Buscar

Amostragens

Prévia do material em texto

Amostragens
reconhecimento de Agentes Químicos
 
A Análise Preliminar do Risco para Higiene Ocupacional (APR-HO) é um documento de cunho informativo que visa caracterizar e reconhecer a exposição a riscos ocupacionais de trabalhadores em uma empresa, através de pesquisa de campo e coleta de informações após a observação das atividades executadas no ambiente ocupacional.
A APR-HO deve ser construída através de etapas. A primeira etapa é a coleta de informações, como a observação e descrição das atividades, do ambiente de trabalho, do local e setores que estão sendo observados. Todos os processos e atividades envolvidos na análise devem ser documentados de forma descritiva.
 
Após a coleta de informações, todos os agentes ambientais presentes no ambiente devem ser documentados, sejam eles físicos, químicos ou biológicos. É importante especificar os agentes e as fontes geradoras (origem do agente ambiental), para que a APR-HO seja assertiva.  Todos os GHEs devem ser listados, bem como suas funções e atividades exercidas na empresa. Este procedimento auxilia o profissional de HO a mapear quais grupos podem estar mais expostos aos agentes ambientais.
 
Deve-se realizar a categorização do risco, pois é através deste procedimento que será possível prioridade asações, seja ela de monitoramento ou de controle. Isto é de suma importância para a tomada de decisão, pois a partir desta é possível, numericamente, visualizar a melhor e a pior situação em relação aos riscos identificados.
Estratégia de Amostragem
 
A estratégia de amostragem é o caminho utilizado para chegar em um objetivo em uma campanha em Higiene Ocupacional. Não basta apenas realizar as medições, é necessário ainda reconhecer qual o intuito delas.
 
O maior problema como higienista ocupacional é reconhecer as avaliações e julgar se são aceitáveis ou não, e depois controlar estas aquelas exposições ocupacionais não aceitáveis. O principal objetivo do higienista ocupacional é reconhecer todas as exposições ocupacionais que estão presentes no ambiente do trabalho e tomar juízo de valor sobre elas. Este é o intuito da estratégia de amostragem, ajudar na tomada de decisão no julgamento das exposições..
 
Por isso a Higiene Ocupacional é feita a partir de 4 etapas: antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de riscos.
Para uma análise correta, é necessária uma amostragem confiável dos agentes químicos e fundamentada em técnicas seguras. A amostragem permite identificar que tipos de substâncias e produtos perigosos estão presentes dentro do espaço utilizado pelos funcionários.
Algumas perguntas devem ser levantadas:
1. Quantas amostras devo fazer? 
2. Quem e quando devo amostrar? 
3. Por quanto tempo? 
4. Como devo interpretar os resultados?
 
 
Tempo de Amostragem
 
O estudo do ciclo de trabalho e das características do agente vai determinar a duração da amostragem. Procedimentos normalizados (NHO, NR 15, NIOSH) estabelecem tempos mínimos de amostragens em função de volumes de contaminante a serem coletados. O tempo de duração da coleta de cada amostra de ar deve ser o necessário para amostrar um volume de ar adequado e/ou obter uma quantidade suficiente de material para a análise.
 
A primeira coisa que deve ser esclarecida é que quem define o tempo de amostragem é o limite.
 
STEL: É um limite de exposição média ponderada em 15 minutos que não deve ser ultrapassado em nenhum momento da jornada de trabalho.
 
TWA: É a concentração média ponderada no tempo para uma jornada completa de 8 horas diárias ou 40 horas semanais.
 
TETO: É o valor máximo permitido, que em nenhum momento pode ser ultrapassado durante a jornada de trabalho.
 
Se você pretende calcular o tempo de amostragem de acordo com as recomendações do método, ou seja, a partir da vazão e do volume, basta utilizar a fórmula da vazão:
A partir desta fórmula é possível calcular qualquer tempo de amostragem baseado nos parâmetros dos métodos, que sempre têm como referências volume máximo e mínimo, e vazão máxima e mínima.
Se você quer calcular o tempo máximo de uma amostra, por exemplo, de uma coleta TWA, você deve utilizar o volume máximo e a menor vazão para se chegar ao tempo máximo. Divida o volume máximo pela vazão mínima, assim você encontrará o tempo máximo sugerido para o agente em análise.
 
Sempre tente utilizar o maior volume possível, pois quanto maior o volume, maior a sensibilidade de resposta. Para o Limite Teto, a coleta deve ser instantânea e nessas impossibilidade, deve-se coletar em menor tempo possível.
 
Número de Amostras
 
Vai depender muito da variabilidade da exposição e do objetivo da avaliação, Para a caracterização de exposições com confiabilidade pode ser necessário um grande número de avaliações em horários e dias diferentes.
Segundo a NR 22, os parâmetros a serem adotados são os seguintes:
 
QUADRO I 
Número de trabalhadores a serem amostrados em função do número de trabalhadores do Grupo Homogêneo de Exposição, conforme disposto no item 22.17.1.
Onde: N = número de trabalhadores do Grupo Homogêneo de Exposição
n = número de trabalhadores a serem amostrados
* se N menor ou igual a 7, n = N 
Atividade Extra
1. Saiba mais: 
Leitura do artigo científico: Material de apoio (APR-HO)
https://www.analyticsbrasil.com.br/blog/o-que-voce-precisa-entender-sobre-estrategias-de-amostragem/ 
2. Análise do caso: 
1º Conduzir o discente a conexão de teoria a casos reais, e contextualizar os conteúdos ministrados e possíveis soluções.  
Referência Bibliográfica
https://www.analyticsbrasil.com.br/blog/o-que-voce-precisa-entender-sobre-estrategias-de-amostragem/ acesso em 28.09.20
01
Documento de cunho informativo que visa caracterizar e reconhecer a exposição a riscos ocupacionais de trabalhadores em uma empresa, através de pesquisa de campo e coleta de informações após a observação das atividades executadas no ambiente ocupacional?
02
Dentro das estratégias de amostragem qual deve ser o tempo de duração da coleta de cada amostra de ar?
03
Segundo a NR 22 qual o número de amostragens que devem ser realizadas em um grupo de 10 pessoas?

Continue navegando