Buscar

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ MACAPÁ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Relatório
O segundo dos três vídeos, desde tempos muitos remotos, o território hoje português servia de ponto de encontro a Lusitanos, Galegos e Célticos vindo de vários caminhos em busca de estanho e cobre. Viviam em uma economia agropastoril, praticavam cultos e faziam oferenda a seus Deuses. Portugal começou a explorar as fronteiras desconhecidas, surgindo então as primeiras navegações, e investimentos em tecnologia náuticas que os árabes e chineses já usavam. 
Portugal, formada por uma estreita faixa de terras premidas entre o mar e a Espanha e, com algo em torno de um milhão, a um milhão e meio de habitantes, para sobreviver, tinha que, necessariamente se lançar ao mar. E fez isso munido com as experiências incorporadas de árabes e de judeus, se fez um país de navegadores e de conquistadores. Essa aventura de Portugal, mudou a imagem do mundo, o qual o Brasil surge dessa era dos descobrimentos. Então inicia-se o projeto de implantação da cultura portuguesa para os países colonizados, como novas tecnologias, ideologias e miscigenação que viriam a mudar a realidade brasileira. 
O terceiro e o último vídeo, a África chamada de continente negro e foi o local que a espécie humana surgiu. Em um espaço geográfico que vem abrigando ao longo do tempo sociedades, línguas e culturas muito variadas. A África nunca foi uma realidade homogenia, e tanto em termos humanos quanto culturais. Alguns povos africanos vindo de Angolas, Congo, Nigéria, do antigo Daomé e de outras partes do continente atravessaram o oceano atlântico para desembarcaram no Brasil. 
A cultura negro-africana é uma das principais bases da formação da cultura brasileira, já que foram envolvidos em um grande movimento de migração para Brasil. Porém essa formação foi fruto de um processo violento, em que os africanos foram arrancados de sua cultura e obrigados a trabalhar como escravos. Mas a contribuição deles para a formação da cultura brasileira foi enorme já que trouxeram para cá uma imensa quantidade de técnicas, comidas, musicas, criações simbólicas, as regiões e além disso tudo a genética. 
Partindo para a análise crítica, após essa síntese do que foi exposto nos dois vídeos, pode-se afirmar que Darcy Ribeiro criou uma obra importantíssima para a compreensão da cultura originária do povo brasileiro. Vale ressaltar ainda que, o conceito de povo brasileiro advém, justamente, de conjunto populacional, independente de país e de número de pessoas, mas com cultura própria, povo rico culturalmente, o que pode tranquilamente ser utilizado para tratar do brasileiro (a), que detém uma riquíssima cultura, como evidenciado por Darcy. 
Entretanto, não posso deixar de manifestar minha crítica positiva para Darcy Ribeiro sobre o povo brasileiro e a religião africana, que em meio ao vídeo se mostrou ser o principal influente da cultura brasileira no passado, que infelizmente hoje não é mais tão influente, não só religiosamente como também na questões das etnias. Nos dias de hoje, o racismo acontece mesmo diante de leis que o abrangem, mesmo que de uma forma mais “educada”. O racismo se tornou grande no Brasil, mesmo que digam que não, ainda existe, e isso faz com que o brasileiro não se veja como o povo apontado no documentário e infelizmente há essa diferenciação. 
No que diz respeito à produção da obra e pesquisa, deixo aqui exposto que foi de extrema excelência no que diz respeito à quantidade de informação sobre a cultura brasileira, visto que apresenta as origens de nosso povo e as culturas dos povos que nos originaram. Já à produção da obra e pesquisa, deixo aqui expresso que foi de extrema excelência no que diz respeito à quantidade de informação sobre a cultura brasileira, visto que apresenta as origens de nosso povo e as culturas dos povos que nos originaram. Assim deixando a entender melhor a cultura do nosso país, e para que possamos perceber que ainda temos muito a melhorar e próspera, como diz, o próprio Darcy, em uma parte do documentário. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
REFERENCIAS DIGITAIS: 
 
Ribeiro, Darcy. Darcy Ribeiro - O povo brasileiro - capítulo 1. Vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cH5CKB25m7Y>. Acesso em 31 de março de 2020. 
 
Ribeiro, Darcy. O povo brasileiro: capítulo 2: Matriz Luso. Vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9wX5P--i8lE>. Acesso em 31 de março de 2020. 
 
Ribeiro, Darcy. O povo brasileiro: capítulo 3: Matriz Afro. Vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_GDkl0-Ro20>. Acesso em 31 de março de 2020.

Outros materiais