Buscar

Responsabilidade social-2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 01
 A PEC 241, pode afetar diretamente nosso orçamento da união, de modo que qualquer orçamento maior do que o teto, se tornará inconstitucional.
Vale ressaltar que, o orçamento deve se adequar ao teto e se possível, ou seja, que os gastos sejam diminuídos ao máximo.
De acordo com a constituição, o estado deve garantir os direitos sociais como saúde e educação, e, com um orçamento menor, a falta de dinheiro pode ser eminente para essas áreas de responsabilidades sociais e consequentemente afetar o funcionamento delas.
 
QUESTÃO 02
As figuras mostram uma realidade muito triste em nossa sociedade, falta de compromisso dos educadores e alto nível de analfabetismo.  Só tem um único caminho a ser percorrido é o que foi traçado pela (ONU) no ano 2000, onde foram apresentados os objetivos de desenvolvimento do milênio, dentre as questões, uma das principais é oferecer educação básica de qualidade para todos.
A Constituição Brasileira diz que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, e será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
 
QUESTÃO 03
Nos dias atuais nos deparamos com uma época de intensa competitividade, onde a atenção, ou seja, o foco dos governantes esta no interesse econômico e deixando de lado a sociedade em geral. Vemos em grande escala a pobreza que esta presente em nosso dia-a-dia e cada vez maior, bem como a descriminação e a exploração de modo generalizado, entre outros aqui não citados o que não pode acontecer é a acomodação nas situações do cotidiano ,na qual todos os dias estamos sujeitos.
A educação tem por objetivo a interação social e cultural do indivíduo, essa mesma educação que irá contribuir com parte de nossos valores por toda vida. “Enquanto à educação, esta pode ser tida como prática social que perpetua uma determinada realidade social ou que rompe com cenário social evidenciando suas contradições”, assim dizia Maria Lucia Aranha.
A educação na sociedade tem como propósito, uma estratégia na qual se torna importante desenvolver iniciativas que contribuam para o desenvolvimento humano, na medida em que vá de encontro às necessidades e interesses daqueles em questão. A escola sozinha tão pouco dará conta dessas demandas, ela precisará propor ações e condições educativas que envolvam todos (sociedade, professor, aluno e família) se tivermos essa interação, certamente teremos competência e com a inovação formaremos melhores cidadãos no futuro, com profissionais de qualidade , sendo os mesmos preparados e abertos as para novidades.
“A educação, como lugar de prolongamento de uma sociedade, deve ser o lócus do inacabado, do transitório e do não permanente”, assim segundo Gadotti. É naturalmente importante que o futuro professor passe por um processo de formação que irá prepará-lo para uma atividade docente onde todos nós buscamos um mesmo propósito, uma sociedade mais justa e humana com melhor qualificação, que irá contribuir na formação do futuro profissional.
Portanto, isso é uma tarefa de longo prazo e que exige o máximo de nós, de todos os que querem mudar este país para melhor, se pelo menos tentarmos. Segundo Dewey “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”.

Outros materiais