Buscar

matriz_TPI_projetosprodutosscrum_talitagalli (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

trabalho de
participação individual
	Matriz
	Disciplina: Gerenciamento Projetos e Produtos com Scrum
	Turma:
	Nome: Talita Galli
	ROL escolhida: Primeira ROL
	Resenha crítica sobre a reunião On-line
	Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:
· o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.
Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.
	RESUMO DA ROL
Explique a diferença entre um ciclo de vida preditivo e um ciclo adaptativo de projeto e apresente pelo menos dois exemplos de cada tipo de ciclo de vida e justifique a sua escolha 
O ciclo de vida preditivo é caracterizado por uma abordagem sequencial e planejada. Nesse modelo, o escopo, requisitos e as atividades do projeto são definidos e planejados no início do projeto, seguindo uma sequência linear, com cada fase concluída antes de passar para a próxima. As mudanças são desencorajadas durante o projeto, e qualquer alteração no escopo ou requisitos pode ser difícil de ser incluída. Esse modelo é mais adequado para projetos com requisitos estáveis e bem compreendidos, em que é possível fazer previsões precisas.
Como exemplo, podemos destacar os clássicos projetos de construção civil. Considerando que esse tipo de projeto envolve licenças, regulamentações e normas técnicas, o planejamento precisa ser feito com muito cuidado, e cada etapa deve ser sequencial, com poucas alterações. Além disso, o controle de custos é bastante complexo por envolver custo de diferentes materiais, que podem oscilar no processo, até mesmo em razão de flutuações cambiais. Todo esse risco precisa ser previamente calculado e gerenciado no início do projeto. 
Outro tipo de projeto preditivo são os eventos. O sucesso de um evento depende da boa gestão de recursos, que precisam ser previamente definidos e delimitados. No caso da gestão de recursos humanos, como fornecedores e contratados, não há espaços para grandes alterações, já que essas mudanças podem comprometer a entrega do evento. Outra questão importante é a atenção ao cronograma, que a partir da sua definição, precisará seguir as etapas previamente definidas. Os atrasos nas contratações de profissionais ou na locação do espaço podem comprometer que o evento seja realizado na data estabelecida.
Já o ciclo de vida adaptativo é caracterizado por uma abordagem flexível e colaborativa. Nesse modelo, o projeto é dividido em interações curtas, chamadas de sprints, onde cada interação envolve um planejamento, execução, revisão e adaptação, e o escopo e os requisitos podem evoluir ao longo do tempo com base no feedback contínuo. A equipe trabalha de forma colaborativa, adaptando-se às mudanças e priorizando as entregas de maior valor para o cliente. 
Como exemplo, podemos destacar as campanhas de marketing, que apesar de demandarem planejamento, oferecem a possibilidade de alterações durante todo o processo. A equipe de marketing pode lançar versões iniciais da campanha, coletar feedback dos clientes e ajustar a estratégia com base nos resultados e nas preferências do público-alvo. Isso permite uma otimização contínua da campanha, adaptando-se às demandas e tendências do mercado.
Outro exemplo de projeto no ciclo de vida adaptativo são os projetos desenvolvidos em prol da experiência do usuário, ou design UX. Um projeto assim pode iniciar com protótipos interativos e seguir sendo testado por seus usuários. Com base nos resultados dos testes, os designs são refinados e novos protótipos são desenvolvidos para novas rodadas de testes. Esse processo interativo de design permite uma melhoria contínua da experiência do usuário.
Para concluir, enquanto o ciclo de vida preditivo segue uma abordagem sequencial e planejada, o ciclo de vida adaptativo adota uma abordagem flexível e colaborativa. O ciclo de vida preditivo é mais adequado para projetos com requisitos estáveis, enquanto o ciclo de vida adaptativo é mais adequado para projetos complexos ou com requisitos voláteis. Ambas as abordagens têm suas vantagens e desvantagens, e cada uma será mais adequada depende do projeto e do contexto em que ele está inserido.