Buscar

PTI - 6 SEMESTRE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Prévia do material em texto

CIÊNCIAS CONTÁBEIS
O caso da empresa laborlife
projeto de abertura de capital da empresa laborlife
Salvador
2022
O caso da empresa laborlife
projeto de abertura de capital da empresa laborlife
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis para as disciplinas Contabilidade de Custos e Industrial, Práticas Contábeis III, Perícia e Auditoria.
Salvador
2022
Sumário
1. Introdução 
2. Desenvolvimento 
1. Passo 1
2. Passo 2
3. Passo 3 
 
3. Conclusão
4. Referências bibliográficas
“Projeto de abertura de capital da empresa LABORLIFE – Companhia de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos”
 Desde o início da pandemia do COVID-19, diversas mudanças ocorreram em todos os setores, principalmente no setor de saúde e na indústria farmacêutica. O ramo das empresas nas mais diversas áreas precisaram se adaptar às mudanças que a vivência da pandemia do Novo Coronavírus trouxe.
 Com todo o acontecimento, a empresa LABORLIFE decidiu criar um projeto para a abertura do seu capital, com o intuito de realizar a captação de recursos e a expansão dos seus serviços na Ásia e na Europa. A exportação de insumos medicamentosos hospitalares, que são utilizados para procedimentos de alta complexidade é a atividade predominante da empresa.
 Diante de toda a situação, a abertura do capital da empresa está visando o crescimento e trazendo projetos ambiciosos para a indústria de exportação e desenvolvimento de insumos medicamentosos. Com a análise minuciosa e as devidas alterações a serem feitas no andamento da empresa, será possível realizar o processo de abertura de capital e ainda serem criados novos projetos ambiciosos, através da análise e sujestão de um auditor externo, em parceria com o controler da empresa, da diretoria e de todos os funcionários que fazem com que a empresa siga atuando e crescendo no mercado.
 Fraude é o ato de omissão de forma intencional, adulteração de dados das demonstrações contábeis ou manipulação de transações, que alterem o resultado de alguma forma; O erro contábil consiste em algum ato que ocasione omissão de informações de forma não intencional, má interpretação dos fatos para obter os registros contábeis ou desatenção na análise dos dados. Cabe ao auditor contratado identificar se a situação consiste em uma fraude ou em um erro contábil para que as devidas providências sejam tomadas e para que sejam realizados todos os procedimentos cabíveis a cada uma das situações citada anteriormente.
 As fraudes podem ocorrer para que sejam tiradas vantagens em diversas situações como: subtrair mercadorias, dinheiro, títulos, gerar omissão ao FISCO para evitar o pagamento de impostos devidos, encobrir faltas, alterar resultados para que os percentuais de lucro sejam mais altos, entre outras diversas situações que ocorrem de forma intencional para que qualquer vantagem seja tirada para o maior interessado. Assim como podem ocorrer erros que geram consequências, mas não ocorrem de maneira intencional, e sim devido à desatenção, má interpretação ou registros equivocados.
 Os setores que mais estão suscetíveis a erros ou fraudes merecem uma atenção maior do auditor para a verificação dos controles, como: o setor financeiro, que possuem controle de caixa, bancos, contas a receber e a pagar. As fraudes e os erros neste setor podem ocorrer em diversas situações como o pagamento em duplicidade, saldos alterados ou sem movimentação, saldos contábeis antigos, entre outros; o almoxarifado pode gerar uma situação de fraude ou erro relacionados aos ajustes, contagem de estoque, itens de inventário; o setor de vendas que podem apresentar descontos inapropriados, visando interesses pessoais, créditos indevidos, prazos não corriqueiros.
 A conciliação bancária consiste na comparação do extrato da conta corrente de uma entidade com o controle financeiro interno da mesma. É necessário realizar um levantamento de tudo o que foi pago e de tudo o que foi recebido para comparar com os valores de entrada e saída da conta bancária da empresa. É um processo essencial para a saúde financeira de qualquer empresa, pois trata-se de um controle para melhor planejamento da vida financeira de uma empresa. Com a conciliação bancária se faz possível identificar fraudes internas, controlar efetivamente as movimentações financeiras, garantir saldo bancário confiável, maior possibilidade de planejamento e possibilita uma melhor previsão para o fluxo de caixa da empresa.
 Para que seja feita uma conciliação bancária de forma assertiva, devem ser utilizados relatórios e planilhas de levantamentos, listagem de contas bancárias utilizadas por uma empresa, utilizar de um período de análise, corrigir qualquer divergência que possa existir, realizar um levantamento dos extratos bancários e acompanhar o fluxo de caixa da empresa.
