Buscar

PI - LUCAS GAMA - Tentativa 3

Prévia do material em texto

Política de SST
	Informações sobre a empresa escolhida
	Nome da empresa:	L Gama Serviços Log
	Área de atuação:	Varejo
	Segmento de atuação:	Comércio
	Número total de funcionários:	79
	Esta empresa possui uma política de SST?		NÃO	(selecione uma opção)	SIM
					NÃO
	Elabore uma proposta de Política de SST para esta empresa:
	Descreva sua análise crítica sobre a política existente e destaque os pontos principais:
	Elabore uma proposta de Política de SST para esta empresa:
	
A empresa L Gama Serviços Logístico, proporciona um ambiente seguro e saudável para que os trabalhadores, visitantes e clientes possam realizar seus negócios, acreditamos firmemente que estamos empenhados em garantir que nossas operações assegurem a saúde e a segurança de todas as pessoas.
1 – É dever da empresa cuidar da segurança de todo o quadro de funcionários dando lhes ambiente físico de suas instalações medidas necessárias para colocar todos distantes de riscos e consequentemente preservar sua integridade física. Devemos assegurar desde o início até o fim de qualquer atividade que os colaboradores possam executar com total segurança a fim de preservar a segurança física e material dos colaboradores bem como assegurar a que as instalações não sejam danificadas. 
2- Cabe ao empregador, cumprir e fazer as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho, buscar melhorias continua ao elaborar procedimentos do desempenho de cada um dos funcionários em um plano de comunicação da empresa dando estrutura do processo de gestão da saúde e segurança do trabalho, demostrando sua importância e comprometendo-se em estabelecer habilidades, conhecimentos e treinamento a cada prestador de serviços.
3- A importância da prevenção de riscos está diretamente ligada ás vidas que saem de casa para trabalhar e querem retornar de volta para as suas famílias com saúde e segurança. A pratica da segurança é essencial nas atividades em suas casas, trabalho e quaisquer que sejam os outros lugares.
4- Promover um ambiente de trabalho saudável, considerando as questões relacionadas ao ambiente físico e psicossocial de trabalho. As pessoas são o princípio, o meio e o fim para excelência juntamente com o SST.
&"-,Negrito"Projeto Integrador I - Política de Saúde e Segurança do trabalho	
&"-,Itálico"OBS: para iniciar o texto em uma nova linha utilize o comando "ALT + ENTER".		
Identificação e controles
	Informações sobre a empresa escolhida
	Nome da empresa:		L Gama Serviços Log
	Área de atuação:		Comércio
	Segmento de atuação:		Varejo
	Número total de funcionários:		79
	Nome do setor
Suporte2: EXEMPLOS:
Administrativo;
Manutenção;
Limpeza;
Produção;
Corte;
Forjaria;
Costura;
Cozinha;
OBS: AS CÉLULAS PODEM SER MESCLADAS PARA CONTEMPLAR OS RISCOS DE UM MESMO SETOR.	Número de funcionários	Atividades realizadas no setor
Suporte2: Descrever todas as atividades realizadas no setor.	 Fator de risco identificado
Suporte2: EXEMPLOS:
* Ruído intermitente, vibração, calor, radiações;
* Álcool, tolueno, acetona, detergente, graxa, fumos metálicos;
* Vírus, bactérias, protozoários, fungos;
* Postura inadequada, movimentos repetitivos, levantamento de peso;
* Eletricidade, trabalho em altura, superfície aquecida;	Classificação do fator de risco
Suporte2: EXEMPLOS:
Físico;
Químico;
Biológico;
Ergonômico;
Acidentes;	Fonte geradora do fator de risco	Medidas de controle propostas
Suporte2: Lembre-se de respeitar a hierarquia das medidas de controle proposta pela NR09.
	PORTARIA / CONTROALDORA DE ACESSO	1	Recepção, entrada de notas fiscais, controle de acesso pedestres e informações	Postura inadequada e movimentos repetitivos	Ergonômico	Deslocar-se de um lado para o outro, má postura ao confeccionar notas fiscais e levantar e sentar com frequência para dar informações	Deve-se realizar um 5S e PDCA no setor, a fim de deixar os materiais adequados mais próximos de tal forma que possibilite o colaborador a executar as tarefas sem ter que ficar se deslocando de um lado para o outro.
	SEGURANÇA / VIGILANTE	2	Rondas, controle de acesso eclusa caminhões e estacionamento	Postura inadequada e movimentos repetitivos. Atropelamento por caminhão	Ergonômico / Acidente	Manter-se de pé por longos períodos e realizar rondas.	Deve-se dispor de um posto com mais conforto nas proximidades de onde os veículos se deslocam. Para evitar acidentes, deve haver uma distancia segura do veículo e Vigilante, deve-se tambem ter sinalização adequada de modo a garantir a integridade física do vigilante, garantindo que os veículos tenha total visualização daqueles transeuntes que estão no local
