Logo Passei Direto
Buscar

a4 comunicação em saude

User badge image
Dheee

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Comunicação em saúde se refere à utilização de estratégias de comunicação para informar e influenciar as decisões dos indivíduos e comunidades, no sentido de promoverem a sua saúde.
Assinale a alternativa correta, no que se refere à comunicação em saúde no Programa Saúde da Família.
a. A responsabilização pelo plano terapêutico é de exclusividade do enfermeiro, que, na maioria das vezes, tem mais contato com o paciente e seus familiares; dessa forma, saberá definir o que é melhor para a situação.
b. A responsabilização pelo plano terapêutico ocorre de forma compartilhada, respeitando-se os fluxos assistenciais, o registro apropriado de informações e a comunicação entre os profissionais.
c. A responsabilização pelo plano terapêutico ocorre exclusivamente pelo médico, que tem autonomia para agir sozinho em benefício da saúde do paciente, agilizando o tratamento.
d. Os assistentes de saúde devem se responsabilizar pelo plano terapêutico, uma vez que têm o primeiro contato com o paciente e com os familiares. Em seguida, pode ou não ser compartilhado com outros profissionais.
e. O plano terapêutico deve ser definido pelo profissional que realizou o atendimento, mesmo que não seja o médico, assim, o tratamento medicamentoso se inicia o quanto antes, melhorando a resposta terapêutica.

Uma comunicação efetiva inclui comportamentos assertivos em transmitir, receber e interpretar informações com clareza e respeito mútuo, sendo que é imprescindível para o trabalho em equipe.
Considerando a importância da clareza na comunicação, analise as afirmativas a seguir.
I - A comunicação efetiva é algo simples, no entanto, como cada sujeito utiliza sua própria linguagem com significados próprios, pode gerar informações equivocadas ao receptor, tornando um processo complexo.
II - Para uma comunicação efetiva, o gestor precisa estar atento à necessidade de aperfeiçoar seu sistema de informação e desenvolver tecnologias para lidar com as questões subjetivas que permeiam as relações no trabalho.
III - Os processos de comunicação não influenciam para desenvolver formas de inter-relação mais participativas e, portanto, mais comprometidas com os objetivos organizacionais.
IV - Sem uma comunicação efetiva, nossos pensamentos e ideias são inúteis, pois, se não forem compartilhadas, não geram interação entre as pessoas nem mesmo benfeitoria.
a. III e IV, apenas.
b. I, II, III e IV.
c. I, II e III, apenas.
d. II e IV, apenas.
e. II e III, apenas.

Os cuidados paliativos têm como objetivo proporcionar aos pacientes com um prognóstico ruim e uma melhor qualidade de vida, mostrando formas seguras de seguir o tratamento.
Assinale a alternativa que indica a afirmação correta, quanto à comunicação paliativa.
a. A alta tecnologia e de medicamentos de ponta torna possível o melhor resultado terapêutico, acolhendo, assim, os anseios tanto dos pacientes como de familiares. Além disso, todo o tratamento é realizado de forma breve, considerado de emergência.
b. Busca reconhecer e acolher os pacientes com um prognóstico ruim, além de aumentar a dose da medicação para melhor resultado terapêutico, sendo realizado o atendimento emergencial sempre que necessário.
c. Tem como objetivo realizar um atendimento de emergência, para evitar dor no paciente. Dessa forma, tranquiliza e acolhe os familiares. Também tem o fim de verificar o uso e a dose da medicação e de usar equipamentos de alta tecnologia para acompanhar o tratamento.
d. Busca reconhecer a causa da doença, para propor uma estratégia adequada de tratamento. Com isso, assegura e acolhe o paciente e seus familiares, que buscam sempre o melhor atendimento. Além disso, faz uso de recursos tecnológicos para manter a comunicação.
e. Busca reconhecer e acolher, empaticamente, as necessidades do paciente, bem como de seus familiares, além de assegurar, aos pacientes e a suas famílias, necessidades não sanadas pelas medicações e intervenções médicas de alta tecnologia.

