Buscar

Trabalho Final PQ-1

Prévia do material em texto

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
ENGENHARIA DE PROCESSOS INDUSTRIAIS
TRABALHO FINAL – PROCESSOS QUÍMICOS I
POR
VALQUÍRIA BIZARRO DUTRA
macaé / rj 
OUTUBRO/2022
ECONOMIA CIRCULAR E RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE A EFICIÊNCIA AMBIENTAL E ECONÔMICA
As Inovações Tecnológicas trouxeram impactos ambientais consideráveis, principalmente por causa do processo produtivo linear que se resume a extrair - produzir – descartar. Retirando grandes quantidades de matéria prima do meio ambiente e consequentemente produzindo elevado volume de resíduos. 
A Economia Linear baseia-se na utilização contínua de recursos naturais e o descarte acelerado e precoce dos bens consumidos. O aumento da produção e do consumo está interligado ao aumento da extração dos recursos naturais e da deposição.
Mudança na forma de estruturar a produção deve ser feita de tal forma que haja maior aproveitamento dos recursos, nesse contexto foi desenvolvido a Economia Circular que propõe um melhor uso dos recursos naturais, por meio de novos modelos de negócio, através da otimização dos processos de fabricação, priorizando insumos renováveis e com menor dependência de matéria-prima. Seu foco está na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Findando-se o conceito de “fim de vida” da economia linear, através da inserção de novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação. Não existe desperdício, porque cada fluxo residual pode ser usado para fazer um novo produto.
O artigo analisado apresenta uma avaliação de casos já publicados na literatura de aplicação da Economia Circular com intuito de avaliar sua efetividade ambiental e econômica, porém para efetivar a avaliação, houve dificuldade de compilação e síntese de dados por falta de padronização na apresentação das informações requeridas. Apesar de alguns dados referentes a custo/benefício estarem ocultos das literaturas, quase a totalidade dos casos analisados enfatizaram ganhos de eficiência ambiental ou econômica. Conclui-se então que é necessário ampliar o escopo de estudos em Economia Circular, para que seja possível uma avaliação completa de sua efetividade e assim confrontá-la com os processos lineares tradicionais.
O tema estudado no artigo é super relevante e precisa ter sua implementação concretizada pois não podemos relacionar crescimento econômico a aumento de consumo de recursos naturais. Apesar de algumas indústrias já terem incorporado algumas práticas de economia circular em seus processos, é necessário aproveitar ao máximo os benefícios desse tema e absorver todas as vantagens dessa nova economia. O grande desafio neste momento é trazer novas utilidades aos recursos já existentes garantindo maior eficiência operacional, crescimento econômico para as empresas e uma economia mais sustentável para todos.

Continue navegando