Buscar

Eletrônica de Potência - Atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

RESPOSTA:
1) a carga requer uma tensão menor do que os 12V da bateria, como em uma porta USB comum;
Para este caso é mais usual usarmos o conversor do tipo BUCK.
Existem vários tipos de Reguladores chaveadores para corrente contínua ( conversores de Tensão CC) . Conversor BUCK (abaixador de tensão) , BOOST (elevador de tensão), BUCK-BOOST (dupla função), e vários outros mais específicos e mais complexos.
Os conversores BUCK , como o usado nesse projeto, normalmente tem eficiência alta (> 90%) por isso são muito melhores do que os reguladores passivos (como o 7805) . Dependendo dos componentes usados, podem suportar alta corrente. Quanto maior a frequência usada no chaveamento dos MosFETs, menor será a ondulação na tensão (ripple). Com o ajuste da largura do pulso (PWM) consegue-se determinar a tensão de saída com precisão.
Os componentes básicos usados no Buck , são os MosF ETs para chavear para o positivo e negativo da fonte de alimentação (gerando a onda quadrada), o indutor para gerar a tensão induzida, o capacitor para filtrar a saída e o diodo Schottky para ceifar a tensão espúria induzida.
2) será necessária uma tensão maior do que a do sinal que advém da bateria, como para alimentar um notebook. 
O conversor Boost é um conversor elevador de tensão, caracterizado por ter entrada em corrente e saída em tensão. Na Figura abaixo mostra-se o diagrama elétrico do conversor Boost:
Circuito mais usado é com chaveamento em alta frequência utilizando se de um transistor MosFET. Gerando uma tensão de saída igual ou maior que a de entrada. Exemplo de um carregador para notebook: 
Tensão = 19V 
Corrente = 3,5 A 
Carga = 66,45W