No âmbito da saúde, a comunicação precisa ser inserida de várias formas, seja na reunião com equipes, com familiares, com cuidadores ou com o cidadão em geral, a fim de transmitir os cuidados terapêuticos e a educação em saúde.
Sobre os cuidados terapêuticos, analise as asserções e a relação proposta entre elas.
I- Comunicação interpessoal promove a troca de informações entre profissionais, por intermédio de sinais verbais ou não verbais.
II- O ensino em espaços didáticos, com equipes de educação interprofissional em saúde, é fundamental para propiciar a construção de competências na comunicação.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras.
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Os recursos midiáticos com projeção para grandes massas promovem uma conscientização eficiente da população quanto à saúde, pois a saúde tem forte apelo de venda, como mercadoria intangível embutida nos produtos tangíveis.
Nesse contexto, assinale a alternativa correta, que indica o tipo de impacto a televisão tem na abrangência social da saúde.
a. A TV transmite o conceito de beleza e tem efeito na realização de cirurgias plásticas.
b. A TV transmite o conceito de mercadoria ou comercialização com efeito muito lucrativo no que se refere a comprar e vender saúde.
c. A TV transmite o conceito de miséria, com efeito no aumento da procura dos serviços sociais.
d. A TV transmite o conceito de pobreza, com efeito no aumento do uso de drogas.
e. A TV transmite felicidade, com efeito na procura por entretenimento com eventos e shows.

A aprendizagem ocorre através do compartilhamento da informação, possibilitando mais conhecimentos e habilidades. Atualmente, as redes que constituem espaços em que o compartilhamento da informação e do conhecimento é proficiente e natural, são espaços de aprendizagem tornando-se um ambiente para o desenvolvimento e para a inovação.
Considerando a comunicação como meio para a saúde preventiva, analise as afirmativas a seguir.
I - As ações de promoção da saúde objetivam, por meio da defesa da saúde, fazer com que as condições descritas sejam cada vez mais favoráveis.
II - As mensagens telefônicas são uma forma de incentivo à adoção e ao fortalecimento de um estilo saudável em pessoas com condições crônicas, pois permitem ampliar seus conhecimentos e encorajar hábitos saudáveis.
III - Fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos não influenciam questões de saúde.
IV - Mesmo com o crescimento exponencial do uso da internet, os aplicativos de smartphone, por exemplo, WhatsApp e Messenger, não potencializou a comunicação instantânea entre cliente e profissionais e a educação em saúde.
a. II e III, apenas.
b. I e II, apenas.

Leia o excerto a seguir. “[…] bastante positivo em termos de aglutinação de forças e de visibilidade política sobre a questão da privatização da saúde. Pela primeira vez, nacionalmente, conseguiu-se inserir a pauta na mídia, mostrando os argumentos contrários às Organizações Sociais. Isto só foi possível pelo impacto dos aparelhos de repressão e uso da violência física contra os manifestantes, chamando a atenção da mídia […]” (BRAVO; CORREIA, 2012, p. 144).
Com base nisso, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) O controle social por meio das mídias tem um papel importante ao popularizar os conhecimentos em ciência e tecnologia.
( ) As mídias exercem um importante controle social, mediante o fortalecimento e o esclarecimento sobre as formas de comunicação e informação.
( ) A mídia digital é uma tecnologia que potencializa a notícia e a informação com fake news.
( ) Os compartilhamentos de mensagens falsas desempenham um grande problema na saúde pública.
a. V, V, V, V.
b. V, F, V, F.
c. V, F, F, V.
d. V, V, V, F.
e. V, F, V, V.