 A conciliação é de extrema importância para o processo de evidenciação das informações de resultado e patrimoniais de uma entidade. Com ela, se faz possível alinhar todos os processos, prevenir que situações indesejáveis ocorram e gerar um melhor planejamento para as futuras movimentações que serão feitas na empresa. Com a conciliação bancária, se faz possível identificar se a empresa está trabalhando no negativo ou no positivo; gera também a certeza de um valor presente no caixa, o que interfere na tomada de decisões importantes para o futuro da empresa. Com a conciliação feita e o controle efetivo, os resultados da empresa tendem a ser positivos, o que gera uma grande segurança para as futuras movimentações da mesma. 
 De acordo com pesquisa do IBGE, 25% das empresas no Brasil, acabam fechando devido à falta de planejamento. Por esse motivo, a conciliação bancária e o controle do fluxo de caixa se fazem necessários para a vida de uma entidade.
 Para que haja uma estrutura mais organizada dentro das empresas, os controles internos devem existir. Com eles, se faz possível uma melhor gestão de todos os processos dentro da empresa, planejamentos e melhorias a partir de possíveis problemas encontrados dentro de controles e análises realizadas internamente.
 A controladoria de uma empresa é o setor responsável por realizar o controle orçamentário e administrativo da mesma, de forma interna. A controladoria é responsável por administrar a empresa como um todo, além de todas as questões contábeis e participa ativamente da tomada de decisão dentro dela.
 A controladoria é o setor responsável por elaborar os planejamentos mais adequados para o seguimento e crescimento de uma empresa. No caso da empresa LABORLIFE, um planejamento estratégico possibilitará que ela saia do ponto onde está e cresça, para atingir os objetivos para um ponto necessário ao seu crescimento, visando a abertura do seu capital.
 Junto ao planejamento estratégico, o planejamento organizacional busca estruturar todos os objetivos e as futuras ações para alcançar todas as metas e leva a empresa a redefinir ações voltadas para o seu crescimento. O planejamento organizacional leva a empresa a fazer um melhor uso do seu capital, pois mostra onde exatamente devem ser investidos os seus recursos e monitora todos os seus resultados. O planejamento organizacional possui três pilares fundamentais: estratégico, tático e operacional.
 A união do planejamento estratégico com o planejamento organizacional (planejamento global) faz com que a empresa consiga alcançar os seus resultados e torna o ambiente mais organizado.
 A controladoria também se envolve com o crescimento de uma empresa na parte da administração, tanto dos seus recursos financeiros, quanto dos seus recursos contábeis. Visando sempre a evolução e o crescimento de uma empresa, o setor de controladoria irá levar estratégias para a empresa crescer e trazer um cenário mais promissor, possibilitando assim, a evolução no trabalho tanto dos funcionários (independentemente de qual setor venha a atuar) e dos diretoresda mesma. 
 Todas as empresas que possuem a sua constituição em forma de Sociedade Anônima (S/A) e que possuem capital aberto devem se submeter a auditorias externas do tipo independente. A auditoria externa, é realizada de maneira mais minuciosa e detalhada, para que se possam evitar possíveis fraudes ou erros. 
 A auditoria externa analisa a integridade de uma empresa e a veracidade das informações apresentadas em conta de uma entidade. Ela analisa as demonstrações contábeis de uma empresa, para que seja confirmado se ela está de acordo com os princípios da contabilidade e se estão enquadradas dentro das normas. A auditoria independente deverá ser realizada por um profissional da contabilidade, registrado e com CRC ativo. Na análise dos relatórios apresentados em uma auditoria externa, será possível apresentar os resultados financeiros, a posição patrimonial, a origem e aplicação dos recursos e a evolução do seu patrimônio, para que sejam auditadas e o profissional possa dar uma orientação correta para a tomada de decisão dos responsáveis pela empresa.
 Devido a sua precisão nas informações, detalhamento das pesquisas e uma maior cautela para auditar, a auditoria independente é a mais recomendada para que as empresas possam abrir o seu capital. Um auditor independente busca conciliar todas as informações contábeis e financeiras para que possa ser elaborado um relatório financeiro, que será apresentado para os gestores da empresa. No relatório financeiro estrão constando os detalhamentos de todas as investigações e conciliações de informações realizadas pelo auditor independente, bem como a sua opinião acerca de determinada situação. Com o relatório financeiro somado à opinião do auditor, os gestores da empresa podem enfim tomar decisões que acarretarão no futuro da empresa.
