Buscar

Prova de Imagenologia


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Informações da avaliação
 Ilza Carla Macedo
 Módulo C - 153225 .7 - Imaginologia - D1.20231.C - AV2
Questão 1 | Código 130391 (ponto: 1.00 / 1.00)
Disciplina: IMAGINOLOGIA
Enunciado: Cada radioisótopo, artificial ou natural, sofre decaimento nuclear a uma velocidade que lhe é característica, possuindo um tempo de meia-vida específico. Assinale a alternativa correta.
Alternativa correta (A) - Tempo de meia-vida é definido como tempo necessário para que a atividade de um radioisótopo seja reduzida pela metade da inicial.
Alternativa marcada (A) - Tempo de meia-vida é definido como tempo necessário para que a atividade de um radioisótopo seja reduzida pela metade da inicial.
Justificativa: O tempo de meia-vida de um radioisótopo determina o tempo necessário para que a sua atividade radioativa seja reduzida à metade da inicial.
Questão 2 | Código 92809 (ponto:1.00 / 1.00)
Disciplina: IMAGINOLOGIA
Enunciado: Suponha que um IOE (indivíduo ocupacionalmente exposto) às radiações ionizantes precisará controlar o tempo que ficará exposto a uma fonte radioativa que possui uma taxa de dose de 5 mSv/h, por um tempo de 30 minutos. Ao final desse tempo, qual terá sido a dose de radiação recebida por esse trabalhador?
Alternativa correta (E) - 2,5 mSv
Alternativa marcada (E) - 2,5 mSv
Justificativa: A dose absorvida é diretamente proporcional à taxa de dose da fonte radioativo e ao tempo de exposição. Assim, o cálculo dessa questão pode ser feito através da fórmula: D (dose absorvida) = D0 (taxa de dose) x T (tempo de exposição). D = 5 mSv/h x 0,5 h = 2,5 mSv.
Questão 3 | Código 148855 (ponto: 1.00 / 1.00)
Disciplina: IMAGINOLOGIA
Enunciado: Com relação à proteção radiológica, como utilizamos alguns métodos de diagnósticos diferentes entre si na imagenologia, é preciso ter o conceito de contaminação muito bem entendido. Portanto, assinale a alternativa que corresponde corretamente ao conceito de “contaminação” e suas características:
Alternativa correta (E) - O corpo entra em contato com material radioativo, instável, e se torna radioativo, emitindo radiação.
Alternativa marcada (E) - O corpo entra em contato com material radioativo, instável, e se torna radioativo, emitindo radiação.
Justificativa: Quando em contato com algum elemento energeticamente instável (radioativo), o nosso corpo se torna também emissor dessa radiação. A contaminação pode ser externa, em contato com a pele, ou interna, através da ingestão ou inalação, por exemplo.
Questão 4 | Código 92821 (ponto: 0.00 / 1.00)
Disciplina: IMAGINOLOGIA
Enunciado: Por meio de mecanismos fisiológicos específicos, como receptores de membrana na superfície das células tumorais, os radiofármacos carregam pequenas partículas radioativas até os tumores. Quando eles se ligam ao receptor na membrana da célula tumoral, as partículas alfas ou beta destroem o DNA da célula, levando consequentemente à morte celular. Em alguns casos, como no câncer de próstata, o mesmo mecanismo fisiológico é responsável por fazer a terapia e o diagnóstico por imagem. Para fins de tratamento, os radiofármacos devem algumas características de interesse, EXCETO:
Alternativa correta (D) - Devem ser mantidos em fontes seladas e blindadas antes de serem introduzidos no corpo do paciente.
Alternativa marcada (C) - Ser emissor de radiação particulada com energia maior que 500 keV.
Justificativa: Os radiofármacos utilizados com intuito de promover terapia de uma doença específica precisam possuir em sua estrutura um radionuclídeo que atenda as seguintes características: ser emissor de radiação particulada como, beta (β- ), alfa (α) e elétrons Auger com energia maior que 500 keV; ter capacidade de se concentrar o mais especificamente possível no tecido alvo para transferir a ele uma alta taxa de dose de radiação para destruí-lo, não prejudicando os tecidos sadios adjacentes.
Questão 5 | Código 129434 (ponto: 1.00 / 1.00)
Disciplina: IMAGINOLOGIA
Enunciado: Sabemos que o DNA é uma das mais importantes moléculas do corpo, que carrega informações/instruções que coordenam e determinam o desenvolvimento e o funcionamento de todo um organismo. A radiação tem a capacidade de interagir com moléculas, como o DNA, e o poder de causar grandes transtornos. Contudo, na imensa maioria dos momentos, as células, a partir de seus próprios mecanismos de verificação da estabilidade celular, não desenvolvem alterações radioinduzidas, como neoplasias. Com relação aos efeitos da radiação, sinalize VERDADEIRO (V) ou FALSO (F) sobre as seguintes afirmativas:
I. Quando os átomos que constituem as biomoléculas são ionizados, ligações químicas são rompidas ou modificadas.
II. Quando a radiação interage com outros átomos e outras moléculas celulares que não fazem parte de sua estrutura, há produção de espécies reativas de oxigênio.
