Buscar

14-Julgamento pelos tribunais de contas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

14-Julgamento pelos tribunais de contas
1. Analise as alternativas relacionadas ao TCU e indique a correta.
A. O TCU é uma instituição que fiscaliza as contas contábeis, financeiras e não financeiras das entidades do setor público, corresponde a um tribunal financeiro.
B. É de competência do TCU efetuar o julgamento das contas relacionadas aos administradores públicos e aos demais responsáveis pela aplicação de recursos, bens e valores públicos federais.
C. Conforme as normas praticáveis, os processos de contas ordinárias são enviados ao TCU obedecendo o período financeiro anterior ao seu encerramento.
D. As tomadas de contas da Justiça Eleitoral devem ser demonstradas pelo prazo máximo de 70 dias.
E. As tomadas e prestação de contas devem ser encaminhadas para as unidades de controle externo, obedecendo a prazos. Um deles se refere ao processo anual das contas de unidade da administração direta, que é apresentado individualmente, até 29 de novembro.
2. Verifique as opções apresentadas e marque a correta.
A. Os processos vinculados à tomada de contas consideradas individuais e o processo relativo à prestação de contas, considerando o prazo de até 31 de dezembro, devem ser encaminhados às unidades de controle interno.
B. As tomadas de fundos especiais com natureza contábil ou financeira devem ser enviadas junto com as contas da entidade ou do órgão ao qual estão vinculadas.
C. O julgamento das contas dos dirigentes e demais responsáveis é realizado pelo TCU com base nos processos de tomadas e prestação de contas enviadas e orientadas mediante os órgãos de controle interno. O prazo até o término do exercício seguinte será dado para aquele cujas contas tiverem sido demonstradas.
D. Na ocorrência de sustação, se o Congresso Nacional ou o Poder Executivo, no prazo de 80 dias, não executar as medidas definidas no parágrafo 1º do artigo 71 da Constituição Federal, o Tribunal decidirá a respeito da situação.
E. Quando o exame de algum processo resultar em inspeção, o prazo dado pelo TCU será estendido.
3. Assinale a opção correta sobre a dimensão do desempenho do Tribunal de Contas.
A. Para o desenvolvimento das suas ações, o TCU precisa de alguns ministros que são todos escolhidos pelo presidente da república, no total, o TCU tem 11 ministros na sua composição.
B. O TCU é conhecido também como Corte de Contas, pois faz o julgamento das contas dos administradores públicos e os demais responsáveis pelos recursos financeiros.
C. As decisões são tomadas, em regra, pelo Plenário, que se refere à instância máxima ou, ainda, nas hipóteses praticáveis, por uma das quatro Câmaras com as quais pode contar.
D. Não é solicitada a presença de representante do Ministério Público junto ao Tribunal nas sessões do Plenário e das Câmaras.
E. Para aplicação do encargo institucional, o TCU conta com uma secretaria cuja finalidade é a promoção da defesa da ordem jurídica, para o exercício de suas competências constitucionais e legais.
4. Analise as opções sobre o processo de fiscalização e indique a correta.
A. A auditoria é um órgão colegiado que analisa os fatos governamentais da gestão, visando evitar fraudes nas áreas financeiras e não financeiras.
B. A inspeção busca dados que estão disponíveis no Tribunal de Contas da União, não são consideradas as informações que não estejam em seu portal.
C. O acompanhamento trata do controle e da análise da gestão de um órgão com relação a um período ainda não determinado.
D. O levantamento corresponde ao instrumento usado para identificar a entidade e suas funções relacionadas à saída de recursos.
E. O controle pode ser usado para fins de medir o atendimento das determinações do Tribunal e dos resultados ocorridos.
5. Com relação ao desempenho do Tribunal de Contas, observe as alternativas e aponte a correta.
A. A competência do TCU é fazer a auditoria das entidades do setor público, visando encontrar irregularidades em todos os setores, está definida na Lei nº 8.443/92, art. 8.
B. A Constituição Federal, art. 71, define no inciso I que compete ao Tribunal apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República.
C. O inciso III do art. 71 da Constituição Federal, aponta que a legalidade dos atos da admissão de pessoal deve ser apreciada com intuito de cobrança financeira, tanto na administração direta quanto na indireta, entre outros fatores a serem observados.
D. O art. 71 da Constituição Federal compreende como funções do TCU o controle das contas internacionais relativas às empresas supranacionais, de forma que a União tenha participação do capital social.
E. Nas funções constantes no art. 71, relativas ao TCU, está previsto que o órgão deve firmar prazo no qual o órgão ou a entidade adote medidas cabíveis para que ocorra o cumprimento da lei, mesmo que não comprovadas as irregularidades.

Outros materiais