Buscar

sindorme de Brown-Séquard TICS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ITPAC PALMAS, FEVEREIRO 2022. 
Acadêmica: Letícia César De Oliveira, segundo período (turma 11). 
Atividade:
O que ocorre com a motricidade voluntária, o tato discriminativo e a sensibilidade termo-algésica neste tipo de lesão medular (Hemissecção completa medular)?
A Hemissecção completa medular, também conhecida como síndrome de Brown-Séquard, é uma das diversas patologias que compõem as síndromes medulares, tendo o traumatismo raquimedular como a principal causa, provocando alterações temporárias ou permanentes na função motora, sensibilidade ou função autonômica. 
A síndrome foi descrita inicialmente por Charles-Édouard Brown-Séquard, um neurologista francês-britânico, em 1849. É caracterizada por uma lesão que acomete apenas metade da medula: a hemissecção medular, é frequentemente causada por ferimento de arma branca, todavia, ferimentos por arma de fogo, acidentes automobilísticos, quedas de altura e acidentes por mergulhos em águas rasas também podem levar ao trauma e, consequentemente, à essa síndrome. Doenças como a hérnia de disco vertebral, cistos e tumores, assim como infecções bacterianas ou virais, como a tuberculose, mielite transversa e meningite também são causas possíveis (são mais frequentes em homens na faixa etária entre os 15 e 40 anos, quando se trata de trauma por arma branca).
É importante destacar as vias que são prejudicadas com a síndrome, sendo elas 
· Trato corticoespinhal: Um dos principais tratos eferentes piramidais, que desempenha papel, principalmente pelo trato corticoespinhal lateral de controlar a motricidade voluntária dos músculos estriados esqueléticos
· Tratos espinotalâmicos: Um dos principais tratos aferentes da medula espinhal, são marcados por transportarem até a área do córtex somatossensorial informação referentes a dor, pressão, temperatura e tato protopratico 
· Tratos dos fascículos grácil e cuneiforme: Também conhecido como coluna dorsal lemnisco medial, esse trato é de extrema importância pois leva informações ao córtex somatossensorial de dor profunda
O quadro clínico se estabelece da seguinte forma: 
· Acometimento da motricidade voluntária e sensibilidade profunda homolateral: o acometimento homolateral ocorre devido ao cruzamento das vias motoras já na região do bulbo. Ou seja, quando a lesão acomete um dos lados, o mesmo hemicorpo será comprometido. O mesmo acontece com as vias de sensibilidade profunda: o cruzamento será apenas a nível de tronco encefálico, por isso o acometimento será homolateral.
· Comprometimento da sensibilidade superficial contralateral: vale lembrar aqui que as informações dos tratos espinotalâmicos lateral e anterior chegam na medula e já cruzam para o outro lado, subindo então para levar as informações ao córtex. Ou seja, a perda da sensibilidade superficial acontecerá no lado oposto à lesão.

Continue navegando