Buscar

História Econônica Avaliação Final

Prévia do material em texto

História Econônica
1- O MERCANTILISMO O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. 
Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. 
Nesse sentido, é incorreto afirmar que o mercantilismo foi um sistema econômico, uma vez que não consistiu em um modo de produção, como o feudalismo e o capitalismo. 
 Foi adotado pelas nações europeias durante o período das Grandes Navegações e da montagem do sistema colonial no continente americano. 
Por conta disso, muitas das práticas mercantilistas foram aplicadas pelos portugueses durante o período de colonização do Brasil. É importante considerar que o mercantilismo adotou características distintas de acordo com a realidade e a necessidade de cada país europeu."
 Identifique a alternativa ERRADA: *2 pontos
Foi uma das primeiras doutrinas econômicas, muito usada até o final do século XVIII.
Foi um conjunto de ideias econômicas de cunho protecionista, desenvolvidas em diversos países.
O movimento Mercantilista enfraqueceu o feudalismo, concentrou o poder no Estado o qual tinha o poder de dirigir as forças materiais e humanas.
Os mercantilistas tinham a ideia de aumentar as exportações e controlar a importação do ouro e prata do país.
O mercantilismo condenava rigidamente a compra de bens materiais e da participação das mulheres.
2- MODO DE PRODUÇÃO O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. O modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade. *2 pontos
Avalie as afirmações:
I -Modo de Produção Primitivo: neste modo de produção, todos trabalhavam juntos e recebiam a mesma recompensa pelos bens produzidos. Não havia classes sociais ou Estado, ou mesmo mercadoria e dinheiro. As trocas dos bens eram feitas de maneira simples e quase sempre em caráter celebrativo e solidário.
II- Modo de produção escravista: na sociedade escravista os meios de produção (terras e instrumentos de produção) e os escravos eram propriedade do senhor. O escravo era considerado um instrumento, um objeto, assim como um animal ou uma ferramenta. Assim, no modo de produção escravista, as relações de produção eram relações de domínio e de sujeição: senhores x escravos. Um pequeno número de senhores exploravam a massa de escravos, que não tinham nenhum direito.
III- O modo de produção asiático predominou no Egito, na China, na Índia e também na África do século passado.
Tomando como exemplo o Egito, no tempo dos faraós, vamos notar que a parte produtiva da sociedade era composta pelos escravos, que era forçados, e pelos camponeses, que também eram forçados a entregar ao Estado o que produziam. A parcela maior prejudicando cada vez mais o meio de produção asiático.
Somente as afirmações I e II estão corretas
Somente as afirmações I e III estão corretas
Todas as afirmações estão erradas
Todas as afirmações estão corretas
Somente as afirmações II e III estão corretas
3- ECONOMIA Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.
 Para entender economia devemos entender como os homens toam suas decisões e como eles interagem. Destacam-se 4 princípios básicos que norteiam a tomada de decisões.
Qual das opções NÃO é um dos 4 princípios: * 2 pontos
As pessoas precisam fazer escolhas e elas não são de graça pois os recursos são escassos.
O custo de algo é o que o indivíduo deve despender para compra-lo.
Pessoas são racionais, sendo assim, podemos melhorar seu processo de decisão.
As pessoas tomam decisões levando em conta os benefícios e os custos.
As pessoas não são capazes de aprender a tomar decisões, este é um processo nato que nasce com o indivíduo.

Continue navegando