Buscar

Prática de Formação do Educador Cidadão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prática de Formação Atuação Cidadã do Educador 
Pensando nessa proposta de concepção do que seria esse ser docente na prática de formação do cidadão Educador podemos observar as seguintes questões linguísticas da alfabetização. A prática de formação precisa se transformar em um ‘fazer’ Todos os conhecimentos sem prática de nada valem em qualquer área de atuação, levar as crianças a vivenciar, experienciar, praticar esses conhecimentos faz toda a diferença. Esse fazer precisa ter bases sólidas, é preciso fazer com que esse conteúdo seja vivo, fazendo o aluno compreender como utilizá-lo na sociedade e no seu dia a dia. Toda teoria gera um fruto, uma escolha, saber enxergar qual atenderá às necessidades, aos anseios, e ao contexto social de cada aluno, e inseri-la positivamente, respeitando o tempo de aprendizagem, mas, garantindo que seja entregue e compreendido esses conhecimentos da maneira eficaz.
Na contemporaneidade, é preciso considerar que o profissional Educador precisa fruir estratégias que gerem curiosidade e que faça o próprio aluno querer aprender sobre o tema, nessa reflexão acredita-se que a teoria tradicional se tornou obsoleta com esta geração atual, onde todos recebem muitas informações e praticamente o tempo todo, transformando o conhecimento em ação. Estamos o tempo todo buscando conhecimentos, sem prática não tem como ver como a teoria se fundamenta. Ser munido de uma gama de pluralidade de conhecimentos para saber ser neutro, respeitar as diversidades culturais como sotaque por exemplo, gera excelência a um profissional Educador. Ter consciência ampliada sobre o que é educar, ter responsabilidade, patriotismo, ética, ponderar a justiça, igualdade, liberdade, respeito faz a identidade docente.
A missão do professor é estimular a inteligência, a alegria de pensar, a curiosidade, a atitude de busca pelo conhecimento por conta própria, de forma clara, objetiva e organizada, com persistência e qualidade na aprendizagem.
O primeiro vídeo The Wall, mostra professores que apenas ‘empurram’ o conteúdo, machucam os alunos, zombando de suas decisões , expunham suas fraquezas ou o que quiser que fizessem, bem pesado inclusive, tendo em vista ser o modelo de regime autoritário nazista que é implantado nas escolas alemãs, este é uma crítica. 
O segundo vídeo Aprender a Aprender, retrata com perfeição o processo de aquisição do conhecimento. O professor como um grande incentivador e mediador da aprendizagem, vê os ‘erros’ de seu aluno como possibilidades, e transmite além de sua sabedoria, persistência, perseverança, a resiliência diante dos erros iniciais, estimula a construção do aprendizado, a prática da mão na massa; o menino mostra a importância do aluno ser persistente, ter comprometimento, dedicação, resiliência diante da grande quantidade de tentativas que se faz necessário no processo de aquisição do conhecimento, e nunca desistir, mesmo quando parece que não tem mais jeito, tentar mais uma vez, esse é o segredo para ambos.
O terceiro vídeo do prof. Rubem Alves, é simplesmente sensacional, ele complementa a mensagem do segundo vídeo, estimulando o professor a fazer o aluno buscar conhecimentos por conta própria, ensinar a pensar, criar a alegria de pensar, refletir, mediar conhecimentos com companheirismo, provocar a curiosidade, a Interação da criança, o gosto pela leitura e a compreensão de todos os elementos necessários para aquisição dos conhecimentos.
A junção do segundo e terceiro vídeo seria a minha escolha perfeita para práticas pedagógicas 
Glayceane Silva, 4° Período-Pedagogia-2023-UNIS

Continue navegando