Buscar

QUESTÕES SOBRE CINOMOSE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES SOBRE CINOMOSE, PARVOVIROSE E HEPATITE INF CANINA- REVISÃO P1 CLINICA II
1) A respeito da Cinomose canina analise as afirmativas abaixo:
I)O vírus da cinomose canina (CDV) induz a doença predominantemente em carnívoros terrestres, mas muitas outras espécies, incluindo focas, furões, gamas, texugos, botos e Felidae exóticos, foram infectadas pelo CDV ou morbilivírus relacionados.
II)A manifestação mais comum da infecção por cinomose canina( CDV) transmitida fecalmente e oralmente é a enterite, que se caracteriza por vômitos, depressão, anorexia e leucopenia em filhotes de 6 a 12 semanas de idade.
III)A cinomose canina (CDV) é um vírus de DNA não envelopado que exige células dividindo-se rapidamente para se reproduzir.
IV) Após a inalação, o vírus é absorvido por macrófagos e dentro de 24 horas é conduzido pelos vasos linfáticos para os nódulos linfáticos bronquiais, da faringe e das amídalas, onde a replicação ocorre. O sistema nervoso central (SNC) e os tecidos epiteliais são infectados aproximadamente 8 a 9 dias após a infecção inicial.
Estão CORRETAS as afirmativas:
A I, II, III e IV.
B Apenas I, II e IV.
C Apenas II e III.
D Apenas I e IV.
2) A cinomose canina é uma doença altamente contagiosa de cães que apresenta distribuição mundial, caracterizada por uma infecção generalizada que envolve vários sistemas e órgãos.
Considerando o vírus da cinomose canina, é correto afirmar que:
A A doença foi descrita pela primeira vez em 1926, quando surtos graves foram relatados na Inglaterra e no Oriente Médio.
B O vírus da cinomose canina é um vírus do gênero Morbilivírus e subfamília Pneumovirinae que produz uma infecção multisistêmica e mortalidade variável.
C O Morbilivírus causa uma infecção grave no trato respiratório superior dos cães, com coriza e inchaço dos seios, sendo a doença conhecida como síndrome da cabeça inchada.
D A confirmação laboratorial é realizada somente por meio do isolamento viral e o teste de inibição da hemoaglutinação, usando antissoro específico, confirmando a presença de cinomose.
E Em populações urbanas de cães, o vírus é mantido pela infecção em animais suscetíveis, dissemina-se rápido entre cães jovens, normalmente de três a seis meses, idade em que a imunidade materna declina.
3) Sobre o perfil hematológico na cinomose canina, analise as assertivas.
I - Na ocorrência de anemia, na maioria dos casos ela é normocítica normocrômica e sem sinais de regeneração medular.
II - A linfopenia é um achado hematológico patognomônico na infecção pelo vírus da cinomose.
III - A trombocitopenia é um achado raro, cujo mecanismo associado a essa infecção é pouco conhecido.
IV - A resposta hematológica varia de um indivíduo para outro, na dependência da fase da infecção e na ocorrência de infecções bacterianas secundárias.
Estão corretas as assertivas
A I e III, apenas.
B II e IV, apenas.
CI e IV, apenas.
DII e III, apenas.
4) A cinomose é causada por um paramixovírus e causa sintomatologia multissistêmica. Apresenta intenso contágio entre animais suscetíveis e quadros severos. Sobre esta doença, assinale a alternativa correta:
Alternativas
A O vírus da cinomose é envelopado e muito resistente ao meio ambiente.
B O quadro clínico independe da idade do animal, do estado imunológico e da cepa do vírus.
C Assim como na raiva, os cães infectados apenas eliminam o vírus pela saliva.
D Possui distribuição mundial, e afeta apenas os cães, sem oferecer riscos a outros canídeos.
E A fonte primária de exposição é o aerossol, e o tratamento baseia-se na terapia de suporte e os animais acometidos apresentam prognóstico reservado.
