Buscar

A4- As sacolas plásticas devem ser extintas Carolline -Sara-Victor -Tati e Igor

Prévia do material em texto

Uma visão geral sobre os impactos da produção desenfreada das sacolas plásticas e suas principais consequências.
AS SACOLAS PLÁSTICAS DEVEM SER EXTINTAS ?
APRESENTADO POR :
Sara Padilha do Nascimento (20211105310)
Carolline de Jesus Violante (202111035480) 
Tatiana Ferreira Escocio (20201106888)
Victor Steinberg Nigri (20142103447)
Igor Leandro Maia Pires (20211106509)
Universidade Veiga de Almeida
Matéria : Gestão das relações Obrigacionais.
Professor: Diogo Caldas.
Os impactos da produção das sacolas.
Como Identificar os principais resultados negativos dessas ações.
Identificar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentavel (ODS) relacionado ao tema.
Relacionar as principais relações obrigacionais apresentadas.
Ao final desta Apresentação,
os leitores saberão:
RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Da origem a sua proibição: Seriam as sacolas plásticas as grandes vilãs ?
Entretanto, devido a sua rápida popularização, esta apresentou grandes desvantagens ao meio ambiente. Deste modo, sua finalidade originaria tinha sido totalmente preservada, porém com a sua alta demanda, esta trouxe impactos negativos, nos quais , são o centro de diversas conversas sobre sustentabilidade e como será possível adaptar- lá para preservar o meio ambiente.
Criadas em na década de 60 afim de reduzir o desmatamento oriundo das sacolas feitas de papel, o designer sueco Sten Gustaf Thulin , desenvolveu o modelo de sacolas plásticas que conhecermos atualmente. Este novo modelo foi um grande sucesso, pois além de destinar os esforços de sua criação na preservação do meio ambiente, sua produção era de baixo custo. Logo, após as vantagens apresentadas ganhou espaço em todo mundo e passou a ser utilizadas em todas e quaisquer ocasião.
 Tendo em vista o problema apresentado, as soluções cabiveis para esse assunto são :
o uso da tecnologia para a prodição de novas embalagens que não demorem a desaparecer na natureza;
Iniciativa para a reciclagem e o ensino do tema desde a primeira infância;
Medidas legais para reduzir e penalizar o descarte incorreto;
O uso de sacolas retornaveis.
A produção insustentavél de sacolas p´lasticas
É de conhecimento geral que estamos vivendo uma hiperproadução de produção de plástico. Deste modo, entendemos que estamos consumindo mais do que realmente precisamos e, consequentemente, construindo uma tsunami de residuos plásticos, que irá ter resultados desatrosos para todo o globo terrestre. 
Em segundo plano, é válido mencionar que está analise é baseada no aumento do consumo de sacolas plásticas de uso único, ou seja, produzimos muito e não reciclamos quase nada.
Infelizmente, devido à grande demanda do mercado, a produção de sacolas plásticas tem aumentado significativamente. Essas bolsas plásticas são muito utilizadas e vendidas a todo secundo em todo mundo. Diante disso, em função da alta demanda, o ritmo de reciclagem não segue o mesmo fluxo, acarretando a poluição de grandes rios, mares e oceanos. Além disso, é o principal fator da degradação da biodiversidade marinha pois "sequestram carbono" e contribuí significativamente para o efeito estufa.
RISCO A BIODIVERSIDADE MARINHA
Com o intuito de mitigar os efeitos negativos, o melhor meio de compater tal problema é a implementaação de sacolas plásticas reutilizaveis, ou então, multas para o descarte e o uso em execesso. Pois, conforme apresentado anteriormente, milhares de animais e até a população mundial poderá sofrer com seus efeitos negaativos fontes impotáveis, clima instvél, entre mais consequências negativas.