Leia o trecho a seguir. Os profissionais de saúde devem promover atitudes para mitigar e mediar conflitos e divergências com o cidadão, por intermédio de:
Analise as asserções e a relação proposta entre elas.
I. uma comunicação efetiva, que evite o erro, sem informações vagas sem uso de linguagem técnica, ajudando na compreensão do paciente ou do familiar.
II. a comunicação efetiva promove equilíbrio, evitando discordância com os pacientes que costumam valorizar os fatores que desenvolveram a doença, o diagnóstico e o prognóstico.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma justificativa correta da I.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Comunicação em saúde se refere à utilização de estratégias de comunicação para informar e influenciar as decisões dos indivíduos e comunidades, no sentido de promoverem a sua saúde.
Assinale a alternativa correta, no que se refere à comunicação em saúde no Programa Saúde da Família.
a. A responsabilização pelo plano terapêutico é de exclusividade do enfermeiro, que, na maioria das vezes, tem mais contato com o paciente e seus familiares; dessa forma, saberá definir o que é melhor para a situação.
b. A responsabilização pelo plano terapêutico ocorre de forma compartilhada, respeitando-se os fluxos assistenciais, o registro apropriado de informações e a comunicação entre os profissionais.
c. A responsabilização pelo plano terapêutico ocorre exclusivamente pelo médico, que tem autonomia para agir sozinho em benefício da saúde do paciente, agilizando o tratamento.
d. Os assistentes de saúde devem se responsabilizar pelo plano terapêutico, uma vez que têm o primeiro contato com o paciente e com os familiares. Em seguida, pode ou não ser compartilhado com outros profissionais.
e. O plano terapêutico deve ser definido pelo profissional que realizou o atendimento, mesmo que não seja o médico, assim, o tratamento medicamentoso se inicia o quanto antes, melhorando a resposta terapêutica.

Uma comunicação efetiva inclui comportamentos assertivos em transmitir, receber e interpretar informações com clareza e respeito mútuo, sendo que é imprescindível para o trabalho em equipe.
Considerando a importância da clareza na comunicação, analise as afirmativas a seguir.
I - A comunicação efetiva é algo simples, no entanto, como cada sujeito utiliza sua própria linguagem com significados próprios, pode gerar informações equivocadas ao receptor, tornando um processo complexo.
II - Para uma comunicação efetiva, o gestor precisa estar atento à necessidade de aperfeiçoar seu sistema de informação e desenvolver tecnologias para lidar com as questões subjetivas que permeiam as relações no trabalho.
III - Os processos de comunicação não influenciam para desenvolver formas de inter-relação mais participativas e, portanto, mais comprometidas com os objetivos organizacionais.
IV - Sem uma comunicação efetiva, nossos pensamentos e ideias são inúteis, pois, se não forem compartilhadas, não geram interação entre as pessoas nem mesmo benfeitoria.
a. III e IV, apenas.
b. I, II, III e IV.
c. I, II e III, apenas.
d. II e IV, apenas.
e. II e III, apenas.

Os cuidados paliativos têm como objetivo proporcionar aos pacientes com um prognóstico ruim e uma melhor qualidade de vida, mostrando formas seguras de seguir o tratamento.
Assinale a alternativa que indica a afirmação correta, quanto à comunicação paliativa.
a. A alta tecnologia e de medicamentos de ponta torna possível o melhor resultado terapêutico, acolhendo, assim, os anseios tanto dos pacientes como de familiares. Além disso, todo o tratamento é realizado de forma breve, considerado de emergência.
b. Busca reconhecer e acolher os pacientes com um prognóstico ruim, além de aumentar a dose da medicação para melhor resultado terapêutico, sendo realizado o atendimento emergencial sempre que necessário.
c. Tem como objetivo realizar um atendimento de emergência, para evitar dor no paciente. Dessa forma, tranquiliza e acolhe os familiares. Também tem o fim de verificar o uso e a dose da medicação e de usar equipamentos de alta tecnologia para acompanhar o tratamento.
d. Busca reconhecer a causa da doença, para propor uma estratégia adequada de tratamento. Com isso, assegura e acolhe o paciente e seus familiares, que buscam sempre o melhor atendimento. Além disso, faz uso de recursos tecnológicos para manter a comunicação.
e. Busca reconhecer e acolher, empaticamente, as necessidades do paciente, bem como de seus familiares, além de assegurar, aos pacientes e a suas famílias, necessidades não sanadas pelas medicações e intervenções médicas de alta tecnologia.