São sinais clínicos da cinomose canina:
I. ceratoconjuntivite purulenta.
II. diarreia.
III. tosse produtiva e dispnéia.
IV. mioclonia e icterícia.
É CORRETO o que se afirma em:
A I, II e III apenas.
B I, III e IV apenas.
C I, II e IV apenas.
D I e IV apenas.
E II e III apenas.
5) Doença infecto-contagiosa, sendo causada por Morbilivirus, pertencente à família Paramyxoviridae, de distribuição mundial. O cão é o principal reservatório para o vírus e atua como fonte de infecção para outras espécies e a transmissão ocorre principalmente por aerossóis. A doença pode ocorrer em qualquer raça, idade e sexo, mas os filhotes são mais frequentemente acometidos, com idade variando entre três e seis meses (APPEL; SUMMERS, 1999). A fase neurológica apresenta alteração das reações posturais, presença de mioclonias, paresias, diminuição da secreção lacrimal, conjuntivite, corioretinite, hiperqueratose naso-digital (TUDURY et al., 1997), entre outras. A descrição apresentada é de
Acinomose.
Berliquiose.
Cbabesiose.
Dparvovirose.
Etoxoplasmose.
6) A parvovirose canina é uma enfermidade infectocontagiosa e se caracteriza principalmente por causar vômito e diarreia sanguinolenta, desde a década de 70, os vírus tem sido incriminados como agentes primários de diarreia em cães, principalmente em filhotes de seis meses de vida. Sobre a parvovirose leia as opções abaixo e marque a opção correta.
Alternativas
AEste vírus pode sobreviver por mais de seis meses em condições normais de temperatura e umidade no meio ambiente, por mais de cinco meses em solo contaminado, duas semanas a 37º C, 24 horas a 56º C e 15 minutos a 80º C.
BO parvivírus pertence à família Parvoviridae, ao gênero Parvovirus e à espécie Parvovirus 2 canino, é um DNA vírus, com hélice simples de RNA, sem envelope lipoprotéico e capsídeo de simetria icosaédrica, composto por 60 capsômeros.
CO PVC-2 é muito resistente a fatores ambientais, a alguns desinfetantes, porém é inativado nos extremos de temperatura e de pH, o vírus pode resistir por longos períodos em locais onde cães infectados são mantidos e pode ser transmitido para outras áreas por fômites.
DEsse vírus é capaz de subsistir em objetos inanimados, como roupa, panelas e pisos da jaula, por mais de cinco meses, a maioria dos detergentes e dos desinfetantes falha em inativar as cepas do parvovírus; uma exceção é o hipoclorito de sódio a 1%, que deve agir 5 minutos.
EO PVC-2 responsável por gastroenterite parece estar limitado somente aos canídeos, infecção natural tem sido descrita em cães domésticos (Canis familares), porém cães-do-mato (Speothos venaticus), coiotes (Canis latrans), lobinhos (Cerdocyon thous) e lobosguarás (Chrysocyon brachyurus), parecem ser resistentes.
7) A parvovirose canina é considerada uma infecção frequente. Os animais muito jovens, ou aqueles em que se desenvolve o choque séptico, ou, ainda, os de algumas raças mais suscetíveis de contrair a infecção possuem, geralmente, prognóstico reservado. Para prevenir a disseminação dessa doença, é necessário considerar que
A
o parvovírus persiste por um curto período de tempo no ambiente, tornando-se difícil prevenir a infecção.
B
cães assintomáticos não podem eliminar em suas fezes o PVC-2 virulento.
C
a vacinação dos filhotes deve iniciar-se, em geral, com 30 a 45 semanas de idade.
D
a imunidade materna pode destruir o vírus vacinal, e a imunidade materna suficiente para inativar o vírus vacinal pode persistir em alguns filhotes até 18 semanas de idade.
E
o cloro diluído na proporção 1:32 é um dos desinfetantes facilmente disponíveis que não inativam o vírus.
