Buscar

UNIVERSIDADE_ESTACIO_DE_SA_CURSO_DE_ADMI

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CAMPUS MACAÉ
Trabalho apresentado pelo aluno Leandro Lopes Barreto à disciplina Administração e Mercado de Trabalho
sobre o tema O Administrador e Administração no Brasil.
Prof. Jorge M. Adegas
Macaé, RJ
06/2014
O administrador e a administração no Brasil
	
	Este trabalho tem o objetivo de mostrar um parecer pessoal sobre o papel do administrador e a administração no Brasil, identificando as vantagens e desvantagens na atuação dentro do mercado de trabalho brasileiro.
O administrador é o profissional apto, capaz de atuar em organizações de diversos mercados de trabalho, utilizando-se de ferramentas de gestão que o possibilita ter uma visão generalista na hora de tomar decisões, por isso ele consegue quase que prever os resultados desta ação em toda cadeia do processo produtivo, porque tem a capacidade de saber planejar estrategicamente, utilizar-se de recursos financeiros, materiais e humanos.
As vantagens do administrador em relação ao exercício da profissão são os mercados variados em que se possa atuar sem quase limitação nenhuma em relação aos diversos setores administrativos, isto torna a empregabilidade mais acessível, a possibilidade de escolha onde quer trabalhar é maior do que em outras profissões.
Algumas desvantagens estão ligadas exatamente ao fato de abrirem-se muitas possibilidades de escolha para atuar, por isso pode ocorrer perda de foco na possível chance de se tornar especialista numa determinada área.
O profissional de administração no Brasil tem grandes chances de trilhar ótimos caminhos profissionais, levando em consideração que nosso país é um dos países mais populosos do mundo o que nos leva a analisar a grande demanda para a oferta dos bens ou serviços, além disso, somos a maior economia da América do Sul e é o que abre as fronteiras para negócios globais de grandes proporções.
Diante deste quadro, onde pintamos a representação global do Brasil, existe a necessidade do administrador saber utilizar eficazmente estes recursos para alcançar os objetivos propostos, sabendo direcionar, gerenciar as organizações, sendo elas mistas, privadas ou públicas, iremos conseguir satisfazer as necessidades da sociedade. Mais diretamente ligado a este fim, está a administração pública que trabalha em favor do interesse público, e dos interesses dos cidadãos que são administrados, daí a responsabilidade de liderar a nação se torna maior.
Proporcionar o desenvolvimento do nosso país é aplicar a melhor administração sobre nossas vantagens competitivas no mercado global. Na organização privada e partindo do princípio de que temos privilégios econômicos no Brasil, o administrador precisa interagir sobre a qualidade dos insumos no que diz respeito a aceitação e a aprovação dos bens produzidos em variadas culturas exteriores, o que aumenta o poder de venda e promove lucros ainda maiores nestas relações no mercado global, isto aumenta o intercâmbio entre as nações aumentando a exigência da qualidade.
Escolher ser administrador é saber enxergar objetivos que irão gerar benefícios em comum para o líder, liderado ou organização, sabendo interagir, interceder nesta relação, sendo generalista num mercado de grandes mudanças, principalmente tecnológicas que compreende não só como fazer num processo produtivo, mas o que fazer na qualidade de ser criativo num mundo moderno.

Continue navegando

Outros materiais