No âmbito da saúde, a comunicação precisa ser inserida de várias formas, seja na reunião com equipes, com familiares, com cuidadores ou com o cidadão em geral, a fim de transmitir os cuidados terapêuticos e a educação em saúde.
Sobre os cuidados terapêuticos, analise as asserções e a relação proposta entre elas.
I- Comunicação interpessoal promove a troca de informações entre profissionais, por intermédio de sinais verbais ou não verbais.
II- O ensino em espaços didáticos, com equipes de educação interprofissional em saúde, é fundamental para propiciar a construção de competências na comunicação.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras.
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Os recursos midiáticos com projeção para grandes massas promovem uma conscientização eficiente da população quanto à saúde, pois a saúde tem forte apelo de venda, como mercadoria intangível embutida nos produtos tangíveis.
Nesse contexto, assinale a alternativa correta, que indica o tipo de impacto a televisão tem na abrangência social da saúde.
a. A TV transmite o conceito de beleza e tem efeito na realização de cirurgias plásticas.
b. A TV transmite o conceito de mercadoria ou comercialização com efeito muito lucrativo no que se refere a comprar e vender saúde.
c. A TV transmite o conceito de miséria, com efeito no aumento da procura dos serviços sociais.
d. A TV transmite o conceito de pobreza, com efeito no aumento do uso de drogas.
e. A TV transmite felicidade, com efeito na procura por entretenimento com eventos e shows.

A aprendizagem ocorre através do compartilhamento da informação, possibilitando mais conhecimentos e habilidades. Atualmente, as redes que constituem espaços em que o compartilhamento da informação e do conhecimento é proficiente e natural, são espaços de aprendizagem tornando-se um ambiente para o desenvolvimento e para a inovação.
Considerando a comunicação como meio para a saúde preventiva, analise as afirmativas a seguir.
I - As ações de promoção da saúde objetivam, por meio da defesa da saúde, fazer com que as condições descritas sejam cada vez mais favoráveis.
II - As mensagens telefônicas são uma forma de incentivo à adoção e ao fortalecimento de um estilo saudável em pessoas com condições crônicas, pois permitem ampliar seus conhecimentos e encorajar hábitos saudáveis.
III - Fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos não influenciam questões de saúde.
IV - Mesmo com o crescimento exponencial do uso da internet, os aplicativos de smartphone, por exemplo, WhatsApp e Messenger, não potencializou a comunicação instantânea entre cliente e profissionais e a educação em saúde.
a. II e III, apenas.
b. I e II, apenas.

Leia o excerto a seguir. “[…] bastante positivo em termos de aglutinação de forças e de visibilidade política sobre a questão da privatização da saúde. Pela primeira vez, nacionalmente, conseguiu-se inserir a pauta na mídia, mostrando os argumentos contrários às Organizações Sociais. Isto só foi possível pelo impacto dos aparelhos de repressão e uso da violência física contra os manifestantes, chamando a atenção da mídia […]” (BRAVO; CORREIA, 2012, p. 144).
Com base nisso, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) O controle social por meio das mídias tem um papel importante ao popularizar os conhecimentos em ciência e tecnologia.
( ) As mídias exercem um importante controle social, mediante o fortalecimento e o esclarecimento sobre as formas de comunicação e informação.
( ) A mídia digital é uma tecnologia que potencializa a notícia e a informação com fake news.
( ) Os compartilhamentos de mensagens falsas desempenham um grande problema na saúde pública.
a. V, V, V, V.
b. V, F, V, F.
c. V, F, F, V.
d. V, V, V, F.
e. V, F, V, V.

Leia o trecho a seguir. Os profissionais de saúde devem promover atitudes para mitigar e mediar conflitos e divergências com o cidadão, por intermédio de:
Analise as asserções e a relação proposta entre elas.
I. uma comunicação efetiva, que evite o erro, sem informações vagas sem uso de linguagem técnica, ajudando na compreensão do paciente ou do familiar.
II. a comunicação efetiva promove equilíbrio, evitando discordância com os pacientes que costumam valorizar os fatores que desenvolveram a doença, o diagnóstico e o prognóstico.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma justificativa correta da I.