	CONTROLE DE IMAGENS (CFTV) E ALARMES	1	Realizar o controle de imagens e alarmes	Postura inadequada e ociosidade	Ergonômico	Manter-se sentada em uma única posição por um longo período de tempo	Proporcionar mais conforto através dos cômodos bem como garantir que o operador tenha descanso de 15 minutos a cada 2horas trabalhadas. Deve-se tambem dispor de ginástica laboral antes de iniciar o turno de trabalho, haja vista o turno ser longo (12 horas).
	SETOR ADMINISTRATIVO	10	Funções administativas	Movimentos repetitivos	Ergonômico	Locomoção e movimentos sequenciais dentro do setor	Propor melhorias no setor, tal como manter equipamentos próximos, como por exemplo, computadores e impressoras próximos dos colaboradores fazendo com que os deslocamentos dentro do setor venham a diminuir.
	CONTROLE DE ESTOQUE OPERACIONAL	2	Contagem de estoque em altura, contagem de estoque em prateleiras e contagem de produtos dentro das docas. 	Levantamento de peso.Risco de queda de colaborador.	Ergonômico / Acidente	Conferência de itens pesados, levantamento de produtos	Fracionar os pedidos de tal forma que os colaboradores não precisem levantar pesos. Sinalizar o local e manter os postos de alocação do produtos organizados evitando que os colaboradores venham a ter quedas no local.
	SETOR DE MANUTENÇÃO	4	Manutenção das instalações predial	Arranjo físico inadequado, condução de máquinas e equipamentos. Movimentos Repetitivos. Vibraçao no corpo e braços. Ruído intermitente	Acidente / Ergonômico / Físico	Improvisar reparos, realizar reparos, conduzir máquinas	Dispor de ferramentas adequadas, novas e silenciosas, de modo a evitar acidentes, vibrações e barulhos excessivos. 
	SETOR DE CONTROLE E CARREGAMENTO DE BATERIAS DE TRANSPALETEIRAS E EMPILHADEIRAS	2	Carregamento de baterias das máquinas. Levantamento de peso. 	Baterias, vapores. Contato da pele com substância química. Queda de bateria nos colaboradores.	Quimico / Ergonômico / Acidente	Vazamento de liquidos e vapores das baterias	Estabelecer um local seguro para o manuseio das baterias e com ferramentas tal como guindaste a fim de evitar que os colaboradores façam forca excessiva e garantindo assim que não haja queda nem tao pouco contato de substância quimica com a pele dos mesmos. Pra manter-se mais seguro e evitar que gases e agentes quimicos possam serem inalados ou espirrar, os colaboradores na hora do manuseio deverão utilizar EPI como mascaras, luvas, e roupas adequadas.
	COURIER E-COM	5	Separação de produtos nos estoques. 	Trabalho em altura. Queda de colaborador ao solo. Movimentos repetitivos.	Acidente / Ergonômico	Separação de produtos em altura, risco de quedas	Planejar a alocação dos produtos no estoque de modo a garantir que o maior número de produtos estejam no chão, diminuindo a quantidade de separação no alto. Quando houver a necessidade de spearar no alto, os colaboradores o farão através de gaiolas e ou empilhadeiras de modo a preservar sua integridade física. Aumentar o quadro de funcionários no setor para diminuir o número de deslocamento.
	ELEVADOR DE CARGAS	1	Condução do elavador	Movimentos repetitivos	Ergonômico / Acidente	Movimentos repetitivos e manter-se em posição única por longo período (Ergonômico). Possibilidade de rompimento do cabo de aço (acidente)	11.1.3 Os equipamentos utilizados na movimentação 
de materiais, tais como ascensores, elevadores de 
carga, guindastes,monta-carga, pontes-rolantes, 
talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras-rolantes, 
transportadores de diferentes tipos, serão calculados 
e construídos de maneira que ofereçam as 
necessárias garantias de resistência e segurança e 
conservados em perfeitas condições de trabalho. 
Deve se, tambem, realizar manutenções preventivas 
a fim de garantir as condições necessárias para que o 
mesmo trabalhe de forma segura.
	SETOR DE COFRE (PRODUTOS DE ALTO VALOR)	4	Separação e conferência de produtos. 	Movimentos repetitivos. 	Ergonômico / Acidente	Deslocamento de forma contínua e incessante no local de trabalho. Queda de produtos nos colaboradores.	Deverão ser instalados nos locais de armazenamento, telas de proteção evitando assim a queda de produtos. Verificar a possibilidade de aumentar o número de colaboradores para evitar os movimentos repetitivos e/ou fazer uma escala a modo que os colaboradores façam um revezamento das atividades para que não haja mais movimentos repetitivos.
