Buscar

AVALIAÇÃO BIMESTRAL SUB DE MINERAÇÃO E RESÍDUOS ELETRÔNICOS ID

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

@PROFESSOR WILLIAM DE ASSIS
	
	E.E. “ARISTEU VASCONCELLOS LEITE” – CESÁRIO LANGE
	NOTA
	
	AVALIAÇÃO BIMESTRAL SUBSTITUTIVA DE MINERAÇÃO E RESÍDUOS ELETRÔNICOS
	
	
	NOME:
	 NÃO SERIADO ID
	
	
	PROFESSOR: WILLIAM DE ASSIS
	DATA: ___/___/2023
	
	
	
	
Obsolescência Programada
 Esse fenômeno é comumente associado ao processo de globalização, entretanto, o seu início pode estar vinculado à Grande Depressão de 1929. Durante a profunda crise econômica que marcou esse período, diante de um mercado consumidor impotente, observou-se que havia muitos produtos industrializados em estoque e que não eram comercializados, diminuindo o lucro das empresas, aumentando o desemprego e, consequentemente, reduzindo o consumo e aumentando a crise.
 Diante disso, observou-se que produtos duráveis desfavoreciam a economia, pois reduziam o consumo. Entre os economistas norte-americanos, tornou-se popular o jargão “Um produto que não se desgasta é uma tragédia para os negócios.
Trecho extraído de https://brasilescola.uol.com.br/geografia/obsolescencia-programada.htm. 
1-(2 pontos) Explique com as suas palavras o que é a obsolescência programada.
	
	
	
2-(2 pontos) Explique a ideia de “retorno programado” que a história em quadrinhos traz.
	
	
	
3-(1 ponto) “O analista aponta que existiam 2,05 bilhões de produtos Apple aposentados acumulados e 1,3 bilhão de produtos ativos no final de 2017 - uma diferença de 750 milhões de produtos, entre celulares, tablets e computadores. Segundo Dideu, 750 milhões foi o número de produtos Apple vendidos no terceiro trimestre de 2013. A expectativa de vida desses produtos, portanto, é e 17 trimestres ou 4 anos e 3 meses. Parece um período bem aceitável para um smartphone ou Apple Watch, mas nem tanto para um computador.” Segundo o trecho, há uma enorme quantidade de produtos eletrônicos acumulados como “lixo”, pois já não têm mais utilidade. Assim, o maior problema a esse respeito
a) é o acúmulo de metais pesados que podem causar câncer. 
b) é o acúmulo de gás carbônico, poluindo o ar e a água. 
c) é o aumento do nível de acidez dos oceanos. 
d) é o aumento do nível do mar, causado pelo derretimento das geleiras.
e) é o acúmulo de poluentes por conta da combustão de combustíveis fósseis. 
4-(1 ponto) (ENEM 2008) Em 2006, foi realizada uma conferência das Nações Unidas em que se discutiu o problema do lixo eletrônico, também denominado e-waste. Nessa ocasião, destacou-se a necessidade de os países em desenvolvimento serem protegidos das doações nem sempre bem-intencionadas dos países mais ricos. Uma vez descartados ou doados, equipamentos eletrônicos chegam a países em desenvolvimento com o rótulo de “mercadorias recondicionadas”, mas acabam deteriorando-se em lixões, liberando chumbo, cádmio, mercúrio e outros materiais tóxicos. 
Internet: (com adaptações).
A discussão dos problemas associados ao e-waste leva à conclusão de que
a) os países que se encontram em processo de industrialização necessitam de matérias-primas recicladas oriundas dos países mais ricos.
b) o objetivo dos países ricos, ao enviarem mercadorias recondicionadas para os países em desenvolvimento, é o de conquistar mercados consumidores para seus produtos.
c) o avanço rápido do desenvolvimento tecnológico, que torna os produtos obsoletos em pouco tempo, é um fator que deve ser considerado em políticas ambientais.
d) o excesso de mercadorias recondicionadas enviadas para os países em desenvolvimento é armazenado em lixões apropriados.
e) as mercadorias recondicionadas oriundas de países ricos melhoram muito o padrão de vida da população dos países em desenvolvimento.
5-(2 pontos) O filme “A Viagem de Chihiro”, aborda muitos temas, entre eles uma crítica à poluição feita pelo homem. Comente como isso é abordado no filme.
	
	
	
6-(2 pontos) No filme “A Viagem de Chihiro”, também podemos ver uma severa crítica ao consumismo desenfreado. Assim, explique em que parte podemos identificar esse tipo de temática.
	
	
	
BOA PROVA !!!
2

Continue navegando

Outros materiais