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Comunicação em saúde se refere à utilização de estratégias de comunicação para informar e influenciar as decisões dos indivíduos e comunidades, no sentido de promoverem a sua saúde. Assinale a alternativa correta, no que se refere à comunicação em saúde no Programa Saúde da Família.
a.
O plano terapêutico deve ser definido pelo profissional que realizou o atendimento, mesmo que não seja o médico, assim, o tratamento medicamentoso se inicia o quanto antes, melhorando a resposta terapêutica.
b.
Os assistentes de saúde devem se responsabilizar pelo plano terapêutico, uma vez que têm o primeiro contato com o paciente e com os familiares. Em seguida, pode ou não ser compartilhado com outros profissionais.
c.
A responsabilização pelo plano terapêutico é de exclusividade do enfermeiro, que, na maioria das vezes, tem mais contato com o paciente e seus familiares; dessa forma, saberá definir o que é melhor para a situação.
d.
A responsabilização pelo plano terapêutico ocorre exclusivamente pelo médico, que tem autonomia para agir sozinho em benefício da saúde do paciente, agilizando o tratamento.
e.
A responsabilização pelo plano terapêutico ocorre de forma compartilhada, respeitando-se os fluxos assistenciais, o registro apropriado de informações e a comunicação entre os profissionais.
A responsabilidade pelo plano terapêutico realmente ocorre de forma compartilhada, respeitando-se os fluxos assistenciais; o médico é responsável por realizar o encaminhamento a outros profissionais envolvidos, sendo que estes se comunicaram e farão o registro apropriado.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
A responsabilização pelo plano terapêutico ocorre de forma compartilhada, respeitando-se os fluxos assistenciais, o registro apropriado de informações e a comunicação entre os profissionais.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Uma comunicação efetiva inclui comportamentos assertivos em transmitir, receber e interpretar informações com clareza e respeito mútuo, sendo que é imprescindível para o trabalho em equipe.
Considerando a importância da clareza na comunicação, analise as afirmativas a seguir.
I - A comunicação efetiva é algo simples, no entanto, como cada sujeito utiliza sua própria linguagem com significados próprios, pode gerar informações equivocadas ao receptor, tornando um processo complexo.  
II - Para uma comunicação efetiva, o gestor precisa estar atento à necessidade de aperfeiçoar seu sistema de informação e desenvolver tecnologias para lidar com as questões subjetivas que permeiam as relações no trabalho.  
III - Os processos de comunicação não influenciam para desenvolver formas de inter-relação mais participativas e, portanto, mais comprometidas com os objetivos organizacionais.  
IV - Sem uma comunicação efetiva, nossos pensamentos e ideias são inúteis, pois, se não forem compartilhadas, não geram interação entre as pessoas nem mesmo benfeitoria.
É correto o que se afirma em:
a.
 I, II e III, apenas.
b.
III e IV, apenas.
c.
 II e IV, apenas.
De fato, o gestor precisa ficar atento às necessidades de melhorar o sistema de comunicação, para que seja efetiva. E sem uma comunicação adequada, nossos pensamentos, quando não compartilhados, não geram interação.
d.
 II e III, apenas.
e.
I, II, III e IV.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
 II e IV, apenas.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Os cuidados paliativos têm como objetivo proporcionar aos pacientes com um prognóstico ruim e uma melhor qualidade de vida, mostrando formas seguras de seguir o tratamento. Assinale a alternativa que indica a afirmação correta, quanto à comunicação paliativa.
a.
A alta tecnologia e de medicamentos de ponta torna possível o melhor resultado terapêutico, acolhendo, assim, os anseios tanto dos pacientes como de familiares. Além disso, todo o tratamento é realizado de forma breve, considerado de emergência.
b.
Busca reconhecer e acolher, empaticamente, as necessidades do paciente, bem como de seus familiares, além de assegurar, aos pacientes e a suas famílias, necessidades não sanadas pelas medicações e intervenções médicas de alta tecnologia.
O cuidado paliativo busca acolher o paciente e seus familiares, de forma a atender as necessidades não sanadas por medicações e intervenções clínica, gerando confiança e segurança aos envolvidos.