III. Os efeitos biológicos provocados pela radiação podem ser verificados em horas, dias, semanas, anos ou gerações, dependendo da dose e do tempo de exposição.
IV. Algumas células possuem maior ou menor probabilidade de se afetarem com a radiação. Quanto mais diferenciadas forem as células do organismo, maior a probabilidade de se desenvolverem com alterações principalmente por causa de suas intensas atividades de divisão celular.
Alternativa correta (C) - V – V – V – F.
Alternativa marcada (C) - V – V – V – F.
Justificativa: A afirmativa IV é a incorreta, porque quanto mais indiferenciadas forem as células, ou seja, primordiais, maior será a probabilidade de surgimento de alterações radioinduzidas. Células diferenciadas não possuem intensa atividade de divisão celular.
Questão 6 | Código 148856 (ponto: 0.00 / 1.00)
Disciplina: IMAGINOLOGIA
Enunciado: A exposição à radiação ionizante pode afetar o organismo de várias maneiras. A interação com a matéria pode ter resultados desastrosos, exceto:
Alternativa correta (D) - Replicação mitocondrial.
Alternativa marcada (A) - Impedimento ou retardo de divisão celular.
Justificativa: A radiação ionizante possui a capacidade de interagir com o organismo e, a partir dessa interação, desencadear eventos em cascatas, como morte celular, quebra do DNA, interferência na divisão e modificações diversas nas células (lembrando que os eventos são probabilísticos). Contudo, a radiação não possui a capacidade de induzir replicação de estruturas.
Questão 7 | Código 45033 (ponto: 1.00 / 1.00)
Disciplina: IMAGINOLOGIA
Enunciado: A medicina nuclear é uma especialidade médica que emprega materiais radioativos com finalidade diagnóstica e terapêutica. Na medicina nuclear terapêutica, os radiofármacos utilizados possuem uma atividade maior e são usados para tratar algum órgão específico. A mais importante aplicação terapêutica da medicina nuclear é o uso do radioisótopo Iodo-131, para tratar tumores de tireoide. Tendo em vista que o Iodo-131 emite radiação gama e beta, por que há necessidade de se utilizar barreiras de chumbo para manipulação deste fármaco? 
Alternativa correta (C) - A radiação gama é do tipo eletromagnética, e possui alto poder de penetração.
Alternativa marcada (C) - A radiação gama é do tipo eletromagnética, e possui alto poder de penetração.
Questão 8 | Código 129431 (ponto: 1.00 / 1.00)
Disciplina: IMAGINOLOGIA
Enunciado: A radiação poder ser definida como um processo de emissão e propagação de energia por meio de partículas (radiação alfa e radiação beta) ou de ondas eletromagnéticas (radiação X e radiação gama). Sabendo que as radiações são provenientes de diferentes fontes, é CORRETO afirmar que:
Alternativa correta (C) - As radiações eletromagnéticas são classificadas em ionizantes e não-ionizantes, dentro de uma ampla faixa de frequência denominada espectro eletromagnético.
Alternativa marcada (C) - As radiações eletromagnéticas são classificadas em ionizantes e não-ionizantes, dentro de uma ampla faixa de frequência denominada espectro eletromagnético.
Justificativa: As radiações eletromagnéticas (que não são particuladas) podem ser classificadas em radiação ionizante (radiação incide e transfere energia suficiente aos elétrons para ejetá-losdo átomo e mudar a estrutura da matéria) ou em radiação não-ionizante (possui energia suficiente para somente excitar os elétrons do átomo, sem arrancá-los e, consequentemente, sem provocar alteração da estrutura da matéria). O espectro eletromagnético é uma representação sobre o comprimento de onda característico em cada tipo de radiação eletromagnética.
Questão 9 | Código 148859 (ponto: 1.00 / 1.00)
Disciplina: IMAGINOLOGIA
Enunciado: Materiais radioativos são aqueles em que liberam energia a partir do excesso, buscando a estabilidade do seu núcleo. O decaimento radioativo das partículas beta pode ocorrer por meio:
Alternativa correta (C)- Emissão de um elétron ou pósitron.
Alternativa marcada (C) - Emissão de um elétron ou pósitron.
Justificativa: O decaimento beta se caracteriza pela emissão de um elétron (-) ou de um pósitron (+).
Questão 10 | Código 45028 (ponto: 1.00 / 1.00)
Disciplina: IMAGINOLOGIA
Enunciado: Síndrome aguda da radiação, também conhecida como envenenamento radioativo, envenenamento por radiação ou doença da radiação, é uma coleção de efeitos para a saúde que aparecem no prazo de 24 horas após a exposição à radiação ionizante. Os sintomas podem começar dentro de uma ou duas horas e podem durar vários meses. De acordo com seus conhecimentos sobre os efeitos biológicos das radiações, assinale a alternativa que indica o limiar (dose mínima) necessário para o surgimento dessa síndrome.
Alternativa correta: B > 1 Gy.
Alternativa marcada: B > 1 Gy.