8) A parvovirose canina é uma importante enfermidade causadora de enterite. Os primeiros relatos datam de 1978, porém até nos dias atuais a origem do vírus é incerta. Dentre as alternativas, assinale a que contém informação incorreta sobre o assunto.
Alternativas
A O agente etiológico é o parvovírus canino tipo 2.
B A morbidade e a mortalidade são altas e a última varia de 16 a 48%.
C A doença clínica é mais grave nos animais com idade mais avançada, com baixa morbidade em animais jovens.
D Cães da raça Pinscher e Rottweiler mostram maior suscetibilidade à doença.
E A difusão entre os cães é rápida.
9)Sobre a parvovirose canina, assinale a alternativa correta.
A
O parvovírus canino se caracteriza pela sua grande dimensão, que varia entre 90 a 123 nm, pela presença de envelope e por apresentar um capsídeo de simetria octaédrica.B
No intestino, a replicação viral se dá nas células das criptas intestinais de rápida divisão, entre 10 a 14 dias pós-inoculação oral.
C
O parvovírus canino necessita de células na fase S da divisão mitótica para sua replicação.
D
A infecção natural surge apenas pela via oral.
E
A síntese de proteínas estruturais do vírus se dá no núcleo da célula e sua liberação ocorre por osmose.
10) Corpúsculos de inclusão de Lentz podem ser observados em esfregaços sanguíneos ou em impressões das mucosas nasal, prepucial, vaginal e conjuntival ou ainda no líquor. Quando encontrados em exames laboratoriais, os corpúsculos de inclusão de Lentz são diagnóstico positivo para
Ababesiose.
Bcinomose.
Cerlichiose.
Dparvovirose canina.
Eraiva.
11) Um cão acometido por hepatite infecciosa canina ou após ter sido vacinado contra a doença pode apresentar:
Auveíte e edema de córnea (blue eye).
Bdescolamento de retina.
Cúlcera de córnea.
Dglaucoma.
EPthisis bulbi.
12)Em relação à hepatite infecciosa canina é correto afirmar que
Alternativas
A
é uma doença viral causada pelo Adenovírus canino 1, que afeta principalmente o fígado e o endotélio vascular.
B
é uma doença viral causada pelo Adenovírus canino 2, que afeta principalmente o fígado e o endotélio vascular.
C
é uma doença viral causada pelo Mastadenovírus canino 2, que afeta principalmente o fígado, o endotélio vascular e o trato respiratório.
D
é uma doença viral causada pelo Mastadenovírus canino 1, que afeta principalmente o fígado, o endotélio vascular e o trato respiratório.
13) Em relação aos principais agentes etiológicos de doenças de caninos, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.  
Doença 
1. Cinomose 
2. Parvovirus 
3. Hepatite viral canina 
4. Tosse dos canis bacteriana
Agente etiológico 
( ) Vírus CPV-2 
( ) Bordetella bronchoseptica 
( ) Vírus CDV
( ) Vírus CAV-1
A2 - 4 - 3 - 1
B3 - 4 - 2 - 1
C2 - 4 - 1 - 3
D3 - 4 - 1 - 2
E3 - 2 - 1 - 4
14) Gastroenterite canina ocorre em função de várias etiologias, entretanto as causas virais são muito importantes pelas lesões locais e gerais provocadas em caninos.
Examine os itens abaixo, assinale “V” para as afirmativas Verdadeiras, “F” para as Falsas e, em seguida, marque a opção correta.
I. ( ) Cinomose canina é produzida por Morbillivirus.
II. ( ) Hepatite canina é produzida por Adenovirus CAV-1.
III. ( ) Gastroenterite canina é produzida por Coronavirus.
IV. ( ) Parvovirose canina é produzida por Salmonella spp.
AI. F, II. V, III. V e IV. F.
BI. V, II. F, III. F e IV. V.
CI. V, II. V, III. V e IV. F.
DI. F, II. V, III. F e IV. V.

Continue navegando