Buscar

1 TENTATIVA MTCSS

Prévia do material em texto

Pergunta 1 3 / 3 pts
Leia atentamente os enunciados abaixo, sobre o sindicalismo, e em seguida julgue com V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as assertivas FALSAS. 
 ( ) As primeiras experiências sindicais e de organização da classe trabalhadora foram impulsionadas pela busca por melhores condições de vida e trabalho, considerando as consequências do intenso processo de industrialização. 
( ) Por mais que tenha papel fundamental na construção de novas relações, historicamente, o sindicalismo e a classe trabalhadora, também contribuíram para o fortalecimento da burguesia. 
( ) É no sindicalismo fortalecido, na luta e resistência que assentam-se as condições para a superação das formas de exploração e precarização da força de trabalho, e por conseguinte, da emancipação da classe trabalhadora. 
 A ordem correta dos itens é:
 V – V – V 
 
Pergunta 2 3 / 3 pts
Observe as citações a seguir acerca do Liberalismo econômico. 
 “Em primeiro lugar é individualista, no sentido em que pugna pela primazia moral da pessoa contra qualquer pretensão da coletividade social; em segundo lugar, é igualitária, porque confere a todos os homens o mesmo estatuto moral e nega a relevância de graus de diferenciação, legais ou políticos, da riqueza moral entre os seres humanos; em terceiro lugar, é universalista, afirmando a unidade moral da espécie humana, com importância secundária para as associações históricas e as formas culturais específicas; quarto e último, é melhorista, na sua afirmação da correção e aperfeiçoamento de todas as instituições sociais e dos acordos políticos” (GRAY apud MOUNTIAN, 2018, p.3 ). 
 
“O trabalho do seu corpo e a obra das suas mãos, pode-se dizer, são propriamente dele. Seja o que for que ele retire do estado que a natureza lhe forneceu e no qual deixou, fica-lhe misturado ao próprio trabalho, juntado-se-lhe algo que lhe pertence, e por isso mesmo, tornando-o propriedade dele” (LOCKE apud MOUNTIAN, 2018, p.4). 
 
MOUNTIAN, André Gal. O Liberalismo Econômico e a Pobreza: raízes teóricas, estratégias de redução e limitações. Encontro Nacional de Economia Política, v. 23, 2018. 
 
A quais princípios fundamentais da teoria clássica de Estado os fragmentos textuais acima dizem respeito, respectivamente? 
 Individualismo e Propriedade privada. 
 
Pergunta 3 3 / 3 pts
Conforme Antunes (2006) o modelo fordista foi gradativamente desmontado devido a expansão do processo de reestruturação produtiva da era da produção flexível. 
I. A grande crise estrutural do capital possui relação direta com o processo de reestruturação produtiva, uma vez que esse se constituiu em medida para a recuperação do ciclo de reprodução, impondo novas formas de dominação do capital sobre o trabalho. 
II. São aspectos marcantes da reestruturação do capital também a formação de um novo proletariado, mais conhecido como subproletariado fabril e de serviços, os quais convivem com as distintas formas de subcontratação. 
III. No plano econômico, a reestruturação do processo produtivo veio acompanhada do neoliberalismo, o qual afetou, profundamente, o processo de produção do capital e o mundo do trabalho, acarretando, sobretudo, na redução do operariado fabril, crescente durante o Fordismo; na elevação do desemprego e na desregulamentação e flexibilização do trabalho na cadeia produtiva. 
Para o autor é correto afirmar o que se apresenta em: 
 I, II, III 
 
Pergunta 4 3 / 3 pts
Predominante na Europa durante os séculos V a XV, o Feudalismo foi uma organização social, política e econômica que antecedeu o sistema capitalista e guardou profundas diferenças perante esse. 
Com base no estudado, de maneira geral, o Feudalismo difere-se do Capitalismo, sobretudo devido: 
Obtenção de lucro e trabalho assalariado 
Pergunta 6 3 / 3 pts
Leia atentamente os enunciados abaixo a respeito do Estado de Bem-Estar Social 
I. A institucionalização desse modelo social, econômico e político, foi fundamental para a constituição das políticas sociais, à medida que, a partir da intervenção do Estado, legitimou direitos sociais e garantiu a todos os cidadãos serviços sociais, calcando-se em princípios como: cidadania e seguridade. 
II. Importante modelo de proteção social, tal Estado que defendia a intervenção na economia, a partir da cobrança de impostos, não buscava romper com o modo de produção capitalista, preservando-o e unindo demandas do capital e do trabalho. 
III. Assentado sobre as contribuições teóricas de John Maynard Keynes e adotada, inicialmente, pelos países europeus no século XX, o Capitalismo Social, como também ficou conhecido, não resultou em avanços pra classe trabalhadora, sendo suas conquistas, insignificantes. 
Está correto o que se afirma em 
I e II 
 