Obrigação Natural
 São aquelas que não são exigidas judicialmente, porém conta com a moral das partes. Nenhuma ação que foi prometida pelo empresário, será cobrada judicialmente, pois trata-se de uma promessa de âmbito moral com seus consumidores.
Obrigação acessória
Obrigação a termo
 São aquelas que não são exigidas judicialmente, porém conta com a moral das partes. Nenhuma ação que foi prometida pelo empresário, será cobrada judicialmente, pois trata-se de uma promessa de âmbito moral com seus consumidores.
 É aquela obrigação que depende de uma condição para que aconteça, ou seja, depende inteiramente do futuro apresentando a certeza de que vai acontecer. Nessa obrigação tudo dependerá do que acontecerá no futuro, para ser concluído.
AS PRINCIPAIS OBRIGAÇÕES PRESENTES NESSE TEMA
As sacolas plásticas são produzidas a partir de um polímero chamado Polietileno, um subproduto da produção de petróleo, ou seja, são feitos de uma substancia não renovável. 
Devido a sua grande cadeia de macro moléculas, este utensílios podem levar 400 para desaparecer completamente da natureza;
Segundo a organização não governamental World Wide Fund for Nature (WWF) o Brasil ocupa a quarta posição no estudo de quais os países com o maior consumo de sacolas plásticas;
Em 2002, foi encontrada uma baleia anã que ingeriu mais de 800 kg de sacolas plásticas. Este triste evento ocorreu na costa da Normandia;
Um estudo constatou que uma família brasileira pode descartar até 40 kg de sacolas plásticas em um ano;
ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O TEMA 
Algumas curiosidades sobre o tema
A empresa chilena Solubag criou uma sacola que se dissolve em contato com a água. Está só pode ser criada após a descoberta da criação de um plástico feita a base de álcool polivinílico;
As sacolas de oxido biodegradáveis estão sendo desenvolvidas e estudadas para estarem presente na sociedade com o intuito de serem utilizadas e se decomporem em seis meses, menos do que uma sacola tradicional. 
Com o inicio da pandemia de covid- 19 em março de 2020 e com a necessidade da proliferação do vírus, foi desenvolvida uma sacola que evita a contaminação cruzada e oferece mais segurança no seu descarte e no seu recolhimento
Quais inovações já temos em desenvolvimneto 
Inovações que já estão em desenvolvimento
Qual é melhor caminho para revertermos esta situação?
Mediante aos fatos mencionados, podemos concluir que as sacolas plásticas são as grandes vilãs da sustentabilidade e da preservação dos ecossistemas existentes.
Logo, é nosso dever, buscar meios de reduzir e reutilizar os plásticos que já temos em nosso alcance. Pois, desse modo, conseguiremos está de acordo com as propostas apresentadas pela ONU e transformar o mundo em um lugar melhor para todos.
Além disso, é valido ressaltar que é compromisso do poder estatal fiscalizar, advertir e propor novos mecanismos para introduzir a reciclagem. A criação de oficinas didáticas e projetos escolares, irão instruir os futuros habitantes para viver em um mundo melhor.
CONCLUSÃO
HTTPS://WWW.PORTALSAOFRANCISCO.COM.BR/MEIO-AMBIENTE/SACO-PLASTICO
HTTPS://WWW.WWF.ORG.BR/?70222/BRASIL-E-O-4-PAIS-DO-MUNDO-QUE-MAIS-GERA-LIXO-PLASTICO
HTTPS://WWW.IHU.UNISINOS.BR/CATEGORIAS/159-ENTREVISTAS/605660-O-CONSUMO-DESENFREADO-DE-PLASTICO-E-INSUSTENTAVEL-ENTREVISTA-ESPECIAL-COM-MARCELO-MONTENEGRO
HTTPS://WWW.RECICLASAMPA.COM.BR/ARTIGO/CONHECA-AS-SACOLAS-PLASTICAS-QUE-DISSOLVEM-NA-AGUA
CONTÉUDO DISPONIBILIZADO NO PORTAL DO ALUNO.
REFERÊNCIA:

Mais conteúdos dessa disciplina