Buscar

Prática Interdisciplinar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

3
As Teorias da Aprendizagem - O papel da psicopedagogia na aprendizagem
Poliene Cilene da Silva Nascimento¹
Marcele Cruz²
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Quando falamos em psicopedagogia não imaginamos o quanto ela é abrangente e fascinante. Abrangente por conseguir alcançar várias fases do indivíduo, vários grupos e necessidades. E fascinante por ser tão essencial a ponto de mudar o curso do aprendizado de qualquer pessoa que seja alcançada pelos diversos recursos utilizados por profissionais qualificados dessa área.
Segundo Galindo GM, Silva IM (2022), “É compreensível a relevância da figura do psicopedagogo institucional, uma vez que ele irá atuar para auxiliar nas dificuldades no processo de aprendizagem dos educandos.”
Temos visto atualmente o aumento significativo de problemas relacionados à aprendizagem e devemos levar em consideração o fato de estarmos atravessando um momento crítico para as crianças por causa do distanciamento social, aulas remotas e falta de suporte por parte dos pais que por vezes sem alguma experiência na área da educação, tiveram que lidar com seus filhos estudando em casa. De acordo com BOSSA Nadia Aparecida (2019) “A psicopedagogia nasceu de uma necessidade: contribuir para a busca de soluções para a difícil questão do problema de aprendizagem” 
É possível, portanto, afirmar que os alunos que outrora já apresentavam Dificuldades de Aprendizagem ou Transtornos de aprendizagem, e tinham um acompanhamento mais individualizado pelo professor, de modo que atendesse às suas dificuldades, passaram, então, à sentir de forma mais intensa os agravantes da Pandemia na educação, que se apresenta explicitamente mais fragilizada. (De Lima, L.C; De Sousa, L.B. 2021)
Mas onde se encaixa a psicopedagogia no meio disto tudo? Sabemos que as dificuldades de aprendizagem podem ocasionar ao aluno a sensação de insucesso no desempenho escolar e causar nos professores a sensação de incompetência para lidar com aquele aluno que não obteve sucesso como os demais. Neste caso, faz necessário que haja uma intervenção psicopedagógica envolvendo também as partes envolvidas da escola como diretores, coordenadores e professores, para reaver as práticas educativas e inseri-las de modo gradativo levando o educando a alcançar os objetivos propostos no planejamento escolar. 
Desta forma, sob os olhares de Brum e Pavão (2014), compreendemos que quando o psicopedagogo intervém, o seu olhar atendo consegue identificar quais fatores estão dificultando o aprendizado e passa a inserir métodos que contribuam a ponto de amenizar as dificuldades de aprendizagem do aluno, pois a sua capacidade de observação permite que o psicopedagogo interprete através da sondagem, os sintomas da não-aprendizagem.
Baseado no argumento de Bossa (2019) podemos aprender que é função da psicopedagogia, explorar um território que vai além do alcance da Psicologia e da própria Pedagogia constituindo-se assim em uma prática.
	
3. MATERIAIS E MÉTODOS
	 
 			
Figura 1 (Interação Psicopedagogo e corpo docente da escola) disponível em:
https://img.freepik.com/fotos-gratis/ensino_1098-14766.jpg?size=338&ext=jpg&ga=GA1.2.932790854.1668997582&semt=sph
É necessário que haja o envolvimento de toda a equipe que participa do processo educacional do aluno junto ao psicopedagogo para que ambos consigam aplicar adequadamente os métodos direcionados pelo profissional da psicopedagogia. Sendo assim, o objeto de análise no qual o paper se desenvolve é a figura 1 que retrata a importância da interação do psicopedagogo junto aos envolvidos na formação escolar para sanar as dificuldades de aprendizagens.
Dentre as imagens utilizadas, escolhi esta pois demonstra que as escolas devem estar equipadas de profissionais capacitados para que haja igualdade no ensino e no aprendizado.
para a presente pesquisa foi realizado uma revisão de literatura a partir de artigos e publicações que abordam a temática: As Teorias da Aprendizagem - O papel da psicopedagogia na aprendizagem, e de autores que que produziram o material entre os anos 2014 até 2022.
Como fonte de consulta para a produção desta pesquisa, foram usados 1 livro e 3 artigos que culminaram com a fundamentação teórica. Quanto ao livro, foi utilizada a seguinte obra: A Psicopedagogia no Brasil, da autora Nádia Bossa. 
Os artigos foram pesquisados em bancos de teses e também na plataforma Google Acadêmico. A princípio foram lidos 5 artigos e no processo final de escrita foram usados 3 artigos dos autores: Gislaine Medeiros Galindo e Ivanildo Mangueira da Silva (2022), Luciene César de Lima1e Léa Barbosa de Sousa (2021) e também de Franciélins Teixeira Brum e Sílvia Maria de Oliveira Pavão (2014).
4. RESULTADOS E DISCUSSÃOEste trabalho busca abordar o papel importante da psicopedagogia na aprendizagem, visando não apenas a área clínica como também a institucional.
Apesar de ainda haver uma certa disponibilidade destes profissionais em todas as unidades de ensino, a necessidade e demanda em busca deste serviço tem aumentado bastante.
REFERÊNCIAS
5. REFERÊNCIAS
BOSSA, Nadia Aparecida. "A psicopedagogia no Brasil – Contribuições a partir da Pátria"; wak Editora. Edição 5/5, de 2019. Disponível em >> https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=AW_6DwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT4&dq=livro+psicopedagogia&ots=6LSa-wETTL&sig=xW_LPO_NSdaRKJ1h0tm4PcXDIso#v=onepage&q=livro%20psicopedagogia&f=false
Brum, Franciélins Teixeira, & Pavão, Sílvia Maria de Oliveira. (2014). Espaços psicopedagógicos na escola: legitimados ou urgentes?. Revista Psicopedagogia, 31(95), 109-118. Recuperado em 21 de novembro de 2022, de. 
DE LIMA, Luciene César; SOUSA, Léa Barbosa. Pandemia do Covid-19 e o Processo de Aprendizagem: Um Olhar Psicopedagógico/Covid-19 Pandemic and the Learning Process: A Psychopedagogical Look. ID on line. Revista de psicologia, v. 15, n. 54, p. 813-835, 2021.
(GALINDO GM; SILVA IM, 2022) Contribuições psicopedagógicas para leitura na construção do conhecimento. Rev. Psicopedagogia 2022;39(119):251-261
1 Nome dos acadêmicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I – 21/11/22

Continue navegando