c.
Busca reconhecer e acolher os pacientes com um prognóstico ruim, além de aumentar a dose da medicação para melhor resultado terapêutico, sendo realizado o atendimento emergencial sempre que necessário.
d.
Tem como objetivo realizar um atendimento de emergência, para evitar dor no paciente. Dessa forma, tranquiliza e acolhe os familiares. Também tem o fim de verificar o uso e a dose da medicação e de usar equipamentos de alta tecnologia para acompanhar o tratamento.
e.
Busca reconhecer a causa da doença, para propor uma estratégia adequada de tratamento. Com isso, assegura e acolhe o paciente e seus familiares, que buscam sempre o melhor atendimento. Além disso, faz uso de recursos tecnológicos para manter a comunicação.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Busca reconhecer e acolher, empaticamente, as necessidades do paciente, bem como de seus familiares, além de assegurar, aos pacientes e a suas famílias, necessidades não sanadas pelas medicações e intervenções médicas de alta tecnologia.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho a seguir.
No âmbito da saúde, a comunicação precisa ser inserida de várias formas, seja na reunião com equipes, com familiares, com cuidadores ou com o cidadão em geral, a fim de transmitir os cuidados terapêuticos e a educação em saúde.
Sobre os cuidados terapêuticos, analise as asserções e a relação proposta entre elas.
I- Comunicação interpessoal promove a troca de informações entre profissionais, por intermédio de sinais verbais ou não verbais.  
Pois:
II- O ensino em espaços didáticos, com equipes de educação interprofissional em saúde, é fundamental para propiciar a construção de competências na comunicação.
A seguir, assinale a alternativa correta.
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
b.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma justificativa correta da I.
A resposta está incorreta. A asserção I é uma proposição falsa, tendo em vista que a comunicação interpessoal promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas, ou seja, a comunicação interprofissional promove um trabalho colaborativo entre profissionais. A asserção II é uma proposição verdadeira, pois o ensino em espaços didáticos, com equipes de educação interprofissional em saúde é fundamental para propiciar a construção de competências para a colaboração, a comunicação, a interação e a reflexão sobre a experiência.
c.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e.
As asserções I e II são proposições falsas.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho a seguir.
Os softwares promovem auxilio à decisão dos gestores e disponibilizam dados, via internet, que facilitam o acesso da população a informações em saúde. Todas essas tecnologias mantêm os usuários conectados em qualquer lugar, com um simples uso de dispositivos de múltiplas funções como os smartphones.
Assinale a alternativa correta, que indica os avanços das tecnologias da informação na área médica.
a.
Os avanços abrangem o uso dos dispositivos em telemedicina, cibermedicina e informática para saúde do usuário.
A alternativa está correta, pois os avanços das tecnologias da informação na área médica abrangem telemedicina, cibermedicina e informática para saúde do usuário,com o uso de internet, a fim de suprir as necessidades de informação, qualidade e agilidade no atendimento à saúde.
b.
Os avanços abrangem o uso da leitura dinâmica, leitura técnica em medicina e vídeos de educação em saúde.
c.
Os avanços abrangem o uso de leitura dinâmica, canais de televisão aberta e sistema de informática off-line.
d.
Os avanços abrangem o uso de sistema de informática off-line, sistemas de correio postal e sistema de saúde da família.
e.
Os avanços abrangem o uso dos canais de televisão aberta, canais de rádio e cinema.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Os avanços abrangem o uso dos dispositivos em telemedicina, cibermedicina e informática para saúde do usuário.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em instituição de saúde de serviços de urgência e emergência, é comum ocorrer falhas na comunicação, seja pela falta de trabalho em equipe, pela carência de capacitação ou pela falta de instrumentos padronizados para a comunicação (LEE, 2015).
