Buscar

N1 DESIGN DE AMBIENTE DE SAUDE - ANHEMBI MORUMBI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao pensarmos em ambientes de saúde, a salubridade é o ponto focal do qual devemos considerar. Em nossa mente, sempre nos remetemos ao ambiente branco, verdes e azuis limpos e monótonos, exercendo a função para qual aquele ambiente foi projetado e esquecendo a função estética. Assim, a humanização dos ambientes de saúde se faz importante, pois pode incorporar a visão do paciente, promover a integração com o espaço exterior, trazendo um design mais lúdico e que promove a cura. A cura é o ato de recuperar a saúde. Nela, temos dois elementos que andam de mãos dadas: além dos fatores orgânicos, devemos consideras as dimensões psicológicas e sociais do individuo.
O arquiteto que pensa em um ambiente de cura, deve pensar em locais que proporcionem bem-estar, conforto psicológico e ambiental. Daí vem a necessidade da humanização desse ambiente, que precisa se assemelhar mais a um lar acolhedor do que um hospital, garantindo as chances de recuperação do paciente.
Com o processo de urbanização e a influencia de um novo cenário social, surgiram novas doenças, advindas em sua grande parte do processo de industrialização. Assim, o design biofílico é o contraponto de tal cenário, já que sua proposta é o contato primitivo do ser humano com a natureza. Permite a constante entrada de luz e ventilação naturais e cria espaços em que haja fluxo de água, como espelhos d`água. Também conta com experiencias mais indiretas como a utilização de cores e materiais naturais ou elementos que evoquem a natureza, como a utilização de painéis e quadros que utilizam imagens da natureza.
Além de um ambiente mais humanizado, precisamos pensar em um ambiente ergonômico, isto é, um ambiente que considere condicionantes físicas, ambientais e antropométricas, tanto para usuários quanto para seus trabalhadores.
Outro fator importante a ser considerado nos projetos são os materiais e tecnologias empregados num ambiente de saúde. Ë importante que os materiais das paredes, do teto e do piso sejam laváveis e resistentes ao uso de desinfetantes. A instalação de materiais maiores contribui para que se apresentem poucas ranhuras e juntas, facilitando a total limpeza. A escolha dos materiais também deve considerar outras características como maior resistência ao fogo, estanqueidade, conforto térmico em qualquer época do ano, durabilidade e conforto acústico. 
Por fim, na hora de pensar em um projeto para ambientes hospitalares, devemos considerar as normas e legislações de ambientes de saúde.

Continue navegando