 De acordo com a Lei 11.638/2007, em seu 3º artigo, traz a obrigatoriedade de uma auditoria independente para empresas de sociedade do tipo anônima. A Lei também traz a obrigatoriedade do registro e homologação da auditoria independente na CMV (Comissão de Valores Imobiliários):
 Art. 3o Aplicam-se às sociedades de grande porte, ainda que não constituídas sob a forma de sociedades por ações, as disposições da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, sobre escrituração e elaboração de demonstrações financeiras e a obrigatoriedade de auditoria independente por auditor registrado na Comissão de Valores Mobiliários.
 Ao final de todo o processo de auditoria, será emitido um relatório, chamado de relatório financeiro. O documento poderá facilitar o processo de tomada de decisão da parte dos responsáveis pela empresa.
 Para que o processo de auditoria seja realizado de forma eficiente, é necessário que exista um planejamento de auditoria. Neste planejamento, serão relatadas todas as atividades que serão exercidas pelo auditor independente durante o processo de auditoria na empresa. O auditor deverá separar setor, demandas, descrição de atividades, processos operacionais e responsáveis pelos processos. O plano de ação para a auditoria, permitirá que o profissional possa iniciar o processo, dando um “norte” de para onde caminhará e como deverá proceder mediante as diferentes situações dentro da empresa a ser auditada, no caso deste, a empresa LABORLIFE. A auditoria permitirá que o processo de abertura de capital ocorra de forma assertiva. O auditor irá pontuar para os responsáveis toda a documentação necessária para o processo de auditoria, descrição de procedimentos e determinação de pessoas responsáveis que serão entrevistadas no processo.
 Diante do cenário da empresa LABORLIFE, o trabalho de união entre controladoria, auditores externos e diretores, trará resultados positivos no processo de abertura de capital da empresa, juntamente com o crescimento e evolução da mesma.
 Com a conclusão do relatório financeiro feito pelo auditor externo contratado para o processo de auditoria da empresa, será possível identificar todas as lacunas existentes na vida financeira e contábil da empresa. A correção e readequação dos setores responsáveis é de extrema importância após o processo de identificação, para que todos os objetivos que a empresa possui sejam alcançados e assim, a abertura do seu capital e a continuidade no processo de forma que não venha a prejudicar a vida financeira da empresa novamente, ocorra da melhor maneira possível.
 Em consonância com o processo de controle financeiro e contábil, o trabalho da controladoria juntamente com os diretores da empresa será de reestabelecer rotinas, limites e correções dentro dos mais diversos setores da LABORLIFE. De maneira que os seus funcionários se sintam motivados a buscar o cumprimento de todos os objetivos preestabelecidos, a controladoria e a diretoria devem elaborar novas medidas estratégicas para o período de readaptação de todos os setores.
 Após a conclusão de todos os controles que devem ser realizados, junto ao cumprimento de todas as determinações preestabelecidas, que visam o crescimento e a abertura do capital da empresa LABORLIFE, se torna possível dar início ao processo de abertura de capital em si, de forma assertiva.
Referências
https://www.contabeis.com.br/artigos/79/auditoria-e-a-deteccao-de-fraude-e-erro/
http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t1103.htm
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/conciliacao-bancaria/
https://capitalsocial.cnt.br/conciliacao-bancaria/
https://www.nucleodoconhecimento.com.br/contabilidade/principais-objetivos
https://www.zaniniauditoria.com.br/sociedade-anonima/
http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/auditoria.htm#:~:text=A%20auditoria%20independente%20%C3%A9%20uma,imprimir%2Dlhe%20caracter%C3%ADsticas%20de%20confiabilidade.
https://investorcp.com/gestao-empresarial/planejamento-de-auditoria/#:~:text=O%20planejamento%20de%20auditoria%20%C3%A9%20fundamental%20para%20organizar,processo%20e%20manter%20o%20foco%20correto%20na%20auditoria.
https://www.suno.com.br/artigos/auditoria-externa/#:~:text=O%20parecer%20dos%20auditores%20independentes%20%C3%A9%20o%20documento,todas%20as%20informa%C3%A7%C3%B5es%20analisadas%20est%C3%A3o%20dentro%20dos%20conformes%3B
https://www.treasy.com.br/blog/controladoria-nas-empresas/
https://administradores.com.br/producao-academica/o-sistema-contabil-deve-estar-integrado-ao-programa-de-planejamento-global-e-ao-controle-de-resultados-de-uma-empresa
https://www.gestaoglobal.com.br/planejamento-estrategico-como-fazer-um-para-sua-empresa/
https://www.trecsson.com.br/blog/estrategia-e-negocios/planejamento-organizacional-por-que-e-tao-importante-nas-empresas#:~:text=O%20planejamento%20organizacional%20%C3%A9%20o,h%C3%A1%20forte%20potencial%20de%20sucesso.

Continue navegando