LEE, J. Y. Effective communication for patient safety. J. Korean Med. Assoc., v. 58, n. 2, p. 100-4, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/WTMRGVXjNdLNLDwGBD5HTXb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 dez. 2021.
Considerando a comunicação em serviços de urgência e emergência, assinale a alternativa correta.
a.
Mesmo com poucos atendimentos e deficiências na estrutura do sistema de saúde, o ambiente é tenso e estressante para os profissionais da saúde, e pacientes e familiares se sentem confortáveis com o ambiente.
b.
Geralmente possui uma rotina acelerada de atendimento, altas demandas, mesmo com boa-estrutura do sistema de saúde, tem-se um ambiente com tensão e estresse para os pacientes e familiares, e os profissionais da saúde já se adaptaram à situação.
c.
Mesmo com uma rotina acelerada de atendimento, altas demandas e deficiências de estrutura do sistema de saúde, o ambiente é tranquilo, tanto para profissionais da saúde como para pacientes e familiares.
d.
Geralmente possui uma rotina acelerada de atendimento, altas demandas e deficiências de estrutura do sistema de saúde, tornando-se um ambiente de muita tensão e estresse para todos, tanto para pacientes e familiares quanto para profissionais da saúde.
Está correta, pois realmente há muitos atendimentos e é comum a deficiência de estrutura e altas demandas; o ambiente geralmente é tenso, tanto para pacientes e familiares como para colaboradores.
e.
Geralmente possui uma rotina acelerada de atendimento, altas demandas; mesmo com boa-estrutura do sistema de saúde, tem-se um ambiente com tensão e estresse para os profissionais de saúde e não afeta os pacientes e familiares.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Geralmente possui uma rotina acelerada de atendimento, altas demandas e deficiências de estrutura do sistema de saúde, tornando-se um ambiente de muita tensão e estresse para todos, tanto para pacientes e familiares quanto para profissionais da saúde.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho a seguir.
Os recursos midiáticos com projeção para grandes massas promovem uma conscientização eficiente da população quanto à saúde, pois a saúde tem forte apelo de venda, como mercadoria intangível embutida nos produtos tangíveis. 
Nesse contexto, assinale a alternativa correta, que indica o tipo de impacto a televisão tem na abrangência social da saúde.
a.
A TV transmite o conceito de miséria, com efeito no aumento da procura dos serviços sociais. 
b.
A TV transmite o conceito de beleza e tem efeito na realização de cirurgias plásticas.
c.
A TV transmite o conceito de pobreza, com efeito no aumento do uso de drogas.
d.
A TV transmite felicidade, com efeito na procura por entretenimento com eventos e shows.
e.
A TV transmite o conceito de mercadoria ou comercialização com efeito muito lucrativo no que se refere a comprar e vender saúde.
A alternativa está correta, pois o tipo de impacto que a televisão tem na abrangência social da saúde relaciona-se ao conceito de mercadoria ou de comercialização, com efeito muito lucrativo em comprar e vender saúde.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
A TV transmite o conceito de mercadoria ou comercialização com efeito muito lucrativo no que se refere a comprar e vender saúde.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho a seguir.
A aprendizagem ocorre através do compartilhamento da informação, possibilitando mais conhecimentos e habilidades. Atualmente, as redes que constituem espaços em que o compartilhamento da informação e do conhecimento é proficiente e natural, são espaços de aprendizagem tornando-se um ambiente para o desenvolvimento e para a inovação (TOMAÉL, ALCARÁ, DI CHIARA, 2005).
TOMAÉL M. I.;  ALCARÁ, A. R.;  DI CHIARA. I. G. Das redes sociais à inovação. Ci. Inf., Brasília, v. 34, n. 2, p. 93-104, maio/ago. 2005.
Considerando a comunicação como meio para a saúde preventiva, analise as afirmativas a seguir.
I - As ações de promoção da saúde objetivam, por meio da defesa da saúde, fazer com que as condições descritas sejam cada vez mais favoráveis.
II - As mensagens telefônicas são uma forma de incentivo à adoção e ao fortalecimento de um estilo saudável em pessoas com condições crônicas, pois permitem ampliar seus conhecimentos e encorajar hábitos saudáveis.
III - Fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos não influenciam questões de saúde.  