Pergunta 7 3 / 3 pts
As profissões surgem e se consolidam como tal a partir da necessidade imposta pela sociedade, e da mesma forma ocorreu com o Serviço Social. 
Durante o processo histórico a profissão passou por grandes transformações, acompanhando o ritmo da sociedade e dotando a profissão de características próprias e bastante especificas. No entanto, é preciso compreender que a construção de um projeto da categoria não esgota ou encerra as possibilidades de renovação futura, mas acompanha a dinâmica das relações sociais. 
Um momento histórico de grande importância para a profissão foi, sem dúvidas, o movimento de reconceituação, que representa a ruptura com o conservadorismo no interior da categoria profissional e foi fundamental para a construção de novos parâmetros de atuação, ao propor a tradição marxista como matriz de pensamento que fornece as bases da profissão, orientando-a a um novo projeto de formação profissional. 
 
Acerca do Projeto Ético-Político sinalize a opção CORRETA: 
Entendido como identidade coletiva da categoria, ao eleger valores que legitimam socialmente a profissão, o Projeto Ético-Político orienta a ação prática, ao mesmo tempo em que contém em si mesmo a dimensão política, demarcada por interesses sociais, os quais, no caso do Serviço Social exprime-se pela busca pela superação da ordem vigente, na direção de construção de uma nova sociabilidade. 
 
Pergunta 8 3/ 3 pts
“A construção de um projeto profissional ________, que se oriente por um direcionamento ético, político e social a favor da _____________ no contraponto da ordem _________, potencializa o trabalho profissional, além da sua vinculação com um projeto societário de _____________ da realidade. Assim, a categoria que, historicamente, caracteriza-se pela _______ e contraposição à ordem estabelecida, se fortalece e se estabelece na sociedade” (BRANT, 2014, p.15). 
 
BRANT, Nathalia Lopes Caldeira. A sociabilidade do capital e o gerenciamento da questão social: o projeto ético-político profissional no cotidiano do assistente social. 2014. 
Coletivo – Classe trabalhadora – Burguesa - Transformação - Luta 
 
Pergunta 9 3 / 3 pts
As políticas sociais são claros exemplos de respostas construídas e gestadas pelo Estado burguês frente ao acirramento das expressões da questão social, próprio do período monopolista. Entretanto, devem ser analisadas de maneira crítica de modo a apreender os aspectos condicionantes destas e sua relação com a prática profissional. 
 
“A intervenção nas manifestações da questão social se complexifica por duas questões. A primeira diz respeito à logica como se organiza a sociedade e seu modelo de produção (acumulação de capital) e, portanto, tem imbricado em seu cerne a questão social. A segunda refere-se ao perfil de Estado burguês que gesta as políticas sociais e interfere nas relações sociais.” (BRANT, 2014, p.27) 
 
BRANT, Nathalia Lopes Caldeira. A sociabilidade do capital e o gerenciamento da questão social: O projeto ético-político profissional no cotidiano do assistente social. 2014. 
Nesse Sentido, as políticas sociais: 
Atuam sobre os aspectos resultantes da exploração capitalista, por meio de benefícios e serviços organizados pelo Estado no sentido de atender às requisições da classe trabalhadora, preservando e controlando aforça de trabalho. 
 
Pergunta 10 3 / 3 pts
As tensões próprias da sociedade produtora de mercadoria e atreladas à situação de assalariado do/a assistente social, impõem diversos desafios à intervenção profissional, uma vez que sua inserção em determinado espaço sócio institucional, tende a requisitar deste uma atuação orientada pelos princípios da empresa e sujeita às regras desta. 
“Por seu lado, as organizações consomem não somente os saberes do profissional, mas também o produto do trabalho realizado, ou seja, o produto do trabalho também é determinado por quem o comprou. [...] Na medida em que o assistente social é um trabalhador assalariado e identificado com os objetivos de quem o contratou, ele “espera” que seu empregador legitime aquilo que faz. Assim, o produto do trabalho é aquele que o empregador reconhece de acordo com as suas determinações. Nessa direção, o produto do trabalho do assistente social é avaliado por seu desempenho em cumprir as determinações da organização e não necessariamente pelo impacto de suas ações nas condições objetivas de vida do usuário.” (TORRES, 2009, p.207) 
 
TORRES, Mabel Mascarenhas. As múltiplas dimensões presentes no exercício profissional do assistente social: intervenção e o trabalho sócio-educativo. Serviço Social em Revista, v. 12, n. 1, p. 202-227, 2009. 
Nesta perspectiva, frente aos limites impostos, requisita-se do/a assistente social: 
Constante enfrentamento aos determinantes históricos estruturais e consolidação do Projeto Ético-Político, resistindo às demandas institucionais que tendem a se sobrepor a este, a partir da construção de mediações mediante a articulação de conhecimentos inerentes à realidade e aqueles próprios do espaço institucional.

Continue navegando