Buscar

APS MN e diagnóstico por imagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO TOXICOLOGIA – 2022
LARISSA THAINÁ BRITO DIAS 
RA - 125111344446
1)O dano celular e tecidual pode ser causado por ação de diversas substâncias químicas ou agressões físicas. Quais são os principais alvos celulares mais propensos ao dano e mais associados à morte celular? 
Os principais alvos celulares mais propensos ao dano e mais associados à morte celular são mitocôndria, membrana, mecanismo de síntese proteica e DNA.
2) Quando um tecido é danificado, ele deve sofrer processos de reparo. No entanto, nem sempre o reparo é possível, devido a uma série de fatores. Quais são as principais consequências da falta de reparo de um tecido? 
Uma das principais consequências da falta de reparo de um tecido é o processo de carcinogênese. Quando o DNA é danificado e não é reparado, pode haver a ativação de proteínas oncogênicas que inativam as proteínas supressoras de tumores e dão origem à células neoplásicas, formando um tumor.
3) Algumas vitaminas são potentes antioxidantes, e estão associadas à proteção de estruturas celulares suscetíveis a dano oxidativo, como a membrana plasmática. Quais são as vitaminas envolvidas nesse processo? 
As membranas celulares são um grande alvo de dano oxidativo por conta dos lipídeos presentes em sua estrutura. Os lipídeos, por sua vez, caso sejam oxidados acabam formando radicais livres e geram uma reação em cadeia, as principais vitaminas responsáveis pela ação antioxidante dos lipídeos são o tocoferol (vitamina E) e a ácido ascórbico (vitamina C).
4) Qualquer substância biologicamente ativa é passível de causar toxicidade, quando em doses altas o suficiente. Mesmo medicamentos muito seguros, de venda livre, podem ocasionar toxicidades importantes. O que define a segurança de um medicamento? 
A segurança de um medicamento é definida pela diferença entre a dose eficaz e habitual e a dose que produz efeitos graves ou de risco a vida. Quando há uma superdosagem ou interações medicamentosas chamamos de reações acidentais, que são aquelas que não estão descritas na bula. Há também as reações esperadas, associadas ao uso do medicamento em doses terapêuticas, que acometem uma fração dos pacientes, mas estão descritas na bula. Ou seja, o paciente está ciente dos riscos.
5) Descreva como ocorre a toxicidade do paracetamol e como é possível revertê-la (parcialmente). 
O excesso de acetaminofeno satura as duas vias principais de metabolização, a via da Sulfotransferase e da Glicuronusiltransferase. Com ambas as vias saturadas, se inicia a metabolização pela via do NAPQI (indução de CYP2E1). Na metabolização pela via do NAPQI ocorre conjugação com a glutationa-S-transferase, formando conjugados de cisteína e ácido mercaptúrico. Quando há depleção de glutationa ou saturação da via da glutationa-S-transferase, o NAPQI se une ao grupo tiol de uma proteína, causando dano hepático e renal. A reversão da toxicidade é dada pela administração de N-acetil-cisteína (via oral ou intravenosa) ou metionina (via oral), que complementam a atividade da glutationa em uma conjugação direta com o NAPQI (fornece grupos SH). Em caso de ingestão recente, é administrado carvão ativado via oral para adsorção do fármaco na luz intestinal e inibir sua absorção.
6) Descreva como deve ser tratada a intoxicação por ácido acetilsalicílico.
A intoxicação por ácido acetilsalicílico não é tratada com um antídoto específico. O acúmulo, devido a saturação das vias de metabolização pela alta concentração de AAS causa uma acidose sanguínea. Por esse motivo, administra-se bicarbonato para equilibrar o Ph e posteriormente administrar soro.
 
7) A adicção a drogas de abuso é um processo complexo, que ocorre ao longo do tempo com base no desequilíbrio metabólico gerado pelo uso da droga. Quais são as principais alterações fisiológicas que levam à adicção?
As principais alterações fisiológicas que levam a adicção estão associados à dependência e a tolerância. A dependência ocasiona um padrão mal-adaptativo do uso de substâncias que leva ao prejuízo ou sofrimento clínico adaptativo. É subdividida em dependência física e psicológica. Já a tolerância causa a diminuição do efeito da droga com o uso contínuo, em função da redução da sensibilidade tecidual à ação molecular da substância.
8) Quais são os sintomas manifestados pelo paciente adicto na ausência dos estímulos proporcionado pela droga? Como podemos tratar esse quadro? 
 Aumento da sensibilidade do SNC, irritabilidade, alterações no sono e ansiedade. É tratado com a administração de medicamentos que geram efeito semelhante ao da droga contudo que não causam picos plasmáticos altos, e tem duração de efeito longo e perfil de eliminação lento.
9) O que causa a fissura do paciente pela droga, mesmo após o tratamento e controle dos sintomas físicos? 
 A fissura pela droga corresponde a mecanismos de dependência psicológicos de longa duração. A fissura ocorre porque devido ao uso prolongado da droga, ocorre remodelamento neuronal que leva à necessidade do uso da droga. Além disso, há a questão do hábito de usar as substâncias.
10) Qual o mecanismo de ação das anfetaminas? Como este difere do mecanismo de ação da cocaína? 
As anfetaminas agem aumentando a liberação de neurotransmissores. A droga inverte o sentido do receptador, estimulando a maior saída de neurotransmissores. Já a cocaína, age bloqueando os receptores, não permitindo a recaptação dos neurotransmissores liberados.
11) Qual o mecanismo de ação do álcool? 
O álcool é uma substância psicotrópica depressora do SNC que age em receptores variados (GABA, Glutamato, entre outros), hiperpolarizando o neurônio, deixando-o menos responsivo a estímulos.
12) Por que não se deve associar álcool e medicamentos sedativos como benzodiazepínicos?
Os benzodiazepínicos têm ação em sítios específicos do receptor GABA, aumentando a frequência de abertura dos canais de cloreto (Cl-), inundando o neurônio com cargas negativas e diminuindo sua resposta a estímulos. O álcool também age no receptor de GABA de forma semelhante aos benzodiazepínicos. Portanto, quando usados em conjunto, tem sua ação potencializada, podendo causar, por exemplo, depressão cardiovascular e respiratória.

Outros materiais