IV - Mesmo com o crescimento exponencial do uso da internet, os aplicativos de smartphone, por exemplo, WhatsApp e Messenger, não potencializou a comunicação instantânea entre cliente e profissionais e a educação em saúde.
É correto o que se afirma em:
a.
 II e III, apenas.
b.
I e II, apenas.
Está correto afirmar que as ações de promoção da saúde têm como objetivo fazer com que as condições sejam cada vez mais favoráveis. Assim como mensagens telefônicas podem incentivar a adoção e o fortalecimento de um estilo saudável em pessoas com condições crônicas, fornecendo informações e encorajando hábitos saudáveis.
c.
 III e IV, apenas.
d.
I, II, III e IV.
e.
 II, apenas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
I e II, apenas.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia o excerto a seguir.
“[…] bastante positivo em termos de aglutinação de forças e de visibilidade política sobre a questão da privatização da saúde. Pela primeira vez, nacionalmente, conseguiu-se inserir a pauta na mídia, mostrando os argumentos contrários às Organizações Sociais. Isto só foi possível pelo impacto dos aparelhos de repressão e uso da violência física contra os manifestantes, chamando a atenção da mídia […]” (BRAVO; CORREIA, 2012, p. 144). 
BRAVO, M. I. S.; CORREIA, M. V. C. Desafios do controle social na atualidade. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, v. 1, n. 109, p. 126-150, jan./mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/NkpLbcXZf5mPHkHrksGGXnf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 jan. 2022.
 Com base nisso, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
(    ) O controle social por meio das mídias tem um papel importante ao popularizar os conhecimentos em ciência e tecnologia.
(    ) As mídias exercem um importante controle social, mediante o fortalecimento e o esclarecimento sobre as formas de comunicação e informação.  
(   ) A mídia digital é uma tecnologia que potencializa a notícia e a informação com fake news.
(   ) Os compartilhamentos de mensagens falsas desempenham um grande problema na saúde pública.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a.
V, V, V, F. 
b.
V, V, V, V.
A resposta está correta. O controle social pelas mídias tem um papel importante, ao popularizar os conhecimentos em ciência e tecnologia, mediante o esclarecimento sobre as formas de comunicação e de informação com alta acessibilidade pela população. Nesse contexto,a mídia digital é uma tecnologia que potencializa a notícia, e as informações com fake news são, largamente, utilizadas no processo de controle social. O compartilhamento de mensagens falsas, por sua vez, representa um grande problema de saúde pública, por exemplo, quanto aos assuntos envolvendo a pandemia, principalmente, a vacina contra a covid-19.  
c.
V, F, F, V. 
d.
V, F, V, V.
e.
V, F, V, F.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
V, V, V, V.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho a seguir.
Os profissionais de saúde devem promover atitudes para mitigar e mediar conflitos e divergências com o cidadão, por intermédio de:
I.  uma comunicação efetiva, que evite o erro, sem informações vagas sem uso de linguagem técnica, ajudando na compreensão do paciente ou do familiar.
Pois:
II.  a comunicação efetiva promove equilíbrio, evitando discordância com os pacientes que costumam valorizar os fatores que desenvolveram a doença, o diagnóstico e o prognóstico.
Analise as asserções e a relação proposta entre elas.
a.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma justificativa correta da I.
b.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
A resposta está correta. As asserções I e II são proposições verdadeiras, tendo em vista que, para mitigar e mediar conflitos e divergências entre os profissionais de saúde e o cidadão, a melhor estratégia é adotar uma comunicação efetiva, para evitar erros relativos a informações vagas, ao uso de linguagem técnica e à falta de compreensão do paciente ou do familiar. Deve-se promover o equilíbrio, evitando discordância, pois os pacientes costumam valorizar os fatores que desenvolveram a doença, o diagnóstico e o prognóstico.
e.
As asserções I e II são proposições falsas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
As asserções I e II são proposições verdadeiras.

Mais conteúdos dessa disciplina