	SETOR DE RECEBIMENTO	10	Recebimento e conferência de produtos	Levantamento de peso. Queda de palete carregado.	Ergonômico / Acidente	Recebimento, conferência e armazenamento de produtos pesados.	Receber e transportar os produtos de forma fracionada evitando o levantamento de peso em excesso, quando não for possível, o trabalho deverá ser executado em 2 ou mais colaboradores. Garantir que os paletes carregados sejam todos manuseados com empilhadeira e em distância segura dos colaboradores para evitar quedas e/ou acidentes.
	ENFERMARIA / AMBULATÓRIO	2	Atendimento pré-hospitalar, primeiros socorros e acionamento de unidade de resgate	Vírus e bactérias	Biológico	Atendimento pré-hospitalar em condições mínimas de trabalho, falta de EPI, risco de contágio.	32.2.2.1 O PPRA, além do previsto na NR-09, na fase 
de reconhecimento, deve conter:
I. Identificação dos riscos biológicos mais prováveis, 
em função da localização geográfica e da
característica do serviço de saúde e seus setores, 
considerando:
a) fontes de exposição e reservatórios;
b) vias de transmissão e de entrada;
c) transmissibilidade, patogenicidade e virulência do 
agente;
d) persistência do agente biológico no ambiente;
e) estudos epidemiológicos ou dados estatísticos;
f) outras informações científicas.
II. Avaliação do local de trabalho e do trabalhador, 
considerando:
a) a finalidade e descrição do local de trabalho;
Este texto não substitui o publicado no DOU
b) a organização e procedimentos de trabalho;
c) a possibilidade de exposição;
d) a descrição das atividades e funções de cada local 
de trabalho;
e) as medidas preventivas aplicáveis e seu 
acompanhamento.
	SETOR DE CONFERÊNCIA	20	Separação e conferência de produtos	Trabalho em altura	Acidente	Separação de produtos em altura, risco de quedas	a) garantir a implementação das medidas de 
proteção estabelecidas nesta Norma;
b) assegurar a realização da Análise de Risco - AR e, 
quando aplicável, a emissão da
Permissão de Trabalho - PT;
c) desenvolver procedimento operacional para as 
atividades rotineiras de trabalho em
altura;
d) assegurar a realização de avaliação prévia das 
condições no local do trabalho em
altura, pelo estudo, planejamento e implementação 
das ações e das medidas
complementares de segurança aplicáveis;
e) adotar as providências necessárias para 
acompanhar o cumprimento das medidas
de proteção estabelecidas nesta Norma pelas 
empresas contratadas;
f) garantir aos trabalhadores informações atualizadas 
sobre os riscos e as medidas de
controle;
g) garantir que qualquer trabalho em altura só se 
inicie depois de adotadas as
medidas de proteção definidas nesta Norma;
h) assegurar a suspensão dos trabalhos em altura 
quando verificar situação ou
condição de risco não prevista, cuja eliminação ou 
neutralização imediata não seja
Este texto não substitui o publicado no DOU
possível;
i) estabelecer uma sistemática de autorização dos 
trabalhadores para trabalho em
altura;
j) assegurar que todo trabalho em altura seja 
realizado sob supervisão, cuja forma
será definida pela análise de riscos de acordo com as 
peculiaridades da atividade;
	SETOR DE GERENCIAMENTO DE RISCOS	4	Rastreamento de veículos	Postura inadequada	Ergonômico	Trabalhar durante longo período em posição sentado e com pouco descanso	17.1 Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer 
parâmetros que permitam a adaptação das
condições de trabalho às características 
psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a
proporcionar um máximo de conforto, segurança e 
desempenho eficiente. Em resumo, deve-se oferecer 
breves pausas durante o desenrolar das atividades 
para que os colaboradores possam descansar e se 
recuperar para dar sequência em suas atividades.
	SETOR DE TRANSPORTE RODOVIARIO	10	Motoristas ( transporte de cargas)	Movimentos Repetitivos. Manter-se em única posição por longo período. Ruído intermitente. Cansaço físico e psicológico. Vibração.	Acidente / Ergonômico / Físico	Risco de colisão com outros veículos. Vibração nos braços e corpo inteiro. Ruído Intermitente	Para evitar o risco de colisão, deve-se trocar de motoristas a cada 8 horas de deslocamento. Para cessar o ruído intermitente e a vibração, deve-se considerar a possibilidade de trocar os veículos para veículos mais novos e confortáveis, garantindo assim um melhor conforto e ergonomia para os motoristas.
	ELEVADOR DE PESSOAL	1	Condução do elavador	Movimentos Repetitivos	Ergonômico	Manter-se em uma única posição por um longo periodo. Movimentos Repetitivos	Nos momentos de ociosidade, deve-se aproveitar o momento para fazer uma ginástica laboral e alongamentos.
&"-,Negrito"Projeto Integrador I - Identificação de riscos e medidas de controle	
&"-,Itálico"OBS: inclua quantas linhas forem necessárias.

Continue navegando