Buscar

PROVA- AV1 -AFETIVIDADE E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

PROVA- AV1 -AFETIVIDADE E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Apesar da ruminação estar presente em todas as pessoas em algum grau, nem toda ruminação é igualmente disfuncional” (ZANON et al., 2012, p. 173). Sobre a ruminação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Crianças e adolescentes com distúrbios internalizantes são os estudantes menos propensos a usar a ruminação.
( ) A ruminação para diminuir a emoção negativa gera sintomas mais altos de depressão e dificuldades comportamentais.
( ) Ruminação é exemplificada por pensamentos repetitivos que procuram diminuir autodiscrepâncias. Os terapeutas devem desafiar essa estratégia.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ZANON, Cristian et al. Relações entre pensamento ruminativo e facetas do neuroticismo. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 29, n. 2, p. 173-181, 2012. 
B
F - V – V.
Mourthé, Lima e Padilha (2018, p. 582) fizeram um estudo sobre aprendizagem ativa, educação, emoções e arte. “A utilização de pequenos grupos para o compartilhamento dos sentimentos disparados pela viagem visa ampliar as possibilidades de interação entre os sujeitos, a partir de um determinado conteúdo acessado pela emoção. Os pequenos grupos são comunidades de aprendizagem, acompanhados por professores, que desenvolvem atividades em um programa educacional”.Sobre as emoções positivas e negativas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MOURTHÉ, C. A.; LIMA, V. V.; PADILHA, R. de Q. Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem. Interface: Comunicação, Saúde e Educação [on-line], v. 22, n. 65, p. 577-588, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0846. Acesso em: 26 maio 2022.
D
As emoções positivas são valiosas para lidar com experiências negativas e também para construir resiliência ao estresse.
Apesar de a raiva ser uma emoção natural, sua expressão desadaptativa está associada a inúmeras doenças e prejuízos nas relações interpessoais” (OLIVEIRA; GURTAT; REIS, 2018, p. 280).Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, Bruna Patrycia Waligura de; GURTAT, Ana Karoline Gomes; REIS, Aline Henriques. Manejo dos Pais Frente à Expressão de Raiva dos Filhos. Psico-USF, v. 23, n. 2, p. 279-293, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-82712018230208. Acesso em: 6 maio 2022.
B
A raiva nos ajuda a sinalizar para os outros que ocorreu uma violação.
Cabral (2007, p. 127) esclarece que a raiva pode influenciar a “[...] saúde física e mental, ressaltando ser um fator de risco para o desenvolvimento de doenças coronarianas, do aparelho digestivo, além da sua associação com quadros de depressão, obesidade, problemas de relacionamentos interpessoais, violência na família, divórcio, perda de emprego e suicídio”. Sendo assim, é ideal que as crianças conheçam muitas palavras para que a raiva seja descrita em diferentes níveis de intensidade. Ou seja, é melhor que as crianças se apropriem de um longo análogo de vocabulário para identificar sentimentos de raiva. Desse modo, analise as sentenças a seguir:
I- Trata-se do nível de alerta, quando o indivíduo sabe que a raiva está presente e que está aumentando.
II- Esse nível representaria o controle, a pessoa não está reagindo aos desencadeantes eventos ou situações da raiva ou está imperturbável.
III- Esse é o nível em que a pessoa média pode sentir com mais frequência quando está com raiva.
IV- Esse nível é marcado por sentimentos intensos, mas ainda há um elemento de controle.
V- Dentre as fases e os desdobramentos da raiva, esse é o nível em que a raiva está bem no limite da explosão.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CABRAL, Ana Carolina de Queiroz. Stress e o turbilhão da raiva. Estudos de Psicologia (Campinas) [on-line]. 2007, v. 24, n. 1, pp. 125-127. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2007000100014. Acesso em: 16 maio 2022.
A
II - I - III - IV – V.
Roseiro, Paula e Mancini (2020, p. 64) realizaram um estudo sobre estresse, enfrentamento, divórcio e desenvolvimento infantil, no qual constataram “[...] que as reações de estresse também correlacionaram com as reações emocionais desencadeadas pelas situações estressoras do contexto de divórcio parental, sobretudo com o Medo e a Raiva”. Sobre a raiva, analise as sentenças a seguir:
I- Estudantes que tendem a sentir raiva para fora podem ter uma chance melhor de controlá-la do que os estudantes que tendem a sentir raiva para dentro. Por conta da pressão dos pais, a raiva costuma ser socializada cedo. 
II- Quando estão no começo ou na metade da fase da adolescência, os estudantes com transtornos emocionais encontram dificuldade em desenvolver a capacidade de distinguir entre tristeza e raiva, e usar os referentes a essas emoções com facilidade.
