Buscar

APOL Direitos Sociais e Políticas Públicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Direitos Sociais e Políticas Públicas
As hodiernas discussões acerca da chamada teoria dos direitos fundamentais sociais gravitam em torno do que se convencionou chamar de mínimo vital, entendido como o dever do Estado de garantir a todos uma vivência social mínima que respeite o princípio da dignidade da pessoa humana.
Conforme os conteúdos da Conforme os conteúdos da Rota 2 da disciplina DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS, sobre DIREITOS SOCIAIS E O MÍNIMO VITAL: NECESSÁRIO APROFUNDAMENTO, analise as afirmativas a seguir considerando alguns dos principais obstáculos à implementação do mínimo vital e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
 ( v ) Falta de explicitação na especificação do direito ou direito.
 ( v ) Direitos limitados a setores específicos da população.
 ( v ) Lacunas na rede de segurança social.
 ( F ) Especificação de um padrão mínimo.
ora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.	
	D	V – V – V – F
Questão 2/5 - Direitos Sociais e Políticas Públicas
TEMA 2 – HISTÓRICO DOS DIREITOS SOCIAIS NO MUNDO 
Os conceitos embrionários de direitos sociais remontam ao capitalismo industrial. Esse é o contexto que estimula o cenário internacional, destacando-se, nesta oportunidade, a Constituição de 1848 na França, a Constituição de 1917 no México e a Constituição de Weimar, datada de 1919 na Alemanha, tomando como base para nossa explicação a excelente pesquisa acadêmica realizada por Nunes Junior (2017).
Conforme os conteúdos da Rota 1 da disciplina DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS, sobre o HISTÓRICO DOS DIREITOS SOCIAIS NO MUNDO, analise as afirmativas a seguir.
 I. A Constituição Francesa de 1848 foi o primeiro documento histórico positivado em que os direitos sociais receberam efetivo destaque
III. A Constituição de Weimar de 1919 igualmente marcou a evolução dos direitos sociais, servindo de inspiração para diversas constituições posteriores.
IV. É perceptível que a Constituição de Weimar, adotando um claro perfil social democrático, apresentou um caráter autenticamente transformador.
São corretas apenas as afirmativas:	
	C	I, III e IV correta
Questão 3/5 - Direitos Sociais e Políticas Públicas
TEMA 5 – CONCEITUAÇÃO
Assim como a delimitação conceitual das políticas públicas representa um considerável desafio, mesmo aos mais eruditos autores, a definição dos direitos sociais é igualmente complexa: dispensa reducionismos e importa afastar-se da mera tradução como direitos prestacionais.
Conforme os conteúdos da Rota 1 da disciplina DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS, sobre AS CARACTERÍSTICAS COMUNS A AUXILIAR UMA CONCEITUAÇÃO, assinale a alternativa correta.
	A	Os direitos sociais se integram aos chamados direitos fundamentais.
	
Questão 4/5 - Direitos Sociais e Políticas Públicas
Alguns princípios que norteiam os direitos sociais são: vedação do retrocesso, reserva do possível e mínimo existencial.
Conforme os conteúdos da Conforme os conteúdos da Rota 2 da disciplina DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS, sobre PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM OS DIREITOS SOCIAIS, analise as afirmativas a seguir.
I.Caso já tenham sido concretizadas pelo legislador, as normas que protegem direitos sociais restariam afetadas pela chamada proibição do retrocesso, ou seja, impedem o legislador de, retrocedendo em suas próprias ações, extinguir posições jurídicas por ele próprio criadas.
II.A reserva do possível teve origem no julgamento do caso numerus clausus pelo Tribunal Constitucional Federal da Alemanha, julgado em 1972.
III.A noção de mínimo existencial é questão relacionada ao princípio da dignidade da pessoa humana, previsto na Constituição como um dos fundamentos da ordem constitucional
IV.Os direitos sociais ferem a dignidade da pessoa humana e estão assegurados a todos os indivíduos.
São corretas apenas as afirmativas: 
	A	I, II e III
	
