedagogo tem função preventiva, na medida em que, ao tratar determinados problemas pode prevenir o aparecimento de outros, bem como, amenizar ou sanar os já existentes. Sobre o trabalho do psicopedagogo, assinale a alternativa CORRETA:
· O psicopedagogo deve ser um profissional que tenha conhecimentos exclusivamente disciplinares, pois sua atuação é um processo de avaliação diagnóstica, e é necessário estabelecer e interpretar dados de uma única área.
· A prática psicopedagógica deve considerar o sujeito como um ser global, composto pelos aspectos econômicos, informáticos e cibernéticos.
· O psicopedagogo tem a delicada missão de conduzir a criança ou a Instituição a isolar-se, e afastar-se da escolaridade normal e saudável.
· O Psicopedagogo é um profissional que tem muito a ensinar sobre o vínculo professor/aluno, professor/escola e sua incidência na construção do conhecimento e na constituição subjetiva de alunos e educadores.

Continue navegando

Outros materiais