III- Uma perda abrupta de apoio, frustração, algo que se aproxima de nós em grande velocidade e percebemos o perigo e somos incapazes de fazer algo a respeito, e até mesmo a raiva de outra pessoa são gatilhos adicionais para a raiva. Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROSEIRO, Claudia Paresqui; PAULA, Kely Maria Pereira de; MANCINI, Camila Nasser. Estresse e enfrentamento infantil no contexto do divórcio parental. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro, v. 72, n. 1, p. 55-71, abr. 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672020000100005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 6 maio 2022. 
A
As sentenças II e III estão corretas.
“Um aspecto fundamental da ruminação é o direcionamento da atenção sobre as causas e consequências dos sintomas depressivos, conforme percebidos pelo próprio indivíduo” (ZANON et al., 2012, p. 174). Sobre a ruminação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Alunos que adotam a ruminação quando estão estressados têm maior capacidade de se recuperar de uma tarefa que consome muita energia.
( ) Estudantes que utilizam as estratégias de ruminação intelectual e furiosa têm dificuldade em mudar para uma nova tarefa.
( ) Adolescentes internalizantes comumente fazem uso de estratégias ineficientes para regular a emoção, dentre as quais a ruminação.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ZANON, Cristian et al. Relações entre pensamento ruminativo e facetas do neuroticismo. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 29, n. 2, p. 173-181, 2012. 
C
F - V – V.
“A regulação emocional é uma habilidade essencial para o bem-estar do indivíduo, sendo construída a partir da relação da criança com os seus cuidadores” (SOUZA; MENDES; KAPPLER, 2021, p. 1). Tendo em mente a cronestesia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Ter o domínio dessa estratégia ajuda a pessoa a esperar de modo mais sossegado e despreocupado.
( ) Trata-se de uma estratégia que só apresenta bons resultados com crianças em idade escolar.
( ) Ao usar essa estratégia de regulação emocional, a criança recorda de motivos antecedentes e subsequentes.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Fonte: SOUZA, Ana Beatriz Mota; MENDES, Deise Maria Leal Fernandes; KAPPLER, Stella Rabello. Estratégias de regulação emocional maternas e de crianças: revisão da literatura. Gerais, Rev. Interinst. Psicol., Belo Horizonte, v. 14, p. 1-22, dez. 2021. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202021000300005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 jul. 2022.
D) V - F – V.
Oliveira, Gurtat e Reis (2018, p. 289) realizaram um estudo acerca da raiva, relacionada com reações parentais e crianças. Nele, “Ao se comparar a maneira com a qual pais e mães lidam com a raiva de meninos e meninas, constatou-se que a distração foi significativamente mais empregada para as filhas por ambos os cuidadores e que minimização foi mais citada para os meninos”. Sobre a raiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os estudantes precisam compreender que expressar raiva reduz a intensidade da raivaque eles estão sentindo. Em contrapartida, ignorar o que os incomoda sempre aumenta a intensidade da raiva.
( ) Crianças que têm dificuldades com as transições geralmente exibem desregulação emocional, devido a uma combinação de temperamento, e regulação emocional fraca.
( ) Os garotos que têm pouco controle emocional tendem entrar em ação a fim de lidarem com a raiva quando ela se torna intensa demais. No entanto, nem sempre a raiva leva à agressividade.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, B. P. W. de; GURTAT, A. K. G.; REIS, A. H. Manejo dos Pais Frente à Expressão de Raiva dos Filhos. Psico-USF [on-line], v. 23, n. 2, p. 279-293, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-82712018230208. Acesso em: 26 maio 2022.
C
F - V – V.
Muribeca (2016, p. 127) realizou um estudo sobre o sentimento de culpa, a depressão e a psicanálise. “No caso de Ana, o sentimento de culpa a induziu a pensar que ela não era merecedora de ser feliz. Ela explica que seus esforços para não sucumbir aos encantos malignos da depressão foram extenuantes, mas, ao final, a depressão não mais pediu licença e se instaurou em sua vida”. Sobre a culpa, analise as sentenças a seguir:
I- A culpa está relacionada aos fatores culturais. Ela não tem expressão facial exclusiva, então o contexto e a linguagem corporal são necessários para interpretá-la.
II- Sentir-se responsável pelo próprio comportamento, quando ele é discrepante dos padrões e valores pessoais, costuma despertar emoções, dentre as quais a culpa.
III- As crianças necessitam aprender algo sobre as emoções. A culpa é uma emoção interna que possui expressões faciais únicas e específicas, além de sinais precisos. Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MURIBECA, M. das M. M. Entre o sentimento de culpa e a depressão: uma nova tradução clínica. Estud. psicanal., Belo Horizonte, n. 46, p. 125-131, dez. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-34372016000200013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 maio 2022.
A)As sentenças I e II estão corretas