Questão 5/5 - Direitos Sociais e Políticas Públicas
TEMA 3 — HISTÓRICO DOS DIREITOS SOCIAIS NO DIREITO INTERNACIONAL 
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, ressurgiu uma perspectiva ética nas relações humanas, favorecendo o contexto renovado que ensejou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948.
Conforme os conteúdos da Rota 1 da disciplina DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS, sobre o HISTÓRICO DOS DIREITOS SOCIAIS NO DIREITO INTERNACIONAL, analise as afirmativas a seguir.
I.A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi pautada pelos três princípios da Revolução Industrial.
II.Após a fragmentação do mundo gerada pela Segunda Guerra ergue-se uma pauta de princípios éticos norteadores das relações internacionais que alça os direitos humanos a uma nova dimensão.
III.Com foco, a Declaração de 1948 buscou um amplo reconhecimento dos direitos sociais, consolidando a noção de direitos sociais como direitos intrínsecos à natureza humana.
IV.Em 1966 surge o Pacto Internacional sobre Direitos Sociais, Econômicos e Culturais.
São corretas apenas as afirmativas:	
D	II, III e IV
Questão 2/5 - Direitos Sociais e Políticas Públicas
TEMA 1 – DIREITOS SOCIAIS: DIREITO À MORADIA
O direito à moradia traduz uma necessidade básica do homem, sendo inafastável para uma vida plena. Como bem ensina Nolasco (2008, p. 87) “a casa é o asilo inviolável do cidadão, a base de sua indivisibilidade, é, acima de tudo, como apregoou Edwark Coke, no século XVI: ‘a casa de um homem é o seu castelo’”.
Conforme os conteúdos da Rota 1 da disciplina DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS, analise as assertivas sobre o tema HISTÓRICO DOS DIREITOS SOCIAIS NO MUNDO e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
 ( ) Imperavam a propriedade privada e a autonomia da vontade como referências das relações estabelecidas.
( ) Naquela época as relações econômicas carregavam forte anacronismo.
( ) Naquela época as relações econômicas geravam, como contrapartida, a submissão dos economicamente vulneráveis aos detentores do poder econômico.
( ) Esse é o contexto que estimula o cenário nacional, destacando-se a Constituição Brasileira de 1824.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.	
	D	V – V – V – F
Questão 5/5 - Direitos Sociais e Políticas Públicas
Os direitos sociais surgem no prisma de tutela aos hipossuficientes, àqueles que estão em posição de vulnerabilidade quando vislumbradas as desigualdades sociais “assegurando-lhes situação de vantagem, direta ou indireta, a partir da realização de igualdade real [...] Visam, também, garantir a qualidade de vida” das pessoas (Bulos, 2011, p. 789).
Conforme os conteúdos da Conforme os conteúdos da Rota 2 da disciplina DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS, analise as assertivas sobre o tema DIREITOS SOCIAIS E SUAS CARACTERÍSTICAS e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
 ( ) A declaração de igualdade formal insculpida na declaração dos direitos humanos de primeira dimensão proporcionou igualdade de condições no acesso a bens e serviços. ( v ) Os direitos sociais pertencem à segunda dimensão de direitos fundamentais, que está ligada ao valor da igualdade material (a igualdade formal já havia sido consagrada na primeira geração, junto com os direitos de liberdade).
 ( v ) Os direitos sociais são normas constitucionais de eficácia limitada, ou seja: sua simples entrada em vigor não produz todos os seus efeitos essenciais.
( v ) Os direitos de segunda geração, que se baseiam na ideia de justiça social, impõem ao Estado obrigação de fazer, de prestar, de dar, sendo direitos prestacionais positivos: visam atingir o objetivo fundamental da igualdade real entre as pessoas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.	
	C	F – V – V – V
Questão 4/5 - Direitos Sociais e Políticas Públicas
A Constituição de 1988 prevê amplo rol de direitos sociais.
Conforme os conteúdos da Rota 2 da disciplina DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS, sobre DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS DESTINADOS À EFETIVAÇÃODOS DIREITOS SOCIAIS, assinale o que representa um direito social previsto na Constituição brasileira de 1988.
	D	Direito de greve.

Continue navegando